O governo britânico está investigando quantos militares foram diagnosticados com câncer, após alegações de que alguns helicópteros expuseram suas tripulações a vapores tóxicos.

Pelo menos seis casos já foram resolvidos fora dos tribunais pelo Ministério da Defesa (MoD), e dezenas de outros membros da tripulação aérea e suas famílias estariam em processo de ação judicial.

Eles alegam que as autoridades sabiam das preocupações com a segurança de certas aeronaves desde 1999, mas optaram por não informar a tripulação nem introduzir precauções de segurança suficientes.

O MoD afirma que leva “a saúde de nosso pessoal extremamente a sério” e está atualmente testando as emissões de escapamento de alguns helicópteros militares.

As doenças contraídas por alguns dos tripulantes que voaram nesses helicópteros incluem câncer de pulmão, câncer de garganta, câncer testicular e algumas formas raras de câncer no sangue.

O jornal The Times relatou no ano passado que pelo menos três ex-tripulantes morreram e outros foram informados de que seu câncer é terminal.

Entende-se que o governo reconhece que o design de algumas aeronaves de asa rotativa aumenta a probabilidade de os gases de escape do motor entrarem na cabine.

O benzeno, que é um carcinógeno humano conhecido, está presente no combustível das aeronaves.

Em novembro, o governo iniciou testes nos gases de escape dos helicópteros, mas entende-se que as autoridades ainda acreditam que não há risco à saúde.

O MoD confirmou que agora está realizando um estudo para determinar quantos membros das forças armadas serviram como tripulantes de aeronaves e foram diagnosticados com câncer.

Entende-se que esse trabalho começou oficialmente no início deste ano, abrangendo a RAF (Força Aérea Real), o Exército e a Marinha, incluindo veteranos e militares ativos.

Quando questionado pela BBC News, o MoD não conseguiu dizer quando espera apresentar uma estimativa inicial do número de pessoas potencialmente afetadas.

No entanto, uma fonte de Westminster familiarizada com a investigação disse que as dificuldades no acesso aos registros médicos dos veteranos podem fazer com que o processo leve anos.

Acredita-se que mais de 150 pessoas tenham procurado escritórios de advocacia alegando terem sido afetadas, mas muitas não serão elegíveis para compensação, já que a lei que permite ações contra o MoD só entrou em vigor em 1987.

Pelo menos quatro tipos de aeronaves foram mencionados em documentos legais, incluindo os modelos Sea King, Westland Wessex, Puma e CH-47 Chinook.

O escritório de advocacia Hugh James, que representa muitas das famílias afetadas, alega que os riscos relacionados ao Sea King foram claramente comunicados ao MoD em 1999.

Eles afirmam que um relatório “recomendou modificações na aeronave para desviar os gases de escape”, mas que o MoD “não tomou medidas com base nessas recomendações” e “falhou em alertar os militares sobre os perigos potenciais e o risco de desenvolvimento de câncer”.

O Sea King foi usado em operações militares britânicas entre 1969 e 2018 e, no passado, foi pilotado tanto pelo Rei Charles quanto pelo Príncipe de Gales.

O Westland Wessex foi aposentado em 2003, enquanto os modelos Puma e CH-47 Chinook ainda estão em operação.

O MoD apontou testes anteriores realizados em helicópteros em nome da RAF que não indicaram que a tripulação aérea estivesse sendo exposta a níveis perigosos de contaminantes.

Louisa Donaghy, advogada sênior do escritório Hugh James, disse que o escritório representa mais de 40 ex-militares, mas alertou que esse número pode ser ainda maior.

“É encorajador que o MoD tenha começado a investigar a escala desse problema, mas o processo deve ser rápido e transparente”, disse ela.

“Cada atraso significa que mais veteranos e militares podem ficar sem o apoio de que precisam. Dada a dificuldade de acesso aos registros dos veteranos, é vital que o governo aloque os recursos necessários para garantir que ninguém seja negligenciado.”

No mês passado, a BBC News usou um pedido de Liberdade de Informação para perguntar ao MoD quantos tripulantes atuais e antigos eles sabem que foram diagnosticados com câncer.

O MoD respondeu que não possuía esses dados centralmente, mas confirmou que o trabalho para determinar o número de pessoas afetadas estava em andamento.

Um porta-voz do MoD afirmou que “levamos a saúde de nosso pessoal extremamente a sério e revisamos regularmente nossos processos para garantir que estamos fazendo tudo o que podemos para manter nossa equipe segura”.

Ele acrescentou que é “essencial que possamos garantir a segurança de nosso pessoal no trabalho”.

FONTE: BBC

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Willber Rodrigues

Considerando-se que o Sea King já foi operado pela MB, esse assunto merece uma melhor investigação, tanto por lá, tanto por aqui.

Camargoer.

Pois é… muita coisa que parecia inofensiva antes passaram a ser compreendidas com a experiência. É como o uso de certos medicamentos cujos problemas só foram compreendidos muitos anos depois.

Lembro do pessoal reclamando da proibição de fumar em lugares fechados… pelo menos agora a gente consegue sentir o sabor da comida nos restaurantes… para comer bigmac não fazia assim tanta diferença..

Alexandre Galante

Na MB o Sea King deu muito problema de coluna nos pilotos, por causa da característica vibração vertical do helicóptero.

juggerbr

Como são helicópteros operados por muitos países, cabe investigar se esse problema ocorre em outros lugares também. Em caso positivo, os fabricantes terão muita dor de cabeça.

Angelo

Os Estados Unidos fazem muita pesquisa, no caso do Chinook que eles tem em grande quantidade acho estranho não ter aparecido nada até agora, ou era segredo….

Camargoer.

Olhando a foto, parece mesmo que os gases da turbina são dispersados á frente das portas laterais… o militar que estiver ali vai respirar gás de escape

Renato B.

Uma coisa que gosto nos americanos é seu gosto por medição. Eles adoram tomar decisões baseadas em dados mensurados. O problema é quando os dados podem levar a descobertas desagradáveis ou contrárias à interesses poderosos.

Agora o que senti falta é uma análise comparativa. Comparando com as pessoas que tem outras atividades, tripulantes dessas aeronaves estão mostrando casos de cancer com mais frequência? Epidemiologia não funciona na base do caso a caso.

Last edited 1 mês atrás by Renato B.
Abymael2

Que coisa. Tá parecendo aquela história do amianto que, quando se percebeu o mal que fazia, muita gente já tinha morrido ou estava com a saúde corroída.
“O Westland Wessex foi aposentado em 2003,…” – achava esse helicóptero bizarramente bonito. Era esquisito mas era bonito de ver.

h.saito

Quais as chances do Super Puma ter herdado esse problema do Puma original?

fewoz

Me faz lembrar dos casos onde pessoas morreram devido ao uso do ar condicionado nos seus carros ou ao vazamento de gás do aquecedor em casa. Já aconteceram diversos casos assim. Por isso, ao viajar de carro, sempre deixo a janela um pouco aberta. E sempre evito morar em casas onde o aquecimento é a gás. A esmagadora maioria das pessoas simplesmente vive sem ter qualquer instinto de sobrevivência. Isso me impressiona. E pior, colocam em risco a vida das pessoas. A forma como conduzem nas ruas e estradas exemplifica bem isso: a esmagadora maioria dos acidentes fatais é resultado… Read more »

Renato B.

Digamos que é um problema do modo de pensar humano Lidar com a ideia de risco demanda um certo grau de abstração. A maioria das pessoas se sente desconfortável com a ideia e preferem ignorá-lo. O caso da matéria também demonstra outro problema. A dificuldade em perceber relações de causa e efeito quando existe uma boa distância de tempo ou espaço. Para isso é preciso ciência para aferir os riscos e leis para mitigar o estrago. É por isso que educação ambiental é algo difícil de ensinar e a reação as mudanças climáticas é tão estúpida. Poucos conseguem viver com… Read more »

Cristiano GR

E os caminhões e ônibus que despejam suas fumaças diretamente na cara dos passageiros dos outros veículos e mais ainda quando arrancam ou os motores são mais exigidos em subidas. Motoqueiros, então! Estes devem ficar tingidos de um leve grafite ao fim do dia.

MMerlin

Complicado.
Lembro há tempos de boatos relacionadas as aeronaves com sistemas AWACS da USAF, onde seus radares poderiam estar também causando câncer em sua tripulação.

Oficial de Pijamas

Na MB, os SH-3 Sea King fizeram o último voo na cerimônia de aniversário da Aviação Naval em Agosto de 2012.
Portanto, já se vão mais de 10 anos.
Não houve histórico desse tipo de problema na MB.

Rinaldo Nery

Servi na 2a ELO, na Macega, de 1988 a 1990. Nosso hangar era ao lado do hangar do HS-1. Máquina maravilhosa o SH-3.

Guizmo

Os Tucanos da 2a ELO são aqueles com tons de azul e cinza? São a pintura mais linda que a FAB já fez

Rinaldo Nery

Não. Camuflagem Vietnã.

Leandro Costa

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Rinaldo Nery

Bons tempos! Lá fui formado Líder de Esquadrilha de Ataque. Muitas missões com a ForFrag e a ForCT.