Argélia receberá seis caças Su-57 e se tornará primeiro operador africano de quinta geração

Segundo o ORCA Military no X, a Argélia está prestes a receber seis caças Sukhoi Su-57 de quinta geração ainda este ano, conforme relatado por fontes argelinas confiáveis. Esta aquisição posicionará a Argélia como o primeiro país africano a operar esta avançada aeronave, potencialmente alterando o equilíbrio de poder aéreo no norte da África.
O Sukhoi Su-57 é um caça multifuncional de quinta geração, projetado para missões de superioridade aérea e ataque. Destaca-se por sua tecnologia furtiva, supermanobrabilidade e avançados sistemas de sensores. A aeronave possui 20 metros de comprimento, envergadura de 14,1 metros e altura de 4,6 metros. Com um peso vazio de 18.500 kg e peso máximo de decolagem de 34.000 kg, o Su-57 é capaz de atingir velocidades de até Mach 2 e realizar supercruzeiro a Mach 1,3. Está equipado com um canhão de 30 mm e pode transportar uma variedade de mísseis e bombas em seus compartimentos internos, preservando sua furtividade.
A introdução do Su-57 na frota argelina representa um avanço significativo nas capacidades militares do país, especialmente em comparação com os recentes investimentos em defesa de nações vizinhas, como a aquisição de caças F-16C/D Block 72 pelo Marrocos. Esta movimentação argelina visa manter a superioridade aérea e reforçar sua posição estratégica na região.
Agora colocou o Marrocos numa situação complicada, e sem dúvida vai ser uma das mais poderosas forças aéreas da África equipada com SU-35 e SU-57!
Marrocos tem Patriot, Apache e Abrams ( impressionante, não é? )
Acredito que eles possam comprar F-35 em breve.
Pode e provavelmente o fará em breve.
Não compra porque o F35 não está em saldo. O que pode acontecer é Marrocos ter proteção Europeia e ai entra a NATO na retaguarda. A USA unão tem os seus aviões em saldo e esse da Rússia é de 5 Geração electrónica comparado com o meu celular Redmi 9.
Com o Trump na Presidencia Duvido
Deve sim, já teve autorização até de Israel por ser país árabe que aliás já normalizou relacoes com Israel.
Os EAU poderiam ter sido o primeiro cliente árabe do F35 não fosse a presença chinesa (Huwaei) na rede 5G que inviabilizou o negócio.
Marrocos não e um país Árabe!
É sim. Tem muita mistura, mas predominantemente árabe.
É sim de maioria árabe e muçulmana.
Marrocos tem forças armadas fortes exatamente por ter como vizinho a Argélia, mas tem o lado financeiro Marrocos tem passado por uma crise financeira e não tem muito de onde tirar dinheiro enquanto a Argélia é uma grande produtora e exportadora de petróleo e gás que garante uma renda.
Marrocos deve ser o 1o país árabe a comprar o F35.
The U.S. Department of Defense is expected to finalize an agreement for the delivery of 32 F-35 Lightning IIs, at an estimated cost exceeding $17 billion over 45 years, covering both procurement and maintenance. If confirmed, this acquisition would expand the Royal Moroccan Air Force’s inventory, which is currently centered on fourth-generation F-16 aircraft.
Enquanto isso, na Sexta maior economia do planeta….
8 ou 7a não seria ?
Pesquisando aqui, tem ranking que é nono, outro é décimo. Já foi sexta, há alguns anos. Creio que a cotação do dólar explica a queda.
A queda foi anterior a alta do dólar. na Verdade, voltamos a ganhar uma posição recentemente, e a previsão é subir mais uma posição esse ano.
Ilusão canhota.
Bom mesmo era quando era a 13ª e quase indo para 14ª mas mudou de governo mudou a posição. Deve ser mágica. Ou competencia .
A torcida contra é grande, mas a torcida a favor é maior. Isso foi comprovado nas urnas.
Na teoria das urnas,más na prática das ruas é bem diferente será porque?
não teve ideologia alguma no meu comentário, apenas são dados do FMI baseados no PIB. A economia Brasileira teve recessão no segundo governo Dilma, e ficou praticamente estagnada nos governos Temer e Bolsonaro. Em 2020 o Brasil saiu do grupo das 10 maiores economias, chegando a 12º. Voltou a crescer e ganhar posições recentemente, atualmente estando na 10ª posição, mas segundo o FMI a projeção é que chegue a 8ª a curto prazo, ultrapassando canadá e itália. A melhor posição que o Brasil já ocupou foi a 7ª, entre 2010 e 2014.
Boa tarde. Posso estar enganado mas estamos muito mais para a 10 economia do mundo do que para a sexta.
Quando trocou o governo fizeram propaganda que era a 8a, como se os primeiros meses do novo governo que tivessem o mérito. Agora já caímos 2 posições para 10o, com os 2 anos perdidos do desgoverno.
A tá o país piorou …
Ele vem piorando de forma consistente desde 2008, quando a grana começou a acabar.
Mais um voo de galinha, e vamos assim neste ciclo, um voo de galinha, cai um pouco, mais um voo da galinha, vem uma marolinha e afoga a penosa… Desde da década de 80 na escola escutando que o Brasil é o país do futuro, futuro só se for para os nobres políticos, membros do judiciário, ministros, suas famílias, suas esposas empregadas pelos TCUs da vida… Mas agora vai, vai dar certo repetindo tudo que deu errado antes, a galinha vai aprender a voar na marra.
Depende, se você assiste jornal todos os dias, ai o país melhorou muito, é só notícia boa e quanto tem notícia ruim, eles dão um jeitinho para informar sem prejudicar.
Fonte?
Era a 13ª antes, não lembra?
Ué a pandemia não conta não ? Fique em casa, parem tudo… Simplesmente querem apagar este fato. O governo atual do não está melhor pq é populista e gasta demais .
O Brasil seria a sexta economia do mundo se o câmbio de equilíbrio estivesse vigorando. O câmbio de equilíbrio brasileiro é algo perto de RS4,00. E o PIB brasileiro atualmente é de RS 14 trilhões de dólares.
…que não tem nenhum conflito à vista em seus limites territoriais, gasta-se o que pode.
Esse pequeno detalhe muitos esquecem, a questão aqui é mais sobre o rearranjo dos gastos em defesa. Gastamos bem o orçamento que temos? Nosso efetivo é proporcional aos equipamentos de defesa que temos?
Quantos Almirantes três estrelas temos pra cada navio ativo? E a relação entre Brigadeiros e aviões? Muito gasto com pessoal, pouco com equipamento.
É esse pensamento que continua desde a pós Ditadura, fala que não temos conflito à vista mas os Eua tem bases em volta do nosso país inteiro, Uruguai, Argentina, Chile, Colômbia, etc, se quiserem sim fazer algo eles vão e a gente só vai aceitar, sempre tem que pensar no pior, se ocorre uma guerra a gente vai ser obrigado a escolher entre Eua, China e Rússia, e não vamos conseguir ficar neutros, porque? Porque não temos armamentos de ultima geração, caças de 5 gen, sistemas de baixo a alta altitude, tanques de “Próxima Geração”, etc. A gente gasta 78%… Read more »
EUA não tem bases no Uruguai, nem na Argentina, nem no Chile, nem na Bolívia, nem no Peru, nem no Paraguai e nem na Venezuela. Nem no Suriname ou Guiana Francesa.
É hora do baile Rinaldo,olha ai !!
https://www.defesaaereanaval.com.br/geopolitica/brasil-um-incrivel-e-enorme-erro-geopolitico
Um artigo bastante tendencioso e de um viés bem claro. Mas, como você o colocou, peço que cite os países ao redor do Brasil que possuem bases dos EUA, além da Colômbia. O Rinaldo está correto. Mas, se tu tens outras informações que comprovem o contrário, coloque-as aqui.
Paraguai e Peru tem sim!
Ficar do lado da Rússia é loucura todos países protegidos pela Rússia afundaram em derrotas!
Isso é mentira. A eficiência do gasto é péssima. Tem nada a ver com vizinhos fracos. O Brasil é ineficiente pra kct mesmo. Inclusive é o mesmo problema em td qto é área. Gastamos um caminhão de dinheiro em educação e o resultado é desastroso.
Aqui no Brasil com 8,4 milhões de km2 (+ Amazônia Azul) continua a “filosofia” de categorias leves e em quantidades risíveis…
JuggerBR
Eu sei que vai no contrassenso(porque o Brasil investiu no F-39), mas eu queria uns 12 destes aqui!
Penso que valia o teste – e como é aparentemente um caça mais rústico, exige pouca estrutura(no meu palpite apenas) – poderia “caber” bem no orçamento do Brasil.
Claro, é apenas uma opinião, tão válida como qq outra dos outros visitantes aqui.
Saudações
Não é contrassenso, a FAB decidiu comprar o Gripen E em 2013.
Estamos em 2025, 12 anos se passaram, já ficou evidente que caças 5G possuem vantagens esmagadoras contra caças 4G e existem opções no mercado com preços “próximos” de caças 4G.
Então o que não tem lógica é continuar investindo em caças 4G.
O que já foi contratado é uma coisa, mas novas aquisições não fazem mais tanto sentido.
”Mais de 40 Su-27s ‘mortos’ por 12 Gripens em combate além do alcance visual”
12 de janeiro de 2024
”Os caças JAS 39 Gripen da Força Aérea Real da Tailândia fizeram um excelente trabalho em exercícios conjuntos com os Su-27s da PLAAF.
O Gripen demonstrou eficiência estelar em combate além do alcance visual [BVR], com dados mostrando que notáveis 88% de seu sucesso foi alcançado a 19 milhas de distância ou mais.”
A matéria foi escrita em janeiro de 2024 mas o exercício foi em 2015.
Isso é antigo. A China enviou os Su-27 mais antigos.
Os J-16 são bem mais modernos que os Su-27 enviados neste exercício, assim como os Gripen E são bem mais modernos que esses Gripen da Tailândia.
A questão não é essa, estamos falando de 4G vs 5G.
Pesquise e verá que a China já divulgou que seus caças J-10, J-11 e J-16 são dizimados pelos J-20. Coisas absurdas com placares estratosféricos a favor do caça 5G.
De fato, o Gripen E não faz frente a um caça 5G, não discuto isto,
Mas apesar disto é um bom caça 4,5G
e um projeto importante pra industria e defesa nacional,continuidade a longo prazo é fundamental.
Segue sendo subestimado pelos desinformados …
A FAB opera caças ocidentais. O F35 seria vetado ao Brasil pelo mesmo motivo que foi aos Emirados Árabes Unidos, a presença da Huwaei na rede 5G do país… fora posicionamento geopolítico que tem sido mais antagônico. A alternativa stealth seria entrar num programa stealth com algum parceiro (Saab, FCAS, CGAP, KAAN, Boramae block 2) ou comprar caça chines/russo.
No fim a melhor opção é comprar os Gripens e partir pra um programa CCA em conjunto com a SAAB já que IA vai ser o futuro no campo de batalha.
Os EUA já ofereceram o F-35 para o Brasil, só não aceitaram transferir tecnologias. Uma das opções é entrar como parceiro no projeto de um caça 6G como FCAS, GCAP ou um em parceria com a SAAB sueca, neste caso a FAB poderá ter um 6G lá em 2040. Podemos adquirir 24 F-16 C/D usados e junto com os 36 Gripen E + um aditivo de 25% no contrato, poderíamos supor uma frota de 50 Gripen E + 24 F-16 C/D. Passaríamos os próximos 15 anos com uma frota pequena e sem nenhum 5G, o que nos deixaria todos estes… Read more »
Se tivermos um aditivo de Gripen, pelo valor de 25% a mais no contrato creio que daria para mais 10 aviões .
Imagina a FAB com 46 Gripen E/F e 12 Su-57… Melhor que na época que tínhamos 12 Mirage 2000 C/B e 46 F-5M…
EDITADO:
4 – Não escreva em maiúsculas, o que equivale a gritar com os demais. As maiúsculas são de uso exclusivo dos editores para dar destaque às advertências nos comentários eventualmente editados ou apagados.
É sério que vocês consideram essa jaca Rússia quinta geração?
Essa porcaria tem um RCS maior que um F-18 e não tem sistema EOTS, que são coisas que fazem um quinta geração ser quinta geração.
Toda hora vocês ficam fazendo essas comparações patéticas, é um complexo de inferioridade incrível, um coitadismo digno de Luciano Huck.
RCS do SU-57 equivale a de um Super Hornet limpo,a própria patente da Sukhoi afirma que o Su-57 tem um RCS de projeto entre 0,1 e 1 m2. O SU_57 usa bloqueadores de radar para diminuir a detecção,pode não ser tão stealth mas não é um mamute na tela de radar como seus irmãos. o Su-57 possui uma complexa rede de sensores que gira em torno do conjunto: suíte de radar N036 Byelka, suíte eletro-óptica 101KS Atoll e suíte ECM L402 Himalaya. Todos esses sistemas podem trabalhar separadamente ou em conjunto para entregar uma elevada consciência situacional e capacidade de… Read more »
Quando um russo declarou que a RCS do Su-57 era de cerca de 0,4m² todos os entusiastas ocidentais classificaram o caça russo como equivalente aos 4G europeus em RCS. Porém deixaram de lado que na mesma declaração os russos falaram que a RCS do F-35 era de 0,3m². É óbvio que aquela RCS mínima de 0,000 alguma coisa se refere ao mínimo em determinado ângulo, provavelmente de frente. E esta declaração se referia à outra coisa. No mais estas declarações ou patentes são muito antigas e é perceptível que o Su-57 de produção de hoje está muito mais refinado que… Read more »
“ Quando um russo declarou que a RCS do Su-57 era de cerca de 0,4m² todos os entusiastas ocidentais classificaram o caça russo como equivalente aos 4G europeus em RCS. Porém deixaram de lado que na mesma declaração os russos falaram que a RCS do F-35 era de 0,3m².” Então, um russo (quem é ele?) diz que um protótipo do Su-57, com rebites aparentes e com várias imperfeições de encaixes, inclusive no canopi, com tamanho bem maior que o F-35, asas com área enorme, tem um RCS quase igual ao do F-35 de produção? Olha, tu pode acreditar nisso, mas… Read more »
Eu não acredito em nada disso. Só citei isso porque o outro colega disse que a RCS de projeto do Su-57 foi divulgada pela Sukhoi como sendo de 0,1 a 1 m². O sr. acredita nisso também? Que eu saiba a RCS real do Su-57 é um segredo mantido a 7 chaves. Já vi sites citarem que o protótipo do Su-57 tem RCS de 0,3 à 0,4m² e que o Su-57 de produção tem RCS de 0,01 à 0,001 m². Mas isso tudo são fontes não oficiais e não sabemos se os dados divulgados são verdadeiros. O que deveria ser… Read more »
Faz como eu, parceiro. Joga a toalha.
Ninguém aqui preocupa-se com isso.
Há não ser gatos pingados como eu , você e os entendidos aqui na trilogia.
Só SP, OITOCENTOS BLOCOS DE CARNAVAL! Aprovados pelo poder público para infernizar e emporcalhar uma cidade já em nível civilizatorio de dacca, Bangladesh.
E garanto-lhe.
Não lhes faltará público.
Relaxa e deixa a depressão tomar conta.
Eu queria saber o que um bloco de carnaval tem a ver com um caça de 5a geração. Seriam os Unidos do F-35? Acadêmicos do Sukhoi? Estação Primeira do J-20?
Você sabe a resposta, mas só pro caso da pergunta não ser irônica, ele está argumentando que o povo em geral não se preocupa com defesa, preferem saber de carnaval, e o governo que quer saber de votos investe é nisso, no circo. Que não adianta sonhar, isto não vai mudar tão cedo, então nada de quinta geração até que a situação dos gripens se aproxime das dos F5 daqui a algumas décadas.
Você acha que o americano médio se preocupa com F-35?
O americano médio tem um sentimento patriótico e de pertencimento muitas vezes maior que o brasileiro. E a relação deles com suas Forças Armadas é muito, mas muito, diferente do brasileiro com suas Forças. Talvez, isso ocorra por conta dos EUA estarem praticamente todo o tempo participando de algum conflito em algum lugar. Pode ser que o norte-americano médio não se preocupe com o F-35, mas eles tem um sentimento e uma visão de defesa muito maior e mais disseminado entre a população do que nós. Não há comparação.
Se vc souber do Mardi Gras nos EUA, cai da cadeira. Muito embora eu ache que se gasta muito em FESTA (no geral, não só carnaval) e trabalho num lugar em que se gastassem 20% a menos só em festa, resolveria boa parte dos problemas pequenos de saúde e educação ao longo de 4 anos. Mas O POVO ir pro carnaval não faz muita diferença não. Em relação a se preocupar com defesa: concordo em partes, mas por esses cantos mesmo já se justificou aumento do orçamento pra “combater traficante” (que não é trabalho de forças armadas, melhor colocar esse… Read more »
Bem lembrado,. Sua comparação é cabível, para demonstrar quais são as prioridades verdadeiras dos governantes Brasileiros e do desinformado povo…
Não tem absolutamente nada a ver o Brasil não ter caças de 5ª geração com carnaval. Esse é o típico argumento estúpido anti democrático, que quer supor que se uma casta especial tivesse o poder, ela saberia o que é mais importante para o país. O que é engraçado é que toda sociedade rica e poderosa militarmente tem eventos culturais mto mais difundidos em seu calendário que o carnaval brasileiro. E isso não impede eles de terem caças de 5ª geração. Até pq o Brasil é um país com poucos feriados festivos. Mas obviamente você não deve saber disso pq… Read more »
A crítica dele não é essa. É o fato de que o povo não se importa com o assunto e não cobra dos governantes, que por sua vez preferem dar mais atenção (e recursos) ao Carnaval por motivos eleitoreiros do que para algo que reamente importa para o país.
E temos poucos feriados festivos? Desde quando? Temos muitos! Se tem base religiosa ou não, realmente não importa. Tendo motivo, todo mundo faz festa.
Estamos investindo pesado em equipamento de Guerra,olha a última aquisição !!!!
https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2025/02/10/tj-mt-diz-ao-stf-que-vale-peru-de-r-10-mil-atende-necessidade-nutricional.htm
Hoje somos a décima economia …
Esse avião deve ser bem inferior a um F35.
Eu sei que o meu comentário não é fundado, eu sinceramente penso isso dessa aeronave.
Observação: meus comentários não aparecem no site FORTE, aparece bloqueado.
Na parte do design e mecânica vamos assim dizer, acho que são mais ou menos pau a pau, exceto motorização, acho que o motor do F35 mais avançado. Agora em eletrônica, o F35 deve estar muito à frente, principalmente na distribuição de dados, comunicação com tropas e veículos diversos, preparação para comandar drones, essas coisas ligadas a informática, softwares. Isso não significa que o Sukhoi seja uma aeronave ruim, mas não está no topo de linha, é como se fosse um quinta geração low cost. Pode até ser uma saída para quem não tem dinheiro como os EUA, uma aeronave… Read more »
Na verdade, não é o SU-57 que é barato, é o F-35 que é caríssimo! Seu preço é uma extorsão!
A razão é muito simples:
A Rússia tem uma indústria voltada para defesa nacional; os EUA para lucro corporativo.
O pior são certos países que vivem reclamando da “falta de recursos” que seguem comprando dos EUA, ainda mais FMS (cheio de ingerências geopolíticas),
Se o problema fosse falta de recursos um dos requisitos principais seria custo-benefício.
Qual capacidade os Europeus têm? Pois não possuem nada similar a isso.
Os europeus não embarcaram na quinta geração como os outros países, penso eu que o motivo foi que suas aeronaves ainda tinham lenha pra queimar, seja em modernizações, seja em vendas. Acredito que não quiseram gastar a verba necessária para fazer um modelo de quinta geração agora.
Capacidade eles têm, a próxima geração de caças europeus vai ser tudo isso que estamos vendo em outros competidores, sem sombra de dúvidas.
Exatamente!
Europeus? Encoste neles? A China está muito à frente da Europa. A China tem mais de 300 J-20 de 5ª geração, já está colocando o segundo 5G no mercado e já tem 2 protótipos 6G voando. A Europa ainda está no Eurofighter, Rafale e Gripen, todos 4G e são dependentes do 5G americano. A Rússia já finalizou o desenvolvimento do novo motor o AL-51 e este parece ser equivalente ao motor americano, ainda que possa ter um pouco menos de potência. A diferença é que o Su-57 usa DOIS motores e o F-35 UM. Então a potência máxima fica bem… Read more »
Bem, nem tanto. Como tem 2 motores, é mais seguro pois caso perca um, o outro suporta o avião em voo. Se o F-35 perder o motor, boa sorte;
.
Pode pousar e decolar em pistas semi-preparadas, vide o acessório do trem de pouso dianteiro, o F-35 nem de longe;
.
Sua manobrabilidade parece ser formidável, tanto pela potência dos motores+TVC quanto pelo desenho do avião que lhe propicia isso, já o F-35 não demonstra toda essa capacidade;
.
Ambos tem pontos fortes e fracos a serem explorados.
Seria uma boa opção para o Brasil – justamente por exigir pouco.
o F35 abriu da supermanobrabilidade, devido aos mísseis atuais por exemplo atirarem para trás, além do Sistema DAS que pode defender ele caças e até mísseis na curta distância
Que tese curiosa valendo para a manobrabilidade risível do F-35 comparada a outras caças modernos supermanobráveis.
Rísivel? F35 faz curvas de 9G, ou seja, como todos os caças 4G, ele nao precisa sair fazendo manobra maluca em Dog Fight, só em evasão de ataques.
em termos de EW parece ser, em conciência situacional também, video o sistema DAS do F35
https://arsenal-geopolitica-defesa.com.br/dossie-su-57-pak-fa-entre-a-especulacao-extremo-ocidental-e-a-realidade/
França enviou armas pro quintal da Rússia e a Rússia enviará armas pro quintal da França.
Nessa guerra entre Rússia X EUA, França, Inglaterra, Alemanha e o resto, além de nada, nada são.
A Argélia opera material russo há muito tempo.
A Argélia pode ser muita coisa, mas não é quintal da França, justamente porque não queria sê-lo e peitou a potência colonial até conseguir independência. É uma vez independente, virou as costas para a França, só manteve o idioma…
27 metros de comprimento ?!
Corrigido. Valeu!
EDITADO:
COMENTARISTA BLOQUEADO POR NÃO SEGUIR AS REGRAS PARA COMENTÁRIOS.
Massa. O caça até poder ser realmente de 5ª geração mas esse motor não.
A Rússia sempre padeceu de bons motores. E bons motores significa duráveis.
Nisso a China está uns passos à frente dos russos.
De onde tirou essa informação? Pelo visto não entende nada de engenharia aeronáutica.
Eu tirei essa informação das 500 matérias que existem por aí. Até os russos sabem disso. Os chineses têm um motor de 5ª mais próximo da 5ª geração do que os próprios russos. Até caça de 5ª geração chinesa é mais caça de 5ª geração do que o SU-57. Vamos lá… Em teoria, o motor AL-51F1 será o motor de 5ª geração do SU-57. Em 2024 foi anunciado que esse motor seria equipado nos caças de 5ª geração da Rússia a PARTIR DE 2025, já que os motores que o equipam são o AL-51F, que ainda não podem ser considerados,… Read more »
O izdeliye30, ainda chamado extraoficialmente AL-51 está no final de seu desenvolvimento; além disso terá vetoração 2D (como o F-22).
Ou seja, será um dos motores militares mais potentes e modernos em operação.
Os russos, ao contrário dos ocidentais (sobretudo os EUA, vide F-35 e seus infindáveis problemas), sempre instalam sistemas intermediários nos primeiros lotes de seus caças, enquanto os definitivos atingem desenvolvimentos pleno.
Aliás, O F-14, por exemplo, teve problemas sérios com seus motores durante anos…
Filosofias diferentes.
O motor do SU57 é um dos melhores do mundo, outro equivalente só o do F22 e F35… tem o XF-9 do Japão mas não usam em avião nenhum, pq foi feito para um caça de 5G que não existe ainda
O motor russo não é equivalente ao do F-22 e do f-35 nem nos sonhos mais loucos dos russos.
No máximo é equivalente ao novo motor chinês, e esse ainda deve ser melhor.
Sugiro que faça uma pesquisa. Pode ser até no ChatGPT: AL-51F1
As últimas unidades já estão saindo com motor novo “stealth” e com bocais parecidos aos do F-22. As fotos por aí sempre são dos primeiros protótipos que não tinham revestimento stealth e acabamento inferior.
Mas é o que está no texto. Novo motor a partir de 2025.
Está lá, só ler.
Ser parecido não significa ter a mesma função. Moscou está décadas atrasada em desenvolvimento de 5ª geração.
Até os chineses que começaram depois estão mais avançados nesse assunto.
O moto chinês é feito a partir do russo…
O WS-15 é bem diferente.
O WS-10 foi desenvolvido para ter performance do AL-31 (que foi bastante estudando pelos chineses) mas teve como base o WS-6 (que foi desenvolvido a partir de engenharia reversa do CFM56).
Este texto está errado. Os Su-57 produzidos em 2024 já vieram com motores AL-51.
Sabe tuuuuudooo… rsrsrs
Esqueci que você é engenheiro aeronáutico e sabe mais que todo mundo.
rsrsrsrs
O Su-57 é o único que se compara ao caça furtivo Norte Americano F-22. O País que o adquire (com transferência de tecnologia), é um felizardo sem sombra de dúvidas. Custo-benefício dez.
Q?
Mesmo 🤔
Outro caça que devemos ficar de olho é no Checkmate SU-75. A Rússia possui tecnologias suficientes pra se equipararem aos EUA e com custos bem abaixo dos caças americanos.
Não, não possui. O Checkmate ainda é só um mockup. Podem até fazer voar, mas ainda sou bem cético.
Que novidade!!!
O bom é que todas suas previsões, para qualquer um acertar, só basta apostar o contrário da sua aposta, uma aposta 100% garantida.
https://www.aereo.jor.br/2021/07/31/teste-do-missil-hipersonico-agm-183a-da-usaf-falha-pela-segunda-vez/
Nossa, esse trabalhão todo só para mostrar que eu errei uma aposta que felizmente custou zero reais? Heheheheheh
Uma pena terem cancelado o AGM-183 em favor de algo mais promissor, mas c’est la vi. Não me parece que a Rússia tem essa opção, né? O HACM vai ser mais versátil e a previsão de entrada em operação é 2027.
Me mostra um Su-57operacional com o motor que deveria ter desde o início. Será que com o protótipo do motor pronto e revelado, até 2027 eles conseguem, finalmente?
OBS.: Só esqueceu de colocar o que veio depois, né? “No caso do Su-57 eu acredito que é bem possível sim. E não é questão de torcer contra não. Primeiro que os EUA já andaram às voltas com esse tipo de míssil no passado e detém a tecnologia, mas não foi para a frente por terem outras prioridades orçamentárias e ninguém ter algo parecido. Erraram nisso, mas faz parte. Hoje parece que o AGM-183 tem total prioridade de desenvolvimento e isso faz tudo andar mais depressa. Já o Felon está em desenvolvimento moroso. Ele avançou em tudo que era rápido… Read more »
Hahaha
Fez todo esse texto pra mostrar que tu perdeu a aposta?
Quanto egocentrismo mds kkkkkk
Deu trabalho nenhum. Só coloquei “Leandro Costa Reply Sukhoi” e apareceu essa sua aposta “registrada”.
O lado ruim de fazer apostas e previsões com base em preconceitos faz isso mesmo, fere o ego da pessoa, mas não se preocupe, todos erramos, só tome cuidado pra não continuar apostando assim, vai acabar perdendo fortunas por isso kkk
Equiparar é algo bem complicado. Até porque não são informações públicas. E o uso destes aviões é muito escasso. O F-35 ainda foi utilizado por Israel. F-22 não se sabe ao certo. E o Su-57 também não. Falam que foi usado na Ucrânia, mas com zero combate aéreos registrados.
Meus caros amigos, o Brasil tem sido negligente em deixar em aberto nossos espaços aéreos e as escolhas não tem sido tão objetivas, embora o Gripen NG traga algum conforto em termos de tecnologia. Sejamos sinceros, devíamos pensar anos atrás em termos de substituição dos caças já obsoletos.
Quantos anos tem o FX-2? Já pensamos muitos anos atrás.
30 anos ano que vem coronel . Tenho uma das primeiras edições da saudosa revista força aérea e nela tem uma notícia do início do programa FX que foi em 1996 . Já era para o caça escolhido no FX estar sendo substituído.
Exato. As coisas andam a passo de jabuti, aqui. Difícil planejar.
Nossas Forças Armadas sempre diziam que não temos inimigos pra estarmos tão preocupados com novas aquisições mas esqueceram-se que somos privilegiados em termos de água potável, petróleo, gás natural e reservas minerais, inclusive o urânio. Desguarnecer nossas fronteiras e deixar que invadam não é patriotismo. Que ainda tenham tempo de reaver o que perderam.
É bem isso. Se acontecer uma guerra mundial, e nem de longe está descartada, as potências vão fixar seus olhos com nossos recursos naturais e se negarmos, vão pega-lós à força. Mas no Brasil ainda tem algo oficialato que acredita que não temos inimigos…
Os caças franceses, os caças indianos e outros mais são apenas um engodo à nossa possível aquisição que devemos ser pragmáticos visando à frente um caça que nos proporcione um custo/benefício real. Nada de ficção e sim uma visão estratégica. O CHECKMATE SU-75 está esperando que um País do BRICS o queira, basta isso pra que se tenha em mãos um ótimo e suprassumo equipamento. Em termos de tecnologia a Rússia está um salto à frente e esse caça possui um custo/benefício mto atraente. Se o adquirirmos com transferência de tecnologia, essa seria uma ótima parceria. Tenho dito.
Só abobrinha kkkkkkk
“ Tenho dito.”
Sim, você disse..um monte de abobrinhas…mas, tens o direito de fazê-lo..
Mais transferência de tecnologia ? Já não basta o Gripen conta gotas ? Brasil putenfia ainda e um sonho rs.
O problema é que, mesmo fazendo parceria com os russos, o Brasil terá que investir dinheiro (e muito), no desenvolvimento da aeronave. Mas daí não vai querer, porque isso pode implicar não pagar salários de 6 dígitos e vale-peru de Natal para magistrados que pouco trabalham, promotores de justiça arrogantes e parlamentares incompetentes, afora, claro, aquela enorme horda de encostados no Estado brasileiro, seja fraudando programas sociais, seja recebendo comissão por emenda parlamentar liberada.
Um absurdo o brasil ter uma força aérea pior que a Argélia
Não é bem assim…
E sim
É sim(2) como disse o Fábio solitário ai de cima. E temos dito, não é Fábio?
Eu fico triste em dizer isso mais infelizmente e a realidade .
Se fosse só pior que a argelina estava bom kkkk
Em quantidade de caças existem quase 50 países na nossa frente, é uma vergonha.
Não acho um absurdo;
Olha o contexto geopolítico e estratégico do norte africano, da região da Argélia, e olha o nosso.
Nós na América do Sul, estamos na periferia da periferia do mundo, sem grandes ameaças militares.
Talvez no contexto atual a Venezuela seja algo para se preocupar mas nem tanto. Nossos militares são muito mais profissionais e preparados.
Sinceramente, eu pensava assim, mas mudei de ideia: com a possibilidade cada vez maior de um conflito mundial generalizado, o Brasil pode não ter um contexto local tão perigoso, mas o fato é que, em caso de uma guerra mundial, as potências vão botar olho sobre nossas imensas riquezas naturais e se não cedermos, usarão a força para obtê-las.
Lembro que a Romênia (salvo engano), que nem era um país em desalinho com a Alemanha Nazista, foi invadida porque tinha reservas de gás e petróleo, e os alemães foram tão truculentos lá, quanto foram na Polônia.
A Argélia, o Egito, o Marrocos, a Tailândia, a Indonésia, o Vietnã, os EAU e até países do antigo bloco soviético… muitos países com pior IDH e economia bem menor têm forças aéreas muito melhores que a FAB.
Parabéns a Argélia, grande aquisição.
Por aqui seguimos forte na luta para ter um punhado de caças de 4° geração, enquanto países de 3° mundo já estão indo de 5° geração e países de 1° mundo já estão com a 6° geração encaminhada. Boa Brasil! O importante é manter 54 milhões de pessoas recebendo migalhas e torrando dinheiro com emendas parlamentares.
Isso vai alterar em muito a balança de poder naquela região
É tipo aqueles MBT Iranianos com um monte de placa soldada, deve ter um Su30 embaixo
Pelas barbas do rei tut Batman , como isso ocorreu .
Eu diria que com dinheiro. Mas posso estar enganado.
Kkkkkkkk
Isso ocorre porque tem países que invés de querer ser putenfia se preocupam realmente com sua defesa .
Na minha opinião, tendo em vista os perrengues que o Brasil é outras nações que possuem ou já possuiram equipamentos russos, equipamento russo só é viável para os próprios russo, ou para quem possui contrato para fabricar as peças localmente, os mi-35 do Brasil só ficavam no chão, teve uma foto com todos os 12 que levou 6 meses só para preparar, e depois disso 6 ficaram no chão enquanto só 6 voavam, todo mundo sabe que o pós venda da Rússia é horrível, de que adianta ter um equipamento sofisticado se ele não funciona por falta de peças. Ps:… Read more »
A própria Argélia já tinha se queimado uma vez com os russos,quando eles venderam Mig-29s velhos como se fossem novos.E isso foi nos anos 2000,antes das sanções e da SVO.
quando a gente olha os bichos por dentro dá um certo ar de decepção…
comparando por dentro os dois tem um aspecto vintage…
não possuem um cockpit que passe a impressão de sofisticação que a nossa imaginação pede…
olhem do F35
https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fwww.defesaaereanaval.com.br%2Faviacao%2Fquer-conhecer-o-novo-caca-da-fab-brasilia-tera-visita-ao-cockpit-do-gripen&psig=AOvVaw1FPqEfg7map_dRQgqaou7F&ust=1739400251725000&source=images&cd=vfe&opi=89978449&ved=0CBQQjRxqFwoTCIi9l4TZvIsDFQAAAAAdAAAAABAJ
Gripen tem um cockpit mais bonito
Na cabeça do russo, beleza e acabamento não importam.
O que vale é funcionar.
Filosofia Raiz x Nutella… rsrsrs
Os caças soviéticos tinham 3 variantes:
1) Soviética (mais moderna);
2) Pacto de Varsóvia;
3) Para países alinhados, a mais degradada (mas sujeitos a mudanças de regime).
Ou seja, os caças da V-PVO eram superiores (as vezes bem superiores) aos exportados para muitos países do chamado “Terceiro Mundo”.
Por que os aviões russos têm essa padronagem em azul interno? Alguma teoria psicológica ou de Cromoterapia?
E o Brasil vendendo a AVIBRAS pros árabes, americanos e etc….
“Viva o Brasil!!!”
Tem que ter coragem!
Esse papo sempre me cheirou a desculpa.O equipamento russo tomou pau?Não é o de verdade,é a versão de exportação.
Mas é bom ter um Su-57 em uma nação que quer entrar em conflito.Veremos logo se o airframe é tão stealth assim.
Não é desculpa, são os fatos analisadas a fundo. Caso a Rússia destrua vários F-16 na Ucrânia, com certeza todos levarão em conta que os F-16 disponíveis não são da última versão Block 70/72 Viper. É a mesma coisa. Países de 3º mundo como o Iraque, com MBTs soviéticos downgraded, com munições antigas que já haviam saído de linha na União Soviética, com equipamento defasado e munições defasadas, levaram uma surra de uma coalisão de vários países de 1º mundo, liderados pelos Estados Unidos, com os equipamentos mais novos, estado-da-arte, as munições mais novas e poderosas e com todos os… Read more »
Não é por acaso que são a segunda potência militar da África, atrás do Egito…
sempre acompanhando seu inimigo, o Marrocos, quando um se arma, o outro não deixa por menos…
6 ??? uahauahua meu deus, que fim de carreira, e ainda pra entregar esses 6 devem demorar uns 5 anos, os russos tão mal de parceiros.