Embraer destaca as capacidades multimissão do KC-390 Millennium durante a SOF Week nos EUA

C-390 Millennium
Tampa, Flórida, 05 de maio de 2025 – A conferência anual Special Operations Forces Week (SOF Week), que acontece de 05 a 07 de maio, em Tampa, Flórida, é a terceira parada da turnê de demonstração do KC-390 Millennium nos Estados Unidos. A Embraer Defesa & Segurança está expondo pela primeira vez no evento, com o objetivo de promover as capacidades multimissão da aeronave de transporte aéreo e reabastecimento em voo para operações de forças especiais. A SOF Week é o principal encontro global de operadores, representantes da indústria e parceiros estratégicos que atuam com forças especiais.
Durante o evento de três dias, um KC-390 Millennium operado pela Força Aérea Brasileira estará em exposição na Sheltair Aviation, localizada no Aeroporto Internacional de Tampa. Participantes do evento podem se cadastrar no estande da Embraer (# 1701), que irá oferecer transporte de ida e volta para visitar a aeronave.
“O KC-390 oferece uma proposta de valor imbatível que combina rápida capacidade de reconfiguração de missão com tecnologia avançada, assim como maior velocidade e tempo de resposta mais rápido, o que se traduz em maior eficiência operacional e baixos custos de ciclo de vida”, diz Jake Williams, vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios e Vendas da Embraer Defesa & Segurança (EDS) na América do Norte. “O KC-390 é a melhor aeronave em sua categoria, perfeita para missões de Operações Especiais, pois é capaz de realizar as missões mais exigentes nos cenários mais desafiadores, incluindo reabastecimento aéreo e emprego ágil em combate (ACE).”
O KC-390 da Embraer também está equipado com um conjunto moderno e abrangente de sensores e equipamentos de comunicação que permitem alto grau de conectividade entre aeronaves, comandos operacionais e tropas no solo. Além disso, o robusto sistema integrado de guerra eletrônica e autoproteção do KC-390 aumenta a capacidade de sobrevivência.
O KC-390 Millennium é uma aeronave de transporte aéreo médio e reabastecedor projetada e construída no século 21 – um jato multimissão que oferece maior desempenho, com 99% de disponibilidade para realizar as missões e baixos custos operacionais. Isso significa que a sua capacidade multimissão e de interoperabilidade estão integradas desde a fase de projeto, permitindo assim que a aeronave esteja pronta para cumprir todos os perfis de missão exigidos pelas forças aéreas.
Com alcance e velocidade de um turbofan, a aeronave opera como um ativo estratégico, reduzindo o tempo de viagem em rota assim como o tempo de resposta. Ao mesmo tempo, o KC-390 atua como um avião de transporte tático, com grande capacidade de carga, lidando com uma gama diversificada de cargas úteis e realizando uma ampla variedade de missões, desde lançamento aéreo de precisão até ajuda humanitária e evacuação médica. A aeronave pode realizar lançamentos aéreos de tropas em altitudes de até 36.000 pés. Tudo isso combinado com a capacidade de pousar em pistas não preparadas, características aprimoradas de manuseio em baixa velocidade e a capacidade de reconfiguração rápida da missões entre lançamento aéreo, combate a incêndios e reabastecimento aéreo (tanto para jatos velozes como para asa rotativa), tornam o KC-390 uma plataforma multimissão verdadeiramente versátil, ideal para forças especiais em todo o mundo.
O KC-390 Millennium da Embraer está rapidamente se tornando a aeronave preferida entre os membros da OTAN e aliados na Europa, contribuindo para a modernização de suas forças armadas, ao mesmo tempo em que adiciona novas capacidades e aprimora a interoperabilidade com as forças aliadas. A aeronave já está em operação no Brasil, em Portugal e na Hungria, foi encomendada pela Holanda, Áustria e República Tcheca, e foi recentemente selecionada pela Suécia e Eslováquia para suas necessidades de defesa nacional. A Coreia do Sul completa a crescente lista de nações que optaram pelo KC-390.
O KC-390 Millennium está atualmente em produção e já está operando há alguns anos na Capacidade Operacional Final. É uma plataforma pronta para uso que está disponível hoje e preparada para apoiar os mercados globais e os EUA a lidarem com as ameaças emergentes.
Sobre a Embraer
Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer atua nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A Companhia projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer Serviços & Suporte a clientes no pós-venda.
Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 9 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos, uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 150 milhões de passageiros.
A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.
DIVULGAÇÃO: Embraer
Além do SOF, o KC-390 também deu as caras no ARSAG (evento focado em reabastecimento aéreo) e na Flórida, para mostrar à NASA do que é capaz
Tem gente na lockheed espumando de inveja hihihihi
É, mas eu acho difícil o Tio Sam comprar o KC-390, devido ao histórico e a postura do governo Trump…
Não só ele… EUA sempre da preferência aos produtos internos.
Infelizmente, Trump cortou verba para programas de aviação da NASA. Acho que foi coisa de 25% do orçamento da NASA inteira.
E a Embraer tenta mais uma vez entrar no valioso mercado (e gigantesca vitrine) norte-americano. Não é fácil. Foram tantas tentativas frustradas no passado que chego até a pensar que há algum ranço da parte deles com a Embraer.
Se não se interessarem pelo nosso KC-390, os norte-americanos ficarão na constrangedora posição de ver seus principais aliados dentro e fora da OTAN utilizando um cargueiro tático muito mais moderno e capaz que o deles.
O Tio Sam tudo bem, nós sabemos que dificilmente comprarão o KC-390, mas a Índia hein?
E olha que o KC tem componentes produzidos nos EUA, o que acaba dando retorno financeiro para eles.
E se… A EMBRAER se juntasse a sua maior concorrente, a Lockheed Martin, e assim pudessem em conjunto oferecer um o KC-390 para a USAF com uma lança de reabastecimento? Sei que pode ser delírio, mas a mesma Lockheed já queria oferecer o A330 como plataforma reabastecedora, concorrendo com o KC46… E a mesma Lockheed sabe que o seu C130 mesmo que ainda em fabricação, pode estar no final da sua vida útil de atualizações… Logo a Airbus e a Boeing dominam essa área com o C17 e o A400. O KC390 sendo oferecido pela Lockheed tb, poderia ter versões… Read more »