Rafale da Força Aérea Indiana equipado com míssil MBDA Meteor BVR (Além do Alcance Visual) e MICA de curto/médio alcance

Por Alexandre Galante

Islamabad, 9 de maio de 2025 — A Força Aérea do Paquistão (PAF) afirmou oficialmente, durante uma coletiva de imprensa internacional, que abateu cinco aeronaves de combate da Força Aérea da Índia (IAF), incluindo três caças franceses Rafale, um Su-30MKI de fabricação russa e um MiG-29.

A informação foi apresentada com detalhes técnicos, coordenadas de impacto e áudios das comunicações interceptadas, em um raro e contundente briefing para a imprensa estrangeira.

A Força Aérea do Paquistão divulgou gravações de voz de comunicações seguras obtidas por meio de plataformas de guerra eletrônica paquistanesas, entre pilotos do Rafale da Força Aérea da Índia, onde eles relatam que um dos membros de sua formação explodiu no ar.

Segundo o vice-chefe de Operações Aéreas da PAF, os abates ocorreram durante uma série de combates aéreos ao longo da Linha de Controle da Caxemira. A operação, que durou mais de uma hora, teria sido uma resposta direta a uma incursão aérea indiana, e contou com o emprego de 42 aeronaves de alta tecnologia por parte do Paquistão.

O Saab 2000 AEW&C foi usado pela Força Aérea do Paquistão durante os combates

“Na última vez, os indianos disseram que os Rafales fariam a diferença. Por isso, os miramos especificamente. Os números poderiam ter sido maiores, mas optamos pela contenção”, declarou o oficial paquistanês.

Os locais dos abates, conforme detalhado pelo Paquistão, foram:

  • Rafale: abatido a 23 milhas náuticas de Bhalessa
  • Rafale: abatido a 13 milhas náuticas de Jammu
  • Rafale: abatido a 41,4 milhas náuticas de Srinagar
  • Su-30MKI: abatido a 19 milhas náuticas de Srinagar
  • MiG-29: abatido a 20,5 milhas náuticas de Srinagar

VÍDEO: Trecho do Media Briefing da Força Aérea do Paquistão

As autoridades paquistanesas também divulgaram gravações de áudio supostamente captadas durante os combates e reiteraram que a doutrina de resposta foi alterada de “Dissuadir” para “Destruir”, com ordens de engajamento claras: “Garantir o abate, negar perdas próprias”.

Até o momento, o governo indiano não se pronunciou oficialmente sobre as alegações. Em episódios anteriores de confrontos, como na Operação Swift Retort de 2019, as versões de ambos os lados divergiram consideravelmente, com cada parte negando perdas e reivindicando vitórias.

A divulgação pública dessas alegações, com dados técnicos e gravações, representa uma intensificação na disputa de narrativas e coloca pressão sobre Nova Délhi para responder. A comunidade internacional observa com atenção os desdobramentos.

Chengdu J-10CE da Força Aérea do Paquistão

Resumo do Briefing da Operação da Força Aérea do Paquistão

Este documento de briefing analisa os principais temas e ideias mais importantes apresentados nos trechos do vídeo “Pakistan Air Force Briefing”.

1. Visão Geral da Operação:

O briefing da Força Aérea do Paquistão (PAF) detalha uma operação militar aérea em resposta a uma suposta “acumulação inicial” de caças indianos (IAF) ao longo da Linha de Controle (LoC) e na fronteira internacional. A operação foi iniciada pela PAF dentro de 2 minutos após a detecção do movimento da IAF e durou mais de uma hora, envolvendo um grande número de aeronaves de ambos os lados. A PAF descreve a operação como “multidomínio” e um “novo conceito de guerra”.

2. Cronologia e Resposta da PAF:

  • 00:10 RS: Detecção inicial da acumulação de caças da IAF no norte, centro e sul, através da fronteira internacional.
  • 00:12 RS: A resposta da PAF foi ativada dentro de 2 minutos.
  • 12:30 (Tempo não especificado se local ou RS): A PAF estava certa de que seria o “dia e a hora de bater algum juízo nesses caras mais uma vez” e iniciou suas operações multidomínio.
  • A operação durou mais de uma hora.

3. Avaliação da Ameaça da IAF:

  • A PAF identificou um “grande número” de caças da IAF “empilhados em azimute e vertical em toda a parte”.
  • Inicialmente, 60 aeronaves da IAF, incluindo 14 Rafales, foram identificadas eletronicamente.
  • O número aumentou para 72 com “scrambles” adicionais, que a PAF percebeu como uma tentativa de “reforçar e complementar” e “saturar a defesa aérea” paquistanesa.
  • A PAF percebeu quatro “incisões” ou eixos de ataque planejados pela IAF para “enredar”.

4. Resposta da PAF e Estratégia:

  • A PAF tinha um pacote de resposta completa de defesa aérea de área (DCA).
  • Mobilizou 42 aeronaves “de alta tecnologia”.
  • A estratégia da PAF era “concentração de força em nossa AO selecionada e lutar com nossa própria força”.
  • A PAF “garantiu a soberania aérea do Paquistão”.
  • Como medida de segurança, todo o tráfego civil das áreas de Lahore e Islamabad foi redirecionado.
  • Quando a IAF “viu esse tipo de defesa forte do nosso lado”, recorreu ao lançamento de armas ar-solo enquanto permanecia “cis-fronteira” (do lado indiano da fronteira).

5. Mudança nas Regras de Engajamento:

  • O Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica estava presente no CO (Centro de Operações) e “liderou da frente”.
  • Ele mudou o “contrato” ou as regras de engajamento.
  • Inicialmente, as regras eram “deter”.
  • Após o início da operação, as regras mudaram para “garantir a morte, negar perda própria”.

6. Foco nos Rafales e Centro de Gravidade:

  • A PAF “alvejou o centro de gravidade deles e os Rafales”.
  • Isso foi em resposta à declaração indiana anterior de que teriam Rafales e que eles poderiam ter criado alguma diferença.
  • A PAF afirma ter “bons números” para isso e poderia ter tido mais, mas “mostrou a força”.

7. Modernidade do Campo de Batalha Aéreo:

  • O briefing enfatiza a mudança na guerra moderna, onde a “vara longa” (mísseis de longo alcance, BVR – Beyond Visual Range) é crucial.
  • A máxima é: “se você não atirar, você é abatido”.
  • A “arte era empregá-los otimamente”, o que foi um “grande desafio”.
  • A PAF afirma que tal evento “nunca aconteceu antes”.

8. Alegações de Abates e Evidências Eletrônicas:

  • A PAF apresenta localizações e dados eletrônicos como prova de seus abates.
  • Citações sobre abates:“Um mid29 foi abatido a 8 milhas da LOC, rumo 23 2 43 20 milhas náuticas de Shinagar.”
  • “Um 230 foi abatido 1921 19 mi 25 mi da LOC.”
  • “Um Rafal foi abatido 14 54 milhas de LS em.”
  • A PAF afirma ter “detalhes exatos” porque no “campo de batalha moderno, você não pode inventar coisas. Você tem uma identificação eletrônica.”
  • A aeronave é “pega” pelo seu “data link” e “ninguém pode se esconder. Ninguém pode negar isso.”
  • Ao empregar uma arma, a PAF sabe exatamente quando o míssil está “ficando ativo”, “ficando” e quando o “ponto está desaparecendo”, o que é “verificado” no “debriefing”.
  • A PAF afirma que nenhuma das “alegações [indianas] tem quaisquer fatos nelas”.

9. Evidência em Áudio (RT):

  • A PAF possui uma gravação de áudio (RT – Radio Transmission) de uma formação de Rafales com o indicativo “Godzilla”.
  • Citação sobre o áudio: “O call sign é Godzilla. Assim como aqueles animais estão extintos, este também foi extinto.”
  • O áudio supostamente mostra um piloto de Rafale perguntando o paradeiro de um membro de sua formação, indicando que ele não está mais presente.
  • O líder da formação “sabe que o número um de seus membros de combate não está lá”.
  • Um membro da formação alega ter “visto uma explosão no ar”.
  • A PAF afirma poder ouvir todas as RTs de uma formação se puderem ouvir uma, e que os pilotos da IAF estavam em “pânico e angústia”.

10. Ênfase em Treinamento, Liderança e Competência Operacional:

  • A PAF ressalta que “não é o equipamento que importa o tempo todo”.
  • O que importa é “o treinamento, é a liderança que lhe dá a direção e a propriedade que mostra”.
  • A “competência operacional que toda a formação tem” é crucial.
  • A PAF espera que a IAF seja “lenta para aprender”, mas que “eles entendam o recado de não fazer isso de novo”.

Principais Ideias e Fatos:

  • A PAF respondeu rapidamente e decisivamente a uma acumulação da IAF percebida como uma ameaça.
  • A operação foi complexa, envolvendo um grande número de aeronaves e o uso de guerra BVR.
  • A PAF mudou proativamente suas regras de engajamento para um modo agressivo (“garantir a morte”).
  • Os Rafales foram um alvo específico da PAF, considerado o “centro de gravidade” indiano.
  • A PAF afirma ter abatido várias aeronaves indianas, incluindo um Rafale, com base em evidências eletrônicas.
  • A PAF possui áudio que supostamente comprova as perdas da IAF e o pânico entre os pilotos indianos.
  • A PAF atribui seu sucesso ao treinamento, liderança e competência operacional, além do equipamento.

Este briefing resume os pontos principais apresentados no vídeo, oferecendo uma perspectiva detalhada da operação da Força Aérea do Paquistão.

Subscribe
Notify of
guest

152 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Emmanuel

Alguma cabeça vai rolar, seja na França ou Índia.
Sendo verídicas todas essas informações só mostra que o Rafale não é essa “coca-cola” toda.

Sérgio Santana

Nem o Rafale nem outro caça combate só. Porque se insiste em ignorar as condições específicas de um combate ou o nível de treinamento?

JuggerBR

Ele não combateu só, estava voando na salada de frutas que a Índia mantem em seu inventário, mas o Paquistão optou por pegar os Rafale, justamente pra mostrar que é capaz de derrubar qualquer aeronave indiana ativa hoje.

Sérgio Santana

Por “voando só” quis dizer: sem piloto

BVR

Foram perdas a partir de dogfight ou bvr ?
Seria bom ter essas informações ( Confesso que não li asnmaterias anteriores que podem ter tais informações).

Last edited 6 dias atrás by BVR
Nilo

dogfight, foi batalha digital, eletromagnéticas. Rsrs

BVR

Salve Nilo !!
Sim, sim. Expressei mal minha dúvida.
Quis dizer se foi combate aproximado.
Mas sua resposta foi ao encontro das minha suposições (que na condição de simples entusiasta – que gosta um pouco de tudo sobre as três forças; mas sabe pouco sobre cada uma), que muito provavelmente os Rafales ficaram sob um véu de ataque pesado. Mas que omiti e o que expressei, expressei mal.

Nilo

congratulações

Magalhaes

BVR.

Diego

Foi bvr, e com muito apoio de guerra eletrônica e AWACS.

Deadeye

Sendo que, a Força Aerea Indiana não tem um nível muito grande de competência. Eles perdem caças em acidentes bem… questionáveis.

Hamom

”Islamabad esperava um ataque do inimigo;
Nova Déli até anunciou isso com antecedência.

Portanto, a Força Aérea simplesmente tinha que estar pronta para repelir um ataque.

Por exemplo, o JF-17 e o J-10CE, recebendo informações de aeronaves AWACS, podiam ficar à espreita do inimigo em baixa altitude, perto do solo, enquanto os indianos alcançavam a altitude de lançamento de mísseis de cruzeiro.”
—-
Se o ataque indiano foi de fato anunciado [ou vazado] com antecedência, esta foi a maior falha… os caças indianos próximos da linha de fronteira para lançar mísseis ar-terra, se tornaram um alvo fácil.

Last edited 6 dias atrás by Hamom
Gabriel BR

O serviço secreto paquistanês tem fama mundial , um dos mais bem estruturados e treinados do planeta. Inteligência de Estado é o pilar mais importante da defesa de qualquer país em qualquer guerra.

Wagner

O serviço secreto do Paquistão deve explorar muito bem a massa excluída pela castas hindus.

José 001

Pra mim a Índia nunca será grande como a China justamente por causa dessa divisão de castas.

Na teoria foi proibido por lei, mas na prática continua como sempre foi.

E sem falar que são considerados o povo com a pior higiene do mundo.

LUIZ

Na China ninguém come mais carne de cachorro. Isso é coisa do passado. E as cidades chinesas da gosto de ver como eles valorizam o paisagismo.

José Norberto

A carne de cachorro é mais consumida em algumas províncias do sul, e o consumo é legalizado em todo o país, exceto em algumas cidades, como Shenzhen e Zhuhai.

José 001

Vi uma matéria em outro site que diz que os paquistaneses tinham informações de pessoas no solo, perto das bases aéreas indianas, que informavam assim que os aviões decoraram.

Uns dizem que informavam até o armamento que transportavam, mas aí já acho um pouco de exagero.

Gabriel BR

Paquistão possui um programa espacial desde 1961. Eles fabricam e lançam satélites militares com tecnologia e lançadores autóctones. A inteligência do Paquistão é um “Mossad ” do mundo islâmico .

Carlos Campos

Olha que comparar ao Mossad parece vdd, eles botam relevancia em cooptar espiões

GBento

Já aqui no Brasil, nós temos a PF investigando a ABIN pra saber se a operação de espionagem num país vizinho teve alguma ilegalidade. Ai, ai…

rui mendes

E pelas conversas, entre pilotos indianos, demonstram que eles não sabiam, onde estavam os caças Paquistaneses, isso demonstra grande falha nos aviões awacs e de EW Indianos, se é que estavam presentes, sabendo que os Paquistaneses estavam lá com os seus Saab 2000 awacs, estes confirmados pela força aérea Paquistanesa e deveriam estar outros mais, então se a Índia não enviou awacs, grande falha, se enviou, confirma que os awacs de fabricação Índiana, são muito inferiores aos que o Paquitão tem. Depois sendo verdade, que os pilotos de caça Indianos, ficaram em pânico, só demonstra falta de apoio do comando… Read more »

art

é possivel que o catar tenha passado algum dado do Rafale para o Paquistão, o que ajudou o SAAB 2000, a India tem o Embraer AWACS

Sagaz

A India tem um Embraer que ela fez o “recheio” AWACS, não seria isso?

LUIZ

Vamos ver se os indianos vão ter a chance de abater um caça paquistanês de preferência os caças chineses.

Papercutwound

Ser abatido não é necessariamente culpa do avião, mas de todo um conjunto de fatores. Para mim o maior problema da operação foi a missão em si ter partido de premissas forçadas pela situação política que impossibilitariam o ataque seguro aos alvos. Ao que parece a missão não previa ataque aos meios de defesa aérea, o que deixou o Paquistão livre para reagir. Para fazer esse tipo de missão com o mínimo de segurança, avalio que seria no mínimo necessário aceitar ataques cinéticos contra os radares de solo e baterias SAM além do emprego massivo de recursos de guerra eletrônica.… Read more »

Marcelo

O míssil PL-15 foi mais eficaz do que o míssil meteor e acabou entrando para história .

Santamariense

Como assim? O Meteor foi utilizado nesses embates??

Regis

Parece que não! Os caças Rafale indianos estavam equipados apenas com mísseis MICA modernos, cujo alcance é de no máximo 80Km. Os Su-30MKI e os MiG-29 carregavam R-27, com alcance também de 80Km.

E pensar que a Rússia ofereceu o mais capaz R-37M, capaz de atingir alvos até 150Km, e a Índia não quis comprar.

Diego

O Meteor nem foi certificado nos Rafales indianos ainda.

José Gregório

Se for verdade os produtos chineses vão vender muito, ninguém levava fé neles, mas é numa guerra de verdade é que se conhece a efetividade da tropa e das armas, parabéns aos chinos.

Emmanuel

Exatamente.

Carlos Campos

É mesmo, onde o Meteor foi usado e ninguém ficou sabendo?

rui mendes

Eu não tenho a certeza, mas parece que os meteor ainda não estão integrados ao Rafale Indiano, mas mesmo que estivessem, o que poderia ter feito, se não foi disparado?
Os pilotos dos Rafale, SU-30MKI e Mig-29 só souberam da presença de caças inimigos, quando viram um dos caças do seu grupo “desaparecer” e ficarem surpresos e em pânico.
Os Paquistaneses confirmaram terem lá aviões awacs e de EW.

Augusto Cesar

Baita de amadorismo nessa operação dos Indianos, achavam que iria atacar o Paquistão com dezenas de aeronaves e que os Paquistaneses iriam ficar vendo eles serem atacados sem fazer nada. Esse tipo de operação talvez teria dado certo se tivessem utilizado caças de 5g.

Para que os indianos possuem Awacs se não utilizaram em uma operação dessa envergadura. A mesma coisa para o Meteor, o que adianta enviar os Rafales sabendo que os mesmos poderiam estar em desvantagem, sem poder utilizar sem mais poderoso missil?

Diego

Na verdade o Rafale é um caça muito bom, só não é invencível, não existe arma mágica no mundo real, ainda é cedo para se concluir algo, mas ao que tudo indica a Índia precisa ver alguns conceitos.

DOUGLAS HENRIQUE MENDES TARGINO

Sério, imagina um pais nos atacando hoje ou daqui a médio prazo? Pararam para prestar atenção a carnificina que seria para nós e a vergonha? Se para esses países se torna dificil, imagina para nós? Perde 5 aeronaves assim em um dia, é de doer a espinha de qualquer país, seja ele qual for! E pior, se torna vergonhoso para índia, pois foram eles que iniciaram a ofenciva (tirando o motivo da guerra).

Bille

Pra manter um combate, com perdas, tem que ter no mínimo 3x

Akhinos

O Paquistão usou exatamente tecnologias que a FAB possui. O trinômio AWACS + BVR + Data Link. Lembrando que o Paquistão possui apenas 24 J10-C. Ou seja, a FAB se tiver os 36 gripens não estaria mal.

Além disso, a capacidade de guerra eletrônica do Gripen em muito supera a do Rafale, sem falar que o Gripen possui assinatura radar consideravelmente menor que o Rafale.

O Brasil precisa de números, mas as tecnologias sensíveis já temos. Falta apenas um avião de EW dedicado.

André Sávio Craveiro Bueno

Não é o Paquistão que está adaptando EMB-190 para AWACS/EW?

Rinaldo Nery

Não. Patrulha Marítima

Magalhaes

Bom comentário. É por ai mesmo. Com os 36 F-39E/F + E99M + LinkBR2 + bom treinamento acho que iriam pensar 3x antes de fazer algo.

José Gregório

Não vejo nada parecido, as armas , sensores e data links são todos diferentes, com alcance e capacidades diversas. Se o Gripen é melhor do que o Rafale eu duvido muito, a suíte ECM dele é famosa e não creio que a SAAB seja superior.

Akhinos

Elabora ai amigão. O Gripen é feito em torno de EW. É basicamente a particularidade dele comparado aos grandes delta canard da Europa. Além disso, que arma o Paquistão tem com maior alcance que o Brasil? O Meteor tem alcance de 200km enquanto o PL 15 versão exportação de 150km.

O Awacs da FAB foi recentemente modernizado e tem tecnologia no estado da arte. Vocês falam mto abobrinha sobre os equipamentos brasileiros.

Leandro Costa

Akhinos, acho que ele definiu bem. Ele ‘crê.’ Ou seja, para ele é questão de fé. Não tem muitos dados para falar muita coisa mesmo. Na minha opinião você está certo. Nós detemos, ou pelo menos temos projetos em andamento (ainda que lentamente) nas áreas sensiveis de datalinks e aquisição de meios modernos. Precisamos muito de quantidades e também de munição. A meu ver, a força atacante (sempre a mais exposta), aparentemente fez tudo errado (e falo isso consciente de que é uma impressão. Simplesmente não temos dados para balizar absolutamente nada), enquanto que a força defensiva usou os meios… Read more »

Akhinos

Pois é amigo. Tem uma parcela de opiniões aqui que são bastante mediadas pelo complexo de vira lata.

Todo mundo sabe dos problemas do Brasil, e que projetos aqui andam a passos de tartaruga. Mas as decisões da FAB são de longe as mais adequadas nas 3 forças em termos de estar próximas da fronteira tecnológica e em termos de pragmatismo orçamentário.

Diego

Concordo, o combo Gripen/Meteor-r99/e99 + Link BR II + KC390 (revo) da uma capacidade invejável ao Brasil, na América latina não existe NADA de NENHUMA força aérea que se iguala. O que nós precisamos é de mais dois lotes de Gripen fechar 78/108 caças.

rui mendes

Concordo contigo, mas no quesito guerra electrónica, o Grippen é muito bom, mas a do Rafale também é, o grande problema desta operação, os Paquistaneses abordam-no ligeiramente, a seguir á tecnologia, o treino, liderança e competência, fazem a diferença, quem atira primeiro ganha e para atirar primeiro, o treino, liderança e competência, são insubstituíveis.

art

A inteligência do paquistão conseguiu o codigo dos rafales isso foi alguém que passou, foi detectado e decifrado, ou estavam falando em rádio livre sem levar em consideração a Guerra Eletrônica.

Last edited 4 dias atrás by art
Carlos Campos

Então te falta ler mais sobre o MFS-EW e o SPECTRA, reduz o tempo e pergunta do Chat GPT qual é melhor

Diego

Foi justamente a capacidade do material da SAAB que possibilitou a vitória ao Paquistão o radar deles é o Erieye Sueco abordo do SAAB 2000 usado junto do J10c+ pl15e.

Last edited 5 dias atrás by Diego
rui mendes

Foi uma grande ajuda, sem dúvida.

max

A menos que o datalink tenha sido modificado, é mais provável que ele seja compatível com o ZDK-03 chinês, que foi feito especialmente para o Paquistão, e o datalink chinês será compatível com os jatos chineses.
comment image

Luís Henrique

Paquistão encomendou 36 J-10 e o sr. esqueceu da frota de JF-17. São 188 encomendados, dos quais já receberam mais de 160. 50 são Block 3 com radar AESA e todos os Block 1 e 2 estão sendo modernizados para Block 3. Então em breve terão 224 caças com radar AESA e capazes de usar os mísseis PL-15. Além dessa belíssima frota, ainda possuem cerca de 85 F-16 (A/B MLU e C/D Block 52), todos capazes de operar AIM-120C5. Sem falar nos mais antigos Mirage 3, Mirage 5 e F-7 que agregam outros 200 caças à frota. Resumindo estamos muito,… Read more »

Akhinos

Estamos falando de tecnologias você está falando de números. Parece que interpretação ficou pelo meio do caminho aí. Além disso o Paquistão empregou 42 aeronaves no confronto, como eles mesmo dizem, sendo Awacs, abastecimento e J10. Ou seja, não tinha 230 aeronaves de combate no confronto. Sim, temos números ridículos, concordo com você. Mas as tecnologias sensíveis a FAB tem. É como eu disse, só falta o avião de EW dedicado. E talvez um sistema Arexis em nossos gripens, embora ele possua um que a FAB considera adequado para nosso TO que só tem S 300 e Su30 como possíveis… Read more »

Felipe Augusto Batista

Não concordo que a interpretação ficou pelo caminho, o comentário inicial disse “Lembrando que o Paquistão possui apenas 24 J10-C. Ou seja, a FAB se tiver os 36 gripens não estaria mal.” Mas números são uma parte importante da equação porque o que o outro comentarista mostrou foi que o Paquistão não tem apenas 24 caças modernos, mas sim muitos outros meios modernizados que podem complementá-los, tanto que como você disse tinham 42 aeronaves envolvidas mesmo que algumas não fossem caças, enquanto isso a FAB está desativando os seus meios para ficar com os 36. Você acredita que todos os… Read more »

Luís Henrique

Acho que interpretei bem o seu texto, o sr. escreveu:

“Lembrando que o Paquistão possui apenas 24 J10-C. Ou seja, a FAB se tiver os 36 gripens não estaria mal.”

Elint

a capacidade de guerra eletrônica do Gripen em muito supera a do Rafale”
Conte-me mais sobre isso…

rui mendes

Não sei se a ew do Grippen é melhor que a do Rafale.
A principal guerra electrónica usada pelo Paquistão, não foi a do caça, mas sim de aviões de guerra electrónica e principalmente do awacs.
Não é por acaso, que os Paquistaneses, abateram Rafales, SU-30MKI e Mig-29 e focaram-se nos Rafale, sendo que não abateram mais porque não quiseram.

Thor

De onde você tirou que o Paquistão possui apenas 24 J10C ???. A força aérea do Paquistão é robusta, vejam só:
Resumo da Frota de Caças do Paquistão:
F-16 Fighting Falcon: 75-80 unidades
Chengdu J-10: 50 unidades
Shenyang J-7: 100 unidades
F-7P (modificado): 40-50 unidades
JF-17 Thunder: 100 unidades
Mirage III & Mirage 5: 30 unidades
F-7 (não-modificado): Menos de 30 unidades

José Norberto

“Pararam para prestar atenção a carnificina que seria para nós e a vergonha?”
E o que te levou a essa conclusão?

Tio Velho Comuna

Rapaz! Os paquistaneses deram uma senhora paulada na cobra e ainda a mostram sem vida! Péssimo dia para os acionistas da Dassault

Nilo

A história que os pilotos Paquistaneses tiveram acesso a dados no O.Medio do Rafales, tá ficando difícil de descolar rsrsrs

Last edited 6 dias atrás by Nilo
Tio Velho Comuna

Não duvido de nada! Mas há a história de que os pilotos paquistaneses treinaram há pouco tempo com os pilotos do Qatar que também operam os Rafales. Mas o mais estranho é o silêncio da Índia! Geralmente, quem apanha, fica calado mesmo

José Gregório

Fizeram o dever de casa.

BVR

Salve Nilo !!
Do Egito ?

Santamariense

Qatar.

Gabriel BR

O principal serviço secreto do Paquistão é a Inter-Services Intelligence (ISI). É a maior e mais importante agência de inteligência do país, responsável por coletar, processar e analisar informações relevantes para a segurança nacional do Paquistão.

Nilo

👍

José Gregório

Igual a nossa ABIN né kkkkkkkkkkkkkkk

Gabriel BR

kkkkkkk

Carlos Campos

iNgual

Diego

É porque eles treinam com o Qatar que é operador do Rafale, logo eles tem alguma experiência contra esses aviões.

rui mendes

Nada a ver, então o SU-30 e o Mig-29, foi o putin que deu a dica??
Foi a falta de capacidade, treino e metedologia, a empregar uma operação multi-domínio.

art

acho que o Paquistão teve acesso a algum codigo do Rafale.

Fabio Araujo

No confronto anterior os pilotos paquistaneses se saíram melhor, nesse novamente se saíram melhor, acho que a doutrina de combate e o treinamento dos paquistaneses tem se mostrado superior.

rui mendes

O Rafale deve ser o menos culpado, junto com os alegados meteor, que quase tenho a certeza, não estarem ainda operacionais, nos Rafale Indianos, mas mesmo que estivessem, só fazem a diferença, quando são disparados, o que não foi o caso, como o comandante Pak diz, os Indianos, só dispararam armas ar/terra.
O SU-30 e Mig-29 também foram abatidos, quer dizer alguma coisa.

Askindian

As an indian meteor is operational with indian Rafael

Mercenário

Caro Rui,

Pega aqui o seu pano do Rafale, acho que você deixou cair.

Fosse um avião norte-americano, por exemplo, muitos estariam batendo.
Caíram as “Jacas”, acontece. Vamos para a próxima.

JuggerBR

Os números poderiam ter sido maiores, mas optamos pela contenção”
Aquele tapa na cara, de mão aberta… só pra humilhar.
A Índia errou feio, errou rude…

Marcelo M

A situação indica uma possível cooperação da China, com inteligência. Talvez como uma mensagem geopolítica muito forte contra a Índia. A qual vai pensar muito bem antes de qualquer outra incursão dessa natureza. E o tiro acabou atingindo a França, imagino que o Armée de l’Air deve estar muito preocupado com algumas vulnerabilidades do Rafale, e principalmente com o seu potencial futuro de vendas internacionais, especialmente depois de um semestre excelente de vendas.

marcos.poorman

Excelente comentário.

Nilo

É querer tirar o mérito da competência dos Paquistanês. Tem equipamentos e tem competência.

Sergio

Posso até me dar o direito a ingenuidade mas não creio em participação direta dos chineses a não ser o treinamento de primeira aos clientes.

Foi obra dos paquistaneses e ainda deram um presentao aos amigos de Pequim surrando e constrangendo indianos e franceses além da propaganda do material…

Willber Rodrigues

“A situação indica uma possível cooperação da China, com inteligência.”

Meu espanto seria se a China não ajudasse o Paquistão nisso, e não o contrário.
Ignorar que a China auxiliaria o Paquistão é o mesmo que a Argentina invadir as Falkland’s inglesas, e achar que os EUA não ajudariam a Inglaterra.

Se a Índia ignorou isso, ou achou que a China se conteria, então ela errou feio, errou rude.

Gabriel BR

A ISI do Paquistão é um o dos melhores serviços de inteligência do mundo em operação.

rui mendes

Não concordo com as falhas do Rafale, de outros aviões, como os awacs e de guerra electrónica, junto com a falta de caoacidade de todo o comando Indiano,, com isso concordo, mas respeito todas as opiniões.

Mercenário

Marcelo M,

Não há nada que indique a cooperação direta com a China nesta ação.

Equipamentos, inteligência e doutrina paquistanesa empregados.

Charles

O embate entre Índia e Paquistão vai ficar nisso, com escaramuças, deixando aos drones invadir o espaço aérea de cada país e aos caças a mais distância possível , que diga os indianos (rssss). Ambos lados sabem o quanto será prejudicial uma guerra mais ampla…

Nilo

Vai escalar com disse lá atrás

Miguel Carvalho

É agora que o Paquistão conquista a Caxemira toda.

Macgaren

Que vexame, isso que a India telegrafou tudo:”As FAs podem fazer o que for necessário”.

Turco

Isso que eu chamo de humilhação. Não tem outra palavra para descrever. Perder Rafaelle, Mig e Sukhoi em uma paulada só. Sem nenhum abate. Humilhante.

Deadeye

Isso que dá a India não ter encomendado o Meteor kk

Palpiteiro

Tem que ver se efetivaram os ataques que pretendiam realizar

Nelson Junior

Vi um vídeo no twitter de um Rafale Indiano decolando com 2 SCALP, 2 GBU, e 2 AIM-9X… Ou seja, nenhum míssil BVR…
Se o vídeo for autentico, isso foi um erro grave na minha opinião, pois acho que eles não esperavam confronto aéreo (talvez confiando no fator surpresa) e confiaram no AIM-9 para se defender (caso precisassem)…
Isso explicaria muita coisa, porque não faz sentido eles terem tantas perdas sem nenhum abate do outro lado em um confronto com tantas aeronaves envolvidas…
Acho que os indianos comeram bola

BVR

Salve Nelson Junior !!
Lobão tem uma música chamada velocidade da queda. Os indianos acharam que seria um passeio no parque.

Last edited 6 dias atrás by BVR
Nelson Junior

Exato, ao que parece foi isso mesmo

Magalhaes

Rafale com AIM-9X ? Esse nunca vi.

Last edited 6 dias atrás by Magalhaes
Nelson Junior

Verdade, pode ser o Mica sim, pois era claramente um míssil de curto alcance, na ponta das asas

Santamariense

Que eu saiba, a Índia não opera e nunca operou nenhuma versão do Sidewinder e o AIM-9X não é integrado no Rafale.

Neural

Deve ser o Mica esse o Rafale carrega, mas ele não e um BVR

Bjj

Um detalhe interessante que parece te passado batido da maioria é que os Rafales foram identificados eletronicamente, segundo o que foi relatado na matéria.

Bem, para isso ter acontecido é porque estavam com seus radares ligados, o que é bastante questionável nos cenários atuais, sobretudo quando há apoio de AWACS. Uma das principais vantagens dos AWACS é justamente permitir, via datalink, que os caças possam “ver” sem usar seus próprios sensores ativos.

Isso pode ser um indicativo de problemas de doutrina e treinamento na força aérea indiana.

Lucas F

Não necessariamente. Radares AESA modernos podem atuar com radares ligados se tiverem boas características LPI (“Low Probability Of Interception”) nem tudo é confiável, especialmente se querem fazer marketing de suas capacidades.

Last edited 4 dias atrás by Lucas F
Hamom

Segundo o relato de cada lado, o Paquistão ganhou a batalha aérea; e a Índia ao atingir com exito diversos alvos terrestres no território paquistanês, ganhou a batalha terrestre.

Last edited 6 dias atrás by Hamom
Gabriel BR

Não houve confronto em terra.

Hamom

Houve ataques aéreos indianos contra alvos terrestres, como isto envolve as defesas [terrestres] anti-aéreas paquistanesas, a isso me referi como ”batalha terrestre’.

Last edited 6 dias atrás by Hamom
George A.

Isso diminui a pressão por uma retaliação contundente, já tiveram sua vitória e a Índia ficou sem argumento pra novas ações.
Por outro lado seguem relatos de troca de tiros na fronteira dos dois países.

Fabio Araujo

Acessar as comunicações seguras do inimigo é um grande feito de inteligência.

Marcos

Isso foi o mais surpreendente em tudo isso.

Ricardo Moreira Nicolao

Interessante, a confirmar os fatos observase uma evolução da força área do Paquistão, em 2011 segundo relato eles não detectaram a invasão do seu espaço aéreo pelas tropas Americanas em Abbottabad na operação que deu fim a Bin Laden.

Akhinos

Eu já vi vários relatos em foruns militares chineses de pessoas falando que o J20 tem uma taxa de vitória contra o J10-C em exercícios que são absurdas. Coisa de 100-0. Os analistas no Ocidente nunca deram muita bola pra isso pq pensavam que o J10-C era um avião inferior, que não poderia sequer ser comparado a um F16 Block 15. Agora estamos diante do fato de que J10-C downgrade com mísseis inferiores aos que eles realmente podem usar na China abateram um Rafale F4, versão melhorada indiana. Vai se formando um clima horrível, em que basicamente o J20 é… Read more »

George A.

Eu tava pensando justamente que se o J10 com os misseis lá foram capazes disso imagina um J20…

Luís Henrique

Exato e entre o J-10 e o J-20 ainda tem o J-16 no meio.

Luís Henrique

Sim os chineses divulgam que em exercícios os J-20 surram os caças da geração anterior, assim como os F-35 também surram os 4G ocidentais.
Só o Rafale indiano que não é F4 é a versão F3R.

Marcio S

Não se faz missao de ataque ao solo sem escolta em igualdade no minimo que o inimigo e com armamento de alcance no minimo similar. Pelos vistos erraram o basico.

ALLAN

Essa ação mostrou a diferencia que um AWACS faz, o Paquistão teve a superioridade em consciência situacional no confronto e isso aliado a iniciativa mostrou que nem sempre quem tem o melhor caça vence, um AWACS bem utilizado pode conduzir um combate a uma vitória contra inimigos superiores.

Rommelqe

Ambos operam o radar sueco ERIEYE, correto? Na PAF a aeronave é sueca, enquanto que na IAF pegaram um ER-145 e instalaram equipamentos adicionais indianos. O treinamento sueco versus treinamento indiano?

Rinaldo NeryNa

Não. O radar indiano é deles, indígena.

max

A menos que a cadeia de dados tenha sido modificada, é mais provável que ela se encaixe no AWACS ZDK-03 chinês, que foi feito especialmente para o Paquistão, e a cadeia de dados chinesa se encaixará nos caças chineses.
comment image

Rinaldo NeryNa

Em 2008 recebi, no Esquadrão, a visita de uma comitiva paquistanesa. Na semana seguinte recebi um Brigadeiro indiano.

Willber Rodrigues

O Paquistão matou a cobra, tirou a pele dela, curtiu no sol, e ainda mostrou o pau que foi usado pra matar a cobra.
Ou a Índia vai deixar por isso mesmo pra não escalar o conflito ( ou seja, muita humilhação ), ou vai fazer algo pra “lavar a alma”, mas sob o risco de escalar o conflito.

Façam suas apostas.

Akhinos

Um ponto interessante a se destacar Wilber , eu vi um comentarista na tv americana hoje falando que o ecossistema de informação na Índia e Paquistão é totalmente dominado por imprensas pró governo que fabricam fake news em massa. Esse analista fala que não existe sequer uma linha em jornais indianos falando dos 5 aviões perdidos. Enquanto isso na mídia paquistanesa se fala que eles derrubaram mais de 5 aviões. Isso em certa medida segundo esse analista pode ser uma ferramenta que ajude a desescalar o conflito. Pq se ambos os lados estão satisfeitos com a narrativa que fabricam para… Read more »

Willber Rodrigues

Cara, eu me espantaria se as mídias indianas estivessesm falando abertamente sobre esses 5 abates.
Esconder informações de seu povo e passar desinformação pra aumentar o moral “em casa” faz parte so jogo em qualquer conflito.
É desonesto, mas ninguém ganhou a guerra sendo honesto.

Luciano

Agora, eu não vou usar a palavra “supostamente” mais. Os caras divulgaram até os áudios dos indianos em menos de 48 horas, depois do combate. Impossível manipular. Nós temos uma tendência péssima, de não acreditar no Oriente, até que apareçam as provas, e de acreditar no Ocidente, assim a “BBC ou a CNN” divulgam. Sim, os paquistaneses, sua excelente competência, e com tecnologia chinesa, deram uma surra nos indianos que se soberbaram por terem uma tecnologia ocidental tida como de primeira linha. Foi isso mesmo. Que baita lição pra nós. Na minha opinião, os caças chineses são viáveis para o… Read more »

Willber Rodrigues

A Índia matou a cobra, tirou a pele dela, curtiu no sol, e ainda mostrou o pau que foi usado pra mater a cobra.
Ou a Índia vai deixar por isso mesmo pra não escalar o conflito ( ou seja, muita humilhação ), ou vai fazer algo pra “lavar a alma”, mas sob o risco de escalar o conflito.

Façam suas apostas.

Antunes 1980

Quem acha que o Rafale foi uma grande decepção dá o like!

Wagner

As castas Hindu, desmoralizou as forças indianas, eles tem que rever sua doutrina de méritos.
Índia e uma Arabia saudita em termos de méritos só casta rica e familiares taí o resultado.

Anselmo da Costa

Interessante, os paquistaneses viram os indianos mas os indianos não os viram. Os indianos nem souberam o que os acertaram!

A C

“Na última vez, os indianos disseram que os Rafales fariam a diferença. Por isso, os miramos especificamente. Os números poderiam ter sido maiores, mas optamos pela contenção”, declarou o oficial paquistanês.

Me lembrei do malfadado “7×1” da Alemanha que teve pena do Brasil para nao ampliar ainda mais o placar. Desculpem, queria ter esquecido esse dia.

Ivan herrera

Que surra e que vergonha Índia 😂😂😂😂

Bavarian Lion

Parece que o nível de treinamento e equipamento do Paquistão evoluiu bastante ao longo dos anos. Eles têm J-10 e F-16 na primeira linha, e parece que estão conseguindo integrar bem esse equipamento.

A Índia e seus Mig-21 tinham dominado a arena de combate contra os F-14G(arbage). Agora o jogo virou.

Emmanuel

Esse combate só mostrou que dogfight é coisa do passado.
Não adianta fazer cobra de Pugashev, girafa de não sei quem, e rinoceronte de sei lá o que. O caça tem que ter míssil BVR + DATALINK + AWACS. Esse é o trinômio do combate moderno.
E para nossa sorte, mesmo sendo contado nos dedos, a FAB pode dizer que conta, hoje, com o mínimo desse trinômio.
Oxalá que esses números cresçam no futuro.
Top Gun só no cinema e televisão, no combate real ninguém vai ver ninguém e ainda tem grande chance de morrer igual.

LUIZ

Já tinha acontecido na Ucrânia os abates em longa distância.

Tio Velho Comuna

Talvez nem tudo seja só notícia ruim para à Índia https://www.youtube.com/watch?v=KtSbkcHEckg

Adriano RA

Só há provas de um Rafale abatido. O resto é papo furado para movimentar as midias sociais. PL-15? Não há provas. Um PL-15 foi recuperado quase intacto, isso é fato… O maior perdedor nesse ataque foi, como sempre, a verdade.

Gabriel BR

Em uma Guerra ninguém vai contar a verdade dos fatos , dezenas de vidas civis foram perdidas e a mentira é o de menos.

Joanderson

Se o pau quebra firme em uma guerra convencional entre Índia e Paquistão quem perde é a Rússia, aí sim a Rússia pode começar a se preocupar.

edC

Desenvolva mais essa tese, meu amigo.

Regis

Creio que ele esteja se referido à influência política na região e também uma forte queda nas vendas de armamentos em nível mundial.

Aliás, surgem informações no youtube de que a Índia destruiu pelo menos três bases aéreas paquistanesas, junto com um sistema anti-aéreo novo adquirido da China.

Em retaliação, caças JF-17 usaram mísseis antirradiação chineses para destruir um S-400 novinho e um local de armazenamento de mísseis BRAHMOS.

Gilson Elano

Essa notícia, da destruição do S400, tá correndo em vários sites. Se isso for verdade, tenho a impressão que essa desinteligência entre Índia e Paquistão, vai sobrar também pra Rússia, já que mais uma vez o todo poderoso S400 virou pó!

Carlos Campos
  • Inicialmente, 60 aeronaves da IAF, incluindo 14 Rafales, foram identificadas eletronicamente.

Eles tinham armazenado a assinatira do radar do Rafale ou outra emissão que o caça tenha em sua biblioteca de sinais, talvez no SAAB 2000, quem deu pra eles o Qatar ou Suécia?

art

Qatar

Luís Henrique

Em mídias indianas eles alegam que o abate do Rafale é Fake, mostram imagens tentando provar que as fotos são falsas.

Também estão alegando que derrubaram 1 F-16, 2 JF-17 e 1 AWAC’S.

Falam que o piloto do F-16 foi capturado. Dizem que usaram sistemas antiaéreos Akash e S-400.

Também alegam que derrubaram centenas de drones e mísseis de cruzeiro e alguns mísseis balísticos como o CM-400 chinês e o Fatah-2 paquistanês.

ChinEs

Parece que os paquistanes treinaram nos Rafales do Qatar, ja conheciam muito bem o avião, inclusive todas as suas fraquezas…

Rinaldo NeryNa

A França nega,essa informação.

Askindian

All this stories are one sided stories with no clarification from indian side. The operations are ongoing , with last night airforce using rafael to strike Pakistan air force bases. Once the war get over we will get closer picture. Second important thing is indian rafael are equipped with meteor missile and sukhoi is equipped with astra mk 1 and astra mk 2 missile

Cipinha

O Rafael estava com Meteor? Se não estava pq?

Bernardo

Pô, mas Godzilla não foi extinto. Ele nunca existiu. O cara quis dar um impacto e acho que se atrapalhou

Vila Nova

Rafale não passa de um grande engôdo!

Hélio Eduardo

A cada nova matéria me parece mais claro que o Paquistão se preparou melhor, engajou melhor e teve mais competência. Isso faz, por óbvio, a diferença. Eu fico decepcionado que muita gente insiste num único fator para analisar as alegadas perdas indianas: o Rafael é uma jaca, os J10 um dragão. Isso é raso demais e chega a ser um desrespeito a uma situação em que vidas estão sendo ceifadas. A Índia anunciou antecipadamente seu ataque, e nem precisava, já que era uma reposta esperada, e, além disso, tinha a posição ofensiva. O Paquistão estava na defensiva, pode se organizar… Read more »