Aeronave multimissão de última geração vai aumentar a capacidade operacional da Força Aérea Austríaca

Gavião Peixoto, 14 de fevereiro de 2025 – A Embraer (NYSE: ERJ/B3: EMBR3), líder global na indústria aeroespacial, iniciou oficialmente a montagem estrutural do primeiro C-390 Millennium para a Áustria. Este importante passo foi dado durante uma cerimônia realizada nas instalações da Embraer em Gavião Peixoto, São Paulo, na presença de uma delegação composta por representantes do governo austríaco e da Embraer.

“Estamos entusiasmados com o início da produção da primeira aeronave para a Áustria e esperamos entregar esta unidade para a Força Aérea Austríaca em breve. O C-390 está estabelecendo novos padrões como uma aeronave de transporte aéreo verdadeiramente multimissão. Ele oferece uma combinação imbatível de tecnologia de ponta, confiabilidade e baixos custos operacionais, com desempenho inigualável”, afirma Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.

Com capacidade de carga de 26 toneladas, velocidade de 470 nós e aviônicos de última geração, o C-390 é a melhor aeronave de sua categoria. Seus potentes motores, amplo compartimento de carga equipado com rampa traseira e trem de pouso robusto permitem realizar as missões mais exigentes em pistas não pavimentadas. Um verdadeiro ativo estratégico para seus usuários finais, o C-390 Millennium pode realizar uma ampla gama de missões militares e civis, como transporte de carga, pessoal e veículos, operações de manutenção da paz, operações especiais, apoio humanitário, evacuação médica, busca e salvamento, combate a incêndios, reabastecimento aéreo e gerenciamento de desastres.

Em sua configuração de reabastecimento aéreo, com a designação KC-390, a aeronave pode operar tanto como avião-tanque quanto como receptor, neste caso também recebendo combustível de outro KC-390 por meio de pods instalados sob as asas.

Desde a entrada em operação com a Força Aérea Brasileira em 2019, com a Força Aérea Portuguesa em 2023 e, mais recentemente, com a Força Aérea Húngara em 2024, o C-390 comprovou sua capacidade, confiabilidade e desempenho. A atual frota de aeronaves em operação acumula mais de 16.300 horas de voo, com uma taxa de capacidade de missão de 93% e taxas de conclusão de missão acima de 99%, demonstrando produtividade excepcional na categoria.

Além de Brasil, Portugal e Hungria, a Holanda anunciou sua escolha para o Millennium em 2022. Em 2023, a Áustria, a República Tcheca e a República da Coreia também escolheram o C-390, confirmando o sucesso dessa plataforma revolucionária. Em 2024, a Suécia, a Eslováquia e um cliente não revelado também optaram pelo C-390.

Sobre a Embraer

Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer atua nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A Companhia projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer Serviços & Suporte a clientes no pós-venda.

Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 9 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos, uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 150 milhões de passageiros.

A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.

DIVULGAÇÃO: Embraer

Subscribe
Notify of
guest

26 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rommelqe

Excelente notícia. A EMBRAER tem cumprido religiosamente com seus compromissos. Parabéns aos AUSTRÍACOS também, que certamente estão em dia com suas responsabilidades….!

Matheus

Quanto tempo leva do inicio da produção até a montagem final?

Camargoer.

Chutando.. baseado no que um colega que trabalha na Embraer comentou sobre a construção dos aviões comerciais, uns 2 anos. A Saab também já declarou que um Gripen leca entre 2 ~3 anos para ficar pronto, dependendo a configuração da equipe.. mais gente, mais rápido

Acho que a Embraer até conseguiria reduzir para 1,5 ano ou menos se for preciso, mas dai teria que ampliar a equipe.

Sei também que hoje, a empresa tem capacidade de entregar 12 aeronaves por ano.. mas acho que ainda não chegou a este patamar

FernandoEMB

O que você chama de início da produção? Início da montagem das estruturas, a fabricação das primeiras peças pela Embraer, o início da produção das primeiras peças nos fornecedores…

Camargoer.

Oi Fernando… pois é.. comentei mesmo que você seria a pessoa mais preparada para responder para o Matheus.

FernandoEMB

Aos que negativaram, não tem como responder sem saber qual o ponto de partida. Mas já que negativaram, fiquem então sem resposta!!!

Jadson S. Cabral

Como funciona exatamente a cadeia de produção nesse caso? Porque essa indústria (não só a Embraer) dei de de muitos fornecedores, e creio eu, devem encomendar os componentes de acordo com as vendas do produto final, mas com alguma antecedência, o ta evitar atrasos, já que os fornecedores fornecem para vários outros fabricantes. Partindo desse pressuposto, e sabendo que a Embraer já vendeu mais de 40 aeronaves e que as vendas estão para subir ainda mais em breve, quanto tempo, em média, duraria a produção de um Millennium desde o ponto em que a linha de produção de fato começa… Read more »

Filipe Prestes

Ainda esse “mistério” do cliente não-revelado? Acho que algum insider da Embraer tinha comentado aqui no PA que era de fato o Uzbequistão, com um pedido de 2 aeronaves e possibilidade de +2.

Matheus

Como descendente de Austríacos fico muito feliz 🙂 em breve, estarão equipados com a melhor aeronave de transporte tático do mundo.

Antonio Palhares

Assim que se fala.

Matheus R

O avião é tão eficiente e tem tanta disponibilidade que, dependendo do país, alguns poucos já são o suficiente e dão conta do recado.

Last edited 1 mês atrás by Matheus R
Marcio

Que ótima notícia! Pensei que seria o da Holanda primeiro. Alguém sabe qual o próximo exemplar a ser entregue? O 3º de Portugal, ou o 2º da Hungria? Abração.

Matheus

Olá Márcio, também me enganei. Mas achei que o próximo a entrar na linha seria o da Coréia do Sul. Acredito que a ordem seja: 3° de Portugal, 2° da Hungria o 8° da FAB e no final do ano esse 1° da Áustria.

Marcio

Olá, Obrigado. Show de bola.

Joaquim Araujo

Eu estranhei essa notícia! Primeiro, porque o contrato com a Coréia foi assinado em dezembro de 2023, com prazo final para 2026, ou seja, era de se esperar que pelo menos a primeira entrega seria em 2025, segundo, é que o primeiro da Republica Tcheca está previsto para este ano ainda e não houve nenhum anúncio de entrada em produção dos KC’s desses dois países.

Fernando EMB

E por acaso precisa anunciar a entrega em produção de cada novo cliente???
Não.

Jadson S. Cabral

Provavelmente os desses países já estão em produção e o da Áustria só foi anunciado porque a delegação deles veio aqui acompanhar o processo, para provavelmente fazer mídia lá na Áustria. A Embraer então aproveitou.
Como o Fernando falou, acho que não precisa anunciar o início da construção de todos os países. E com cada vez mais clientes…

Fabio Araujo

Em poucos meses vamos ter outro cliente recebendo com alegria mais um
C-390 e entrando no rol dos operadores do nosso transporte!

Sensato

Que bom que a linha do KC390 está acelerando e produzindo muito porque se a Embraer dependesse da linha do Gripen, estaria lascada. Alguém sabe quando começam a cair os bilhões do PAC pra concluir o lote que será feito aqui?

Santamariense

“Alguém sabe quando começam a cair os bilhões do PAC pra concluir o lote que será feito aqui?”

No dia em que o sargento Garcia prender o Zorro.

Fabio

” lote que será feito aqui ” admiro a persistência de vocês em ainda acreditar nisso .

Sensato

Uai, tem gente que acredita no PAC, cada um escolhe o mito que prefere.

Marcos

“Alguém sabe quando começam a cair os bilhões do PAC pra concluir o lote que será feito aqui?”

Pelo andar da carruagem tá mais fácil cair o “pai” do PAC do que os bilhões do PAC.

Rinaldo Nery

Espero que caia…

Tutor

Bora Embraer, produzir. Coisa boa vende bastante.
Vai Governo Brasileiro, já não que compraste a quantidade prometida, auxilie de alguma forma ($) a Embraer a aumentar sua capacidade de produção.

Rommelqe

Entendo que, em um determinado momento, será oportuno ativar mais uma linha de produção aqui no Brasil, como, aliás, já foi objeto de divulgação. Há uma previsão de data para que isto aconteça, caros Galante/Poggio/Nunão e Fernando EMB?