O Esquadrão de Teste de MQ-9 Reaper do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA, em Patuxent River, Md., recebeu o primeiro pod SkyTower II (STII) em preparação para a Capacidade Operacional Inicial (IOC) do sistema no próximo ano.

O UX-24, responsável por Testes e Avaliação Aérea, instalou o novo pod na aeronave em 25 de fevereiro, realizando os testes iniciais de energização, o primeiro passo para integrar a nova capacidade à plataforma da aeronave.

“Estamos empolgados em entregar o SkyTower II para testes, marcando um marco importante em nossa jornada de desenvolvimento”, afirmou o Capitão Dennis Monagle, gerente do programa de Veículos Aéreos Não Tripulados Táticos de Múltiplas Missões. “Nos últimos dois anos, firmamos parceria com a GALT, uma pequena empresa fornecedora principal, para desenvolver rapidamente essa capacidade única por meio de aquisições de nível intermediário, acelerando a inovação para o combatente. Com testes robustos de sistema e integração em andamento, continuamos no cronograma para alcançar a Capacidade Operacional Inicial ainda este ano, entregando uma capacidade crítica ao Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA e às forças conjuntas.”

O STII é um pod de extensão de rede aérea que aprimora as capacidades de comunicação entre domínios e conecta as comunicações entre forças diversas. Ele é necessário para executar o conceito de operações de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR), fornecendo comunicações operacionais taticamente relevantes e capacidades de compartilhamento de dados com diversas forças em apoio à missão operacional dos MQ-9 Reaper.

O UX-24 também realizou uma verificação de encaixe do MQ-9 na grande câmara anecóica em Pax River, no final de fevereiro. A equipe conduziu diversos testes e içou a aeronave pela primeira vez, como uma medida de redução de riscos para os esforços futuros do programa. Os testes comprovaram a capacidade de içar a aeronave com segurança, enquanto forneciam energia, refrigeração e link via satélite para comunicações, comando e controle.

Nos próximos meses, o UX-24 conduzirá os eventos finais de teste antes de entregar os MQ-9 atualizados à frota.

“A equipe conseguiu realizar um trabalho significativo em um prazo muito reduzido, desenvolvendo e executando esses planos de teste para o evento na câmara e os testes do STII. A dedicação demonstrada e os desafios técnicos superados para realizar esse teste crítico, que ajudará a desenvolver o melhor produto possível para apoiar os Fuzileiros, são realmente dignos de elogio”, disse a Comandante Lauren Lawson, diretora de testes de voo governamentais do MQ-9.

Atualmente, o VMU-3 está operando os MQ-9 em teatro de operações e será o primeiro a implantar esse novo sistema em 2026.

O MQ-9 Reaper fornece aos Fuzileiros uma capacidade de ISR de longo alcance em apoio à conscientização do domínio marítimo e às operações avançadas expedicionárias em ambientes contestados.

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Mauro Oliveira

O Ansar Allah derrubou o décimo quinto MQ-9 Reaper dos EUA dia 3 de março.

BlackRiver

Uma máquina fantástica, com um custo x benefício excelente, deveríamos ter ao menos meia dúzia desses operado na Amazônia.
FAB opera os equipamentos.
PF, RF, PRF, IBAMA ajudam a pagar a conta.