HENSOLDT recebe extensão de contrato de 350 milhões de euros para o radar do Eurofighter

A fornecedora de soluções de sensores HENSOLDT recebeu uma extensão de contrato no valor de aproximadamente 350 milhões de euros para o radar Eurofighter Mk1.
Após aprovação dos Ministérios da Defesa da Alemanha e da Espanha, novas tarefas de desenvolvimento foram encomendadas pela Airbus Defence and Space.
O projeto ECRS Mk1 (Eurofighter Common Radar System Mark 1) é a próxima geração de radar do Eurofighter, que será utilizado pelas forças aéreas alemã e espanhola. Este radar E-Scan ampliará as capacidades do Eurofighter em operações ar-ar e ar-terra, além de equipá-lo com recursos de guerra eletrônica.
O radar foi desenvolvido por um consórcio formado pela empresa alemã HENSOLDT Sensors GmbH e pela espanhola Indra Sistemas S.A.. Juntas, essas empresas, em colaboração com a Airbus Defence and Space, compõem a estrutura industrial responsável pelo desenvolvimento, certificação e fabricação dessa avançada tecnologia militar.
A extensão do contrato inclui a entrega de sistemas de teste para a aeronave de testes de radar da Alemanha, o Airbus A320 D-ATRA, além de revisões no radar Mk1 Step 1. O avanço tecnológico desses dispositivos permitirá aprimorar as capacidades operacionais do sistema de armas, garantindo sua modernização e eficácia a longo prazo.
O escopo dos serviços também contempla uma fase inicial de desenvolvimento do ECRS Mk1 Step 2. Esse radar E-Scan, com gerenciamento baseado em tarefas do sistema Attack & Identify da Airbus Defence and Space, reduzirá significativamente a carga de trabalho dos pilotos no cockpit do Eurofighter, aumentando sua eficiência operacional.
“A extensão do contrato garante o desenvolvimento de um radar Eurofighter Mk1 certificado para operação aérea para Alemanha e Espanha. Nosso objetivo é iniciar os testes de voo do radar revisado no final de 2025. A instalação do Mk1 Step 1 nos Eurofighters Quadriga alemães está programada para 2027”, afirma Frank Döngi, chefe do programa Eurofighter Radar.
As vezes eu tenho a impressão que os caças europeus feitas por consórcio demoram muito pra finalmente terem capacidades que caças norte-americanos, franceses e suecos já tem desde o começo.
Concordo!
AN/APG-79 AESA
Esse radar americano, vem evoluído e trazendo novas melhorias e capacidades a cada atualização, o mesmo acontece com os europeus!
Eu não conheço os programas de defesa, mas conheço alguma coisa do programa espacial da ESA. Eles têm um princípio de Política Industrial e a Distribuição Geográfica, onde a quantidade de investimento de cada nação no orçamento da ESA é proporcional ao volume de compras da ESA junto à indústria espacial daquela nação. Isso às vezes atrasa um pouco as decisões que deveriam ser técnicas e se tornam também políticas.
“Isso às vezes atrasa um pouco as decisões que deveriam ser técnicas e se tornam também políticas.”
As vezes?
O Atlas é um exemplo perfeito do quanto “filho de vários pais” é sempre complicado.
Quais as principais diferenças do E-Scan e na/Apg79? A reportagem não detalha capacidade técnicas práticas.