Recursos públicos e privados estão voltados ao desafio de fortalecer cadeias produtivas de satélites, veículos lançadores e radares. Cerimônia no Palácio do Planalto, nesta quarta-feira, 12, também marca um ano do lançamento da Nova Indústria Brasil

Em evento que marca um ano da Nova Indústria Brasil (NIB), o Governo Federal lança, nesta quarta-feira (12), as metas da Missão 6, focada em tecnologias estratégicas para a soberania e defesa nacionais. Com investimentos públicos e privados de R$ 112,9 bilhões, a missão busca ampliar o domínio brasileiro em áreas como radares, satélites e foguetes. O lançamento, a partir das 11h, em Brasília, contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, além de outros representantes do governo federal, da sociedade civil e do setor produtivo.

“A indústria da defesa é fundamental para o desenvolvimento de tecnologias de ponta, que também podem ser aplicadas em serviços para o nosso dia a dia, como o GPS e os drones. Com a Nova Indústria Brasil, vamos fortalecer a indústria nacional e ampliar o potencial brasileiro sobre tecnologias de alto nível, aumentando a competitividade dos nossos produtos no mercado internacional”, avalia Alckmin, que cita o KC-390, cargueiro da Embraer, como exemplo. Para o vice-presidente, a Missão 6 da NIB vai impulsionar o investimento em pesquisa, desenvolvimento e inovação (P&DI).

Estratégicas para a indústria nacional, as exportações de produtos de defesa têm se destacado nos dois últimos anos. Em 2024, o Brasil exportou US$ 1,8 bilhão em produtos de defesa, aumento de 22% em relação a 2023. No ano anterior, as exportações haviam somado US$ 1,5 bilhão, um crescimento expressivo de 123% em comparação a 2022.

INVESTIMENTO – A Missão 6 conta com R$ 112,9 bilhões em investimentos, sendo R$ 79,8 bilhões de recursos públicos e R$ 33,1 bilhões do setor privado. Os investimentos públicos incluem o PAC Defesa, com R$ 31,4 bilhões para projetos como o caça Gripen, o cargueiro KC-390, viaturas blindadas, fragatas e submarinos.

PRIVADO – Já o investimento privado de R$ 33,1 bilhões será dividido entre os setores aeroespacial e defesa (R$ 23,7 bilhões), nuclear (R$ 8,6 bilhões) e segurança e outros (R$ 787 milhões). No evento, a Finep e o BNDES assinarão contrato com a Embraer para projetos de inovação no setor.

FOGUETE – A Finep também investe em projetos estratégicos, como o reator multipropósito brasileiro e o foguete de decolagem para veículos hipersônicos, com R$ 4,2 bilhões já investidos e previsão de mais R$ 331 milhões. O BNDES e o Banco do Brasil já apoiaram as exportações do setor com mais de R$ 23,75 bilhões, e o BNDES projeta mais R$ 20 bilhões em apoio até 2026.

METAS E CADEIAS PRIORITÁRIAS – Os recursos vão abrir caminho para o Brasil fortalecer as três cadeias prioritárias da Missão 6: satélites, veículos lançadores e radares. Esses setores foram definidos com base na existência de capacidades locais construídas, potencial de geração de exportações de alta intensidade tecnológica e de geração de empregos qualificados.

TECNOLOGIAS CRÍTICAS – As metas da Missão 6, definidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI), são alcançar 55% de domínio das tecnologias críticas para a defesa até 2026, e 75% até 2033. Atualmente, o Brasil domina 42,7% das tecnologias críticas, definidas a partir de lista de 39 projetos estratégicos de PD&I de tecnologias críticas definidas pelo o MDIC, os ministérios da Defesa e da Ciência, Tecnologia e Inovação, a Finep e a Agência Espacial Brasileira. Nas próximas semanas, o CNDI vai realizar encontros nas próximas semanas para aprofundar as discussões sobre as cadeias produtivas prioritárias das seis missões da NIB.

R$ 3,4 TRILHÕES – No total, a indústria brasileira já conta com R$ 3,4 trilhões em investimentos públicos e privados. O investimento público é de R$ 1,1 trilhão, incluindo recursos do Plano Mais Produção (P+P), braço financeiro da NIB, e de programas relacionados, como o Novo PAC e o Plano de Transformação Ecológica. Já o setor produtivo anunciou R$ 2,24 trilhões no fortalecimento da produção nacional nos próximos anos.

FONTE: Presidência da República

Subscribe
Notify of
guest

119 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alexandre Galante

5 – Não use o espaço de comentários como palanque para proselitismo político, ideológico, religioso, para praticar ou difundir posturas racistas, xenófobas, propagar ódio ou atacar seus desafetos. O espaço dos comentários é para debate civilizado, não para propaganda ou interesses pessoais;

https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Sensato

Bom dia. Entendo, respeito concordo com a tentativa de manter o espaço livre de proselitismo mas, de fato, a mera divulgação desta “noticia”, já é, de certa forma, proselitismo.

Gabriel

Acho que não, é só noticia mesmo !

Sensato

Seria se tivesse chances reais disso se tornar realidade. Baseado no passado recente e na conjuntura política, você acha que vai?

Maurício Fonseca

seria melhor nao postar mais noticias sobre questões como essa, infelizmente vira palanque pra maluco defender políticos que idolatra, com zero conhecimento do assunto, transforma o site num zapzap da tia avó com mania de revolução depois dos 60.

Last edited 1 mês atrás by Maurício Fonseca
Sensato

Nisso eu concordo porque defender político com histórico ruim só pode mesmo ser entendido como sério indício de questões mentais a serem tratadas.

Carlos Campos

Pq eu fui banido do PA?

Nota da moderação:
Você não foi banido de nenhum lugar; apenas alguns comentários foram apagados por não seguirem as regras.

Fábio de Souza

Que ótima noticia !!!

Victor

Excelente!!! Expertise nós temos de sobra, o que falta é isso aí pra deslanchar de vez!

Chris

Eu entendi bem ? Pra honrar o contrato do Gripen não tem dinheiro… Mas pra “desenvolvimento” tem 113 bilhões ?

Ja ate imagino pra onde o dinheiro vai…

Last edited 1 mês atrás by Chris
Cristiano GR

É bem por aí mesmo…

E tem inocente que acredita. kkkk

De Sá

Correto vai sumir toda a verba, e não vai se fazer nada.

Santamariense

Que conversa mole, isso sim! Ali está citado o PAC Defesa, anunciado em 2023 ou 2024 e que inclui os programa Gripen e KC-390. E o que foi feito desde então com esses programas para a FAB? São mantidos em estado vegetativo, com o Gripen sendo entregue 1 ou 2 exemplares por ano e o KC-390 sendo entregue 1 exemplar por ano. Agora, vem com esses anúncios milagrosos. Conversa mole, conversa fiada, enganação!

Renato

Pois é.. Quem ainda acredita nessas baboseiras também é obrigado a acreditar em papai Noel, coelhinho da páscoa..
Um país desse porte que não consegue colocar um palito em órbita, leva 20 anos para ter meia dúzia de aviões..
Nada de novo, toca o baile..

Last edited 1 mês atrás by Renato
Zorann

Isso é me.ntira!

Estes gastos anunciados são para pagamentos de parte do que está contratado. Muita coisa ainda falta pagar e não está contemplado neste valor fictício anunciado.

Quem está de fato prestando atenção, sabe que isso aí não passa de propa.ganda pol.ítica e mais nada.

Esse cida.dão na presidê.ncia eng.ana a todos.

Cristiano GR

Não mesmo.

A todos esse embuste não engana.

Cristiano GR

Acredite, os políticos que apoiam o governo e os famiiares gostaram muito mais que você.

sergio 02

Relaxa que não vai sair.
ontem teve uma reunião com algumas empresas entre eles o sindicato das industrias de defesa e edivinha eles não foram.
quase 1/4 das empresas convidadas não foram, relatos de bastidorees dizem que o Presidente não gostou nem um pouco disso, saiu mais cedo, cancelou o discurso que iria fazer etc. ele ficou magoadinho, e como da ultima vez que ele ficou magoadinho com o pessoal da defesa, ele cancelou a licitação por que tava de birra com o governo de Israel, pode aposta que o nosso primeiro ditador não vai liberar esse dinheiro não.

Tomcat4,6

Quero ver isso na prática pois essa galera tem mestrado em falar e prometer e não cumprir, por hora estou trucando !!!

Bueno

Não acredito , Este governo vive de pagar anúncios e pouca efetividade.

Nem pagar o Gripen estão pagando em dia , onde estão as entregas do Gripen ?

Last edited 1 mês atrás by Bueno
Carlos

Bem lembrado. Se nem cumprir os compromissos já firmados conseguem, imagina injetar ainda mais.

Isso daí é pura demagogia e mentiras ( um dia normal do Lula ).

Chris

Pois é… Pra Gripen não tem dinheiro… Mas pra “desenvolvimento” tem 113 bilhões ? Faz algum sentido ?

So consigo imaginar que vai ter muita gente enriquecendo por ai… A exemplo de umas ONG’s por ai…

Last edited 1 mês atrás by Chris
Gerson Carvalho

A Emgepron informou que as tratativas para uma nova capitalização da empresa já foram iniciadas e ocorrem a cargo da Marinha do Brasil. No primeiro aporte de recurso, entre 2017 e 2019, a Emgepron recebeu R$ 9,5 bilhões pra construção dos quatro navios. Também foi informado que o programa já consta no Novo PAC, do governo federal.

https://www.naval.com.br/blog/2024/03/01/emgepron-explica-r-295-bilhoes-de-contas-no-vermelho-no-projeto-das-fragatas-classe-tamandare/#:~:text=A%20Emgepron%20informou%20que%20as,pra%20constru%C3%A7%C3%A3o%20dos%20quatro%20navios.

Saldanha da Gama

quero ver para crer……

Iran

Já está cumprindo

Cristiano GR

Exatamente.

Com o RS foi bem isso, fizeram muita propaganda e palanque. Mas ajuda mesmo nada.

Os 5 Bilhões que o lula prometeu para ajudar o estado, ele não falou para o público do resto do país, mas era apenas para financiamentos bancários, ou seja, quem perdeu tudo, teria que dar a terra ou terreno como garantia de pagamento em um financiamento bancário. Essa é a ajuda dele. kkkk

Rodolfo

Essa administração ja tinha anunciado o PAC3 defesa há mais de um ano. Não dá pra saber se a crise na Venezuela e o clima geopolítico global está alterando o pensamento estratégico em Brasília ou se é só mais uma apresentação das que o atual presidente gosta de fazer e que não dá em muita coisa.

MAB

Papo para boi dormir. São especialistas em brincar com números, contabilidade criativa, etc.
E bem lembrado, já haviam anunciado ano passado algo semelhante. Virou pó?

Rodolfo

E o histórico do Lula é que ele gosta desse tipo de anúncio. Aí daqui 2 semanas sai a notícia que o Min da Fazenda está fazendo cortes pra equilibrar o orçamento.

Carlos

Exato. Se tiram até as migalhas da educação, imagina investir na indústria de defesa.

deadeye

Não, não virou, os projetos continuam em andamento. E em 2024 muita coisa saiu na questão de defesa, com o míssil MAX

Kornet

Esse governo é especialista em números mágicos na economia,pena que a realidade econômica do país não acompanha,viva a idiotia e a utopia.

Gerson Carvalho

A Emgepron informou que as tratativas para uma nova capitalização da empresa já foram iniciadas e ocorrem a cargo da Marinha do Brasil. No primeiro aporte de recurso, entre 2017 e 2019, a Emgepron recebeu R$ 9,5 bilhões pra construção dos quatro navios. Também foi informado que o programa já consta no Novo PAC, do governo federal.

https://www.naval.com.br/blog/2024/03/01/emgepron-explica-r-295-bilhoes-de-contas-no-vermelho-no-projeto-das-fragatas-classe-tamandare/#:~:text=A%20Emgepron%20informou%20que%20as,pra%20constru%C3%A7%C3%A3o%20dos%20quatro%20navios.

Santamariense

Post repetido no mesmo tópico? E com notícia de um ano atrás? O que mudou nesse período? Conseguiram recapitalizar a empresa? Ora, por favor…

De Sá

EDITADO:
4 – Não escreva em maiúsculas, o que equivale a gritar com os demais. As maiúsculas são de uso exclusivo dos editores para dar destaque às advertências nos comentários eventualmente editados ou apagados.

Bueno

Metade deste dinheiro foi anunciando no Novo PAC 2023

“Com novo PAC, Defesa investirá R$ 53 bilhões em…”

Me diz quanto destes 53 bilhões de 2023 Foi realmente investido?

Nem pagar o Gripen estão pagando em dia , onde estão as entregas do Gripen ?

Este governo vive de pagar anúncios e pouca efetividade

https://www.forte.jor.br/2023/08/11/com-novo-pac-defesa-investira-r-53-bilhoes-em-tecnologias-estrategicas-que-garantem-a-soberania-nacional/

“Por meio da iniciativa, serão investidos, ao todo, R$ 1,7 trilhão em todos os estados.”

Last edited 1 mês atrás by Bueno
Luís Henrique

Isso é só propaganda. Como sempre o atual governo se apropria do que não é seu e divulga como sendo seu. 2/3 dos investimentos totais vem da iniciativa privada. Na Defesa dos 112,9 bi anunciados 33 bi vem da iniciativa privada e outros 31 bi do PAC, eles incluem as Fragatas Tamandare cujo investimento foi feito através da capitalização da Engepron no governo anterior, eles incluem projetos como Gripen e Submarinos, que já existem há mais de 10 ou 15 anos. Eles incluem todos os programas em andamento e somam todos os valores e divulgam como sendo uma Novidade. Gostaria… Read more »

Rodolfo

Eu também tenho essa impressão. Isso porque se você ainda ver o PAC3 eram despesas com defesa já previstas. E como já foi noticiado no site cronograma do Gripen foi alterado para se adequar aos limites orçamentários. No fim fica difícil levar a sério o que essa administração anuncia.
Essa administração gosta de fazer esse tipo de anúncio sobre novos investimentos, depois 2 semanas sai a notícia que o Min da Fazenda está cortando gastos do orçamento pra equilibrar as contas publicas só que nesse anúncio ele nem dá as caras.

Mauricio

Engepron existe desde 1982. O papel dessa estatal é fazer gestão de projetos e processos dos programas da marinha. Os recursos saem do mesmo cofre, ou seja, do governo federal.

deadeye

A Engepron foi capitalizada com 10bi, e agora além de fazer gestão, funciona de fato como uma empresa estatal. Tem matéria no poder naval sobre isso.

Maurício Fonseca

sim, uma estatal que recebe recursos do Orçamento de Investimentos, como toda estatal de que o governo detenha 100% do capital, o recurso sai do governo federal.

deadeye

Não necessariamente, existem dois tipos de estatais, a dependentes e não dependentes do tesouro. Um exemplo é o BNDES, embora seja 100% controlado pela União, é classificado como não dependente da União, e não recebe recursos do tesouro.

Maurício Fonseca

Mas a Engepron recebe recurso de investimento, recurso de investimento é pra comprar fragatas, nao é disso que se trata esse site? Nao tem mágica. A estatal dependente recebe recursos pra se manter, custeio e pessoal, as nao dependentes nao precisam de custeio, mas podem receber recurso pra aumentar capital, porém, dentro do orçamento de investimentos, a estatal precisa ser 100% capital do governo.

Ricardo

Me desculpe, só papo para boi dormir.
Só olhar o histórico dos programas ALX, F-5 M, A-4M. Uma previsão e realidade de entregas bem diferente. Quem era o governo dá época mesmo?

Rafael Santos

Ah, mas desta vez a galinha vai aprender a voar, agora vai, o Brasil é o país do futuro!

Renato

Deitado eternamente em berço esplendiduuuu… Lá, lá, lá, lá…. Laiá, Laiá.. &&&..

Last edited 1 mês atrás by Renato
Emmanuel

O governo vai fazer outro corte de gastos e Ministério da Defesa sempre é um dos primeiros sacrificados.
Alguém realmente acredita nessa história?

Um governo deficitário que está, a todo momento, fazendo cortes no orçamento, e que fará outro em breve, vai investir um real que seja além daquele que já está amarrado em contrato?

Essa história é igual a da MB que quer ter duas frotas. Só conversa.

Douglas Rodrigues

De nada adianta anunciar bilhões em investimentos para depois virem com cortes e mais cortes porque estão acima do que determina a meta fiscal do ano.
De prático, o que teremos? Vão desafogar a AVIBRAS por acaso?!
E os contratos já firmados com o setor industrial de defesa, como ficam?

Leandro Costa

Se esse (CENSURADO) que hoje ocupa o trono (que deveria ser do banheiro) não tivesse cortado a grana para o programa espacial lá atrás quando o foguete explodiu na plataforma, não precisaríamos ter que reinventar a roda. Os fornecedores de motores, materiais, etc., simplesmente não existem mais. Houve uma fuga de cérebros e os novos vão ter que reaprender tudo. Mas como explosão e resiliência para prosseguir mesmo depois das dificuldades e tragédias não geram votos, o (CENSURADO de novo) cortou a verba e basicamente encerrou o programa. Agora vai gastar mais bilhões com a mesma coisa. E duvido que… Read more »

Rodolfo

Na adm dele o Brasil foi chutado da ISS depois dele pagar 10 milhoes de dol pros russos levarem o Pontes pra ISS, enquanto nao honramos com os investimentos acertados pra ISS. Nao da pra levar a serio o que esse senhor diz.

Marcelo Andrade

Fomos chutados da ISS porque não honramos com os equipamentos que teriamos que entregar como os pallets de carga. O Pontes foi ao espaço pelos russos porque o acidente com o Columbia cancelou as missões com os onibus espaciais. Esta tudo no livro “Missão Cumprida! ” de sua autoria. Alias, se ele não corre-se atras, quase não iria. Muita picuinha entre a AEB e o INPE por verbas!!!
Inclusive dentro da propria FAB ele não era unanimidade!

Last edited 1 mês atrás by Marcelo Andrade
Carlos Campos

mesmo assim, deram uma tarefa simples pra gente provar que não era peso morto, mas viram que éramos, e nos chutaram

Rinaldo Nery

Ainda não é. E piorou agora com o fraco desempenho no Senado.

MMerlin

Marcos Pontes foi um péssimo gestor do MCTI. Principalmente no que tange o PEB. O motivo disso é uma incógnita. Foi gerada uma grande expectativa com a entrada dele, o que torna o resultado de seu trabalho ainda pior. Mas veja que o Brasil não cansa de nos surpreender. Muitos falam que quem “boicota” o nosso programa espacial são os EUA, Europeus, etc., etc. e etc. Mas vejam o que está ocorrendo agora. Relatos apontam que o próprio IAE tem prejudicado o trabalho de todas as empresas envolvidas nos três novos projetos de veículos lançadores, do setor privado. O objetivo?… Read more »

Santamariense

Exato, Leandro! Quem acredita nisso é a claque amestrada ou então aqueles desprovidos de inteligência.

Diego

Interessante os seus comentários, por um instante chego acreditar que de inteligência aqui só existe vossa senhoria.
E só dá uma lida em outros posts quem percebe tamanha soberba

Santamariense

Se o chapéu te serviu, só confirma o que eu digo. Obrigado.

Dr. Mundico

O mesmo pacote de sempre, requentado e reformulado com novos projetos e novos prazos.
Vai gerar debates, discursos, matérias na mídia amestrada e bons “negócios”.
É aquela história : joga para o futuro o que já deveria ter sido feito….

Angus

Serão destinado em 2025 R$ 112 bilhões na indústria de defesa? não.

Traduzindo: não passa de propaganda ou discurso para “inglês ver”.

Realidade: entrega do Gripen a conta gotas (1 ou 2 por ano); A-1 sem substituto; nada de novos contratos para mais Tamandaré; nada de novos contratos para mais submarinos; entrega do Centauro a conta gotas; nada de finalizar o míssil de cruzeiro, etc etc etc

Carlos

Para que substituir o A-1? Melhor gastar 1/4 do valor com drones e focar em caças de superioridade do que de ataque ao solo. Além dos Super Tucanos fazerem a mesma função e serem muito mais baratos de operar, esses A-1 só podem ser operados em espaço aéreo 100% controlado de qualquer jeito. Esses equipamentos são um elefante branco para o nosso país. Melhor focar nos GRIPEN, adquirindo mais lotes, em drones de vigilância, alerta e até ataque do que em substitutos para os A-1. Cada cenário e país com suas necessidades. Fora que esses A-1 estão mais para equipamentos… Read more »

Santamariense

Teu comentário só demonstra que tu não conhece nada do A-1M e de seu uso e valor para a FAB.

Carlos

Sem argumentos, sem dados e nem nada? Só o velho “está errado por eu não concordar contigo”?

Ok…. ¯\_(ツ)_/¯

Santamariense

Esperei tu responder para te mostrar os dados:

Até a entrada em serviço do Gripen, o A-1 era o vetor com maior alcance da FAB, o vetor com maior carga de armas, o único vetor de caça com capacidade de realizar reconhecimento tático e o único vetor da FAB capaz de realizar ataques com armas inteligentes. Esse vetor, operando pela AMI, participou da Guerra dos Bálcãs e teve um desempenho excelente em um teatro com ameaça SAM. Os Ghibli cumpriram todas suas missões sem nenhuma perda, sendo elogiados pelos pilotos e pelas Forças dos países aliados.

Carlos

Ai que está, quando não tínhamos nada a altura e nem projetos. Até os F-5 cumpriram bem o seu papel, mas hoje, pela defasagem e obsolescência, já não podem mais ser o principal vetor da FAB. Esses tipos de aeronave são limitados em questão de autonomia e missões, não podendo ser utilizados em espaço aéreo não controlado e contra defesas, mesmo que obsoletas como canhões, por exemplo. Praticamente tendo um uso bem específico, diferente de caças multifunção que podem operar em missões de superioridade, suporte as tropas em campo, ataque terrestre e naval, guerra eletrônica e por ai vai. São… Read more »

Diego

Nesse caso, quem conhece de tudo aqui é só você mesmo.
Você deveria receber o prêmio de o maio inteligente supremo que sabe de tudo e ninguém sabe nada além de voçe

Rinaldo Nery

Que preguiça… E tem gente que acredita… Agora vai! Igual na Ucrânia com seus “novos caças “.

Jota Ká

Faz parte da estratégia de comunicação do Sidônio Palmeira.
Produzir muita “notícia positiva” para melhorar a popularidade do governo e do PR, causada, principalmente, pela alta dos preços.
São profissionais nisso, garanto!

Carlos

Se fosse qualquer outro até daria para acreditar, mas como é esse governo, que consegue ser mais de direita e neoliberal do que os assumidos, é capaz desse orçamento ser diluído para menos da metade ou até postergado para daqui uns 10 anos.

Estão tirando até da saúde e educação para cumprir com uma agenda suicida de austeridade. Não tem como estes mesmos investirem se tratam tudo ( menos os trilhões pagos em juros da dívida ) como gasto.

Ricardo Rosa

Apesar das supostas incertezas e desconfianças, deu destaque e colocou a área de defesa na vitrine. Ponto para o governo federal.

Bernardo Santos

É piada né?

Rafael Santos

Estou lendo esta matéria ao som de Flight of the Chicken do Massacration.

Carlos Campos

boa música para acompanhar essa noticia

Kornet

Kkkkkkk é o som desse governo em tudo que se propõe a fazer no Brasil.

Ricardo

Excelente. Finalmente um Governo nacionalista, que não bate continência para a bandeira norte-americana nem usa boné do maga.

Santamariense

Hehehehe…melhor ler isso do que ser cego…

Emmanuel

kkkkkkkkkkkkkkkk

Marcelo Andrade

Desgoverno especialista em fazer palanque!!! Aguarde 2026!

Groosp

Se vc pesquisar por “governo” “TCU” e “shutdown” no Google… “A máquina pública corre o risco de um “shutdown” (paralisação) até 2028 por conta do crescimento das emendas impositivas e dos mínimos constitucionais para saúde e educação. O alerta foi feito nesta quarta-feira (21) pelo Tribunal de Contas da União (TCU), depois da análise dos dados do Ministério do Planejamento e Orçamento. Os técnicos do tribunal estimam redução de 88% no espaço para as chamadas despesas discricionárias, ou seja, os gastos não obrigatórios que custeiam políticas públicas e investimentos. Em 2024, o valor disponível, após o desconto das emendas e… Read more »

Marcelo Baptista

Desde que o congresso abocanhou parte do orçamento e tem o gigantesco fundo eleitoral, já era!
Se não fizer um “lobby” no congresso, não terá dinheiro para nenhum projeto que não possa ser “inaugurado”.
Só vai ter ponte, prédio, ambulância, rodeio e carnaval.

E demos graças a Deus que saúde e educação tem mínimos constitucionais, senão nem isto.

Maurício Fonseca

nao foi governo que abocanhou fundo eleitoral, foi a demanda da sociedade, não lembram da Historia completa?? A lava jato fez o que fez, o povo pediu o fim do financiamento privado, então o congresso “aceitou” a demanda da sociedade (MBL, brasil na Rua, zambelis da vida, o Minto na greve dos caminhoneiros) e assim nasceu o fundo de financiamento de campanha eleitoral, além disso manteve as doações de pessoa fisica no limite de ate 10% da renda auferida no ano anterior à eleição.

Santamariense

“ A lava jato fez o que fez”

O que a Lava-Jato fez? Mexeu com os criminosos de colarinho branco. Escancarou toda a imundície que permeia o sistema. É isso que te incomoda? “Ah, mas prejudicou as maiores empreiteiras do país” (Odebrecht, OAS, etc). E daí? Essas empresas chafurdavam na corrupção e se empanturravam de dinheiro público! Eu queria que a Lava-Jato continuasse agindo! Mas, o sistema conseguiu abafar e desmantelar a mesma. E esse sistema voltou ao poder com a mesa voracidade e tornou criminosos em injustiçados! O Brasil merece o buraco onde se encontra!

Maurício Fonseca

O maior gasto do governo é com pagamento de juros meu caro, cada 0.5 na selic custa ao tesouro 50 bilhões, vc vem falar que o problema são os repasses constitucionais para estados e municipios, dinheiro de educação, SUS, etc. Pare de falar coisa que vc nao sabe e fazer o jogo político do sistema financeiro, é muita ignorancia continuar defendendo aqueles que atacam seus proprios interesses.

JuggerBR

Num país sério, seria excelente notícia, em Banânia? Mais uma cerimônia pra ocupar espaço na mídia chapa branca e nada de útil vindo disso…

Lucio

Só quatro palavrinhas:

Propaganda – para-enganar-Tolos

marcelo

Alguém acredita em Papai Noel 🤶

NEMOREVOLTADO

Papel aceita tudo, já na realidade…

Augusto

Muitas promessas, muita pompa e circunstância, mas já não sou tão novinho e sei muito bem como esses anúncios grandiosos acabam. O governo do Petê é especialista em inaugurar obras que não ficam prontas.

Carlos Campos

Mas cadê o PAC da defesa? nem implementaram ele ainda na sua totalidade, e agoram já vem com essa conversa mole, eu nem acredito

Saldanha da Gama

” Aquela gordurinhaaaa…. “

José Gustavo

Achei que hoje era primeiro de abril.
A ver a execução disso.

marcio

só existe no papel este investimentos engana bobo

Siarom

Acredita quem quiser.

Mauricio

Já ficou claro que novos equipamentos só depois de concluído os atuais programas sejam fragatas ou caças gripens.

Jagder

Um ótimo investimento inicial, cerca de US$ 20bi.
Tomara que não haja corrupção envolvida.

Tutor

Por que não salva a Avibrás?

Alexandre Fontoura

A Avibras tem R$ 60 milhões em ASTROS 2020 pagos antecipadamente pelo Exército, que ainda não recebeu os veículos.

Jorge Cardoso

Curioso é que o Múcio, no Roda Viva na segunda, disse o seguinte:

”Nós não temos dinheiro para absolutamente nada.”

“O dinheiro acabou e ficamos sem recursos para absolutamente tudo.”

adriano Madureira

De que adianta investir na indústria de defesa se nem ao menos dá valor aos produtos nacionais?!

Uma empresa gastar milhões para que nossa defesa faça compras esdrúxulas e em quantidades patéticas…

Fabio Araujo

Com a falta de dinheiro no governo vai ser cumprido, vou torcer muito para que consigam pois a indústria de defesa traz desenvolvimento!

gilbertoverdi

É complicado para um economista, como eu, ler tantas generalizações baseadas em informações da imprensa. A imprensa trata o gasto publico de maneira unificada e os leitores tendem a culpar o presidente de plantão quando a coisa é mais complexa. Devemos, no mínimo, dividir o gasto público em discricionário e obrigatório. O gasto discricionário já está em níveis mínimos a muitos anos, especialmente desde o Plano Rela. Por isto as forças armadas sofrem, a infraestrutura sofre, a segurança sofre, a saúde sofre e a educação sofre (saúde e educação são um gasto que entra no discricionário e no obrigatório, mas… Read more »

Jorge Cardoso

Disse o economista que não trabalha na FL..ou seja…um tremendo frustado…

Santamariense

“ A imprensa trata o gasto publico de maneira unificada e os leitores tendem a culpar o presidente de plantão quando a coisa é mais complexa. Devemos, no mínimo, dividir o gasto público em discricionário e obrigatório. ” Então, por que o governo não explica isso de forma clara, põe as cartas na mesa de verdade? Não, ao invés disso, gasta bilhões em publicidade, em todas as redes de televisão e rádio do país, divulgando “seus feitos” e realizam esse teatro todo como o divulgado aqui nesse tópico, para tentar obter ganho político e eleitoral. É tudo uma farsa, pois… Read more »

Claudio Moreno

Salve senhores camaradas do Aereo e Trilogia!

Esperemos que o investimento aconteça, que haja diminuição nos impostos sobre produtos de defesa, especialmente quando os mesmos serão exportados, de quebra bem que podería-se pensar em reabrir o Lloyd Brasileiro para ver se assim terminamos ou diminuimos essa palhaçada de fretar navios de países como Barbados para levar nossas mercadorias…isso é surreal…tipo quem é Barbados em comparação com a nossa nação?

(sei que a ilha faz parte da  British Commonwealth, mas ainda assim…)

Sgt° Moreno

José Joaquim da Silva Santos

Mentem sem sequer ficar corados…90% desse recursos já estavam empenhados ha anos em programas como Gripen ou Guarani, que são citados na matéria, daí agora vem dizer que “investiram” 112 Bi querendo induzir o leigo ao erro, o fazendo pensar que o governo sacou esse montante do orçamento em empenhou na defesa. Mais um baita Pastel de vento !

Last edited 1 mês atrás by José Joaquim da Silva Santos
PATRIOTA

Ainda tem gente que acredita em Papai Noel!!

BraZil

Independente do governante que esteja no poder, em se tratando de Brasil, já sabemos como vai terminar o que foi anunciado…cortes, reduções, mais cortes, quebra de empresas, 04 unidades viram duas, algum “congressista” do PSOL ou PSTU reclama que estamos investindo muito em armas e pede mais livros etc…e isso é a dura realidade e não palanquismo…

Sensato

Falácia flácida para acalentar bovino. De novo, mais uma vez, novamente. Como diria Jack Palance: “Acredite, se quiser”

Hugo Souza

Com todo o blá blá blá dos comentários, é só pesquisar quais governos mais investiram nas forças armadas. Abraços.

Sensato

A hiperinflacao, a recessão e a crise mundial de saúde eram circunstâncias favoráveis para esse tipo de aquisição?

Gabriel

Daqui duas semanas a galera da Faria Lima começa a dar chiliques porque não suportam ouvir a palavra “investimento”, só gostam de ouvir “cortes de gastos”, aí como sempre os jornalões vão entender o apito de cachorro e começar a criticar a existência de programas caros como prosub, lançadores, etc… e falar que são elefantes brancos e bla bla bla.

Cristiano GR

Será que vai ser como as quentinhas de SP?

De Sá

Não acredito, pois esse Governo só faz contingência às Verbas das forças armadas continuamente. Não há dinheiro nem para gasolina……. FAKE News…..

adriano Madureira

Se os patriotas fossem realmente patriotas no congresso nacional, quem sabe um percentual dos royalties do petróleo fossem destinados para a defesa , mas naquela casa cheia de ratos proxenetas sanguessugas, mais fácil seria destinar royalties do petróleo para as emendas parlamentares, que agora é a modalidade de roubo do momento… Mas a culpa também é dos militares, que deveriam fazer lobby com os parlamentares, não é legalizado e nem proibido. Portanto, se a defesa é oque é,também a a parcela de culpa deles. Mas o difícil seria fazer um parlamento de direita e de esquerda,onde ambos são ressentidos com… Read more »

JOÃO BATISTA MATTOS

Adriano, acredite: Já são! O problema é que o governo – TODOS eles, não repassa.

Henry

Não faz sentido, se propro ministro da defesa que as forças armadas mal tem dinheiro, como vai investir em uma industria sendo que seu maior comprador nao tem grana?

Neto

Espero que boa parte deste $$ indicado, mas ainda não empenhado, seja para honrar compromissos já assumidos ainda que com um marketing de coisa nova.
>
Não dá para começar novos projetos quando programas de reequipamento sofrem com falta de recursos.

Douglas

FONTE: Presidência da República”
FONTE: EBC”
O oficialismo é a liberdade de imprensa permitida.
As escolhas editoriais são mais importantes para construção de narrativas e viés que o conteúdo das matérias em si, acrescente aí os comentários de quem tem viés diferente e são sistematicamente bloqueados enquanto do outro espectro não.
Ninguém acredita no verniz de isonomia apregoada.

João vieira

Investimentos em pesquisa e desenvolvimento estão na base de um programa de fabricação nacional.
Incentivar a produção de trabalhos académicos ligados a temas pertinentes, de universidades ou mesmo de pesquisas desenvolvidas por empresas privadas.
Criar um tipo de ” premiação anual” para concursos de mais relevantes temas.
Despertar nos meios académicos o interesse pelos temas de defesa nacional.
Faltam incentivos nessa área de pesquisa que não representam quase nada de custo mas tem muito potencial.

JOÃO BATISTA MATTOS

Belo anúncio que não vai dar em nada… Sabem o que precisamos? De militares!! Isso mesmo, militares de fato. O que temo hoje são funcionários públicos. O dinheiro além de pouco, é mal gasto e muito mal investido. Querem ver? Se tirarmos 10.000 militares da marinha, mantendo o mesmo orçamento, o que teríamos? Dinheiro suficiente para pagar um empréstimo de 20 anos que nos daria: 18 fragatas, 20 patrulhas oceânicas, 8 subimarinos, a segunda esquadra, todos navios de apoio demandados pela força,etc. Basta reduzir o efetivo em cerca de 12% e começar a gastar o dinheiro de forma inteligente. Para… Read more »