O governo do Panamá aprovou a aquisição de quatro aeronaves de ataque leve A-29 Super Tucano da Embraer e dois aviões de transporte C295 da Airbus, totalizando um investimento superior a 187 milhões de dólares.

A decisão, anunciada em 11 de março de 2025, visa fortalecer as capacidades operacionais do Serviço Nacional Aeronaval (SENAN). As novas aeronaves substituirão a frota atual, composta por modelos da década de 1980 que apresentam altos custos de manutenção, estimados em aproximadamente 10 milhões de dólares anuais.

O SENAN enfatizou que não pretende recriar uma força aérea com fins bélicos. As aeronaves serão utilizadas para patrulhamento, resposta a emergências por desastres naturais e assistência humanitária, garantindo a segurança do espaço aéreo, terrestre e marítimo do Panamá.

A aquisição dos A-29 Super Tucano representa um marco significativo para o país, que não possui oficialmente uma força aérea desde 1989 e nunca operou aviões de combate. A crescente atividade de voos ilegais e a atuação de organizações criminosas motivaram o Panamá a investir em uma frota de aeronaves de ataque para reforçar a segurança nacional.

Com a chegada dos novos C295, o SENAN recuperará capacidades de transporte tático perdidas há mais de 30 anos, aprimorando a logística e a resposta a desastres naturais.

Essas aquisições destacam o compromisso do Panamá em modernizar suas forças de segurança e aumentar a eficácia nas operações de vigilância e resposta a emergências.

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Tallguiese

Guiana e Suriname podiam seguir o exemplo. Quem sabe né?

Gabriel Tito

Suriname vinha negociando um tempo atrás 2 Super Tucano. Mas até agora nada concreto. Embraer possui uma venda declarada de 2 ST a um cliente não revelado. Quem sabe não é um desses que vc citou

Rommelqe

Lembrar que tanto o Suriname quanto a Guiana não possuem o desenvolvimento do Panamá (ja estive, a trabalho, nestes tres paises). Agora com a exploração de petróleo acredito que há recursos muito mais do que suficientes.

Victor Hugo

Teria sido melhor ter comprado os A29 junto aos KC390, talvez essa compra de 4 A29 possa um dia acabar sendo aumentada, eles poderiam também considerar o Grippen nem que fosse apenas 4 unidades.

danieljr

O KC é muito maior e mais caro que o C295, não faz sentido nenhum para eles.

Rinaldo Nery

Tampouco o Gripen.

Fabio Araujo

Seria melhor mais A-29, mas no futuro quem sabe comprem mais, eles vão ter uma função de policiamento aéreo principalmente contra o narcotráfico.

A6MZero

Grippen um caça para um país sem força aérea e que aboliu as forças armadas?

O Super Tucano já causou reações e o SENAN teve que apresentar uma explicação, imagina um caça de alto desempenho.

André Sávio Craveiro Bueno

O SENAN enfatizou que não pretende recriar uma força aérea com fins bélicos. 

Mark

Pra que um país que não tem inimigo em volta, não tem orçamento militar, ou melhor não tem nem força área vai comprar o C-390 ou o Gripen? Sendo que o dinheiro pode ser muito melhor para infraestrutura do país? Único problema dos cara atualmente é o Trump que quer o canal de volta, fora isso eles tem que se virar com corrupção do governo financiando cartéis mexicanos, grupos criminosos colombianos como o BACRIM, FARC e branqueamento de capitais, tirando isso não tem necessidade de uma força armada.

BVR

Os EUA já recuperaram o canal a partir do momento que uma empresa estadunidense passou a ser controladora do canal.

https://www.forte.jor.br/2025/03/06/blackrock-assume-controle-dos-portos-estrategicos-do-canal-do-panama-em-acordo-bilionario/

Nunes Neto

Panamá não compraria o Gripen, super tucano tá bom demais para eles,o ideal seria uns 8.

Iran

Panamá comprar Gripen não faz o menor sentido

Camargoer.

VI algo.. não lembro onde, da Embraer recomendar o A29 para derrubar drones. Viram a oportunidade e aproveitaram.

Será que seria o caso de um casulo de radar para otimizar este emprego?

E aquele cliente secreto do A29?

carvalho2008

Nãoooooooooo…….!!!!rzrzrzrzr

que surpresa….não!!!

Camargoer.

Oi Carvalho… não entendi a brincadeira.

carvalho2008

No inicio da guerra da Ucrania…eu falava disto…e muitos achavam viagem da maionese…mas otempo chega e…..

Camargoer.

Entendi., riso

Pode chamar de “Síndrome de Camargo”,,,

são trẽs momentos… “a pessoa faz uma análise que é rejeitada sem argumento, depois os fatos mostram que a análise fazia sentido, e por fim no terceiro momento, outra pessoa ignora quem fez a análise e afirma que foi ela que fez a análise”

Reparou como este padrão se repete?

carvalho2008

pois é…eu e meus navios que o digam….rzrzrzr

carvalho2008

realmente….por algum motivo…eu tambem achi que talvez….rzrzrz…taçvez o A-29 se saia melhor que o Yak-52 ucraniano….

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carvalho2008

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Mark

Na real o A-29 ainda é uma boa oportunidade para derrubar drones. É barato de comprar, manter, manutenção e hora de voo.
Porém no caso do Panamá vai ser para derrubar aviões clandestinos com drogas ou financiamento com armas de fogo para carteis mexicanos, FARC, BACRIM, etc.
Vale lembrar que o país aboliu o exército após invasão dos EUA.

Fabio Araujo

Esses A-29 vão ter muito trabalho por conta da localização do Panamá eles devem ter muito voos clandestinos de narcotráfico!

Gabriel Tito

Podia a marinha do Brasil comprar alguns ST da nova versão só pra manter os pilotos em atividade e dar baixa de uma vez nos A4

Camargoer.

Acho razoável a MB dar baixa no A4… mas é melhor deixar o A29 com a FAB

carvalho2008

eu acho que o A-29 ainda combina com a MB….poderia ter alguns….tem muito suco para extrair daquele bichano….

Camargoer.

O oficial da MB pode voar no esquadrão da FAB… já passou do tempo das forças armadas terem unidades militares compostas por militares dos diferentes comandos

(lembre que a análise é a primeira fase da “síndrome de camargo”)

Rinaldo Nery

Oficiais da MB já voaram, por muitos anos, no 1°/4° e nos Terceiros. Além de ministrarem instrução na AFA.

Salomon

Concordo. Não vejo o que os Tcs fariam na Marinha, afora desfiles, inaugurações, banquetes, comemorações de tudo, cerimônias de alta gala, medalhas etc. “Piloto do Ano”, “1.000 horas de vôo”, “Nova pintura do A-29”, tem muita coisa para gastar e usar tudo o que se tem direito no RUMB.

Gabriel Tito

O problema que não vai ter grana pra comprar nada razoável no lugar.

Camargoer.

Parece-me apropriado que a FAB tenha um esquadrão de Gripens om capacidade de ataque naval baseado no continente e com flexibilidade para ser deslocada para qualquer base ou aeroporto próximo do litoral do que a MB manter um esquadrão de caças obsoletos.

Mauro Oliveira

A MB deveria ter seus próprios A-29/T-29; assim como definitivamente a Aviação de Patrulha/ASW.

Mas para isso teria que ter Almirante com culhão para enfrentar os Brigadeiros da FAB que sempre sabotaram a aviação de asas fixas das outras Forças e um Executivo que de fato tivesse Comando-em-Chefe de fato para botar ordem nessas FAs.

Camargoer.

Tanto faz se a aviação de patrulha será feita pela MB ou pela FAB.., o dinheiro vai sair do MInDef do mesmo modo.

O que importa é que ela esteja integrada ao sistema de defesa naval.

Se quiser, pode até criar um departamento diretamente ligado ao gabinete do ministro da defesa e que a sua composição seja feita com miltars selecionados dos trẽs comandos… pode colocar no EB se quiser… pode colocar na MB ou manter na FAB…

tanto faz.

só tem que ser uma tarefa que esteja integrada com sistema de defesa

Rinaldo Nery

Camargo, você precisa estudar a Estrutura Militar de Defesa do Brasil. Não sei se encontra na Internet, em fonte aberta. Já ouviu falar de Comando Conjunto? Comando Combinado?

Camargoer.

Olá Rinaldo.. minha intenção é propor uma visão diferente da atual.. ou levantar outros pontos .. Aqui, alguns colegas sugerem que a patrulha seja da MB ou que a previdência militar seja transferida para outro ministério.. ou pior, o EB propõe comprar aviões obsoletos para fazer o que a FAB faz e a MB mantém um esquadrão de caça obsoleto.. Aquela estrutura em compartimentos estaques herdada da época que existiam três ministérios ainda é mantida.. É como aquela sugestão de criar uma guarda costeira separada da MB para reduzir os gastos da MB.. ainda não li quem sugira colocar os… Read more »

Mauro Oliveira

Discordo totalmente.

E se houvesse Comando-em-Chefe civil de fato, que fizesse um auditoria via Ministério da Defesa no programa dos P-3A”M”, cabeças iriam rolar na COPAC (do começo ao fim desse “programa”) pela incompetência, desperdício de dinheiro público e restrições operacionais pelas escolhas da FAB.

Rinaldo Nery

Você pode fazer sua denúncia no MPF.

Mauro Oliveira

Essas questões são públicas e qualquer um minimamente informado está ciente.

O que sempre faltou de fato foi Comando-em-Chefe civil para realmente cobrar responsabilidades pelas ações lesa pátria contra a defesa e Soberania Nacional por brigadeiros da FAB.

Rinaldo Nery

Você pode fazer sua denúncia no MPF.

Rinaldo Nery

Não me consta que a FAB boicote o VF-1. Os aviadores navais de asa fixa são formados na AFA. Os caçadores no 2°/5° GAV. Sabia? Claro que não, por isso postou m****. By the way, quando comandei o 2°/6° recebi um convite para o aniversário do VF-1. Fui lá com um E-99.

Mauro Oliveira

Isso não tem nada a ver com a questão em pauta: a sabotagem histórica da FAB da aviação de asas fixas de outras forças.

Assim como o histórico de generais e almirantes frouxos que nunca peitaram de fato os brigadeiros para resolver definitivamente essa questão.

Rinaldo Nery

Acho que você não sabe interpretar texto.

Mauro Oliveira

Creio que não seja eu…

Rafael Oliveira

Dá baixas no A4 e põe os pilotos para voarem de helicóptero.

E para de formar pilotos de avião.

Mais útil e barato.

Mauro Oliveira

É simplesmente ridículo a MB não operar sem restrições com asas fixas diante do tamanho do nosso litoral.

Fruto do próprio almirantado (que nunca peitou os brigadeiros da FAB e sempre, como nas outras FAs, não enxerga um palmo fora de EUA/OTAN).

Last edited 11 dias atrás by Mauro Oliveira
Rinaldo Nery

EDITADO

Franz A. Neeracher

Mauro, caso a MB queira operar “sem restrições com asas fixas”, ela é livre para tal…..

A FAB não impedirá…..o caso é que a MB no momento tém vários outros programas que são mais urgentes.

Rinaldo Nery

Nem navios tem…

Mauro Oliveira

Discordo.

A situação da MB é fruto das escolhas de sempre de seu almirantado.

Last edited 10 dias atrás by Mauro Oliveira
Franz A. Neeracher

Sim, mas pelo que vc escreveu, parece que a FAB bloqueia a MB de ter aviões de asas fixas; o que não é verdade.

Mauro Oliveira

A FAB começou a parar parcialmente de “picuinha” porque queria se livrar dos P-3A”M”. Os problemas críticos dessas aeronaves, pelas escolhas da FAB, são públicos

Toro

Parabéns a Embraer.

Resta saber qual será a configuração de todos esses ST vendidos. Até aonde eu entendi os de Portugal são da Configuração “N”.

Resta saber se esses do Panamá e os do Uruguai e Paraguai serão dessa mesma configuração.

LucianoSR71

Esse ‘N’ vem de NATO (OTAN) tem equipamentos exclusivos deles. Não sei se os estudos p/ a modernização dos A-29 da FAB já estão influenciando nos novos ST’s que estão sendo vendidos, poderiam ter por exemplo o LAD (Large Area Display) da AEL desenvolvido p/ isso. No caso específico do Panamá, pela aplicação, deve ser mais simples em termos de aviônicos e sistemas.

Rinaldo Nery

WAD (Wide Área Display).

LucianoSR71

Não errei meu amigo, a AEL desenvolveu uma opção mais simples ao WAD do Gripen, o LAD (Large Area Display). Pesquisei aqui e não achei matyerial sobre ele, então segue trecho do artigo do excelente João Paulo Moralez: Presente na 8ª Mostra BID Brasil, a companhia brasileira AEL Sistemas, que tem sede em Porto Alegre e é subsidiária da empresa israelense Elbit Systems, apresentou a proposta de um novo painel de instrumentos para o cockpit do Embraer A-29 Super Tucano, como parte do amplo pacote de modernização da qual a frota dessa aeronave em serviço na Força Aérea Brasileira (FAB)… Read more »

zehpedro

Muito muito bacana ver os Tucanos voltarem a serem vendidos! Boa!

Gabriel BR

Policiamento aéreo sendo feito por uma força policial civil.
O Panamá é um país exemplo para a América Latina.

No One

sim, exemplo de colônia sem nenhuma capacidade de autodeterminação e independência.

Gabriel BR

onde está escrito isso ? cadê as fontes?

Iran

Conhece a história do Panamá?

dodo

Ahm então o ”braço aéreo” da policia do Panamá quer adquirir caças e querem dizer que isso não apresenta fins belicos ? Quanta frescura, porque não admite logo o fato de que estão se reequipando pois todo pais tem o direto-dever de garantir sua soberania e integridade ?Não entendo o malabarismo e ”word salad” que algumas nações fazem pra justificar compra de armamento

Last edited 11 dias atrás by dodo
Camargoer.

Dido,
Quatro A29 não é forca será nem no Timbuktu.. contudo com a experiência da FAB na interceptação de pequenos aviões de tráfico, faz todo sentido

No One

Não sei no Timbuktu ( acho que sim, qualquer dúvida é só ir conferir), mas no Uruguai, no Paraguai e no Suriname são com certeza. Força policial usando A-29 acho que nunca vi…