Hürjet FEINDEF

Em 14 de maio de 2025, durante a Feira Internacional de Defesa e Segurança (FEINDEF) em Madri, a Airbus e a Turkish Aerospace Industries (TAI) assinaram um memorando de entendimento para promover o jato de treinamento avançado Hürjet como substituto dos envelhecidos F-5M da Força Aérea Espanhola.

O Hürjet, desenvolvido pela TAI, é um jato supersônico de treinamento e ataque leve, projetado para atender às necessidades de treinamento avançado e missões de combate leve. Com capacidade para atingir velocidades de até Mach 1.4, o Hürjet representa uma solução moderna para a substituição dos F-5M, que estão em serviço há décadas.

A parceria prevê a produção conjunta de componentes do Hürjet na Espanha, fortalecendo a indústria aeroespacial local e promovendo a transferência de tecnologia entre os dois países. A Airbus atuará como coordenadora nacional da indústria para este projeto, alinhando-se com os objetivos estratégicos de modernização das capacidades de treinamento da Força Aérea Espanhola.

A colaboração também abre portas para futuras exportações do Hürjet para outros países membros da OTAN, posicionando o jato como uma opção competitiva no mercado internacional de aeronaves de treinamento avançado.

A decisão de substituir os F-5M ocorre em um momento em que a Força Aérea Espanhola busca modernizar sua frota de aeronaves de treinamento, garantindo que os pilotos estejam preparados para operar caças de última geração, como o Eurofighter Typhoon e o futuro Sistema de Combate Aéreo Europeu (FCAS).

Hürjet

O Hürjet, com seu design moderno e capacidades avançadas, é visto como uma solução ideal para atender a essas necessidades, oferecendo uma plataforma eficaz para o treinamento de pilotos e missões de ataque leve.

A parceria entre Airbus e TAI reflete uma tendência crescente de cooperação internacional na indústria de defesa, onde empresas de diferentes países se unem para desenvolver soluções inovadoras que atendam às demandas globais de segurança e defesa.

Com a assinatura deste acordo, a Espanha dá um passo significativo em direção à modernização de sua força aérea, ao mesmo tempo em que fortalece os laços industriais e estratégicos com a Turquia.

Espera-se que os primeiros Hürjet produzidos em colaboração entre Airbus e TAI estejam operacionais na Força Aérea Espanhola nos próximos anos, marcando uma nova era no treinamento de pilotos militares no país.

Subscribe
Notify of
guest

24 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
LUIZ CARLOS - PARÁ DE MINAS - MG

opa ! F5 M ? dando baixa na Espanha ? corre lá FAB. ¨ serve pra nois ¨

Rodrigo Maçolla

Então só que lá se não me engano esses F-5M “Freedom Fighter”, são diferentes dos nossos e são usados para treinamento, melhor para a formação de pilotos de caça e são em sua maioria de dois assentos.

Leandro Costa

Todos os F-5 Espanhóis são F-5B’s.

rui mendes

Com mlu, mas nada como a que os F-5 Brasileiros tiveram.

Henrique A

Não convém agora, mas F-5 biplace são preciosos na FAB. Adquirimos um número limitado deles.

Marcelo

Mais um avião no mercado copia do avião Yak-130 russo.
Estão mais do que certo em copia e fabricar um projeto moderno !!!

rui mendes

Cópia??
Olha bem para os dois aviões, para não entrar nos sensores e motor.

Santamariense

Os F-5B que o Brasil operou foram desativados em 1996. E esses F-5M espanhóis também são F-5B.

Santamariense

É F-5M por coincidência de denominação. Esses F-5M espanhóis são jatos biplace F-5B modernizados, que receberam o M no nome. Não tem nada a ver com os F-5M da FAB.

Willber Rodrigues

As vezes eu me esqueço que não é só o Brasil, Chile e México que ainda utilizam o “bicudo”.

victor

Espanha, EUA, Irã, Honduras e mais alguns

Luís Henrique

Mas os países de primeiro mundo usam F-5 como LIFT/Treinador.

Os de terceiro mundo como o Irã usam F-5 como caça leve de 3a linha.
1a linha eles tem F-14 e MiG-29 e agora estão recebendo Su-35
2a linha eles tem F-4 e Mirage F1
3a linha os F-5 e J-7.

Os paises de 5o mundo como o Brasil usa os F-5 na 1a linha como caças de superioridade aérea.
Só agora estamos recebendo os Gripen E mas por enquanto os F-5 continuam carregando o piano por aqui.

juggerbr

F-14 no Irã voando? Até pode acontecer, mas precariamente.

Elint

Bem que a FAB poderia….. Em 3,2,1…

Clésio Luiz

Tá precisando substituir esse GE F404 aí por um motor europeu. De preferência o M88 francês senão arrisca da Alemanha querer embargar o negócio todo.

José 001

Motor francês para avião turco?

Você sabe como são as relações dos dois, né?

Clésio Luiz

Eles tem equipamento francês, 20 helicópteros Cougar, além de serem um dos raros compradores do C-160 Transal, que é metade francês. E o A-400 também é parte francês.

Quem está implicando com eles agora são os alemães.

Last edited 11 meses atrás by Clésio Luiz
rui mendes

Alemanha???
O motor é Norte-Americano, como a Alemanha vai envargar??
E mesmo que fosse Alemão, o avião é para a Espanha, não ia envargar.

Last edited 11 meses atrás by rui mendes
JS666

O ponto do colega é que se a Turquia quisesse colocar as turbinas EJ200 no lugar do motor americano, a Alemanha poderia embargar o negócio e impedir a construção do Hürjet como um todo (incluindo para a própria Turquia).

A6MZero

Não faz qualquer sentido, se eles quiserem um motor diferente a única opção que faria sentido é o modelo domestico que a TAEC está desenvolvendo para o KAAN… (mas esse só lá por 2030)

TJ Lopes

Espanha e Turquia (Nem EUA, Israel, Itália, etc…) não sabem de nada, não precisa de avião de treinamento avançado, basta o SUPER Tucano.

Rinaldo Nery

E o que o TJ Lopes sabe?

Luís Henrique

A Espanha tem 150 caças Eurofighter e Hornet + 20 Eurofighter T4 encomendados + 25 Eurofighter T4+ encomendados e participa do FCAS.

Eles podem comprar 20 Hurjet ou M346 sem problema nenhum. Tambem é importante lembrar que o custo de operar Eurofighter é mais que o dobro do custo de operar Gripen.

Nós só temos uma encomenda de míseros 36 Gripen dos quais 8 serão Biplace.
Quando tivermos 150 ou 200 caças aí o sr. retorna e pede uma aeronave LIFT.

David

Os espanhóis já tem o PC-21… o mesmo que os franceses….
Mas treino com jatos nunca fez mal a ninguém.