O presidente Donald Trump relaxou as restrições para que comandantes militares dos EUA autorizem ataques aéreos e operações especiais fora dos campos de batalha convencionais. A mudança amplia a lista de alvos potenciais e reverte diretrizes da era Biden, sinalizando um retorno a políticas mais agressivas de combate ao terrorismo.

Durante uma visita oficial no início de fevereiro, o secretário de Defesa Pete Hegseth assinou uma diretiva que reduz a supervisão política e burocrática sobre ataques aéreos e operações especiais. A decisão dá maior autonomia aos comandantes, eliminando o controle centralizado e múltiplas camadas de aprovação que haviam sido implementadas sob o governo de Joe Biden.

Um alto funcionário do Departamento de Defesa afirmou que as diretrizes de Biden seguiam um modelo semelhante ao da segunda administração de Barack Obama, focando em líderes de organizações terroristas. A nova abordagem de Trump, segundo o oficial, pode acelerar a neutralização desses grupos, mas também aumenta os riscos de erros estratégicos e vítimas civis.

Os grupos Al-Shabaab, na Somália, e os Houthis, no Iêmen, foram citados como possíveis alvos na reunião entre Hegseth e líderes do Comando dos EUA para a África (AFRICOM). Ainda não está claro se a nova diretriz se estenderá a outros comandos militares dos EUA ao redor do mundo.

Os ataques aéreos militares dos EUA se dividem em duas categorias: deliberados e defensivos. Sob Biden, os deliberados passavam por rigoroso processo de aprovação, incluindo avaliações jurídicas para evitar vítimas civis. Já os defensivos podiam ser autorizados rapidamente pelo comando militar em caso de ameaça iminente a forças dos EUA ou aliados.

No passado, para um ataque ser autorizado, era necessário que sete autoridades aprovassem a decisão, incluindo o presidente. Além disso, a inteligência precisava confirmar a afiliação do alvo a um grupo terrorista por meio de duas fontes independentes. Essas medidas reduziram erros, mas também atrasavam a execução das operações.

Ainda não está claro se as novas diretrizes de Trump mantêm essas exigências. No entanto, durante seu primeiro mandato, ele flexibilizou algumas dessas regras, permitindo maior autonomia militar em países como Afeganistão.

A decisão ocorre em meio a mudanças no Pentágono, após a demissão dos juízes-generais das Forças Armadas pelo governo Trump. Hegseth justificou as demissões afirmando que era necessário remover “obstáculos a ordens do comandante-em-chefe”, reforçando a intenção de agilizar as operações militares.

FONTE: CBS News

Subscribe
Notify of
guest

42 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Tutor

Recentemente os EUA classificaram os cartéis mexicanos coo organizações terroristas. Será que veremos algum bombardeio aéreo contra algum lord de droga?

Fábio CDC

Tomara e espero que hajam bombardeios contra posições do PCC e CV aqui no Brasil, especialmente contra alvos nos quais hajam lideranças, afim de exterminá-los de vez.

Gilson Elano

Atingir liderança do crime organizado, no Brasil?
Acho difícil eles destruírem Brasília!

Henrique

Melhor comentário !!!! rs

Rinaldo Nery

Basta um lugar específico na Praça dos Três Poderes….

Jadson S. Cabral

Com todo respeito, mas um comentário desses vindo do senhor, sendo um oficial superior…? Complicado

Rinaldo Nery

E daí? Sou cidadão como você. Não concordo com o que está acontecendo no Brasil. Sou bastante conservador. Simples assim.

Luciano

Lesa-pátria:”Tentar submeter o território nacional, ou parte dele, ao domínio ou à soberania de outro país.”

Alexandre

EDITADO:
2 – Mantenha o respeito: não ataque outros comentaristas.

Alexandre

EDITADO:
VC JÁ FOI ADVERTIDO, ÚLTIMO AVISO ANTES DE SER BLOQUEADO!

Alexandre

As lideranças não ficam em Brasília !!!!
O pior é imaginar que tem 5 coluna que iria amar ver as favelas do Rio de Janeiro e de São Paulo sendo bombardeadas, arrasadas como a Faixa de Gaza!

Leandro Costa

Não tem nada a ver com bombardeio em si, mas as favelas precisam acabar. Simples assim. A ‘cultura’ da favela é extremamente nociva não apenas para aqueles que moram fora das favelas, mas principalmente para aqueles que moram nas favelas em si. É um dos grandes entraves sociais no Brasil.

A lista de problemas causados pelas favelas é imenso e atinge mais quem vive nelas, mas afeta à todos nós, inclusive quem mora bem longe delas.

Luciano

E ai acabamos permitindo que uma nação estrangeira lance algumas Mk 84?!

Santamariense

Eu não sei de onde vocês tiraram isso de bombardear favelas!!! Nem o comentário inicial, que provocou todos os outros sobre esse ponto, fala em bombardear favelas…
E o Leandro tem toda a razão. As favelas precisam acabar. Hoje existe passeio para turistas conhecerem favelas no RJ!! É o cúmulo do absurdo…parece um passeio ao zoológico… desrespeito completo com as pessoas honestas que moram nesses locais…mas, isso não causa indignação em vocês, ao que parece …

Leandro Costa

Luciano, um exercício de português para você. Já que está tão preocupado com ingerência estrangeira, tenho certeza que seu português deve é soberbo.

Aponte, no meu post, aonde eu escrevi que uma potência estrangeira deveria jogar bombas Mk.84 em favelas ou qualquer outro lugar do Brasil ou do Mundo.

Apenas faça esse exercício simples de interpretação de texto, por favor.

Wilson

Tenho uma ideia. Pagar salários dignos aos trabalhadores e regularizar a propriedade fundiária. Mas sei que muitos não gostam dessas ideias “de esquerda”.

Leandro Costa

O discurso da esquerda é de que todo mundo tem que ter direito à moradia, que o favelado é excluído da sociedade, que a natureza precisa ser cuidada e respeitada, que todo mundo precisa de educação, que o favelado não pode ser discriminado e viva a cultura da favela, é tudo muito lindo, legal e tal. O que a torna bem hipócrita, não acha? Então vamos regularizar os imóveis em áreas de risco, aqueles inclusive que foram construídos em áreas de preservação ambiental, ou pelo menos aonde ainda havia mata ou qualquer outro bioma nativo, em que não incorrem em… Read more »

Luiz Antonio

Cuidado, se isso acontecer, poderão morrer pessoas das quais você pode ter em alta conta por desconhecimento de verdades. No Brasil, o que parece não é, e o que não parece pode ser muito provável.

Jadson S. Cabral

Meu deus!!! Você, brasileiro, está mesmo torcendo que os EUA bombardeiem o nosso país??? O senhor sabe que nas favelas e enclaves onde se esconde o crime organizado mora gente de bem, cidadão brasileiro inocente, não sabe? O senhor sabe também que a maior parte dos moradores dessas aéreas são civis, não sabe??? Minha nossa! Eu já vi gente falando muita bobagem por aqui, mas essa me surpreendeu e cansou tanto asco, que eu nem consigo explicar. Já não bastava pedir que as nossas próprias forças devastassem essas aéreas como se todo pobre fosse bandido, agora tem quem apoie que… Read more »

Luiz Antonio

É meu amigo, para você ver o nível de caráter da moçada. E isso não é falta de escola e nem baixo poder aquisitivo. Isso é “berço”.

Santamariense

Calma….respira…vai com calma …ele falou nos líderes do PCC e CV…esses NÃO moram em favelas…estão bem longe delas.

Alexandre

Pcc, Cv , ou seus sócios , não importa! Nada justifica tal comentário!

Santamariense

Eu não concordo que os EUA ou qualquer outro país ataque alvos, sejam quais forem, dentro do Brasil. Mas, o Brasil precisa fazer isso!! Essas organizações estão tomando o lugar do Estado em muitas regiões do país. E tomando posições dentro da organização estatal. Isso precisa ser parado!! De uma maneira ou de outra! O Estado brasileiro precisa encarar essa guerra…pois é uma guerra!! O que não pode é as coisas se manterem como estão!!

Jadson S. Cabral

Como, meu amigo? Bombardeando um prédio interno, cheio de gente inocente, pra matar um líder de uma facção? Jogando bomba dentro de um condomínio e matando crianças?
Em que realidade você vive? Você acha que esses caras moram isolados no meio do nada é?

A maneira de resolver isso é usar inteligência, seguir o dinheiro, botar esses caras na cadeia e não soltar mais. Pronto. Assim que se resolve crimes. Não é matando as pessoas indiscriminadamente somo se fôssemos selvagens.

Santamariense

“Como, meu amigo? Bombardeando um prédio interno, cheio de gente inocente, pra matar um líder de uma facção? Jogando bomba dentro de um condomínio e matando crianças?
Em que realidade você vive? Você acha que esses caras moram isolados no meio do nada é?”

De novo…respira…calma…onde eu disse para bombardear prédios?? Cadê a interpretação de texto?? Eu falei em combater essas facções e existem muitas maneiras de fazer isso!!! Calma…seja menos literal…guarde sua indignação para o que é necessário…use-a para cobrar, dos teus políticos e das autoridades, ações efetivas contra esses criminosos.

Rinaldo Nery

No atual governo esquece…

Alexandre

O Brasil passou séculos sob domínio e poder de ” conservadores” que só produziram miséria e desigualdade social para maioria dos brasileiros! Quando os conservadores dizem ” com o atual governo”, só reafirmam sua natureza e substância !!!!!! Fingem não saber das aberrações produzidas por eles ! E vivem culpando quem evidência os verdadeiros culpados!!!

Santamariense

O que mudou no Brasil nos governos em que o atual ocupante do planalto e sua trupe governaram? Diminuiu a criminalidade? O tráfico de drogas? Os crimes de colarinho branco? A corrupção? Ora, por favor … Sai da tua cartilha do partido…olha para o mundo real e deixa dessa necessidade doentia de ter um malvado para chamar de teu!

Leandro Costa

O que você não percebeu, talvez por cegueira ideológica, talvez por não ter se tocado, mas é que o atual ocupante da cadeira de Presidente e sua claque, apesar do discurso, ajudam à perpetuar o status quo, só que além disso, promovem não avanços, mas sim retrocessos sociais porque instauraram um discurso de ‘nós vs. eles’ que está rachando a sociedade Brasileira. O que de fato eles fizeram foi apenas tomar para si o bolo que já não era muito bem dividido entre a população. Nada mudou com eles no país. Só acirraram, e muito, os ânimos entre diferentes parcelas… Read more »

Jadson S. Cabral

Os líderes do PCC, do CV… de qualquer facção queira nomear moram onde? Porque ainda que você esteja falando de apartamentos e mansões caras no Leblon, Guarujá ou qualquer outro bairro caro deste país, eles não moram lá sozinhos e a maior parte dos seus vizinhos são pessoas boas. É a mesma lógica dos cometidos bobos sobre Brasília. Parece que todo mundo “esquece” do trabalhador, do pobre brasileiro médio que mora e/ou trabalha lá. Ou vocês acham que nossos queridos deputados, senadores e ministros de estado varrem as próprias salas, arrumam as próprias camas, fazem as próprias comidas…? Quantos inocentes… Read more »

Santamariense

Aprende a interpretar um texto! Em nenhum momento falei em bombardear quem quer que seja!! Logo, todo teu comentário se baseia em algo que eu não disse.

Alexandre

Típica fala de um patriota “brasileiro” que é mais estadunidense do que o próprio !

O vingador com cérebro

Concordo em gênero número e grau. Como o BR não faz quem sabe os EUA o faça.

Henrique

O problema é que no México, assim como em certos países da América do Sul, os cartéis estão diretamente ligados à instituições políticas, justiça e outros órgãos não governamentais. Tem muitos políticos, magistrados, agentes públicos dos mais diversos setores que foram financiados e formados pelo crime organizado para estar onde estão… então não é tão simples só jogar bombas.. tem que desmantelar a rede financeira dessa turma, que está ligada em vários continentes, antes.

Jadson S. Cabral

Só no México e certos países da América do Sul??? Tão vendo como o viralatismo é presente por aqui? Meu amigo, o crime organizado está envolvido na política em tantos países que não dá nem para quantificar. Alguns deles aliás, que são países de primeiro mundo e são admirados pela organização, lugar que ocupam na geopolítica e outras métricas dessas são bem conhecidos por terem uma máfia bem presente na política, como o Japão e a Itália. O senhor sabia que o governo japonês, sobretudo os governos locais, fazem vista grossa para vários crimes cometidos pela máfia, né? Sabe que… Read more »

Henrique

A turma que não se alfabetizou direito e não sabe interpretar texto já vem atacando tudo e todos só por não compartilharem da mesma visão. Quem está endeusando EUA aqui? Já falei em outros posts, não existe santos na geopolítica, governos financiam o que lhes interessa para aquilo que lhes interessa e não há amigos nesse cenário… Nem EUA, nem Rússia, nem China, nem Europa nem mesmo a Ucrânia nos consideram país ou povo relevante e por isso precisamos ser de fato independentes e não com essa ideologia torpe da certo lado que está NOVAMENTE quebrando o país por estar… Read more »

Alexandre

Você sabe a história do Irã-Contras??????

Jadson S. Cabral

Se conhece finge que não, porque os EUA para ele são o paraíso e lá na existe corrupção. Gente assim me dá nojo

Henrique

Corrupção tem até no vaticano meu caro, o problema é quando ela o tempo todo e tão somente para destruição de seu país como aqui.

Jadson S. Cabral

Isola o país, abandona aliados, demite gente experiente do pentágono e juízes militares e flexibilizada regras para ataques… não tem como isso dar bom

Last edited 11 dias atrás by Jadson S. Cabral
Luiz Antonio

É o desespero gerando cortina de fumaça para os problemas econômicos esperados devido à concorrência agressiva chinesa. Daqui há pouco a Índia também. Início do fim de um ciclo. A História está repleta de exemplos, mas teimam em não estuda-la.

Rinaldo Nery

Quem é a gente experiente do Pentágono? A cmt da Guarda Costeira, que acobertou casos de assédio e fez m*** na compra de helicópteros?