C-390 Millennium

Tampa, Flórida, 05 de maio de 2025 – A conferência anual Special Operations Forces Week (SOF Week), que acontece de 05 a 07 de maio, em Tampa, Flórida, é a terceira parada da turnê de demonstração do KC-390 Millennium nos Estados Unidos. A Embraer Defesa & Segurança está expondo pela primeira vez no evento, com o objetivo de promover as capacidades multimissão da aeronave de transporte aéreo e reabastecimento em voo para operações de forças especiais. A SOF Week é o principal encontro global de operadores, representantes da indústria e parceiros estratégicos que atuam com forças especiais.

Durante o evento de três dias, um KC-390 Millennium operado pela Força Aérea Brasileira estará em exposição na Sheltair Aviation, localizada no Aeroporto Internacional de Tampa. Participantes do evento podem se cadastrar no estande da Embraer (# 1701), que irá oferecer transporte de ida e volta para visitar a aeronave.

“O KC-390 oferece uma proposta de valor imbatível que combina rápida capacidade de reconfiguração de missão com tecnologia avançada, assim como maior velocidade e tempo de resposta mais rápido, o que se traduz em maior eficiência operacional e baixos custos de ciclo de vida”, diz Jake Williams, vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios e Vendas da Embraer Defesa & Segurança (EDS) na América do Norte. “O KC-390 é a melhor aeronave em sua categoria, perfeita para missões de Operações Especiais, pois é capaz de realizar as missões mais exigentes nos cenários mais desafiadores, incluindo reabastecimento aéreo e emprego ágil em combate (ACE).”

O KC-390 da Embraer também está equipado com um conjunto moderno e abrangente de sensores e equipamentos de comunicação que permitem alto grau de conectividade entre aeronaves, comandos operacionais e tropas no solo. Além disso, o robusto sistema integrado de guerra eletrônica e autoproteção do KC-390 aumenta a capacidade de sobrevivência.

O KC-390 Millennium é uma aeronave de transporte aéreo médio e reabastecedor projetada e construída no século 21 – um jato multimissão que oferece maior desempenho, com 99% de disponibilidade para realizar as missões e baixos custos operacionais. Isso significa que a sua capacidade multimissão e de interoperabilidade estão integradas desde a fase de projeto, permitindo assim que a aeronave esteja pronta para cumprir todos os perfis de missão exigidos pelas forças aéreas.

Com alcance e velocidade de um turbofan, a aeronave opera como um ativo estratégico, reduzindo o tempo de viagem em rota assim como o tempo de resposta. Ao mesmo tempo, o KC-390 atua como um avião de transporte tático, com grande capacidade de carga, lidando com uma gama diversificada de cargas úteis e realizando uma ampla variedade de missões, desde lançamento aéreo de precisão até ajuda humanitária e evacuação médica. A aeronave pode realizar lançamentos aéreos de tropas em altitudes de até 36.000 pés. Tudo isso combinado com a capacidade de pousar em pistas não preparadas, características aprimoradas de manuseio em baixa velocidade e a capacidade de reconfiguração rápida da missões entre lançamento aéreo, combate a incêndios e reabastecimento aéreo (tanto para jatos velozes como para asa rotativa), tornam o KC-390 uma plataforma multimissão verdadeiramente versátil, ideal para forças especiais em todo o mundo.

O KC-390 Millennium da Embraer está rapidamente se tornando a aeronave preferida entre os membros da OTAN e aliados na Europa, contribuindo para a modernização de suas forças armadas, ao mesmo tempo em que adiciona novas capacidades e aprimora a interoperabilidade com as forças aliadas. A aeronave já está em operação no Brasil, em Portugal e na Hungria, foi encomendada pela Holanda, Áustria e República Tcheca, e foi recentemente selecionada pela Suécia e Eslováquia para suas necessidades de defesa nacional. A Coreia do Sul completa a crescente lista de nações que optaram pelo KC-390.

O KC-390 Millennium está atualmente em produção e já está operando há alguns anos na Capacidade Operacional Final. É uma plataforma pronta para uso que está disponível hoje e preparada para apoiar os mercados globais e os EUA a lidarem com as ameaças emergentes.

Sobre a Embraer

Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer atua nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A Companhia projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer Serviços & Suporte a clientes no pós-venda.

Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 9 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos, uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 150 milhões de passageiros.

A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.

DIVULGAÇÃO: Embraer

Subscribe
Notify of
guest

8 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Gabriel

Além do SOF, o KC-390 também deu as caras no ARSAG (evento focado em reabastecimento aéreo) e na Flórida, para mostrar à NASA do que é capaz

Tem gente na lockheed espumando de inveja hihihihi

KarlBonfim

É, mas eu acho difícil o Tio Sam comprar o KC-390, devido ao histórico e a postura do governo Trump…

Pedro

Não só ele… EUA sempre da preferência aos produtos internos.

Leandro Costa

Infelizmente, Trump cortou verba para programas de aviação da NASA. Acho que foi coisa de 25% do orçamento da NASA inteira.

Robson Rocha

E a Embraer tenta mais uma vez entrar no valioso mercado (e gigantesca vitrine) norte-americano. Não é fácil. Foram tantas tentativas frustradas no passado que chego até a pensar que há algum ranço da parte deles com a Embraer.
Se não se interessarem pelo nosso KC-390, os norte-americanos ficarão na constrangedora posição de ver seus principais aliados dentro e fora da OTAN utilizando um cargueiro tático muito mais moderno e capaz que o deles.

KarlBonfim

O Tio Sam tudo bem, nós sabemos que dificilmente comprarão o KC-390, mas a Índia hein?

gordo

E olha que o KC tem componentes produzidos nos EUA, o que acaba dando retorno financeiro para eles.

Douglas Rodrigues

E se… A EMBRAER se juntasse a sua maior concorrente, a Lockheed Martin, e assim pudessem em conjunto oferecer um o KC-390 para a USAF com uma lança de reabastecimento? Sei que pode ser delírio, mas a mesma Lockheed já queria oferecer o A330 como plataforma reabastecedora, concorrendo com o KC46… E a mesma Lockheed sabe que o seu C130 mesmo que ainda em fabricação, pode estar no final da sua vida útil de atualizações… Logo a Airbus e a Boeing dominam essa área com o C17 e o A400. O KC390 sendo oferecido pela Lockheed tb, poderia ter versões… Read more »