Força Aérea Ucraniana confirma primeiro uso em combate de jatos franceses Mirage 2000-5F

A Força Aérea Ucraniana confirmou, em 7 de março de 2025, o primeiro uso em combate dos caças Mirage 2000-5F, fornecidos pela França. Os jatos participaram da interceptação de um ataque russo com mísseis contra infraestrutura crítica. A operação envolveu múltiplos sistemas de defesa aérea, incluindo mísseis terra-ar, guerra eletrônica e aeronaves de combate. Esse evento marcou a primeira utilização operacional desses caças pela Ucrânia desde sua transferência da França.
Durante a noite, a Rússia lançou um ataque combinado de mísseis e drones contra instalações de extração de gás e outras infraestruturas. Foram detectadas 261 ameaças aéreas, incluindo 67 mísseis e 194 drones. As forças ucranianas conseguiram interceptar 134 alvos, entre eles 25 mísseis Kh-101/Kh-55SM, oito Kalibr e 100 drones Shahed. Além disso, pelo menos dez mísseis russos falharam em atingir seus alvos e 86 UAVs foram perdidos sem impacto registrado.
Os ataques noturnos com mísseis e drones tornaram-se uma tática russa recorrente para atingir infraestrutura energética e áreas urbanas na Ucrânia. Em 26 de agosto de 2024, um bombardeio maciço causou danos significativos ao setor elétrico. Em 17 de novembro do mesmo ano, outro ataque de grande escala matou civis e afetou o fornecimento de energia no inverno. Essas investidas resultaram em vítimas, apagões e impactos severos nos serviços essenciais.
A introdução dos Mirage 2000-5F fortalece a defesa aérea ucraniana, especialmente após a suspensão da ajuda militar dos EUA. Esses caças possuem aviônicos avançados e podem operar tanto em missões ar-ar quanto ar-terra, utilizando bombas guiadas AASM e mísseis SCALP. No entanto, a quantidade limitada dessas aeronaves exige um uso estratégico para maximizar seu impacto no campo de batalha.
A presença dos Mirage 2000-5F em território ucraniano foi confirmada pela primeira vez em um vídeo divulgado em 4 de março de 2025. A França, além de fornecer as aeronaves, adaptou-as para operações ar-terra e equipou-as com sistemas de guerra eletrônica. O treinamento dos pilotos e equipes de manutenção ocorreu na Base Aérea de Nancy, na França, com a primeira entrega de três caças ocorrendo no início de 2025 e o restante previsto para o primeiro trimestre do ano.
O Mirage 2000, desenvolvido nos anos 1970, foi projetado como um caça de superioridade aérea, com variantes posteriores voltadas para ataques estratégicos. A versão 2000-5F, equipada com radar Thales RDY e mísseis MICA, foi modernizada para ampliar suas capacidades defensivas. Para a Ucrânia, os caças receberam aprimoramentos, incluindo integração de mísseis SCALP-EG e bombas AASM, complementando a frota de F-16 e aeronaves de fabricação soviética.
Enquanto uns traem, outros ajudam.
Com todo o respeito aos Ucranianos,
Mas Ucrânia & Polônia saíram do mesmo ponto em 1991
Veja onde cada nação chegou.
Alias o mesmo serve pra Rússia, era pra eles serem a China de hoje.
Demogragia
É essa a causa da guerra. A Polônia se livrou dos russos e entrou para a UE. A Ucrânia, desde que observou que o vizinho só se desenvolve, tenta fazer o mesmo, mas teve um Presidente falsificado que prometeu a UE, mas depois disse que não ia entrar mais, foi deposto e fugiu para a Rússia. O que veio em seguida, também prometeu entrar para a UE mas foi envenenado. O atual também prometeu, mas teve de enfrentar uma guerra.
O problema da Ucrânia não foi UE, aliás está aberta a adesão dela só bloco econômico.
O problema foi ela ser assediada para aderir a OTAN.
Seria o mesmo que México, Canadá, Cuba e boa parte da América Central aderir ao Pacto de Varsóvia.
Os EUA dariam recados que se continuassem a se expandir, haveria reações.
Putin avisou.
E deu no que deu.
Tem gente que reluta em aceitar. Nem entender.
O pedido de entrada na OTAN só se deu depois das agressões russas.
Não.
Não?
Não.
Não?
Não
Não?
Na verdade foi o motivo
Políticos corruptos ja tinha intenção de lucrar muito dinheiro com a entrada da Ucrânia na OTAN, por isso vinhan sabotando dificultando os governos desde de o início de dos anos 2000. Estavam interessados somente no dinheiro da OTAN. Como sempre. E quem paga é povo. Pq eles os corruptos saíram com suas famílias do país, depois de levar a Ucrânia a guerra que é o quintal da Rússia.
Aguardo a invasso russa contra Suécia, Finlândia, Letônia, Lituânia e Estônia.
Não, né?!
As pessoas ficam inventando justificativas.
A Ucrânia foi usada pelo EUA para emparedar a Rússia, explorar poder bélico, esqueceram da potência nuclear, pagaram o preço
Pela Gran-Bretanha com apoio americano
Nesta data EUA e Rússia assinaram um acordo com a Ucrânia se comprometendo a protege lá e garantir sua soberania em troca do descomissionamento de suas armas nucleares.
Tem um documentário chamado “Commanding Heights” lá mostram alguns episódios sobre a economia da Polônia, após a queda da URSS. O economista americano Jeffrey Sachs foi conselheiro econômico deles. A Polônia ao contrário da Ucrânia, não fez reformas econômicas de forma lenta, apenas foi “tudo ou nada” na liberalização econômica. Isso explica o sucesso da Polônia.
Não. O sucesso se deveu ao auxílio $ da UE.
A Ucrânia não pode aderir à UE e, principalmente, à NATO.
Acordos de Bucareste.
Difícil confiar no apresentador de “reality show” de segunda categoria. Ameaça, retira a ameaça, retalia, retira a retaliação. Quem confia num cara desses? Até o pessoal do agronegócio norte-americano, que votou em massa nele, já está reclamando. Ficou do lado do Putin, agora está contra. Que loucura é essa?
Rapaz, o cenourão conseguiu desagradar até a comunidade de caçadores, que são o pessoal mais a direita da direita por lá.
Depende do ponto de vista.
Ajuda a que? Ganhar a guerra? Com meia dúzia de Mirage? Ajuda a prolongar a guerra? Ajuda a escalar para a 3a guerra mundial?
E os que traem estão tentando um acordo de paz.
O que é melhor? Uma paz com algumas perdas territoriais ou uma guerra sem fim que pode escalar para a 3a guerra mundial?
Eu prefiro os que estão buscando a paz, mesmo que isso traga algum prejuízo para a Ucrania.
Imaginar uma paz sem prejuízo nenhum é utopia.
Se o preço de não ter uma 3aGM for a vitória do psicopata assassino do Kremlin, que ela ocorra.
A humanidade não é essa Brastemp toda e não há porque as baratas não terem uma chance também.
Não tem essa história de “sobrevivência do mais apto”?
O dia que a civilização trocar liberdade por paz ela estará irremediavelmente condenada.
O “psicopata assassino do Kremlin” está blefando mais uma vez. . Se uma única bomba nuclear for detonada pela Rússia, vai ser a China que irá silenciar o Vladimir. O uso de uma única arma nuclear vai provocar a maior e mais ampla corrida nuclear da humanidade… … que, de certa forma, já começou, graças as idiotices do Donald “krasnov” Trump e do fuzileiro de escritório J.D. . Não haverá guerra nuclear; a Ucrânia vai se aguentar (com muito sofrimento); a Rússia vai continuar com suas chantagens e práticas criminosas; e, por um bom tempo, ninguém vai confiar nos EUA.… Read more »
A Otan é santa ? Vai ignorar que sim estavam se aproximando da Rússia , e sim queriam atrair a Ucrânia pra Otan o que afeta a segurança russa? Não apoio está guerra mas Otan não é santa.
A OTAN não é santa mas o Putin (junto com o seu amigo Laranjão) é o diabo em pessoa.
É questão de escolher o menos pior.
_________________________________________ . OTAN não é santa, nenhuma organização voltada para a guerra é sanda, meus comandantes quando servi não eram santos, eu não sou santo (e quando servi não era mesmo). Retórica de Moscou. . Mas a OTAN é uma organização defensiva e só saiu da linha uma única vez e paga até hoje por esse pecado capital. A OTAN não convida país para entrar na organização, mas são os países que se sentem ameaçados que pedem – alguns desesperadamente – para entrar na OTAN… …vide Estônia, Letônia, Lituânia, Polônia e, mais recentemente: Finlândia e Suécia (antigamente e secularmente neutras).… Read more »
Até parece que a OTAN é uma organização criminosa composta por um grupo de mafiosos. A OTAN é um tratado, um pedaço de papel com compromissos de defesa.
Aim, aim… nas os EUA impediram a instalação de armas nucleares em Cuba. Sim, estavam instalando armas nucleares em Cuba. Onde a OTAN está instalando armas nucleares na Ucrânia?
Já vi todo tipo de desculpa esfarrapada nesses três últimos anos.
Tem um pessoal aí que gostaria de ser de direita, se sente de direita, se fantasia de direita, mas nasceu de esquerda. Não tem jeito!
O problema da Rússia é rasgar tratados atrás de tratados, e quando os países à sua volta se sentem ameaçados por causa disso e pedem para entrar na OTAN, a Rússia se faz de vítima.
E outra, a Ucrânia jamais seria aceita para a OTAN, tanto é que já teve pedido recusado pelo menos uma vez. O Putin sabia muito bem disso.
Foi o que fizeram com a Tchecoslováquia para evitar a Segunda Guerra e não adiantou.
Que imagens interessantes, estas do abate pelo Mirage 2000
Agora vai!
Claro que não precisa legendar o comentário, sabemos que o senhor está brincando. Mas vergonha mesmo é ver os Russos passando vergonha nos últimos três anos na Ucrânia. Tenho para mim que os caças russos são muito mais acrobáticos do que armas de combate, mas passar a vergonha de não conseguirem superioridade aérea no teatro Ucraniano chega a ser vergonhoso. Ou os Russos mentem descaradamente sobre o número de aeronaves em condições de combate ou são absolutamente patéticos em seu emprego… uma terceira hipótese é que suas aeronaves ou são rainhas de hangar ou belíssimas em paradas militares. Bom, para… Read more »
Se a fonte de origem de qualquer informação sobre o conflito é “by kiev” , duvide… A Ucrânia está há 3 anos desesperada pela atenção dos EUA/otan
Fiel mesmo é Sputnik! avante!
Uma coisa não exclui a outra!
Sim, Kiev mente. A Capital ucraniana foi tomada a três anos atrás e Zelenski é um personagem criado por IA.
A Rússia só tem algum protagonismo geopolítico porque tem bombas atômicas. Não passa de um exportador de produtos primários (petróleo e gás) e de commodities. Alguém nesse blog tem algum produto “made in Russia” em casa? Alguém aqui no blog vai estudar ou tem filhos estudando em universidades russas? Alguém aqui no blog vai fazer turismo na Rússia? Imagino que nem em 100 anos a Rússia recebe mais turistas que o Louvre em apenas um ano.
A Rússia tem a maior população da Europa, não só tem bombas nucleares aos montes mas a segunda maior indústria bélica do mundo. Sofreu sanção e boicotes mas está aí só aumentando seu número de soldados e arsenal. Não é sábio para qualquer país ficar contra a Rússia, belicamente é o único além da China que impõe algum respeito fora do eixo EUA-Europa. Maduro está aí até hoje pq tem apoio dos russos. Já tivemos bombardeios nucleares e submarinos nucleares russos rondando a América latina , e os EUA só ficou monitorando…
Todos os 32 países da Otan menos os EUA possuem pouco mais de 320 lançadores de mísseis antiaéreos de longo alcance e cerca de 180 lançadores de mísseis antiaéreos de médio alcance. A Ucrania possuía antes da invasão cerca de 250 lançadores de longo alcance (S-300) + cerca de 72 sistemas Buk + cerca de 90 lançadores Pechora. A propaganda diz que a Rússia estava atacando um cachorro morto, mas em sistemas antiaéreos estava enfrentando talvez a 4a maior potência mundial. Logo em seguida chegou a ajuda da Otan com Patriots, samp-t, iris-t, nasams e muito mais, além dos satélites… Read more »
Perfeito, mas o pessoal aqui é mais team leader que especialista. Eles acreditam que a Rússia lutou sozinha contra um cachorro morto todo esse tempo.
Nos primeiros seis meses a Ucrânia teve de lutar sozinha contra a Rússia. Como nao lembrar dos alemães enviando capacetes?!
Exatamente isso, caro Underground. . Mas a estória safada (chamam de ‘narrativa’) criada por Moscou que estavam lutando contra a OTAN e os EUA era mais conveniente. . Lutaram e ainda lutam contra a Ucrânia. As armas e munições que chegaram no início foi dos vizinhos, as sofridas nações que passaram pelo inferno Soviético (diretamente ou no Pacto de Varsóvia). . Só lembrando que foi a partir de junho de 2022, quatro meses após o ataque inicial contra Kyiv, que chegou de forma tímida uma bateria de apenas quatro lançadores de foguetes HIMARS. Sim, apenas 4 !!! . Saudações, Ivan,… Read more »
Escrever com o fígado não adianta. Passar vergonha? Essa guerra já teria acabado se nao fosse ajuda estrangeira para a Ucrânia. A Rússia está sustentando a guerra sozinha, e vai sair totalmente rearmada até 2030. Veja que quem está preocupada é a Otan. A Rússia achou que ia ganhar fácil, não achava que a Europa iria ajudar a Ucrânia com armas. Por outro lado, americanos e europeus acharam que iriam derrubar Putin e que a Rússia não aguentaria 1 ano de guerra…encarar esse conflito como torcedor de futebol não dá…
Quem um dia afirmou que o urso era Pimpão acertou em cheio.
A guerra está próxima do fim. Graças a Deus! Vão parar o moedor de carne. E vão acabar as torcidas aqui. E nos livramos da 3a Guerra Mundial.
Chamberlain foi recebido como um herói à sua chegada ao Reino Unido. No aeroporto de Heston, ele fez o famoso discurso, agora inglório, “peace for our time” (paz para o nosso tempo) e acenou com a folha de papel branca para uma multidão em delírio.
Conheço bem essa história. E, salvo melhor juízo, creio não ter nada a ver com o conflito na Ucrânia.
É a história se repetindo.
Sim… Tem gente que vê Hitler e fascismo em tudo, então esta paranóia não me surpreende.
Há diferenças bem grandes.
O melhor juízo diz que a política de apaziguamento de Chamberlain
é semelhante ao que está acontecendo neste momento no leste europeu.
1938 – idiotas ingleses e franceses entregaram 20% da Tchecoslováquia (os Sudetos) para ‘apaziguar’ o sociopata do Adolf…
2025 – alguns entreguistas em Washington tentam entregar 20%
da Ucrânia (Donbas e Criméia) para ‘apaziguar’ o sociopata do Vladimir.
.
Semelhança óbvia.
.
Prefiro acreditar que, talvez, você não conheça bem essa história.
Não vejo essa obviedade toda. Sim, conheço bem essa história, há décadas. Cuidado com a torcida.
Enquanto isso, os polacos, confiantes no fim da guerra com uma assinatura dos ucranianos que não vão mais invadir o país dos outros, pretendem aumentar seu efetivo militar para 500 mil homens e ter suas próprias bombas nucleares.
A falta de confiança dos polacos nos ucranianos é grande!
Não entendi !?
.
Até onde eu sei, os “Polacos” NÃO confiam nos russos,
sabendo pelo próprio sofrimento que papel assinado por russo
não vale nada.
.
Meu modo irônico está com defeito.
.
Saudações,
Ivan, o antigo.
Fui irônico com o Nery, que disse “a guerra está próxima do fim”. O problema dos poloneses, de fato, é com os russos. É que segundo Trump, quem começou a guerra foram os ucranianos. Acho que nunca estivemos tão perto da terceira guerra. Trump tem soltado palavras ao vento, que não devem ser levadas ao acaso: anexar o Canadá, tomar a Groenlândia… Mais comportamentos estranhos de Steve Bannon e Elon Musk, ambos fazendo gestos na#istas. Para piorar, Musk disse aos alemães: “vocês tem de parar de sentir vergonha pelo que vocês fizeram”. Como? Nesse momento os EUA se tornaram a… Read more »
Você acreditou nessa história de “gesto nazista”? A imagem foi editada. O gesto foi “dou meu coração pra você “. Isso já foi mais que explicado e provado. Chega de narrativas. Acredite na verdade.
“Entre a desonra e a guerra, escolheram a desonra e terão a guerra”.
(Winston Churchill)
.
Agradeça ao laranja da casa branca !
Bem colocado.
Talvez você não seja um BOT russo.
Vejo uma luz de esperança na sua frase acima.
.
Sim, o Donald Trump está agindo como um Chamberlain dos tempos modernos, só que muito piorado..
O “Laranjão”, como você chamou, é um idiota que acredita que pode fazer negócios com os russos e se dar bem, apenas por que há 40 anos atrás recebeu uma ajudinha pecuniária deles.
.
Não, fazer negócio com os russos é pedir para perder.
Se perder apenas dinheiro, vai ser muita sorte.
.
Saudações,
Ivan Ivanovich.
O fim da guerra? Claro que agradeço.
Vergonha em lutar contra mais de 30 países? E consegui r mais de 25% do território inimigo? É outra… F15 só lutou contra galinha morta na maioria das vezes
Kkkkkkkkk
Com tanta gente traindo, me admira ainda não ter caído.
O gueime tjenge do momento.
Semana que vem um único Mirage irá abater 12 mísseis e 6 drones em surtida única.
Assim como os Mirage, também relacionado a França,
a fonte da noticia é russa… ↓
”Cerca de 28 instrutores militares franceses mortos no ataque com mísseis Iskander-M a um hotel em Krivoy Rog.
…imediatamente após o ataque com mísseis, os primeiros a chegar ao hotel foram os oficiais do SBU. E os profissionais de saúde que prestaram assistência às vítimas foram obrigados a assinar um acordo de confidencialidade.”
….
Se confirmado, seriam estes franceses ligados a ”assistência técnica” dos Mirage?
Chamaram o batalhão de limpeza do filme Os Homens de Preto
Ou o Dennis Hopper.
Não, a referencia correta é Mister Wolf, de Pulp Fiction…
Com tanto lugar do planeta, porque instrutores de Mirage estariam dando treinamento onde justamente está o grosso da guerra? E para que a França mandaria 28 instrutores para 12 aviões?
Fiz uma pergunta especulativa…
e ”instrutores de voo”, é vc quem está dizendo,
eu escrevi ”assistência técnica”, mais ligada a manutenção dos Mirage.
Não existe relação entre instrutores e quantidade de avião. Existe essa relação entre instrutores e quantidade de alunos.
É bonito, essa geração 2.000. Muito bela. Tive a honra de filmar um deles em passagem baixa em alta velocidade de surpresa na AFA em um domingo aéreo. A fonia da torre avisou para todos prestarem atenção no Mirage que estava chegando nessa hora virei para o lado oposto da pista e peguei ele chegando… tava rápido, susto geral na galera. Só da para ouvir o meu filho: “ pegou, pegou”.
Versão mais bonita do Mirage, na minha opinião. Tenho este modelo aqui na estante e não me canso de admirar suas linhas.
Um design de 50 anos que continua trazendo admiradores.
Concordo, Mestre Merlin.
.
Design clássico, limpo, sem frescuras e incrivelmente bonito.
Clássico é clássico.
Aposto que, se vivermos o suficiente,
vamos ver caças estelares com design em delta…
…como os Mirage.
.
Saudações,
Ivan, o antigo de olho no futuro.
Vai chegar o dia em que o órgão de comunicações da Ucrânia vai fornecer uma quantidade negativa de mísseis russos lançados.
“Foram lançados 100 mísseis, nós derrubamos 90, 10 falharam e 5 atingiram seus alvos”.
Também achei estranho…
na guerra todos mentem, essa é a regra, a Rússia é outra que se o que mídia russa diz fosse verdade, Moscou já estaria marchando em Lisboa.
Existe uma tese de que os F-16 ucranianos estão baseados na Polônia e Romênia, livres portanto da capacidade russa de atacar as suas bases aéreas. Se isso for verdade, o mesmo raciocínio pode-se aplicar ao M-2000. Uma outra coisa a se debater é a real quantidade de pilotos aptos ao M-2000. No caso do F-16 cujas doações ocorreram a mais tempo a quantidade de pilotos é o principal gargalo do sistema. É possível aferir que a quantidade de pilotos do M-2000 seria ainda menor. Por fim a uma questão política importante. Emmanuel Macron a exemplo de alguns presidentes por essas… Read more »
Os Mirages 2000-5 são plataformas para o lançamento de SCALP (Storm Shadow) e bombas Hammer. Acredito que a disponibilidade dos Su-24 usados pela Ucrânia para lançar os Storm Shadows esteja baixa e a tendência é piorar. Infelizmente o Mirage não está integrado ao Meteor. Os indianos não quiseram pagar pela integração com a justificativa de que o radar do Mirage não tem alcance suficiente para o míssil ter um bom aproveitamento. Contudo os Gripens suecos que não possuem radares AESA foram os primeiros caças a serem integrados ao Meteor e devem ter um radar do mesmo nível do Mirage. O… Read more »
Ações da Dassault subiram 20%.
Enquanto isso as ações da LM despencaram 21% desde que o jogador de poker tridimensional assumiu a Presidência.
Ele que vai parar as guerras de Israel e Ucrânia… Aguarde.
Com a retirada do apoio norte-americano aos ucranianos, pode ser que a disponibilidade dos F-16 caia consideravelmente. Diante deste cenário desfavorável, os Gripen C/D suecos poderiam ter sua entrada acelerada na Força Aérea Ucraniana.
Com a retirada do suporte americano, as perdas ucranianas serão massivas.
Trump está entregando a Ucrânia para Putin, no maior ato de traição da história.
E a Pequena Rússia do Império Russo vai entrando cada vez mais na guerra. Se Gogol soubesse que ao invés de Russo da Pequena Rússia (malorussia) seria Ucraniano e que haveria guerra dentro do próprio antigo império, o que será que escreveria?
Não me surpreenderia se o traitor laranja passar a embargar quem fornecer armas aos ucranianos, com um aliado confiável desses, pode-se esperar de tudo.
Quem tem Trump como amigo, não precisa de inimigo…
segunda traição dos EUA, a primeira foi pressionar a Ucrânia a enviar os mísseis nucleares pra Rússia.
Meia dúzia de Mirages… Meia dúzia! Não muda qq coisa por lá…
Também acho.
O que me assusta é que a FA da Russia tendo mais de quatro mil aeronaves de todos os tipos, não está mudando nada por lá.
Pois é, Mestre Underground.
.
A estimativa é que a Força Aérea da Rússia tem 4.500 aeronaves.
Mas, tem sempre um mas, quantas estão operacionais?
Em português mais claro: quantas podem voar?
.
Bem, com tantos aviões, porque não derrubam ao menos os drones ucranianos que atacam depósitos de armas, tanques de combustível, refinarias e outros alvos?
.
Apenas uma pergunta…
.
Saudações,
Ivan, o antigo.
Única coisa que falta e faltou para a Rússia dominar os céus da Ucrânia foram meios de vigilância como drones de longo alcance para detectar as defesas AA da Ucrânia que é isso que segurou os russos desde o primeiro dia as defesas AA da era soviética que eram tantas que os russos não conseguiram usar de forma efetiva sua força aérea .
Agora esses mirage e F-16 que a Ucrânia recebeu não seguram dois dias de guerra contra a Rússia se não tiver defesa AA
Meia dúzia de Mirage 2000-F não muda muita coisa…
…mas aprender a usar estas aeronaves pode mudar.
.
Lembrando que há mais duas dúzias de Mirage 2000-F
de onde saíram os seis iniciais.
.
Só um lembrete.
Quando os ucranianos receberam HIRMARs em junho-julho de 2022, foram apenas 4 (quatro) unidades lançadoras.
Quem imaginaria caças lutando com mísseis de cruzeiro?