Um alto funcionário da inteligência francesa confirmou à CNN que um caça Rafale da Força Aérea Indiana foi abatido pelo Paquistão, marcando o primeiro registro de perda em combate de um dos caças mais avançados fabricados pela França. A informação lança luz sobre a gravidade da recente escalada militar entre Índia e Paquistão, e levanta preocupações sobre o desempenho de aeronaves de ponta em cenários de conflito real.

A confirmação francesa veio após declarações do governo do Paquistão, que afirmou ter derrubado cinco caças indianos em retaliação a ataques realizados pela Índia. Entre os aviões abatidos estariam três Rafales, além de outras aeronaves não identificadas. Até o momento, autoridades indianas não se pronunciaram sobre a veracidade da alegação.

O Rafale é um caça multirole de geração 4.5 fabricado pela Dassault Aviation, conhecido por sua alta tecnologia embarcada, capacidade de combate e uso em forças aéreas de elite como as da França, Índia, Grécia e Emirados Árabes Unidos. Sua suposta perda em combate representa um marco inédito e potencialmente preocupante para seus operadores internacionais.

A notícia chega em meio à crescente tensão no sul da Ásia, após uma série de ataques e contra-ataques aéreos entre as duas potências nucleares.

A situação pode ter implicações estratégicas e comerciais significativas para a França, que nos últimos anos promoveu o Rafale como um dos principais produtos de exportação de sua indústria de defesa. Em paralelo, o governo indiano deve enfrentar pressão interna e internacional para esclarecer os eventos e responder à alegação de fragilidade de seus ativos mais sofisticados.

Subscribe
Notify of
guest

166 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Douglas

Se fosse um gripen não teria acontecido isso aí (,risos).

Marcelo

O nome do Bravo HQ-9.

Heinz

Pior que o Gripen é um excelente caça, se fosse um Gripen + meteor contra um J10, eu apostaria no Gripen, rs.
Azar do rafale

Fabio Araujo

O problema não foi o Rafale e sim o armamento do Rafale o Mica/NG que é inferior ao PL-15 e ao Meteor, se a Índia tivesse o Meteor o Rafale poderia ter tido melhor sorte pois teria uma arma com capacidade similar ao PL-15!

Thiezer Lira

Mas a Índia opera os mísseis Meteor em seus Rafales;

Rodrigo

Temos.que esperar.um combate real do gripen, pois não.jogou bomba ainda nos terrorista de havaianas.

Macgaren

Nos simuladores vencemos todos sem perdas.

Rodrigo

Tá bom… nos simuladores beleza

Augusto Cesar

No simulador o Rafale já ganhou até do F-22. Combate real a coisa e diferente.

Rafa

No jogo Warthunder está 50% a 50%. Rssss

John

Teria sim.
Por isso os eua não quiseram enviar.
O medo de ter esses aviões derrubados e os jatos chineses glorificados é grande demais.

Renato B.

OS EUA venderam Apaches para os indianos. Uso em combate significa aceitar o risco de abate.

Os indianos devem estar bem felizes com os franceses soltando essa para a imprensa.

Fabio Araujo

Quando dois caças de mesma geração se enfrentam quem dispara primeiro tem maior possibilidade de vencer e no caso do combate a dupla J-10C/PL-15 tem vantagem contra a dupla Rafale/Mica NG!

Cipinha

A pergunta que não foi respondida, pq os Rafaela da Índia não estavam armados com Meteor?

Gabriel BR

Os indianos são conhecidos por cometerem esses erros…

felipe

Primeiro embate real de Le Jaqué e perde pra um caça chinês (há rumores que foram 2 abatidos). J10C 1 x 0 Le Jaqué.

Marcelo

O que esta sendo anunciado que foi a defesa antiaérea HQ-9 (de origem chinesa) adquirida pelo Paquistão que abateu os aviões !!!

Jefferson Ferreira

Não é isso que o paquistão está alegando: Ministro das Relações Exteriores do Paquistão diz que abateu jatos indianos com aeronaves de fabricação chinesa
https://edition.cnn.com/world/live-news/india-pakistan-operation-sindoor-05-08-25-intl-hnk

Lucas

sim, foi sistema de defesa anti aérea, chinesa que abateu os 5 avioes da Índia, 3 Rafaeles e 2 soviéticos

RafaelA

A inteligência americana já confirmou que pelo menos 2 aviões indianos (1 rafale pelo menos) foram abatidos com mísseis ar-ar

silvom

avião imune à abate só o que fica no hangar…

Rodrigo

Tipo o griphen

Ermoaster

Verdade!

Rafael Oliveira

O F-15 diverge da sua opinião rsrsrs.

Hélio

Algum F15 já combateu contra uma força área bem estruturada e no mesmo nível técnico do rival? Contra cabeça de toalha chineludo é fácil.

Luciano

Exato. Os yanks sempre enfrentaram forças armadas com sistemas soviéticos, mal treinadas, e com doutrina destrambelhada, mas não os próprios soviéticos/russos. O F15 teria o mesmo destino do Rafale, se operado pela IAF.

Rafael Oliveira

Acho que ninguém tem bola de cristal para saber o que iria acontecer se fosse F-15 no lugar do Rafale.

Além das questões inerentes aos aviões, também tem que ver os mísseis que cada um usou/usaria.

Assim como se os americanos iriam treinar os indianos para o uso do F-15 ou se apenas venderiam as aeronaves.

Iraque, Irã, Síria e Sérvia tinham dinheiro para comprar aeronaves e treinar seus pilotos. Pode ser que não treinaram. Ou treinaram e não foi suficiente diante da capacidade superior do F-15.

Cristiano ciclope

Iraque quase não tinha força-aerea e anti-aérea de médio alcance e dirá longo, Síria o mesmo, servia e Iran usaram armas de longo alcance por causa das defesas anti-aérea iraniana e eles quasse não tem força-aerea!

Rafael Oliveira

Na Guerra do Golfo (1991) a Força Aérea Iraquiana era numerosa e poderosa. Foi aniquilada, principalmente no solo. Ademais:

“Os caças da Coalizão destruíram 33 aviões iraquianos em combate aéreo, segundo o Center for Strategic and Budgetary Assessments (CSBA). As perdas iraquianas incluíram oito MiG-23s, seis Mirage F-1s, seis MiG-29s, quatro SU-22s, dois SU-25s, dois MiG-25s, dois MiG-21s, um PC-9, um IL-76 e um SU-7.”

Os iraquianos derrubaram um F-18 e um Tornado em combates ar-ar.

Cipinha

Problema desses países do Oriente Médio, autocracias e ditaduras no geral e talvez até países muito dividido em grupos superiores casta (Índia) é que muitas vezes quem está em posições chave não são as mais qualificadas, mas os mais obedientes

Rafael Oliveira

Difícil dizer o que é o mesmo nível técnico. Talvez ninguém esteja no nível técnico dos EUA ou até mesmo de Israel.

A Força Aérea da Sérvia era respeitada e o Mig-29 não era uma aeronave ultrapassada. Foi 4×0 pro F-15.

A Força Aérea Iraquiana não era ruim. Perderam aeronaves ocidentais Mirage F1 e F-4 para o F-15.

E tem as dezenas de caças soviéticos da Síria e do Irã também.

Cristiano ciclope

Não lembro de nenhum combate aérea de caças iranianos contra caças, F-15, desde a revolução islâmica o quê teve no início da revolução foi de caças iranianos F-14 contra os migs iraquianos e uns F-14 dos EUA, recentemente não houve nenhum combate aéreo, apenas ataques de precisão de longo alcance e não contra bases aéreas iranianos.

Rafael Oliveira

F-15 sauditas abateram F-4 iranianos em 1984.

Cristiano ciclope

E não esqueça os balões e mísseis de cruzeiros que não tem autodefesa nenhuma.

Joao

Velho chorinho….

Carlos Campos

Iraque dos anos 90 não eram fracos, tanto que os EUA entraram com EW eletrônica até o talo, pra impedir o abate dos F15 e F18

Renato B.

E o que se esperava? Só um comandante muito burro, orgulhoso e irresponsável colocaria seus homens em uma luta real “justa”.

phsoare

Isso se você considera apenas declarações oficiais dos EUA. O problema é que eles não admite a perda das aeronaves, sempre é fogo amigo, sistema de defesa, ou acidente.
Sabemos que a conta não bate, como foi na Corei 15×1, depois 10×1 , depois 7×1 , depois 5×1 , e hoje sabemos que no máximo 3×1.

Leandro Costa

F-15’s já foram abatidos. Não em combate ar-ar, pelo menos não ainda, mas já foram abatidos.

Não existe avião indestrutível.

Rafael Oliveira

Falava apenas de combate ar-ar.
Já foram abatidos por artilharia antiaérea e fogo amigo.
E claro que muitos já caíram por falha mecânica ou do piloto.

Por fim,coloquei rsrsrs no final porque é uma brincadeira. Obviamente não existe aeronave imbatível no combate ar-ar.

Cristiano ciclope

Sim, os F-15 sauditas no Iêmen, abatidos pela anti-aérea houti

Leandro Costa

F-15’s foram abatidos por defesas Iraquianas em 1991 também.

Marcelo

Aquele F-15 com catarata (antigo) que foi enviado para cá não é parâmetro para comparativo com Gripen que tem avionica com tecnologia do quem tem de melhor atualmente.
Aquele F-15 antigo foi enviado de propósito pra eles (americanos) saberem o quanto estão defasados em relação aos nossos Gripen na América do Sul.

Paulo

Importante ressaltar que os gripens br tem avionicos, sistemas, códigos fonte e softwares exclusivos para a FAB, fornecidos por empresas nacionais como a AEL sistemas, Atech, Bradar, Akaer, Siatt e a própria Embraer. O link BR 2 , elo fundamental da FAB com todos os seus meios operacionais e também com os meios ( radares, de terra, embarcados ou navais ) das outras forças foi desenvolvido pela AEL sistemas. Um gripen poderá receber dados de satélites de monitoramento da FAB, de um drone da marinha, do EB ,ou da FAB, assim como dados de quaisquer radares, aviões militares ou não,… Read more »

Francisco

Na verdade a AEL não é brasileira ela é da elbit de Israel

rommelqe

Mas o link BR -2 foi desenvolvido no Brasil…com participação, também, de israelenses.

Carlos Campos

o F15 com catarata, era a versão com os sensores mais modernos que o F15 pode levar atualmente, a não ser que vc conhece um F15 ainda com os sensores iguais aos do F35.

Adal

Mas esse F15 que foi enviado para as manobras no Brasil não é pertencente a Guarda Aérea Nacional ? Até onde sei os avioes da Guarda Aerea seriam menos atualizados mesmo em termos de avionica, pois o propósito é outro. Não seria isso ?

Danilo José Francis da Silva Nunes

Na Libia o F-15 eagle foi abatido por sistemas de defesa e migs-23 relembrar é viver, porem o pentagono diz que o F-15 C teve problemas técnicos né kkk.

Cristiano ciclope

Depende do hangar e qual o inimigo.

Rodrigo LD

Quero ver são os cancelamentos de contratos daqui pra frente. Vai ficar difícil promover algo com custo benefício tão desfavorável…..abatido por um J-10 que custa 1/4 do seu valor!!!

Nelson Junior

Quem garante que foi um J-10 que o abateu ? Existem inúmeras outras possibilidades de ter sido abatido… Lembrando que os ataques foram feitos dentro do território paquistanês, que possui uma forte defesa aérea e vários meios de derrubar um avião adversário… Pode ter sido um F-16 que já teve sucesso derrubando outros caças indianos em outros embates… Até um MANPADS pode derrubar um caça se esse tiver voando baixo (o que é mais comum quando em bombardeio)… Pode ter sido fogo amigo, etc… Sei que a torcida é grande, mais é muito cedo para dar a “vitória” para o… Read more »

Lucas F

Exato. Existem também as baterias de HQ-9.

Marcelo

Video do mirage abatido com míssil no trilho.
https://www.facebook.com/militarismomundial/videos/594666287071592/

Carlos Campos

J10 não é baratinho não, e ele tem DNA israelense, quer um baratinho vai de JF17

Augusto Cesar

pode não ser baratinho, mas não custou quase os 200 milhões de dólares que os indianos pagaram pelos Rafales. Não duvido que o caça francês seja um excelente vetor, mas seu custo-benefício não compensa. Vale muito mais investir em um caça de 5g nesse valor.

Ricardo

Me parece que os J-10C chineses não são ruins como pregam.
Imagine como vão ser os de 6ª geração que estão vindo agora

Last edited 11 dias atrás by Ricardo
Wagner Figueiredo

J 10 não,,,,, caça israelense.. rsrs ( vcs sabem do que tô falando)

kim

Israel fez algum parafuso do caça ou escreveu alguma linha de código?

pampapoker

Era o antigo Iai Lavi

Pestana

Porque parafuso?
Nao seria prego?
Israel não fábrica parafusos aeronáuticos

Carlos Campos

Não, eles só projetaram o caça e venderam pros Chinas, pq os EUA, mandou eles pararem o projeto que estava tão bom que ia tirar vendas do F16

Marcelo

Caça chines e míssil PL-15 fazendo historia.
O radar que enxergar o inimigo primeiro e lançar seu míssil será o vencedor.
Hoje quem tiver radar mais potente e o míssil com maior alcance sairá vencedor.

Bruno

Saab2000 Awacs. Simples.

Carlos Campos

Isso explica muita coisa, se for a versão do ER igual nos temos na FAB, a India mancou feio, os caças Paquistaneses talvez nem ligaram o radar, fazendo com que os Rafales percebessem tarde de mais que tinha um míssil vindo

Ermoaster

Índia não está lutando contra rebeldes, está enfrentando uma das melhor Forças Armadas do Mundo. A tendência é que ambos percam mais caças.

IBZ

Isso me faz pensar que os poderosos EUA nunca, desde a segunda guerra mundial, enfrentaram uma força militar realmente forte, bem equipada e preparada. Sempre se envolveram em conflitos contra forças inimigas despreparadas ou insurgentes então nunca tiveram que se por a prova ao máximo. Agora imagine eles entrando em guerra direta contra a Russia ou a China (claro, desconsiderando o fator nuclear!).

EduardoSP

Se a Ucrânia está se colocando ao par com a Rússia, possivelmente os EUA se sairiam bem contra ela.
Com a China, não sabemos e espero não saber.

Ermoaster

Cê tá de brincando…

Luciano

Pensa o seguinte: os russos tem mais de 3000 aviões de combate, centenas de milhares de misseis balísticos que poderiam ser armados com ogivas convencionais, e fábricas a todo o vapor. Imagina agora, eles declarando guerra total a Ucrânia, e convocando todos os reservistas(4 milhões de soldados). Imagina eles vindo com tudo pra cima da Ucrânia, passando por cima e bombardeando tudo que se mexe e é prédio. Pois bem, eles não fizeram isso, e não farão, porque não querem destruir a Ucrânia. Fizeram uma escolha, e essa escolha de não trucidar os ucranianos implica em riscos e perdas pra… Read more »

Heinz

“Pois bem, eles não fizeram isso, e não farão, porque não querem destruir a Ucrânia”
A piada do dia kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Cristiano ciclope

De fato, no começo a ideia não era destruir o país e sim domina-lo, de quê adianta você invadir uma casa para se esconder da chuva e destruir o telhado no processo?

Bosco

“centenas de milhares de misseis balísticos”
Calma, Luciano.
Senta…respira um arzinho… bebe um copo d´água. Relaaaxa…
Esse seu surto psicótico é porque não tá tomando seu remedinho direito igual o doutor mandou. Assim fica difícil…
*Não acho que seja caso de camisa de força ainda mas ajuda a gente aí, né?

Bosco

Eu geralmente não gosto de dar dislikes em comentário nenhum mas aí a gente vê um comentário desses e o jeito é meter o dedão pra baixo. rsss

Last edited 10 dias atrás by Bosco
Macgaren

Concordo eles preferem passar 3 ou 4 anos sangrando com uma guerra de atrito sem fim.

LUIZ

A Ucrânia tem suporte total da OTAN. Sem essa ajuda da OTAN a Ucrânia não teria tanto êxito em abates.

Cristiano ciclope

E só com anti-aérea, e bom lembrar, sem caças.

Cristiano ciclope

No par com a Rússia?
Com o apoio total de todos os países da OTAN, fica fácil, mas lembre que eles não tem força-aerea para bater de frente com a Rússia, estão limitados a defesa anti-aerea e ataques de longo alcance de precisão!
A Ucrânia e praticamente o Irã da Europa agora, força aérea modesta, defesas anti-aéreas vastas e mísseis e drones para ataques de longa distância!

Last edited 10 dias atrás by Cristiano ciclope
Eromaster

Se a Rússia quisesse atacar a Ucrânia pra valer mesmo numa guerra total, Kiev nem existira mais.
Seria mesma coisa que Israel está fazendo em Gaza. A população nem teria água pra beber.
Por isso é chamada de ” Operação Especial”. Não é uma guerra declarada.

Leonardo

Ao par… da sola dos sapatos!! Já perdeu mais de 1/5 do Território, mesmo com a ajuda massiva de toda a OTAN!

juggerbr

Contra a Rússia eles ainda tem vantagem, F22 e F-35 tendem a sobrepujar qualquer aeronave russa atual.
Contra a China, vai ser bem mais difícil, aparentemente.
As quantidades e qualidades de russos e chineses é algo que parece bem discrepante.

Cristiano ciclope

Depende de quem ataca primeiro, como ataca e. O quê.
Exemplo, se eu fosse enfrentar um oponente com caças de 5 geração usando caças de 4 geração, eu iria atacar primeiro, dias bases aéreas para destruir os caças em terra, destruir os aviões de apoio como aviões tanque e radar em terra e no ar, e treinar para sobreviver as armas de longo alcance e levar o combate aéreo ao .combate aproximado que os F-35 em configuração furtiva não são bons.

Macgaren

Capacidade industrial chinesa é muito alta, enquanto soldados russos estao roubando motor de maquina de lavar para usar em armamento e fazendo aquelas gambiarras com eletronica civil.

Jacinto

Isso é uma concepção incorreta. No Vietnam, os vietnamitas tinham MIG-21 (que ainda hoje é utilizado inclusive pela Índia) e que era (e ainda é) um excelente caça e tinha uma defesa aérea formidável e uma excelente defesa aérea. Os EUA perderam quase 500 F4 Phantom, mais de 30 B-52. No total, mais de 3500 aviões dos EUA foram derrubados pelo Vietnam.
Um país que é capaz de derrubar mais de 3.500 aviões não é despreparado.

Macgaren

Vietnan tinha apoio soviético e chines, isso quando URSS era desafio para a os EUA.

Iran

Russia não está no mesmo nível, e já perderam dezenas de SU-30/35/34 na guerra

Pestana

Sua linha do tempo está totalmente errada.
A guerra Coreia lutou contra quem
Mig 15 x F 86 com pilotos chineses e russos

Fábio Mayer

Basicamente porque ninguém, nem a Rússia ou a China, é louco o suficiente para afrontar os EUA e a USAF, da mesma forma que os EUA, apesar das tensões, não afronta Rússia ou China. A Rússia afrontou a Ucrânia justamente por saber que se trata de um país de FFAA secundárias no mundo, a China também não entra em grandes conflitos desde que assumiu o status de super-potência. Os 3 grandes, EUA, China e Rússia, nunca enfrentarão uma força militarmente forte, bem equipada e preparada, salvo se eclodir uma guerra entre eles mesmos, mas daí, as coisas vão se resolver… Read more »

Carlos Campos

eu discordo, eles não tem uma sofisticação de meios, eles são resistentes, e invadir o Paquistão é como enfiar a mao num formigueiro, igual o Afeganistão, o que eles tem de bom, é a Inteligencia do Exercito, uma das melhores do mundo

Augusto Cesar

Sim, seria um Afeganistão 10 vezes pior

Rafael

Detalhe para o combat proven em destaque na ilustração do Rafale…Ironias do destino!

Jota Ká

Se fosse abatido por um F-16 ou MIG-35 da vida, tudo bem, faz parte do jogo!
Agora, ser derrubado por ching ling, é humilhação suprema! 🙂

Akhinos

Só são ching ling na cabeça de xenófobos como você. Como se a bosta do seu país fosse mais do que um bando de caipiras inúteis.

Brasileiro é foda, ama gozar com o pau dos outros, sem fabricar sequer uma metralhadora que preste!

Luciano

Me dói ter que concordar contigo.

Akhinos

Me dói tbm, já tivemos uma indústria de Defesa moderna, mas esse país tem a habilidade suprema de perder oportunidades e dar tiro nos próprios pés.

Rafael Oliveira

A Indústria de Defesa brasileira hoje é mais moderna do que foi em qualquer época. Ou em alguma época nós desenvolvemos e fabricamos algo no nível do KC-390?

Taurus e CBC também estão muito melhores do que eram, exportando bilhões de reais em armas e munições, tendo como maior cliente os EUA.

Akaer fornecedora internacional de engenharia e de peças de aviação.

Engesa fabricava blindados baratos para países pobres. Quando quis competir “na parte de cima da tabela” desenvolvendo o Osório, faliu.

Velame

Alguém disse uma vez: “o Brasil não perde uma oportunidade de perder uma oportunidade”. Acho que é verdade.

Visitante1900

Vem pra cima, somos 200 milhões de cariocas vem visitar a Cracolandia, Paraisopolis e os morros no Rio de Janeiro.

Last edited 10 dias atrás by Visitante1900
Akhinos

Isso é ironia ou sério? Qlq drone acabaria com esses 200 milhões de “cariocas”, não precisa nem de vetores modernos.

Visitante1900

40 milhões de Ucranianos 3 anos de guerra e ainda tem acesso por terra, Sem querer desrespeitar Russos ou Ucranianos, mas 200 milhões 5x mais ao nosso lado nenhum pais invadiria por terra, muito menos pelo ar precisaria de quantos aviões e nossos drones agricolas 2° maior frota do mundo esses drones levanta pessoas facilmente.

Iran

Um strike group criando uma zona de exclusão em Paranagua, Itajaí e Santos, uns bombardeios no Rio e SP e cabou

Cristiano ciclope

Que nada, só de pensar em não poder gastar os dolores da corrupção no exterior, os nossos políticos entregam a mãe, o pai e só filhos.

José Joaquim da Silva Santos

Exato, uma hipótese bastante crível em caso de agressão militar. Daí abalroaremos os carriers inimigos com nossos navios de assalto anfíbio.

Visitante1900

No final brasileiro é uma pessoa boa, e faria uma terra boa sem mortes, pois ele não inventou nenhuma arma letal. Não inventamos metralhadoras que matam muitos, não inventamos a bomba de Hiroshima, em um julgamento somos inocentes.

Iran

E um nóia da cracolândia vai tentar fazer o que contra um J-10C e mísseis de cruzeiro? Assaltar? Kkkkkkk

Ivan herrera

Se fosse um gripen br já mais seria abatido.rssss

Rodrigo

Pois talvez nem teria sido entregue ainda..rssss

Nelson Junior

Mas um possível futuro cliente de F-35 caindo no colo dos Americanos

Luciano

Exato.

André Luiz D. de Queiroz

Ou… dos suecos! Quem compra Rafale, é porque não quer caça americano, ouso dizer… E o Gripen-E está competindo com o Rafale em algumas licitações internacionais..

Iran

Rafale não compete com o F-35 nesse caso, já que os indianos querem 4.5 e 5th. O Rafale concorre mais com o Gripen, F-16, F-18, Su-35 etc. Já o F-35 compete com o SU-57 e o Boramae

Digo

Tem a possibilidade do gripen apanhar do J-10C igual, caças de quinta geração são muito superiores aos caças de quarta geração. Para a Índia o melhor caminho é o F-35 mesmo, principalmente levando em conta que o o paquistão irá receber os J-35.

Visitante1900

F35 e qualquer avião EUA só usa uma bomba se os americanos deixar, não pode nem vender livremente.

Fábio Mayer

Não tem aquele famoso botão que inutiliza a aeronave, no caso dela combater contra os EUA? Ahahahahahahahah!

Welington S.

Uma informação importante. O comandante da FAB, em almoço empresarial com o LIDE, disse que, em novembro, iremos receber o primeiro Gripen fabricado no Brasil.

Ivan herrera

Legal, quem sabe não chegam pelo menos mais 1 vindo da Suécia.

Welington S.

Creio que virá também.

Welington S.

almoço empresarial LIDE*

José Luís

Os torcedores vão chorar hoje, afinal de contas, equipamento Chinês não presta…. Deve ser montagem, não pode ser verdade kkkkk

Welington S.

Agora, sobre o tema, é complicado. Vejo pessoas dizendo sobre os indianos caírem no colo do Tio Sam de vez partindo para o F-35, mas de quê adianta se nem mesmo com o Rafale, que é um grande vetor aéreo, os indianos souberam operar, irão saber com o F-35? Sabemos que os indianos operam muitos equipamentos em abundância, mas e o treinamento? Como fica? Como é? Será que realmente são bem treinados ou estão bem treinados na aviação de caça?

Akhinos

Eu acho bem estranho essa retórica que busca passar pano para o Rafale. Como você sabe que os indianos não sabem operá-lo? Você faz parte da equipe que fez a operação? O que se sabe por um fato agora é que o Rafale não é a coca que muitos pensavam, essa é a única inferência possível que se pode tirar disso. Além disso, eu duvido mto que pilotos paquistaneses são realmente mto superiores aos indianos. Em vários episódios importantes a incompetência das FAs paquistanesas ficaram demonstradas. Inclusive, com o Irã atacando eles, e o Bin Laden se escondendo lá anos… Read more »

DSousa

No primeiro parágrafo você questiona como o colega conseguiu chegar a uma conclusão sem fazer parte da operação.

No segundo parágrafo você conclui que o Rafale não é isso tudo por ter sido abatido.

Você fez parte da operação?

Last edited 10 dias atrás by DSousa
Akhinos

É possível afirmar categoricamente que a perda de 3 Rafales ( se confirmada) é um golpe enorme ao status do Rafale, e um sinal de que equipamentos chineses são mto melhores do que o pensado. Qualquer analista militar irá concordar com isso.

Negar isso é puro cope. Mas se tu quer ficar ai chorando as pitangas o problema é seu.

DSousa

Se isso, se aquilo e se aquele outro, aí sim, claro, com certeza.

Mas por enquanto não dá pra tirar nenhuma conclusão.

Não se sabe ao certo nem quantas aeronaves foram abatidas, onde, com que armamento e qual armamento carregavam. Em combates aéreos no passado, só soubemos as circunstâncias muitos anos depois.

Leandro Costa

O problema de afirmar isso é que você desconta um número impressionante de variáveis. Você não sabe como os Rafale foram usados, não sabe quais as condições do campo de batalha, não sabe se havia apoio, se não havia, se houve erro de planejamento, se estavam em posição de desvantagem, não sabe se foi erro do(s) piloto(s), não sabe como os J10C foram usados, etc. Você está tirando suas conclusões em um resultado sem saber as causas. Você acha um MiG-17 melhor que um F-4? Vários Phantom foram abatidos pelos MiG-17 por uma série de fatores. O primeiro abate de… Read more »

Akhinos

Eu nunca fiz ranking nenhum. O que eu chamei atenção foi pro fato que todo mundo adora ridicularizar equipamentos chineses. Agora chegamos a um cenário em que sabemos que eles podem obter bons resultados. E isso independe se foi o J10-C ou se foram os SAMs chineses. Existe uma enorme xenofobia em blogs de Defesa com equipamentos chineses. Mas filho feio não tem pai. Agora que ficou explicitado que eles são capazes, fica todo mundo falando que o Rafale foi abatido pq os indianos aprenderam a voar eles no Flight Simulator, e que não é culpa do Rafale. E pra… Read more »

Last edited 10 dias atrás by Akhinos
Leandro Costa

Em momento nenhum no post original ele questionou a eficiência das aeronaves Chinesas. Ele questionou as condições nas quais os Rafale eram operados. Quem está diminuindo, ou aumentando, (melhor vs. pior) é você. Você é que está inferindo que o colega acha isso ou aquilo, tendo acesso às mesmas informações que ele. E à partir disso você ainda diz que é uma questão de xenofobia quando as perguntas feitas podem ser aplicadas à qualquer país operador de aeronaves militares em combate. Sinceramente, isso é ‘ler demais’ em um post. E olha, incompetência existe em qualquer Força, de qualquer país, e… Read more »

Welington S.

Eu não estou passando pano amigo, apenas citei um fato questionável; em sites que visam falar sobre defesa, inclusive, no próprio Aéreo, não é de hoje que se discute como os indianos operam e qual sua qualidade de operação mediante a abundância de equipamentos militares que eles utilizam. Obviamente que eu não sei como eles utilizaram o Rafale naquele ambiente e, tampouco, faço parte da equipe de operação. Foi apenas um comentário simples, um achismo. Eu tenho minhas dúvidas, só. Agora, como você pode dizer que o Rafale não é essa coca toda que muitos pensavam, tendo em vista que,… Read more »

Jacinto

Mas porque você acha que o problema são os indianos? A realidade é que os caças de 4.x geração estão tendo dificuldades em operações ofensivas em todos os lugares em que estão sendo empregados desta forma – basta ver o que ocorre na Ucrânia, em que os caças russos não conseguem obter domínio aéreo sobre a Ucrânia depois de mais de 3 anos. A evolução da capacidade dos radares e dos mísseis tornou muito difícil operar caças de 4.x geração em operações ofensivas sem sofrer alguns abates.

RafaelA

Mas o congresso Americano nunca iria aprovar a venda do F35 pra India ja que eles possuem sistemas antiaéreos de fabricação rusa….

Antunes 1980

Provavelmente tratou-se de um envelope de missão mal planejado ou de uma deficiência na qualificação dos pilotos indianos. De qualquer forma, a reputação do Rafale acabou ficando arranhada.
Mas faz parte: o único caça que nunca é abatido é aquele que permanece no hangar.

Fica, no entanto, um alerta importante os caças chineses e os sistemas antiaéreos russos continuam mostrando alta eficácia contra vetores da geração 4.5++

Bruno

Além disso há ainda a vetoracao pelos Saab 2000 Awacs. Operando em rede com os cacas e os indianos, talvez, não estejam no mesmo nível de interop.

Sergio Machado

Creio que é precoce atribuir ao J10, por hora. Paquistaneses operam o F2000 chines com alcance similar ao Patriot. Pode ter sido mecha via SAM ou um dueto J10/F2000. Talvez operem linkados.

RafaelA

A inteligência Americana confirmou que os aviões foram abatidos por mísseis ar-ar

Kornet

Cadê o indiano que comenta aqui,seria bom para esclarecer quantos Rafales foram perdidos.
Se eu já era simpático ao J10,agora virei fã.

Heinz

Ele já apareceu dizendo que é mentira, então vamos ver se ele comenta nessa matéria.
Eu compraria o J10 para substituir os AMX-1, falei disso bem antes do acontecido. Entretanto, ele está na mesma categoria do Gripen, talvez um pouco abaixo porque é um projeto mais antigo.

Last edited 10 dias atrás by Heinz
Sorb

Foi o próprio chefe das forças armadas paquistanesas que anunciaram que todos caças indianos abatidos foram derrubados pelo J-10c, e a inteligência francesa confirmou que eram Rafales.

Plínio Jr

Os grandes problemas que teríamos na aquisição do J-10 seriam :

  • Toda uma cadeia logística, operacional e de comunicação diferente dos padrões ocidentais que a FAB opera,
  • Os riscos de embargos por parte dos EUA e aliados no contexto político e econômico,

Dentro da atualidade do cenário internacional, vejo que a FAB precisa de um vetor complementar ao F-39, o J-10 poderia ser este vetor, desde que encare estes desafios citados acima .

Luciano

O curioso é que sinceramente, o abate do Rafale não deveria ser surpresa para ninguém. Não é só porque o J10CE é um avião de muito boa qualidade, assim como o HQ9 antiaéreo. Mas porque a PAF é muito bem preparada e possui uma defesa aérea moderna e integrada o suficiente para reagir.

Quando se trata de forças de mesmo nível, isso acontece. Não é como os yanks metendo bomba em terroristas de sandália.

Allan

Outro ponto a se considerar em favor do J10, ele nasceu a partir de um projeto israelense cancelado, IAI Lavi, inclusive com apoio dos israelenses aos chineses na década de 80.
Hoje estando na versão J10C, imagine o quanto evoluiu tecnologicamente.

Sorb

aham, eu sou o estado de israel e confirmo tua veracidade

Allan

So procurar ai na internet, aqui mesmo no aereo.jor.br tem matérias sobre o Lavi israelense e apoio que foi dado aos chineses no programa do J10…
Não é segredo pra ninguém isso, inclusive na época em que isso aconteceu, rolou um mau estar entre o governo dos eua e de israel, por esse apoio aos chineses…

Sorb

O que mudou o jogo foi o míssil chinês PL-15

papercutwound

A missão dos Rafale era ingrata. Atacar o território inimigo sem poder atacar as defesas aéreas é uma missão bastante arriscada. Significa que os meios de defesa aérea paquistaneses estavam livres para operar o tempo todo enquanto os indianos apenas poderiam reagir. Para fazer uma missão com base nessas premissas de forma relativamente segura, seria necessário ao menos aeronaves poderosas de EW e idealmente executar os ataques em profundidade somente com aeronaves furtivas. Do contrário o resultado dificilmente seria diferente do que foi. Mesmo com muito planejamento e execução exímia.

Jacinto

Cabe a reflexão: um ataque aéreo com caças era mesmo a melhor opção? Não seria melhor um ataque com misseis de cruzeiro?

papercutwound

Me parece que sim, mas por outro lado mísseis de cruzeiro são caros e não são amplamente disponíveis nas forças indianas. Mas acredito que o determinante para uso da força aérea foi mesmo a questão política. Usar somente mísseis de cruzeiro passariam a imagem de um país não disposto a se arriscar para se defender. Em outro contexto não se entenderia dessa forma, mas no contexto Índia X Paquistão é uma possibilidade.

Jacinto

Isso não é uma questão de caça X vs caça Y. Esta foi uma operação complexa, que envolvia aeronaves de apoio com Alertas Antecipados (AWACS) e guerra eletrônica (EW). O que este tipo de situação demonstra não é tanto as capacidade de cada aeronave individualmente consideradas, mas a força do conjunto, do ecossistema criado pela integração de várias aeronaves diferentes. É por isso que certas aeronaves são “multiplicadores de força”. E fica claro que caças de 4.x gerações hoje em dia têm muita dificuldade em realizar operações ofensivas contra um inimigo preparado porque a capacidade dos radares e dos mísseis… Read more »

Bruno

Excelente!

Wagner Figueiredo

Caça israelense lavi!!! Ops.. caça J10 C abateu Rafale!!! Rsrsrs

Last edited 10 dias atrás by Wagner Figueiredo
Iran

E os peruanos enchem a boca pra menosprezar o Gripen por ser pequeno kkkk e dizer que o Rafale é supra sumo do divino

Recruta Zero

Se fala muito sobre a aeronave ,armamento mas se o planejamento da missão for feito por pessoas incompetentes e haver falhas de inteligência ou interpretação dos dados mesmo os melhores pilotos nas melhores aeronaves podem ser alvos fáceis para um inimigo que já sabe que vai ser atacado.

Tio Velho Comuna

A China não ofereceu esses J-10 ao Brasil?

Tio Velho Comuna
edC

“Um alto funcionário da inteligência francesa confirmou à CNN que um caça Rafale da Força Aérea Indiana foi abatido pelo Paquistão”

Como a Inteligencia francesa tem essa informação? Será que rastreiam de algum modo os Rafales exportados?

Oseias

Acho que essa é a primeira guerra aberta entre dois países com armas nucleares.

José Joaquim da Silva Santos

Errado, teve a guerra do Cargil em 1999 e outra escaramuça com caças em 2019

Mauro Oliveira

É vendo os comentários, que me lembram o motivo pelo o qual saí do Facebook do forças de defesa. Não existe avião intocável. Mesmo o “poderoso” F-15, quase foi pro saco quando enfrentou Migs sírios em 1981, voltou pra base monomotor. E nem adianta culpar equipamento bom ou ruim, o que manda mesmo é uma coisa já amplamente sabida até para os indianos. TREINAMENTO. E todo mundo sabe que na Índia o treinamento básico é extremamente deficiente, há até artigos escritos por generais sobre isso. É como os F-16 na ucrânia. foi “gamechanger”? NÃO FOI. O que manda é treinamento,… Read more »

Rafael

A constituição social dos indianos é perversa mesmo.
É uma espécie de meritocracia concedida pelos deuses. Lá a força de vontade não é suficiente para vencer na vida.
Mas é complicado julgar sendo brasileiro e vendo a teologia da prosperidade dando tão certo por aqui…

Last edited 10 dias atrás by Rafael
Fábio Mayer

Penso que na arena BVR, quem engajar o alvo e disparar primeiro, geralmente vence a batalha. Não entendo que houve inferioridade do Rafale em relação ao J-10, ambas as aeronaves são muito capazes, o que deve ter acontecido foi um monitoramento de radar pior da Índia e melhor do Paquistão, para este caso, até porque não eram apenas J10 como não eram apenas Rafales na batalha.

Sergio

Ainda bem que CV e PCC – ainda- não possuem aviação de combate.

Imaginem os F5…

Antes que o pau venha, modo irônico ON

Bryan

Se esses fatos procedem, quer dizer que os aviões chineses não são “chilinguilingue”.

Francisco

Imagina a tristeza dos diretores da Lockheed Martin quando souberam dessa notícia. Pode anota que o F35 será o próximo caça indiano.

John

Essa sucata já estava prevista pra falhar, os eua não quiseram entregar os seus amados F18 justamente pra não correrem o risco de passarem vergonha para os jatos chineses que tinha o paquistão heheheheheheheh foram 3 rafalles derrubados, e outros jatos da era sovietica…

Abymael2

A frase do ministro paquistanês foi tipo um tabefe na cara dos que se dizem “ocidentais”: O tão exaltado Rafale fracassou miseravelmente, e os pilotos indianos mostraram-se totalmente incompetentes.
PS: tá engraçado o desespero dos fanboys tentando minimizar a enorme vitória da tecnologia chinesa. Continuem que tá divertido.

Vila Nova

Muita propaganda desse Rafale!
Não demora muito pra um ou mais F-35 ser abatido em algum lugar do planeta!

Samuel Farias

F5 colocam os dois no chinelo kkkk