A Força Aérea dos Estados Unidos realizou o último voo do caça F-15C Eagle da ativa em Kadena, Japão, encerrando uma trajetória de 45 anos da aeronave na base e marcando a última missão operacional desse modelo na força ativa. O evento coincidiu com a ativação do 67º Esquadrão de Geração de Caça (FGS), dentro de uma grande reorganização estrutural da base, e ocorreu após a “Celebração do Pôr do Sol do Eagle de Kadena”, em abril de 2023.

O general Ken Wilsbach, comandante do Comando de Combate Aéreo da USAF, destacou o papel histórico dos F-15C/D baseados em Kadena na manutenção da superioridade aérea no Indo-Pacífico. Ele prestou homenagem aos profissionais que, ao longo das décadas, operaram e mantiveram essas aeronaves em prol da segurança regional. Após o voo final, o caça recebeu uma saudação cerimonial e será agora utilizado como aeronave de treinamento em manutenção.

O coronel Randy Schwinler, comandante do Grupo de Manutenção da 18ª Ala, afirmou que, apesar da aposentadoria de uma plataforma lendária, o foco agora é fortalecer as capacidades de manutenção para enfrentar futuros desafios. A localização estratégica de Kadena exige prontidão diante de ameaças imediatas e, ao mesmo tempo, avanços na modernização tecnológica.

A reorganização da base incluiu a desativação do 18º Esquadrão de Manutenção de Aeronaves e a ativação do 67º FGS. O major Eric Boehm assumiu o comando da nova unidade. A mudança adota o conceito de Organização de Manutenção Orientada ao Combate, que aproxima os técnicos de manutenção das unidades operacionais, promovendo maior agilidade e prontidão operacional.

Essa transição inclui também o lançamento do programa de Táticas e Treinamento de Integração de Caças (FITT), que prepara o pessoal técnico para a chegada do novo F-15EX Eagle II. Segundo Boehm, o programa permitirá uma adaptação ao novo ambiente operacional, alinhado ao conceito de emprego ágil de combate, com maior flexibilidade e alcance global.

A Força Aérea dos EUA reafirmou seu compromisso com a dissuasão regional e a defesa do Japão. Durante a substituição dos F-15C, aeronaves de combate mais modernas foram temporariamente deslocadas para Kadena, garantindo continuidade na presença aérea. A introdução do F-15EX, com sistemas de armas avançados e aviônicos de ponta, representa a transição de uma missão exclusivamente ar-ar para uma capacidade multifuncional, refletindo as novas exigências do cenário estratégico no Indo-Pacífico.

Subscribe
Notify of
guest

6 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Akivrx
Last edited 22 dias atrás by Akivrx
Andiere

Aposentadoria que nada! Essa águia ainda vai voar por muitos anos, só que com letrinhas diferentes atrás do 15.

Macgaren

Vai que é sua FAB

Regis

Não dá ideia cara, pelo amor de Deus, pois já estariam negociando F-16 velho.

JuggerBR

Num mundo que F-22 e F-35 não custaram os olhos da cara, os F-Teens dos Eua já teriam aposentado ou estariam em vias de aposentar.

DENIS GUIMARAES DE SOUZA

Brasil? O Brasil não tem forças armadas, tem clube de aposentadoria. Com mais de 80% do investimento em defesa indo para pagamento de salários e aposentadoria! E tome lobo de bacalhau.