Portugal descarta compra de caças F-35 e avalia alternativas europeias

O ministro da Defesa Nacional de Portugal, Nuno Melo, anunciou que o país não irá adquirir os caças F-35 aos Estados Unidos, considerando o atual contexto geopolítico e a imprevisibilidade da política norte-americana.
Melo destacou que, embora os F-16 da Força Aérea Portuguesa estejam próximos do fim de sua vida útil, é necessário avaliar opções que garantam maior previsibilidade e segurança operacional. Ele mencionou que alternativas de produção europeia estão sendo consideradas, visando também benefícios econômicos para Portugal.
O ministro enfatizou que a recente postura dos EUA no contexto da NATO e no cenário geoestratégico internacional exige uma reflexão aprofundada sobre as melhores opções para a defesa nacional. A previsibilidade dos aliados é um fator crucial na decisão sobre a substituição das aeronaves de combate.
Embora não tenha especificado modelos, Melo sugeriu que alternativas francesas, como o Dassault Rafale, podem estar entre as opções consideradas pelo governo português.
Além disso, o ministro não descartou a possibilidade de enviar militares portugueses para a Ucrânia, desde que em missões de manutenção de paz e em um cenário de cessar-fogo.
Essas declarações refletem uma reavaliação estratégica das alianças e das aquisições militares de Portugal, buscando assegurar a soberania nacional e a eficiência das Forças Armadas em um cenário internacional em constante mudança.
Os EUA se afastam da Europa, a Europa para de comprar produtos “”made in USA”, inclusive militares!
Mero palpite: penso que Portugal vai de Gripen
Se os portugueses estão querendo um produto que seja “Made in Europa” e com maior índice de componentes europeus, acredito que o Rafale ou até mesmo o Eurofighter Typhoon tenham maiores chances, principalmente devido a motorização.
Vai que nessa onda a SAAB resolva se mexer e coloca um motor europeu no Gripen. Lembrando que os primeiros Gripens voavam com o Volvo RM12.
Que nada mais era do que um GE-F404 produzido sob licença.
Salvo engano, A SAAB chegou a cogitar a instalação do EJ2000 no Gripen, ou seja, possibilidades “Made in Europa” existem, resta saber se são economicamente viáveis.
Problema é que o EJ2000 tem menos potência que o GE-414, se for para reduzir potência e ter mais autonomia, melhor ir de RM12 que é o GE404
A questão é será que o EJ2000 ou RM12 geram tanta energia elétrica quanto GE414, além de que talvez haja a perda do SuperCruise, aceleração mais lenta, isso em um caça monomotor é ruim.
O supercruise do Gripen E/F é marginal e com a aeronave sem, ou com bem pouca, carga.
Assim como a do Rafale e Eurofighter. O Rafale pode usar dois conjuntos de tanques externos, um conjunto supersônico, de menor litragem (mais finos e pontiagudos), e o conjunto subsônico que são grandes como os usados no Mirage 2000, 2200 litros se não me engano).
Só que assim, não é impossível modificar o motor para mais potência. E os europeus tem experiencia na produção de motores.
Dei uma olhada aqui e o EJ 2000 já atinge os números do GE414, o que me faz ter duvidas do que pq sempre perde para o GE414 em contratos de exportação, vide Coreia do Sul, Gripen Suecia, India Tejas, e perdeu também na Turquia
Mas, se a ideia é ter mais independência dos EUA, a opção deve ser européia. O RM12 é o GE F404 produzido sob licença na Suécia. Uma alternativa de remotorização do Gripen seria o EJ200 ou mesmo a última versão do M88, ambos com potência semelhante ao F414.
Há que se considerar também peso e dimensões pois isso dita o quanto a aeronave precisaria ser modificada pra mudança ser viável. Nesse aspecto, até onde sei, o EJ200 é mais adequado por ser o mais parecido com o F414 em termos de potência, peso e tamanho.
EJ200, não 2000.
Volvo RM12 é o GE F404 fabricado na Suécia.
Caro, tanto o modelo C/D como o modelo E/F do SAAB Gripen utilizam motores de fabricação sueca, pela VOLVO: respectivamente os motores RM12 (versão licenciada do GE F-404) e RM16 (versão licenciada do F-414). Não está claro o quanto o governo americano teria de ingerência sobre a fabricação desses motores no estrangeiro e/ou fornecimento de peças de manutenção em caso de decidirem por um embargo às exportações do Gripen…
A Volvo aerospace agora se chama GKN. No site deles não esta claro se o R16, derivado do F414 do Super Hornet, é produzido por eles ou vem direto da GE. A GKN foi contratada para testes e manutenção.
A única versão que eu sei que foi licenciada desse motor pra produção local foi a versão do Boramae que é produzinda em conjunto pela GE e Hanwha na Coreia do Sul.
Versão sob licença não é o mesmo que produção autóctone. Está sujeita, em maior ou menor grau, à inferências do fabricante original. Quanto ao motor do Gripen E/F, até onde sei é produzido pela própria GE, mesmo que tenha um nome dados pela Volvo.
O RM16 tem essa designação na Suécia, mas é o F414-GE-39E ptoduzido pela GE.
SAAB não vai se indispor com os EUA trocando o motor ou fazendo qualquer alteração afinal eles tem interessante em manter a boa relação e o contrato com potencial gigante do T-7 Red Hawk para a USAF…
Eu também! 👍
Num cenario de incerteza transatlantica, a França deve sair como a líder europeia em defesa. O Gripen tem motor americano e boa parte dos seus sensores feitos no Reino Unido. Se a decisão é Geopolítica e apoiar a UE, Rafale ou o Eurofighter (modelos alemão/espanhol) fazem mais sentido.
O Gripen é mais parecido com o F-16, acho que em custos também.
O países sem muita grana migrariam para o Gripen como opção europeia. Comprar Rafale ou Typhoon é aumentar os custos, não sei como vão fazer.
Será que existe a chance de dois ou três países mais periféricos juntarem-se e comprar uma frota de Jatos bimotores e usá-los mais ou menos como um rodízio? Como fazem hoje com transportes?
Se o problema de Portugal for dinheiro porq ele iriam de f35 o caça mais caro ?
A FAP ano passado tinham “anunciado” que a transição pro F35 tinha iniciado. Se a decisão é geopolítica como o artigo diz e não financeira, custo de manutenção nao deve ser o problema. E o custo hora voo do F35 e Rafale que foi mencionado pela autoridade portuguesa sao bem maiores que o gripen E. Os portugueses operam 45 F16, sendo 7 dual seater que provavelmente nao serao substituidos, dos single seaters 17 sao mais antigos (1994, a segunda ordem de 1999)… imagino que a 1a ordem de F35 seria pequena para aposentar os F16 de 94, 12 F35 talvez?… Read more »
Portugal têm 28 caças, sim teve 45 mas vendeu os para roménia… Desses 28 19 foram comprados novos e ainda podem ser usados prefeitamente mais 10 / 15 anos com uma atualização… Os restantes estão em fim de vida. Por isso que o plano de portugal era compar f35 a 20 anos com os primeiro chegarem até 2030/31 pra subtituir os f16 mais antigos…
Então em tese seria possível manter uma frota reduzida, e entrar com participante de um programa como o FCAS ou Tempest (GCAP), que tem precisão de entrarem em produção em meados dos anos 30?
Sim, mas esses programas não podem atrasar por motivos tecnicos e isso é um problema porque é muito comum.
Mas por outro lado acredito vai haver muito dinheiro devido a geopolitica o que pode acelarar… É dificil dizer sem estar por dentro desses programas
20 comprados novos.
Valeu pela correção
Portugal não possui 45 f-16 mas apenas 28.
A FAP tem 28 aviões f16, isto porque foram vendidos a Romênia 12+5 unidades. O que estáva previsto era 27 aviões F35 por 5,5 biliões €, agora poderá muito bem ser uma nova esquadra de aviões rafale ou Eurofighter, dadas a incertezas e pouca confiabilidade por Donald Trump
O meu palpite copiou o seu…rs.
Me liguei depois desse erro
Vai impingir outro a sul. Para ter o Gripen então é fazer o MLU” V” aos F16 que fica superior, menos oneroso e já os temos e fazemos toda a manutenção. A maioria dos F16 M portugueses podem voar para além de 2040. Por isso da tempo a uma alternativa de 5 geração ou até 6 europeia.
Outra solução será adquirir uma esquadra de Rafale a substituir os F16M mais antigos e ficar com a outra com F16 V.
Esquece lá o gripen em Portugal. Já bastou a treta dos Tucanos
Com a afirmação de Trump “só defendo quem gaste 2% do PIB no orçamento de defesa” aniquilou o artigo 5º que afirma “um ataque a um membro é um ataque a todos” e é irónico porque o único país a acenar o artigo 5 foi precisamente os EUA. Se a isto se juntar a Cúpula de Gales em 2014 no qual ficou a recomendação de se gastar 2% do PIB em defesa e que 20% desse montante fosse gasto na aquisição de novos equipamentos, sabendo também que os EUA só pagam 16% do orçamento da OTAN e que o mesmo… Read more »
Quem quiser Soberania mínima jamais cogitaria comprar caças dos EUA ou com partes críticas Made in USA…
Negativo, o gripen tem muitos componentes de origem americana
Por isso mesmo os EUA deixa todos no chão quando quiser.
Governo dele caiu na terça, tem que ver se essa decisão será mantida.
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2025/03/11/montenegro-perde-voto-de-confianca-no-parlamento-portugues.ghtml
Em Portugal a politica externa funciona em acordo com os 2 principais partidos
KC390/A29/Gripen!!! Ótima oportunidade para a SAAB e EMBRAER!!!
Concordo 100% trinômio de sucesso!
Opa lógico kkk sabendo que metade dos componentes da gripen é. Americano kkkkkk
Essa mesma metade de equipamentos podem ser substituídas por equipamentos europeus.
Não são metade, a maior parte é Sueca e a seguir Britânica.
Tanto os Typhons quanto os Rafales também possuem componentes americanos…ou não?
Sim, mas em menor grau. O Gripen é de longe o caça “europeu” mais dependente dos EUA. Apenas uma quantidade comparativamente pequena dos componentes e sistemas encontrados no Gripen são realmente projetados e fabricados por fornecedores suecos. Mais de 1/3 dos fornecedores são americanos. O caça europeu mais independente e que se aproxima mais da desejada soberania sobre tecnologia e fornecedores é indubitavelmente o RAFALE. Logo em seguida o Typhoon. A Europa até pode construir uma caça 100% europeu, a questão é a determinação política e incapacidade ( indolência) de sustentar esses custos. A incapacidade não é dada pela falta… Read more »
Explica aí como você fez essa conta
A desculpa é mesmo a incerteza política do “fabricante” da aeronave;
Ou Portugal se deu conta de que não tem grana ora comprar / manter / operar F-35, e usou isso como a desculpa perfeita?
Fica aí a pergunta.
Não se trata de grana mas sim de estratégia geopolitica. A opção mais racional sería o leasing de aparelhos rafale. Visto serem de construção puramente europeia. Os f35 como qualquer aparelho americano depende da “vontade” dos americanos. Se as missões não forem convenientes eles podem desligar capacidades dos aparelhos remotamente. Ficando as forças estrangeiras que os adquiram seus refens.
Isso não é verdade, não podem desligar nada remotamente, o problema é na logística e em actualizações, segundo se diz tem a ver com transferências de dados.
Não adianta você falar isso, rui. Os caras acreditam que tem um peão lá na Lockheed, 24 horas por dia, monitorando cada F-35 que voa pelo mundo, através de uma tela e um teclado, só aguardando a ordem de Washington para apertar um botão e desabilitar totalmente as aeronaves…isso está consolidado no imaginário dessa gente…e não há nada que se diga que mude isso…nesses casos, você só deve acenar, sorrir e balançar a cabeça em concordância…
Caro Santamariense, vc está errado, pois com mais de 1000 unidades dos F35 vendidas e em operação são mais de 2000 peões (dois turnos) trabalhando para desligar qualquer malfeitor…imagina se algo assim vier a matar um único piloto por erro de comando …Ctrl+Alt+Del…rsrsrsrsr
Se fosse problema orçamentário, a nota indicaria isto. Neste caso, faz mais sentido indicar o fator principal que buscar uma desculpa, até porque é uma “desculpa” que compromete a diplomacia de Portugal..
O contrário até faria sentido… para evitar um desgaste, basta mencionar que falta orçamento, o que seria aceito e ainda traria uma vantagem doméstica indicando uma visão pragmática e justificada para o eleitorado português.
Essa visão pragmática e justificada fez-me lembrar que outro líder do CDS (Democratas Cristãos) e que também foi Ministro da Defesa e juntamente com a afirmação “visando também benefícios econômicos para Portugal” fez com que Portugal pagasse por dois submarinos o mesmo que compraria por 4 Scorpenes e isto ainda deu origem ao caso Ferrostaal e que foi julgado no estado de Essen na Alemanha.
Por estas e outras continuo a ver o atual Ministro da Defesa como irresponsável na administração do bem Público, ou alguém que tem que ser corrido do lugar.
Os F-35 são aviões muito caros, isso é um fato, mas Portugal sempre cumpriu com as suas obrigações e acordos aceites são obrigações tal como foi o acordo de compra dos KC-390 cujo o acordo está todo pago mas ainda falta receber três aeronaves, assim também será cumprido o acordo de compra do A-39 Gripen ou Rafale ou Eurofighter Typhoon quando este for celebrado e aceite por Portugal, não será como um determinado país que assina acordos e não os cumpre, daí um dos programas que já deveria ter sido concluído, ainda está por concluir.
O pessoal da Desaer não concorda muito com isso.
Qual o acordo que a Desaer celebrou com o estado português? Resposta NENHUM.
Quem passou a perna a quem? A procissão ainda vai no adro como tal teremos que esperar porque o processo entre a Desaer e o Ceiia aiinda decorre num tribunal.
Penso que é por aí. O F-35 é superior tanto ao Eurofighter como ao Rafale, e os seus custos de operação são comparáveis. Nem os EUA saíram da Europa ou deixaram de apoiar a Europa. Note-se as compras de mísseis da Alemanha, por exemplo. Penso que também conta que o actual governo é da turma do WEF, e a rivalidade não é tanto Europa vs EUA, mas globalistas e nacionalistas. E o Trump, com o DOGE, tirou a cobertura aos mecanismos que os globalistas usavam para conquistar e manter poder. Se o Chega, por exemplo, ganhar as eleições, o F-35… Read more »
1 chega vai com 14 por cento ( vindo de escandalos graves) a probalidade de ganhar é 0
2 portugal sempre manteve a politica externa mesmo mundando de governo
3 O macron esteve em portugal há 2 semanas onde assinou varios tratados incluido militares
O Chega???
Que Portugal não tenha esse azar.
O F-35 já não volta mais, agora ter relações normalizadas, entre UE e EUA, isso só depende se os democratas voltarem ao poder e voltarem a dar valor á democracia, direitos humanos no mundo, etc.
É verdade que o Chega é muito questionável e pouco recomendável. Não estava a fazer julgamentos morais nesse campo. Mas considero que a análise feita sobre o Trump encobre de forma ruidosa políticas e acções muito questionáveis da outra parte. A Europa gastou mais dinheiro a comprar gás e petróleo à Rússia do que a ajudar a Ucrânia, desde o inicio da guerra, financiando os dois lados. Não fez nenhuma tentativa efectiva para dar ferramentas à Ucrânia para ganhar a guerra. Por exemplo, Portugal tem os helicópteros Puma armazenados há mais de 20 anos. Porque é que só os oferece… Read more »
Os pumas, os 9 obusos 105mm e mais 14 m113 ja estão na Ucrânia desde a meses.Em construção estão drones da tekever no valor 52 milhões € para enviar
Foram transferidos no final de 2024. A invasão começou em Fevereiro de 2022. Porquê a demora? Porquê a entrega a conta-gotas de equipamento que toda a gente já sabia que seria necessário? E porquê só agora enviar drones da Tekever? Os ingleses enviaram-nos em Junho de 2023. O meu ponto não é um nós versus eles. Isso é superficial. O meu ponto é: porque razão não se apoiou de forma decisiva logo no início? Eu concordo com muitas das criticas que o Trump faz à Europa. Não com a forma como as faz, mas o conteúdo está correcto. Os europeus… Read more »
O Chega é uma piada, ruim de criança da quinta série.
Trump com o seu discurso matou a OTAN e não são os americanos que abandonaram a Europa, são os europeus que não querem ser contagiado por bicho tão malicioso e claro que nada sabes da matéria e para tua informação um Rafale (o mais caros dos caças europeus) custa 64 milhões de euros e um F-35, custa 85 milhões de dólares. Se o Chega fosse poder desapareceria o dinheiro e os aviões nunca mais chegariam. Alguns dos dirigentes do Chega eram quadros superiores do BES e ainda hoje andamos a pagar o custo do banco. Já agora se queres candidatar-te… Read more »
O preço que refere para ao Rafale é muito inferior ao preço flyway indicado pela maioria da imprensa especializada, que ronda os 90 milhões. Sobre o Chega, que usei como exemplo apenas, nunca votei nem penso que vá votar. Sobre os insultos gratuitos e dirigidos a alguém que não conhece, chamo-lhe a atenção que normalmente revelam mais sobre a pessoa que as faz do que sobre o destinatario das mesmas.
France enters talks with Saudi Arabia for potential sale of 54 Rafale fighter jets | Shephard
Considering the inflation, an average Rafale costs about US$124.95 million in 2023 values, based on the French budget documents reporting the average cost of Rafale B at €74 million ($98.2 million) in 2013 values, excluding the development costs. Based on these estimates, the flyaway cost of a fleet of 54 Rafales could soar to $7 billion. Adding maintenance and logistic support, the deal could reach nearly $8 billion
Apenas mencionei o preço unitário como referência porque os contratos de compra de aeronaves podem ter outros itens que distorcem o preço e para exemplo Portugal comprou 5 KC-390 e o contrato mencionava 850 milhões de dólares que agora aparece como 50 milhões USD, mas que no ano em que foi assinado aparecia como sendo 85 milhões USD e por este preço unitário daria para comprar 10 aeronaves mas só comprou cinco mais um simulador e peças de substituição. Em janeiro de 2024 a França comprou 42 aeronaves por 5 bilhões de euros, preço unitário 119 milhões de euros, mas… Read more »
Mas qual era o problema dizer que não tinha dinheiro para ir de F-35???
Se for de Typhoon ou Rafale, a diferença não é assim muita, para o F-35, se for de Grippen, já é mais um bocado, mas eu acho que vai ser Rafale ou Grippen E, se o problema do motor não se puser.
Ou então o ministro Nuno Melo , tem sentido de oportunidade, vêem aí novos fundos da UE, para o setor de indústrias de defesa
O Gripen, do ponto de vista orçamentário, seria uma opção interessante. Porém o Rafale tem a vantagem de ser um produto já maduro no que tange a integração de sistemas e armamentos e de não depender de um motor de origem norte-americana.
O Rafale é caro mesmo, mas o Gripen também está suficientemente maduro para se adotado por Portugal.
Tenho dúvidas que existe problemas em relação ao motor de origem estadunidense. O problema do F35 tem a ver com a manutenção do avião como um todo.
O Gripen E/F, apesar de ter suas entregas iniciadas para a FAB ainda não tem o FOC pois ainda está em fase de integração e testes operacionais de sistemas e armamentos. Inclusive ainda sem capacidade operacional para ataque ar-solo, motivo alegado pela FAB para cogitar a compra de um gap filler para o lugar dos A-1 desativados.
É uma questão de tempo? É. Mas a FAP pode preferir um avião mais maduro, como é o caso do Rafale, apesar de mais caro.
Se for o caso, tem o Gripen C/D superior aos F16 de Portugal.
O Gripen E sequer tem IOC…
Penso que essa declaração tem mais efeito midiático e diplomático no sentido de demonstrar unidade com a Europa no contexto do embate de tarifas do que qualquer outro motivo.
Não, podes ter a certeza, que caças Norte-Americanos acabaram em Portugal.
Parabéns à Portugal. Escancarando para Trump que suas políticas estão completamente equivocadas e vão levar o país e o mundo à recessão. Que estranho, bicho!
Estrago*
1,2,3.. Eu avisei! vai de gripen ou rafale que da certo Portugas
Sendo assim acredito no Rafale F4 ou F5, e o Gripen E, parece que lamber o Putin não está sendo bom para os EUA
Antes do Trump não se falava abertamente do kill switch do F-35… Mas agora o estrago está feito. Países interessados irão se desinteressar, um a um.
O kill switch do F-35 ou qualquer outra aeronave americana se Chama animo do governo.
Não precisa se botãozinho da morte para impedir que você usa a aeronave em uma missão que desagrade o tio Sam nao. Basta um telefonema dizendo que se você fizer algo em desencardo, eles não só suspenderão suporte para a sua frota, como não lhe venderão mais nada. E você que se vire com uma frota de aeronaves sem peças de reposição e sem poder fazer muita coisa porque nao tem as chaves de acesso a nenhum sistema.
Depois dos primeiros países europeus terem recebido os F-35, um deles também foi alvo de bullying de Trump e aquilo que era transmissão de dados para uma informação mais global da situação passou a ser uma transmissão de dados maliciosos que podem baralhar uma missão em curso. Mas isto não se aplica só aos F-35 já que todo o mundo conhece a fama dos Himars, mas a Espanha, Alemanha, Países Baixos e Dinamarca escolheram o sistema PULS em vez do Himars. Também as Marinhas nórdicas abandonaram os misseis Harpoon e comparam os misseis anti navios NSM da Kongsberg e se… Read more »
Portugal carregou o killing switch. Matou a compra.
Ainda há quem pense aqui que o Gripen E seja uma opção mesmo sendo mais caro que o F-16 Block 70/72 e que ninguém o quer 🙂 Por a lógica de não comprar americano e comprar europeu a FAP iria para Rafale ou Typhoon, não iria para o Gripen E porque é um caça super dependente de sistemas americanos incluindo o motor GE F414 Falando do assunto…a FAP vai para F-35 por causa da Base das Lajes e tem de ir para a 5ºgeração para não ter um “gap” grande entre os outros países da Europa, isto é só para… Read more »
Existe uma diferença muito grande entre os EUA vetarem a venda de um F-35 ou negar suporte a ele vetar a venda de um simples motor.
O Gripen não é só motor americano…é muitas outras coisas….
Na prática o Gripen tem tantas partes críticas com restrições dos EUA quanto um caça norte-americano.
Este Nulo Melo ao serviço dos lobis…
Acabou-se a palhaçada, faz as malas.
Comprem aviões made in UE
O Brasil comprou o gripen e está arrependido so dor de cabeça de 36 so 8 foram entregues
É mesmo? Conte-nos mais de onde o senhor tirou essas informações
Cuidado ! Ele pode ser do Comando supremo do alto Comando da FAB…
Todos os comentaristas aqui no Aéreo dizem que é por falta de pagamento do governo brasileiro, não por problemas do avião ou da SAAB. O avião é ótimo.
Moço, o senhor está equivocado. O problema nas entregas existe, sim, mas está relacionado a capacidade do Brasil em pagar pelas aeronaves e não com qualquer problema técnico dos Gripen. Se informe aí ou nos forneça alguma informação nova, que somente o senhor possua…
Isso pq foi a oferta mais barata que tinha ido pra final do FX2. Os super hornets eram mais de 7bi e os Rafales 8bi.
Mas talvez os Super Hornets ja teriam sido todos entregues e a divida ficasse acumulando juros de atraso…
Arrependido? Fonte da informação, por favor!
Mas o Gripen não é um caça de geração 4,5? O eurofighter e o rafale são geração 5. Tal como o F35. Pese embora as alterações ao software façam toda a diferença. Mas como leigo, bem que podiam tirar-me esta dúvida…
eurofighter e o rafale são geração 4,5 ou 4°, não são 5°
Eurofighter e Rafale são da mesma geração do Gripen E/F…e nenhum dos três é 5G
por ser leigo tá desculpado
A era Trump será um sucesso. Menos para os EUA.
Esse é só o primeiro país a desistir do F-35. E isso é só o começo. Deve acontecer o mesmo com qualquer tecnologia ou armamento que possua outras alternativas. Era muito óbvio que isso aconteceria.
Imagina se eu vou comprometer a minha segurança comprando equipamento de um país que já demonstrou que por qualquer coisinha vai me cortar o fornecimento… se pá poderiam até deixar de entregar o que você comprou e ainda nem devolver o dinheiro, vide o que ocorreu com a Turquia.
Sucesso ao Gripen!
Eu discordo, paizes que assinarem o F35 agora nao recebem antes de 2030, ate la Trump ja virou história. E Portugal seria a proxima compra dentro da OTAN, a maioria dos outros países ja assinaram, nao tem mais pra quem vender dentro da aliança.
A proxima compra do F35 deve ser do Marrocos esse ano e Trump pretende retomar a negociação com EAU. Fora possível oferta pra India.
E quem disse que o governo Trump acaba até lá? E quem disse que ele não conseguiria colocar outro maluco até lá? E quem disse que alguém continuaria confiando na política instável americana?
Com a exceção do Trump, a politica externa americana foi relativamente estavel ate mesmo no periodo conturbado Bush e da sua guerra contra o terror, conseguindo apoio do seus aliados nas invasões equivocadas tanto no Afeganistão como no Iraque. Assim como o apoio aos europeus tinha retornado ao normal em 2021, imagino o mesmo em 2029. Pela constituição americana, o Trump nao pode sair mais como candidato a presidente, e uma mudança na constituição pela via mais simples iria requerer 2/3 dos votos na camara e no senado… esquece essa possibilidade . E com a crise economica que esse senhor… Read more »
Caros colegas, ignorância minha: mas com relação ao motor Volvo do Gripen, independente se a decisão é factível do ponto de vista diplomático, mas seria possivel uma especie de “quebra de patente”? Ou seja, a Volvo fabricar simplesmente o motor a revelia das decisoes dos EUA? Trata-se apenas de propriedade intelectual ou eles nao possuem o dominio completo do ciclo de fabricaçao e dependem de componentes fabricados e enviados pelos EUA?
E, se eles desenvolverem a versão “deles” do motor, seria sonhar muito alto se pensássemos em produzir o DELES aqui?
Isso não seria interessante pois poderia ter implicações no contrato do treinador Red Hawk projetado pela SAAB para a USAF…
Os suecos primeiro nao fazem esse tipo de coisa pq país serio nao quebra contrato. Segundo adeus qualquer futuro motor americano pro seu proximo caça de 5a/6a. Ia doer mais pra SAAB e nao ajudaria a vender muitos unidades do GripenE.
Esse motor F414 também hoje é um arroz com feijao, bom, confiavel mas nada super avançado. Tanto que alem do Gripen E, equipa o Boramae e talvez seja produIdo na India pela GE pro Tejas Mk2. Nao tem nada de mais nele que leve a embargo a exportação americana.
Sim, mas como disse, a minha duvida é técnica, se os suecos dominam ou nao o ciclo completo de fabricação, nao a questao diplomatica, q sem duvida eles tem mto mais a perder do que ganhar Sobre os americanos nao embargarem, isso discordo. Pode nao ter nada demais nele, mas no instante que o Gripen ou o Boramae prejudicarem algum interesse norte-americano (ex: uma grande licitaçao onde o F-16V esteja participando), acredito que o laranjinha nao pensa duas vezes. Sim, concordo que pra o proprio Brasil o F-16 competiu contra o Gripen, mas sejamos sinceros: Nao era um contrato grande… Read more »
Parabéns, Portugal. Se todos os países europeus se unissem de verdade e demonstrassem ações parecidas a esta, o continente ficaria incrivelmente forte frente ao bullying do Trump. Que venham mais acordos assim e que a Europa aumente sua ligação à América Latina e Canadá.
O Rafale com as cores da FAP ficaria top das galaxias
Acho que o Rafale ficaria lindo com as cores da FAB, da AFA, da USAF, da RAF..
que avião bonito
Finalmente!
Poderia ir de SU-75 Checkmate! 😀
God Bless América!
Pelo jeito a indústria bélica americana não deve estar muito feliz com o cara laranja
O Trump vai autorizar a venda do F35 pro Marrocos talvez esse semestre, quer retomar a venda pros EAU e já flertou com a Índia, coisas que a adm anterior disse nao. Dificilmente a Alemanha vai dar pra tras por conta do Nuclear Sharing (vao ficar sem aeronaves compativeis com as B61 assim que os Tornados aposentarem) e pq a industria alemã vai produzir as partes antes destinadas a Turquia.
E se os Turcos aceitarem repassar o S400 pra Ucrania, ainda é possivel o Trump aceita los de volta no programa F35…
Portugal com Gripen, KC-390 e A-29. Hehehe
Como a noticia disse, vai ficar mais pro Rafale.
Pensando em embargo ou restrição, o Eurofighter e o Rafaele não possuem nenhum componente americano?
Este vetores são 100% europeus?
De acordo com Mr Google, tem componentes da Collins, Lockheed e HiRel. Mas a maioria é europeu.
E estão certos. Doido é quem pensar o contrário no contexto de tantos poréns desses 3 primeiros meses de 2025.
Acho que ai a SAAB vai ter uma chance de ouro, porque o Gripen é europeu, pequeno/compacto e econômico para um caça a jato, parece ser uma excelente alternativa para Portugal.
Portugal nem na OTAN deveria estar, não é um pais rico, ao contrario do que muitos pensam, e não sobra dinheiro para grandes gastos militares. Por sua posição geográfica, quem iria ataca-lo ou invadi-lo? Argélia e Marrocos tem ligação histórica, e queixas, com França e Espanha. A não ser que alguma potencia quisesse tomar Açores….
Bom dia. Heli. Portugal é fundamental para a OTAN, como pensada antes, exatamente por sua posição geográfica. Com potenciais de país HUB para guerra anti submarino e país aeródromo, próximo à entrada do Mediterrãneo. Ou seja, todos tem que passar em suas costas ao dar a volta nessa região altamente estratégica Ártico, Mar do Norte, Reino Unido e vindo do Ocidente para o Mediterrâneo. Se Portugal não fizesse parte da aliança ou fosse hostil a ela, teria que ser invadido e conquistado.
Se Portugal pretende substituir os f16 por caças mais modernos de 5a geração e com fabricação europeia só vejo 2 alternativas. Entrar no desenvolvimento do projeto de 5a geração com a Alemanha, França e Espanha…ou uma solução europeia mas fora da UE..o KAAN da Turquia
Tem outro que vai começar a ser fabricado e tem um tremendo potencial.
Japão, 21/02/2025 – O Japão apresentou seu mais recente caça de sexta geração, o Mitsubishi F-X, que promete revolucionar a aviação militar e fortalecer as capacidades de defesa do país. Desenvolvido em parceria com Reino Unido e Itália, o F-X deve entrar em serviço até 2035, substituindo a frota de caças Mitsubishi F-2.
Os aviões Rafale F5 já são aviões de 5ª geração porque podem operar com os drones Loyal Wingmen https://meta-defense.fr/pt/2024/10/09/rafale-f5-loyal-wingmen-dassault-2033/
A meu ver sera escolhido o gripen da suecia… melhor opção para Portugal.
Obviamente tenho preferência pelo eurofighter…mas com a vinda de macron….nao sei não…certo sao os ceasar…mas ficariamos muito bem servidos ora com Eurofighter ora com Rafale….
Dos caças Europeus, o Rafale é o meu preferido, e como referiste, e bem, o Macron esteve recentemente em Portugal.
Outro caça interessante, apesar de não ser Europeu, é o KF 21.
Ainda assim, não descarto o F35, isto se o Trump deixar de hostilizar os seus parceiros comerciais e da OTAN
Ora com Gripen E/F…Oremos irmãos…
Devem estar de olho no Rafale F5, vem com muitas tecnologias agregadas, como drone furtivo, IA, o melhor caça ocidental depois do F35.
Vou pelo mais barato de preço e manutenção! Cansaço dos States!
Boa decisao de Portugal. O caminho é o mercado europeu. Eurofighter não é estratégico para Portugal, a espanha já o tem. Gripen? Mais vale actualizar ainda mais os f16…..a decisão já foi tomada pela escolha dos rafale…..podem falar e especular à vontade…..rafale e f16…depois venha a 6 geração de caças europeus