Argélia receberá 12 caças Sukhoi Su-57 em dois anos

A Força Aérea da Argélia está se preparando para operar o caça russo de quinta geração Su-57 já em 2025, de acordo com o portal Algérie solidaire.
“O país se tornará o segundo ao sul do Mediterrâneo, depois de Israel, a operar aeronaves de combate de quinta geração”, afirmou o relatório.
Segundo a respeitada fonte argelina Sada El Djuyouch, as primeiras seis aeronaves estão programadas para entrega em 2025, com mais seis chegando em 2026. O contrato para o fornecimento de 14 caças Su-57 teria sido assinado em 2021. No entanto, desde 2019, o MENA Defense já relatava que a Argélia havia fechado um contrato para adquirir 14 unidades, após uma delegação argelina visitar a feira aeronáutica MAKS, em Moscou. Durante a visita, organizada pelo Comandante da Força Aérea, Major-General Boumaiza, o Su-57 foi analisado detalhadamente, e um ex-piloto argelino de MiG-29 teve a rara oportunidade de testar o caça furtivo russo em um simulador, sendo supostamente ele quem tomou a decisão de aquisição após cinco anos de indecisão.
Em novembro de 2024, durante o Zhuhai Airshow, a Rosoboronexport anunciou a assinatura do primeiro contrato de exportação do Su-57E, sem revelar o nome do comprador. A revelação surpreendeu especialistas, pois se acreditava que as exportações do Su-57 só começariam após a conclusão das entregas para as Forças Armadas da Rússia, previstas até 2028. Além disso, as sanções ocidentais, impostas após o início da operação militar especial na Ucrânia, poderiam afetar a produção do Su-57, limitando o acesso a tecnologias críticas.
No entanto, o aumento da produção para 12 aeronaves por ano desde 2023 permitiu à Rússia iniciar as exportações em 2024, garantindo não apenas o cumprimento dos contratos, mas também fundos adicionais para o desenvolvimento do programa Su-57. A versão destinada à Argélia pode não ser a configuração final e poderá exigir atualizações, especialmente nos motores, na redução da seção transversal de radar (RCS), na aviônica e no armamento.
Mesmo com possíveis limitações iniciais, a aquisição do Su-57 representará um grande avanço para a Força Aérea da Argélia, que integrará a aeronave ao seu sistema de armas ao lado dos caças modernizados Su-30MKA na versão SM2. Mesmo na configuração básica, o Su-57 fortalecerá significativamente o potencial de combate argelino diante da crescente competição com caças da geração 4++, como o francês Rafale, o Eurofighter e o F-16V, além da presença do F-35 de quinta geração na região.
O chefe da Rosoboronexport, Alexander Mikheev, confirmou que o primeiro cliente estrangeiro do Su-57 começará a operar a aeronave em 2025. O anúncio foi feito na exposição Aero India 2025, em Bangalore. A entrega do Su-57E marcará um importante avanço na cooperação técnico-militar entre Rússia e Argélia, fortalecendo a posição russa no mercado global de armamentos.
FONTE: RuAviation
“A versão destinada à Argélia pode não ser a configuração final e poderá exigir atualizações, especialmente nos motores, na redução da seção transversal de radar (RCS), na aviônica e no armamento.”
Isso é um grande vacilo da Rússia.
Não é, não tem o que fazer, eles simplesmente estão com a logística de tecnologias críticas lascadas por conta da guerra, e não necessariamente pq estão alocando isso pro TO, mas pq realmente n conseguem mais produzir certas coisas, estão tendo que canibalizar mísseis soviéticos antigos pra manter a produção de mais novos por exemplo.
Já li isso a 2 anos atrás!
E também as geladeiras e os microondas kkk
Diversos canais de moleque que em 2022 ganharam muito dinheiro firmando um discurso anti Russia, vários deles com viés racista, citando a Russia como “uma nação de bandidos”, hoje já voltaram atrás e mudaram bastante o discurso.
Muito interessante ver a reação de quem chamava a atual Russia de comunista ver que Putin é aliado do presidente azeri.
Rússia comunista?
Esse pessoal não tem a mínima noção do que é socialismo ou comunismo; chamam qualquer país nacionalista e com ação forte do Estado de “comunista”.
Na verdade sequer sabem o que é direita e esquerda (matéria de ensino médio).
O modelo oficial russo é o semi-presidencialismo.
Está bem longe disso.
Mas tem gente aqui que bate o pé e diz que lá. as eleições são sempre honestas. Quando o atual Chefe de Estado do país recebe 90% do votos dizem que não existem chances das eleições serem forjadas.
É… Pau da em Chico não dá em Francisco…
Eles são apenas patéticos
Papo furado
Resumo, que corrobora com o que eu sempre tenho defendido.
O rebitado não é um 5G pleno. Ele é um Stealthy. not stealth.
Tão invisível como um guarda roupa
Isso é especulação.
E, de qualquer forma, com certeza Argélia está plenamente ciente das capacidades desse lote inicial.
É provável que seja uma variante de exportação dos primeiros lotes recebidos pela Força Aérea Russa (que ainda não recebeu o Su-57 com novos motores).
Vai ser a primeira vez na história em que a Argélia se colocará tecnologicamente acima da França, ex-colonizadora, em termos de armamento. Talvez isso acenda a luz amarela na Europa e exija alguma resposta. Mesmo o F35A, onde disponível, apresentará algumas vulnerabilidades frente ao Su57E.
O Marrocos deve assinar nos próximos meses por 32 F35A.
Agora mesmo é que o gasto militar do Marrocos passa dos 15% , do PIB, já está em 11%, com essa compra dos argelinos , o povo de lá que aprenda a comer areia do deserto.
15%? Em 2023 estava em 3,6% do PIB…
Os dados da Wikipedia dizem 11%
O Marrocos tem esse gasto muito por causa de sua ocupação ilegal do Sahara Ocidental (mais uma invasão e ocupação que não incomoda nem um pouco o ocidente).
Porque seus principais fornecedores bélicos são as potência ocidentais, EUA especialmente.
Pois então, para muita gente qualquer ilegalidade apoiada pelos EUA tem legitimidade, por mais absurda e criminosa que seja (vide Gaza)…
Acho difícil sair isso, como explicar aos emirados árabes, Egito e arábia saudita, o Marrocos ter F-35 e eles não, por causa de Israel!
Os acordos de normalização com Israel assinados em 2020 foram o 1o passo nesse sentido, portanto a Arabia Saudita (que ainda nao normalizou relação com Israel) ainda não irá operar o F35. No caso dos EAU, foi feita uma oferta em 2020 mas em 2022 a negociação terminou pois o governo local se negou a remover a Huwaei do 5G local. Quanto ao Egito, imagino que o mesmo ocorreria visto a crescente presença chinesa, tanto como a recente aquisição do J10. O Marrocos é diferente, nao so esta geograficamente longe do Oriente Medio (nao ameaça a supremacia da FA israelense)… Read more »
https://www.military.africa/2025/01/progress-in-moroccos-f-35-acquisition/
Rapaz… Russia deveria te dar um visto de permanência com essa torcida toda !
Então quer dizer que essa tal de Argelia é melhor que a França militarmente que tem so na aeronautica, 40 mil militares, 520 aeronaves e mais de 40 satélites ?
Ja estão desenvolvendo seus próprios aviões e caças também ? Porta-aviões e submarinos nucleares ?
Claro que a França continua sendo uma potência militar muito superior a qualquer país da África, e só quem tem uma análise completamente enviesada discordaria disso, mas realmente não tem como negar que pelo menos na teoria a Argélia com o SU-57E estará uma geração na frente da França no que tange a caças, mas claro, no final isso não mudaria o resultado de uma guerra entre os dois, nem diminuí a supremacia francesa na região.
Rafale é superior.
Lembrando que ele já plotou um F-22 em exercícios simulados.
Esse rebitadinho ai vai virar mais uma comédia dos armamentos russos.
Acima da França ? Ex-colonia. Há coisas que ainda batem forte.
Só falta a Venuzuela comprar também.
O Trump já mostrou que vai comprar petróleo da Venezuela, então dinheiro pra isso eles vão ter, só não vai sobrar pro povo, mas isso já não sobra hoje mesmo…
Eu não dúvido.
Rússia precisando de grana, Venezuela precisando manter o caviar e picanha na mesa do Maduro.
Vai que……..
Bem apontado
Ainda acho que o Rafael da conta desse Stealthy ai tranquilo.
Parabéns a Argélia, li num site inglês que os Argelinos poderiam substituir todos os seus 70+ Su30 por Su57 e que essa aquisição de Su57 inicialmente visa substituir os Mig29.
Difícil substituírem o SU-30 mesmo na próxima década, o SU-30 ainda é um baita caça que voa frouxo por mais algumas décadas, e a modularidade dele permite que seja atualizado constantemente, a Índia mesmo disse que pretende operar o SU-30 até 2055.
Esse voa na chuva. Se bem que na Argélia deve chover pouco.
Os detratores piram…parece que o jogo virou né?
Você leu a matéria?
“A versão destinada à Argélia pode não ser a configuração final e poderá exigir atualizações, especialmente nos motores, na redução da seção transversal de radar (RCS), na aviônica e no armamento.”
Pra mim parece um produto bem inacabado ainda. Certamente será um aumento de capacidade em relação aos Su-30/35, mas ainda assim… dentro de um universo de 12 aeronaves, vão ter que intercalar bem essas atualizações quando elas ocorrerem.
Atualiza 2, depois mais 2, depois mais 2 e assim por diante.
pode, poderá, para mim, parece…não dá né?
A torcida baixou legal aqui hoje… heheh
Tudo isso por causa de 12 caças ?
Contra uma França, que só de F-35 no time da OTAN, tem mais de 1000 ?
Não é torcida … é seita … fanatismo …
Um ótimo jeito de incomodar os franceses. Ex colônia da França, milhões de descendentes argelinos dentro do território francês, mas, nada de Rafale, Mirage, só coisa russa.
Pelo visto será uma versão capada, mas ainda assim, de muito respeito. América do Sul não tem qualquer coisa parecida…
Todos F-35 vendidos para Europeus e asiáticos também são capados .
Explica pra gente sua teoria… Pois nunca vimos nada disso em lugar nenhum !
Já é fato conhecido isso, eles chamam de downgrade, as vezes e um radar menor, um míssil não integrado, ficou evidente esse problema para os EUA, quando o Irã ficou com F14 quase do mesmo nível que os americanos
O Irã sempre foi um país instável, mas qual a chance de países que literalmente dependem dos EUA pra sua defesa como é o caso Reino Unido e do Japão se voltarem contra os EUA? Entendo que em alguns casos faça sentido ele ser capado, por exemplo, uma eventual venda pra Turquia, Emirados ou Arábia Saudita.
A chance são quase Zero, porém, nunca receberão o mesmo avião, nunca saberemoso que teve de downgrade em avião como F35, por ser um computador com sensores, dando brechas para downgrade, ou até spyware, visto que o Snowden mostrou que os EUA espionavam até drones de israel, conversas de militares e políticos de seus aliados.
O regime do último Xá do Irã começou com um Golpe da CIA (contra o nacionalista Mohammad Mosaddegh em 1953).
Especialidade dos EUA (desestabilizar países).
Pelo jeito ninguém sabe o que o F-35 de exportação tem a menos.
So achismo !
Esse é o padrão. E o pior é dos EUA (tem as mais severas intrusões geopolíticas do mundo). As configurações são definidas de acordo com a Política de Estado de Washington para o país; ou seja, é caso a caso.
E o pior de tudo é comprar via FMS. É o “mais barato” que o desconto é em Soberania Nacional; na prática hardware para desfile e exercícios.
Nao sei da onde vc tirou isso, o aviao é o mesmo. E os novos clientes vao receber as versoes mais novas TR3 e futuro Block 4. Mas só os americanos tem acesso ao software do aviao e manutenção (a exceção de Israel) está nas maos da Lockheed Martin.
Temos sim.
F-5 forevis…
Só cai se soltar pecinha.
Só morre se cortar a cabeça..
HIghlander.
Pelo texto, serão 12 aeronaves em 2 anos, mas o total será de 14.
Provavelmente entreguem duas aeronaves finais em 2027
E quanto isso um o Brasil não recebeu nem 10 gripen em mais de 10 anos o que eles vão receber em 2 e isso sendo um caça superior
O Egito tb, assinou a compra de caças J-10CE há pouco tempo e parece que já recebeu a primeira entrega dos J-10
Nós somos uma vergonha mundial, só não somos uma pária completa devido ao agro. De resto aqui é o país do atraso e da corrupção, temos um potencial gigantesco, mas um povo ignorante.
Na verdade o agro nos trás dólares, mas concentra renda e enquanto o país não entender que deve se reindustrializar e agregar valor (conhecimento) a seus produtos e serviços, seremos esse atraso.
Além de concentrar renda, acaba com recursos naturais importantes como floresta e água. Daqui a 25 anos estaremos com problemas sérios e insolúveis em 30% do território nacional.
Nada tema, segundo o GF, “serão investidos mais de 100 bi na indústria de defesa”. Breve teremos F57 (uma cria de F22 com F35)
Depois de termos investido 100 trilhões de dólares no desenvolvimento do F-57 de sétima geração e das cadeias logísicas o governo não vai conseguir deixar o pagamento da aquisição em dia e vamos ter que adquirir 24 F-16A
Cem trilhões de dólares ?
O objetivo da Argélia é se equipar com armas de primeira, o melhor que o dinheiro deles pode pagar, fornecer equipamentos para que as tropas lutem bem.
O objetivo da FAB é fazer grupos de estudos, ToT que mal sai do lugar, contratar milhares de operadores para 6 aparelhos.
A FAB e as outras FAs são o que são por suas escolhas; o problema maior nunca foi orçamentário; se fosse não optariam sempre por equipamentos caríssimos e em quantidade risíveis das fontes de sempre.
Esquece o Brasil Dani.
Aqui tudo é motivo de piada.
Quer mais uma?
O governo anuncia um mega projeto de modernização das suas forças armadas com valores astronômicos. Más lembre-se. A AVIBRAS em breve se juntará a ENGESA e tantas outras falidas. Acho que o AVTM vai atingir um comboio de Osório logo mais lá no céu das empresas militares já mortas.
O problema da Avibrás não surgiu nesse governo; é apenas mais um que não dá uma solução de acordo com nosso Interesse Nacional porque é eivado de neoliberais.
O último foi o governo com mais militares da história republicana do país e sequer discutiu o assunto.
Parafraseando o “pofexor” Luxemburgo: é o “poxéto”.
Os caças da força aérea da Argélia são todos russos, entre SU-24; MIG-29 e SU-30 são cerca de 150 caças.
Por este histórico, Su-57 parece ser o desenvolvimento lógico para Argélia.
Pra você ver, a Argélia, tem um força aérea 4 vezes mais capaz que a da FAB em aeronaves de caça.
E com um efetivo quase 6x menor…
Quase… 1/3 do efetivo da FAB é empregado no DECEA. Deste modo, o correto seria afirmar que a FAB tem um efetivo 2x ou 3x maior. Ainda assim, é uma enorme diferença.
Concordo. Está exatamente na linha logísitca e operacional deles.
Que mico, os Argelinos foram passados para trás tipo a gente com o Gripen.
Na verdade, até o momento somos nós é que estamos dando calote na SAAB
Exatamente…rsrs.
Nós quem demos o nó nos Suecos.
O Brasil foi convidado em 2014 para o programa do Su-57, recusamos 🤡
Ou não temos caças de 5° geração porque não queremos ou porque não nos deixaram…
2010
Ótima aquisição da Argélia, um país que não pretende, de jeito nenhum, ser uma nova Líbia no futuro. Tem de se armar mesmo com tantos vizinhos perigosos.
Cara, a Força Aérea Líbia era uma das mais bem armadas da região inteira. Era absurdamente mais poderosa do que a atual Força Aérea Argelina, isso contando com os Su-57. Tem noção que só de MiG-25’s a Líbia operou uns 80 aviões? Fora MiG-23’s, MiG-21’s (mais de cem, a propósito), Su-22’s, Su-24’s, Mirage F1’s, Mirage 5’s, bombardeiros estratégicos supersônicos como os Tu-22A, helicópteros de ataque, de transporte, aviões de transporte estratégico como os IL-75, An-124, fora a vasta rede de mísseis antiaéreos…
Tem certeza que quantidade de meios é sinônimo de estabilidade de um país?
Vai ficar ainda mais perigoso pois a Mauritânia recebeu Radares M60 do Brasil.
Os Su-57 estarão em apuros com nossos radares por lá.
KC390 Fazendo sombra na filmagem do Su-57
KK Olha isto
https://www.youtube.com/watch?v=6cZEF6TyD4k
Nossa a Argélia vai ter mais Su-57 em operação do que a Rússia?
A França realmente com o exercito que tem enfrentaria a Argélia em desertos e sairia vencedora.
Só se um parceiro vermelho, branco e azul entrasse na jogada, a França esta no mesmo nível da Inglaterra, tigre de papel.
Submarinos nucleares navegando pelo deserto só nos sonhos.
A Argélia expulsou a França nos anos 50 não se esqueçam. Os vietnamitas também mas isso não vem ao caso.