Embraer pretende investir R$ 20 bilhões até 2030

Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante cerimônia de 1 ano da Nova Indústria Brasil e Missão 6: Soberania e Defesa nacionais. Palácio do Planalto, Brasília - DF. Foto: Ricardo Stuckert / PR
Brasília, DF, 12 de fevereiro de 2025 – A Embraer (NYSE: ERJ/B3: EMBR3), líder global na indústria aeroespacial, anunciou hoje a estimativa de R$ 20 bilhões em investimentos até 2030, durante cerimônia da “Missão 6 da Nova Indústria Brasil – Tecnologias de interesse para a soberania e defesa nacionais”, realizada em Brasília. O evento teve a participação do Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, do Vice-Presidente Geraldo Alckmin e demais autoridades.
A previsão de investimento segue o que vem sendo praticado pela empresa nos últimos anos e está alinhada com o plano de crescimento da companhia pelos próximos cinco anos, que inclui aumento da produção de aeronaves, expansão dos negócios em mercados internacionais e desenvolvimento de tecnologias sustentáveis, com o objetivo de reduzir os níveis de emissão de carbono da indústria aeronáutica. Um dos destaques é o eVTOL (veículo elétrico de decolagem e pouso na vertical), fabricado pela EVE, do grupo Embraer.
“O programa Nova Indústria Brasil tem um papel essencial na retomada da competitividade do País e a parceria com a Embraer, e com toda a Base Industrial de Defesa, continuará sendo fundamental para incentivar as exportações de produtos brasileiros, assim como a geração de empregos qualificados e de renda, garantindo também o domínio de tecnologias críticas voltadas à soberania nacional”, disse Francisco Gomes Neto, CEO e Presidente da Embraer.
O histórico bem-sucedido da cooperação entre governo, universidades e indústria contribui fortemente para que o Brasil se mantenha na vanguarda de inovações, em especial em um ambiente altamente tecnológico e competitivo como o setor aeroespacial e de defesa.
A parceria tem sido igualmente importante para a retenção e desenvolvimento de talentos. Com 23.500 colaboradores em todo o mundo, dos quais 18 mil no Brasil, a força de trabalho atual da Embraer já ultrapassa o patamar pré-pandemia. A companhia gerou mais de 2.500 empregos nos últimos dois anos e mantém o investimento contínuo em programas de capacitação e qualificação profissional.
Sobre a Embraer
Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer atua nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A Companhia projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer Serviços & Suporte a clientes no pós-venda.
Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 9 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 150 milhões de passageiros.
A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.
DIVULGAÇÃO: Embraer
Ué, atualizou a matéria?
Essa foi divulgada pela Embraer, a anterior foi pela Presidência.
TRIBUTOS
Arrecadação total das receitas federais alcançou R$ 2,652 trilhões no ano de 2024
Ou seja só a titulo de comparação a EMB vai investir o equivalente há arrecadação de três dias do governo federal…. que ainda é um dos donos da empresa… e um dos principais clientes…
Se dependesse do atual governo a Embraer ainda seria estatal e dando prejuízo aos cofres públicos.
Sem o Estado a Embraer não teria nascido.
Sem o Estado a Embraer não teria nascido. – Concordo plenamente com sua afirmação.
Mas…
Nas mãos do estado a Embraer não teria sobrevivido, e caso tivesse sobrevivido, hoje ela seria um “correios e telégrafos”
Empresa Estatal serve ao interesse nacional e não ao investidor privado. É um erro fazer essa análise superficial sobre a dicotomia de finalidades entre uma estatal e uma companhia privada. A manutenção – ou não – de empresas com capital público é fruto de uma política estratégica de nação e, mesmo quando se privatiza algo, o Estado continua sendo um grande indutor da existência de tais empreendimentos. Não devemos nos esquecer de que, no Brasil e em boa parte do mundo, não haveria um só cravo batido no dormente de uma ferrovia sem a participação do tal do Estado.
A empresa nasceu no ITA mas só decolou depois da privatização. O problema do Brasil é que tem muita empresa estatal, nós só olhamos as que deram certo. Embraer, Petrobrás, Vale do Rio Doce (outra privatizada). Quantas outras são buraco negro do dinheiro público. Quanto dinheiro foi jogado fora na Ceitec estatal do chip que nem produzir chip consegue (antes que alguém dale do chip do boi, um chip de baixíssima densidade, pesquise onde ele é fabricado). Quanto dinheiro não é roubado dos cofres da Petrobrás pela classe política pra financiar campanha. A grande diferença pros EUA é que a… Read more »
Não confundir: interesse nacional com ineficiência, corrupção, ineficiência, ingerência, interesses políticos, prejuízos aos cofres públicos que é só um nome bonito para o suor de quem trabalha e paga imposto.
Afinal você prefere a Vale ou a Petro?
Quanto aos: cravo batido no dormente de uma ferrovia sem a participação do tal do Estado nos dias atuais o estado é o principal impedidor na que se diz a respeito de ferrovias.
Bom, na hipótese que você levanta (claramente o que não faz sentido, mas ok), se a Embraer fosse estatal, atualmente estaria na verdade dando lucro não apenas para o governo como também para os seus acionários…
É uma empresa estratégica de transformação de alto valor agregado e tecnológico…
Acredito que assim como a Petrobrás, tenha a certeza que a Embraer estaria nos dando motivos de orgulho também…
E obviamente, sabemos que não é assim e o lucro se mantém no setor privado, o que também tá tudo certo.
Taria igual a Petrobrás, sendo disputada a tapa pela classe política e tendo dinheiro dos seus cofres desviado pra fins de campanha. A empresa tá bem do jeito que tá porque foi privatizada. O dever do estado é apoia-la, ajudar na formação de engenheiros e comprar seus produtos, seja KC390 ou mais Gripens. E custear o desenvolvimento de aeronaves autônomas (como a que foi apresentada em 2021 e morreu pro falta de dinheiro do GF) ou novos produtos de defesa pra FAB que possam ser exportados. Nada mais. Aliás da apresentação de hoje em Brasília, dos mais de 100 bi… Read more »
Henrique… você não pode afirmar que estaria dando lucro se fosse estatal. Poderia, mas não seria algo certo. Também poderia ser uma empresa que viveria de dinheiro do estado, pendurada no estado e vivendo apenas de encomendas governamentais. Poderia estar produzindo meia dúzia de aviões ao ano para atender a FAB e só. Além do mais poderia ter nos seus quadros de alta direção apenas apadrinhados políticos que não entendem nada do negócio e estão lá apenas para agradar partidos e que tem que atuar conforme interesses do governo (que não são os interesses da nação, em muitos casos). Como… Read more »
Não há nada de errado em o governo criar empresas estratégicas em áreas em que a nação não tem domínio. Essas empresas certamente precisarão de muitos investimentos para alcançar competitividade. O capital privado não possui capacidade para investimentos desse montante sem um expectativa de realização de lucros no curto e médio prazo. Mas uma vez que a referida estatal tenha adquirido a expertise e a dominância de todo o ciclo produtivo e comercial do ramo ao qual se propõe não há motivos para que ela não seja privatizada e os recursos oriundos dessa privatização sejam investidos em outras empresas também… Read more »
A CEITEC foi um erro de estratégia monstruoso que até agora nao deu em nada nem vai dar. A industria de semicondutores talvez na sua infancia fosse 100% dependente do estado, mas há 40 anos tudo mudou. Produzir chips custa muito caro, uma foundry moderna nao sai por menos de 5 bi de dolares isso se for para produzir legacy nodes. Isso é o preço do programa Gripen. Um foundry N2 da TSMC nao vai sai pro menos de 30 bi de dolares. Nao é o estado que tem que se meter a produzir chips. Existem modelos no mundo a… Read more »
Salve senhores!
Momento mais que oportuno para que se repense na tributação sobre os materiais de defesa, especialmente os exportados.
Sgtº Moreno
EDITADO
COMENTARISTA BLOQUEADO.
Tu é filho do Eneias?
Proibido pela constituição de 88…
EDITADO:
COMENTARISTA BLOQUEADO.
RACISMO AQUÍ NÃO TEM LUGAR!