A Lockheed ainda guarda 8 aeronaves C-130 Hércules que a Líbia pagou há mais de 50 anos

Em meados da década de 1970, a Líbia, sob o comando do coronel Muammar Gaddafi, encomendou oito aeronaves de transporte militar C-130 Hercules da Lockheed Martin, nos Estados Unidos.
O contrato, avaliado em aproximadamente 70 milhões de dólares da época, previa a entrega dessas aeronaves para fortalecer a capacidade logística das forças armadas líbias. No entanto, mudanças políticas e tensões diplomáticas entre os dois países impediram a concretização da entrega.
Após assumir o poder em 1969, Gaddafi adotou uma postura nacionalista, fechando bases militares americanas na Líbia e nacionalizando empresas estrangeiras, especialmente no setor petrolífero. Essas ações levaram os Estados Unidos a impor restrições à exportação de equipamentos militares para a Líbia. Como resultado, as oito aeronaves, já concluídas e pintadas com camuflagem desértica, permaneceram armazenadas nas instalações da Lockheed em Marietta, Geórgia, próximas à Base Aérea de Reserva de Dobbins.
Durante os primeiros anos, as aeronaves foram mantidas em condições operacionais, na esperança de que o embargo fosse suspenso. Contudo, com o passar do tempo e a continuidade das sanções, a manutenção foi interrompida, e as aeronaves começaram a deteriorar-se devido à exposição às intempéries. Atualmente, essas aeronaves são consideradas obsoletas e impróprias para voo, servindo mais como relíquias do que como ativos militares utilizáveis.

Apesar de estarem em solo americano há décadas, as aeronaves permanecem oficialmente como propriedade da Líbia. Essa condição legal impede que sejam vendidas, doadas ou desmontadas sem o consentimento do governo líbio. Enquanto isso, o Departamento de Estado dos EUA continua a arcar com os custos de armazenamento e preservação das aeronaves nas instalações da Lockheed.
Ao longo dos anos, houve especulações sobre a possível liberação das aeronaves, especialmente após a Líbia demonstrar interesse em normalizar relações com o Ocidente, renunciando a programas de armas de destruição em massa e assumindo responsabilidade por atentados terroristas passados. No entanto, eventos como a libertação do condenado pelo atentado de Lockerbie em 2009 dificultaram avanços nesse sentido.
O C-130 Hercules é uma das aeronaves de transporte militar mais versáteis e duradouras do mundo. Desde seu primeiro voo em 1954, tem sido utilizado em diversas funções, incluindo transporte de tropas e cargas, missões de busca e salvamento, reabastecimento aéreo e apoio humanitário. Mais de 70 países operam variantes do C-130, evidenciando sua importância estratégica global.
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Ainda dá tempo de apagar esse post.
Antes que alguém da Fab veja.
Se for visto por eles, vão cancelar mais meia dúzia de C390 pra comprar esses Hércules aí.
Esquece. A FAB está em outra vibe agora que é receber os KCs. O tempo do Hércules já passou.
Argentina aceita de bom grado kkk
Acho que eu concordo com você.. riso
Nesses 50 anos qual seria o valor aproximado gasto até hoje, e corrigido, para armazenar e preservar essas aeronaves?
Não sei. Mas provavelmente seria mais fácil e barato devolver o dinheiro para a Líbia e ficar com as aeronaves.
Pois é!!
Haja panelas e canecas de alumínio…
Olha ai Brasil!
Que desperdício! Oito aeronaves se transformaram em sucatas sem nunca terem sido utilizadas! Saíram da linha de montagem para virar um amontoado de metal inutilizável …
As relações diplomáticas e comerciais já estavam deterioradas, em nada implicaria a utilização/venda das aeronaves, o que a Líbia poderia fazer? Impor sanções aos EUA por não cumprir o acordo? Caso voltassem a ter relações normais, era só fabricar aeronaves novas.
Como esse não é o depósito oficial da USAF no deserto, imagino que essas aeronaves devam estar bem deterioradas. O custo para colocá-las de volta ao voo talvez seja proibitivo.
O ideal teria sido repassar essas aeronaves enquanto ainda novas pra outros clientes adiantando as entregas e os $70.000.000,00 deixava em um fundo do tesouro americano até decidirem o destino do pedido se irá cumprir ou devolver mas o valor estaria atualizado hoje e não haveria essa despesa com o estacionamento das aeronaves, porém a Lockheed não poderia fazer isso sozinha, teria que ter apoio e coordenação do governo e das autoridades.