FORT WORTH, Texas, 3 de março de 2025 /PRNewswire/ – Hoje, a Lockheed Martin [NYSE: LMT] anunciou que a frota global do F-35 ultrapassou 1 milhão de horas de voo, comprovando ainda mais a dimensão e a força do programa na garantia da superioridade aérea dos combatentes dos Estados Unidos e de seus aliados em todo o mundo.

“Alcançar 1 milhão de horas de voo é uma conquista monumental para o programa F-35. Isso destaca a dedicação inabalável de nossos pilotos, técnicos de manutenção, parceiros da indústria e nossos parceiros internacionais e clientes de vendas militares estrangeiras”, disse o Tenente-General Michael Schmidt, Diretor Executivo do Programa Conjunto F-35 Lightning II. “Este marco não é apenas um testemunho da capacidade inigualável do F-35, mas também da resiliência e do compromisso de todos os envolvidos neste programa. À medida que continuamos a expandir a frota e avançar nas capacidades do F-35, estamos garantindo que os combatentes de hoje e de amanhã tenham a ferramenta mais avançada, confiável e eficaz para proteger nossas nações.”

Ao longo dessas 1 milhão de horas de voo, a equipe do F-35 aprimorou significativamente as capacidades da aeronave e conquistou marcos inéditos na aviação com o caça mais avançado do mundo.

“O F-35 é a espinha dorsal da força aliada, possibilitando a paz por meio da força no século XXI”, afirmou Chauncey McIntosh, vice-presidente e gerente geral do programa F-35 Lightning II na Lockheed Martin. “Ao olharmos para o futuro, estamos focados em continuar aumentando as capacidades do F-35 para garantir que permaneçamos à frente das ameaças adversárias.”

As 1 milhão de horas de voo incluem operações de combate realizadas por todas as variantes do F-35, após a primeira missão de combate do F-35C, em novembro de 2024, quando a aeronave atacou com sucesso alvos em espaço aéreo contestado.

A equipe do F-35 agora concentra-se nas próximas 1 milhão de horas de voo da crescente frota global, que já ultrapassa 1.100 aeronaves, garantindo que o F-35 mantenha seu papel de superioridade aérea e continue sendo a peça central do domínio aéreo, operando em conjunto com outras plataformas de quarta, quinta e próxima geração. Isso inclui a capacidade de controlar drones, como a futura frota de Aeronaves de Combate Colaborativo da Força Aérea dos EUA.

“Além de ser o caça mais avançado do mundo, o F-35 também melhora o desempenho daqueles que lutam ao seu lado, conectando o campo de batalha e garantindo que o combatente retorne em segurança”, acrescentou McIntosh.

Sobre a Lockheed Martin

A Lockheed Martin é uma empresa global de tecnologia de defesa que impulsiona a inovação e promove descobertas científicas. Nossas soluções de missão em todos os domínios e a visão de 21st Century Security® aceleram a entrega de tecnologias transformadoras para garantir que aqueles a quem servimos estejam sempre à frente. Mais informações em Lockheedmartin.com.

FONTE: Lockheed Martin Aeronautics

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Hamom

Meteor e AIM-260 estão sendo integrados ao F-35.

E por outro lado, a preferencia pelo F-35 é uma grande puxada de tapete para o preterido Eurofighter Typhoon e consequente continuidade da expertise e autonomia europeia no setor da industria de caças.

Last edited 11 dias atrás by Hamom
rui mendes

“Preterido Typhoon”e os outros, não contam???
Dos preteridos, o Typhoon continua vendendo e já tem quase 700 caças fabricados, o Rafale também continua a vender.
A “autonomia Europeia nos caças” se dá desde sempre, sempre existiram caças Europeus e acho que não estás a par, mas existem dois projectos em andamento, de novos caças Europeus, e mesmo que haja fusão, as empresas Europeias, continuarão a construir caças avançados.

Hamom

700 em mais de 20 anos é muito? O Eurofighter ficou pronto e disponível pra vendas em 2003. O F-35B em 2015 e o F-35A em 2016. Falando do mercado europeu, em 21 anos o Typhoon basicamente só vendeu para os países membros do próprio consorcio produtor do caça → UK, Alemanha,Itália e Espanha. No total, 599 unidades foram contratadas entre estes 4 paises [entregues 472 unidades] + Áustria, único pais europeu fora do consorcio a comprar o Eurofighter [15 unidades]. A grande maioria destes contratos de vendas do Typhoon foram feitas antes de 2015/2016, anos do lançamento do F-35…… Read more »

Last edited 10 dias atrás by Hamom
Rodolfo

O Meteor esta sendo integrado no F35B da Royal Navy e italianos. Ambos os países estão comprando mais Eurofighters com AESA da Leonardo (uma versão mais moderna do AESA do Gripen E). Espanhois e Alemaes tambem tem mais ordens de eurofighters com sua propria versao de radar AESA. No reino unido, os Eurofighters irão continuar como principal instrumento de superiordade aerea da RAF ate o FCAS estar pronto, sendo que os F35B irão permanecer operando de PAs. Espanha e França não operam o F35. A Espanha já disse que nesse momento vai continuar focando no Eurofighter. França entao nem pensar,… Read more »

Hamom

Todas compras dos próprios países membros do consorcio produtor do Eurofighter. Mas mesmo estes países estão gastando boa parte do orçamento de suas FA com o F-35.

O que causou debates e preocupações, dentro destes países… quanto a sustentabilidade, continuidade e evolução do projeto Eurofighter.

Last edited 10 dias atrás by Hamom
Fábio Mayer

Trump está tratando de acabar com
O mercado dos aviões dos eua na Europa. O continente provavelmente os F35 de hoje por produtos europeus mesmo.

O vingador com cérebro

E tem gente que acha que é ruim kkkkkk e ao mesmo tempo adora aquele mockup do Su57 kkkk

JHF

Em geral o argumento nunca foi “é ruim”. Na grande maioria das vezes foi “é caro de manter” ou ” o programa é um sumidouro de dinheiro”, passando pelo ” o produto está ainda em fase de testes e já está sendo entubado para os participantes pagarem a conta conjunta”.as, cada um acredita no que quiser e escreve o que desejar. Vida q segue.

O vingador com cérebro

O argumento SEMPRE foi que é ruim, que cai a toda hora, mesmo estatísticamente sendo comprovado que está na média de problemas como qualquer outro caça mundo agora.

José 001

Apesar do tempo que foi produzido e ainda terem milhares, ou milhões, de unidades em uso em quase todo mundo, ainda tem pessoas sem cérebro que dizem que o fusca é ruim.

O vingador com cérebro

O Fusca é, por motivos óbvios, ruim. Quebra toda hora, cheira gasolina, instável, beberrão, gaiola da morte em caso de acidente, mesmo tendo o Passat a venda os pobres ainda compravam o Fusca, por causa do preço e do custo de manutenção, mas sempre foi ruim. Como dizia meu mecânico “se fosse bom não quebrava” kkkkk
Comparação óbvia que não é possível fazer entre o F35 e seus antepassados, este é relativamente novo, em desenvolvimento e os F16, F18 e outros em que faz a comparação de quedas ou quebras já estão no mercado há 30, 40 ou mais anos.

Palpiteiro

Considerando o custo da hora de vôo, quanto essas horas representam?

BlackRiver

“F16 – 2” É você? Sim eu concordo que não é, nem nunca será uma aeronave linda e charmosa em termos de design quando comparada aos seus pares… Mas aos “entendidos” que consideram o avião um “lixo” da era moderna, reveja seus conceitos, afinal os números não metem, inclusive os que contam os custos de projeto e operação. Afinal até agora: 1 milhão de horas de voo 1.763 F-35A para a United States Air Force, 353 F-35B para o US Marine Corps, 80 F-35C para o US Marine Corps 273 F-35C para a US Navy Alemanha (35 F-35A), Austrália (72… Read more »

José 001

Se esses países que você citou não comprarem irão comprar o que?

Su-57?

J-20?

Typhoon?

Rafale?

F-16?

Alguns estão comprando F-15EX.

JHF

O Typhoon tem algumas vendas (3?) de 15 a 25 unidades nos últimos meses de 2024.

André Macedo

Os custos do projeto e operação só estão aumentando, apesar dos números e da produção em massa ter iniciado, e ainda tem gambiarras e problemas a resolver como o do próprio motor.
O F-16 é famoso pela relativa simplicidade de operação e custo benefício, coisa que o F-35 não tem nem de longe, vende muito pelo fato de ser, atualmente, a única alternativa viável de 5G no Ocidente.

Felipe

F35 vende muito pelo fato ser o caça de 5 geração mais avançado atualmente.Tem problemas sim, como todo caça tem, ainda mais por embarcar tecnologias experimentais como foi o caso do f35, e atualmente muitos desses problemas ja foram corrigidos!!

José Gregório

E disseram que é um fracasso;;;kkk