A Próxima Geração de Treinamento ADAIR

MESA, AZ, 3 de março de 2025 – A Top Aces Corp. (Top Aces), única operadora comercial de aeronaves F-16 para treinamento avançado de combate aéreo no mundo, anuncia com orgulho um avanço inovador na indústria de combate aéreo adversário (ADAIR). Em colaboração com os parceiros tecnológicos EpiSci (uma empresa da Applied Intuition), Coherent Technical Services Inc. (CTSi) e Seger Aviation LLC, a Top Aces revelou seu ala autônomo construtivo baseado em inteligência artificial (IA) para a indústria Red Air. Essa inovação foi desenvolvida para replicar a cinemática de voo e as manobras de aeronaves adversárias avançadas em um ambiente de treinamento ao vivo, virtual e construtivo (LVC).

“A introdução de um ala construtivo representa uma conquista revolucionária e estabelece um novo precedente na indústria ADAIR”, afirma Russ Quinn, Presidente da Top Aces Corp., veterano da USAF e ex-piloto Aggressor. “A integração de alas construtivos baseados em IA aumentará a eficácia de nossos programas de treinamento, adicionando desafios de complexidade e massa ao combate além do alcance visual (BVR) para nossos clientes, ao mesmo tempo em que mantém os benefícios exclusivos do treinamento contra caças de 4ª geração altamente manobráveis.”

O ala construtivo da Top Aces foi integrado pela CTSi aos caças F-16 Advanced Aggressor Fighters (AAF) da empresa por meio da arquitetura aberta do Advanced Aggressor Mission System (AAMS) e é alimentado pela avançada tecnologia de IA da EpiSci. A interface Hands-On Throttle and Stick (HOTAS) do AAMS permite que os pilotos da Top Aces direcionem formações e manobras dos alas construtivos, coordenando-os com os F-16 da empresa para proporcionar desafios adicionais de combate BVR para os pilotos de caças de 5ª geração. Cada ala é incorporado ao cenário de treinamento como uma trilha adversária no Link-16, aumentando o número de oponentes BVR para segmentos de treinamento compatíveis a um custo reduzido.

“Tendo pilotado caças de 4ª e 5ª geração, protótipos secretos e demonstradores, conheço em primeira mão os desafios e oportunidades que a IA traz para o combate aéreo”, disse Dan Javorsek, Presidente da EpiSci. “Este é o futuro do treinamento de combate aéreo. A integração de alas baseados em IA levará o treinamento ao limite, preservando o valor dos adversários de 4ª geração em voos reais. Estamos ansiosos para continuar esse trabalho essencial e fornecer as melhores capacidades de software avançado para nossos homens e mulheres em serviço.”

Após a conclusão dos testes operacionais e da avaliação, a Top Aces planeja expandir seu conceito de ala construtiva, introduzindo capacidades adicionais de treinamento construtivo para seus clientes. Os avanços no controle, autonomia e interface dessa inovação servirão como base para o desenvolvimento de futuras plataformas adversárias colaborativas não tripuladas, consolidando a Top Aces como líder do setor em soluções de treinamento ADAIR.

Sobre a Top Aces Inc.

Com mais de 130.000 horas de voo sem acidentes, a Top Aces Inc. e suas subsidiárias, incluindo a Top Aces Corp. e a Blue Air Training Corp., oferecem treinamento avançado de combate aéreo adversário (ADAIR) e treinamento para controladores de ataque terminal conjunto (JTAC) às principais forças armadas do mundo. A empresa possui a maior frota de aeronaves de combate operadas comercialmente em serviço ativo e é a única proprietária e operadora comercial do F-16 no mundo. O treinamento crítico da Top Aces melhora a prontidão operacional das forças de combate, proporcionando experiência realista, ao mesmo tempo que gera significativa economia de custos e prolonga a vida útil das frotas de aeronaves militares. Para mais informações, visite www.topaces.us.

FONTE: Top Aces

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
BlackRiver

Essa empresa privada é maior e melhor que a maioria das forças aéreas ao redor do mundo.

Rommelqe

A utilização da IA cada vez mais incrementada por técnicas de simulação baseadas, por exemplo, em recursos do tipo LLM (Large Language Model) e RAG (Retrievel Augmented Generation, ou Geração aumentada de recuperação) proporciona com que as simulações de combates BVR sejam, de fato, muito realistas. O uso da LLM possibilita com que o AI Agent (Artificial Intelligence Agent ou agente da simulação baseada em inteligencia artificial) envolvido na definição dos cenários e operações a serem realizadas tenha a possibilidade de obter resultados com uma rapidez e realismo cada vez maiores, sendo que a IA pode criar novas situações e… Read more »