O Aero India 2025, a 15ª edição da maior exposição aeroespacial e de defesa da Ásia, teve início hoje na Estação Aérea de Yelahanka, em Bengaluru.

O evento, que se estende até 14 de fevereiro, reúne mais de 150 empresas estrangeiras e destaca as mais recentes inovações em tecnologia aeroespacial.

Entre os destaques estão as exibições dos caças furtivos Su-57 da Rússia e o F-35 Lightning II dos EUA, marcando a primeira vez que essas aeronaves rivais de quinta geração são apresentadas juntas em um evento internacional.

Além das demonstrações aéreas impressionantes, o Aero India 2025 enfatiza a crescente capacidade de fabricação e exportação de defesa da Índia.

O Ministro da Defesa, Rajnath Singh, destacou que o valor da produção de defesa do país deve ultrapassar 1,25 trilhão de rúpias, com exportações superando 210 bilhões de rúpias até o final do ano fiscal de março de 2025.

Subscribe
Notify of
guest

91 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luís Henrique

Os americanos haviam cancelado o show aéreo do F-35 e ele ficaria apenas com apresentação no chão.
Mas logo após o voo do Su-57 os americanos colocaram o F-35 no ar e surpreenderam o público que não estava esperando ver o F-35 em voo.

Acho que a Índia vai escolher ou o Du-57 ou o F-35 no MRFA e caças como F-15EX, SU-35, Rafale, Eurofighter, F-21 e Gripen E vão ficar chupando o dedo.

Matheus

Nunca que o Pentagono vai autorizar a India ter F-35.
India é um dos maiores, senão o maior importador de equipamento Russo hoje.
Su-30MKI, Mig-29K, S-400….

Pet

Além de membro dos BRICS.

Rodolfo

A Índia é parte do grupo chamado “The Quad” com Australia, Japao e EUA. A função desse grupo é estritamente segurança e mais recentemente conter a crescente influência da China na Ásia-Pacífico. BRICS+ é apenas econômico, talvez na cabeça do pessoal do Itamaraty seja uma nova aliança sul-sul. Mas a Índia teme o contínuo fortalecimento militar da China que ainda mais tem laços militares com o Paquistão, outro rival da Índia na região do Himalaia que disputa a Caxemira. Essa é a segunda vez que o F35 é apresentado nesse show aéreo. O único país dessa região que comprou o… Read more »

Jacinto

Até porque os EUA já fornecem várias aeronaves, como o C-17, C-130, Ah-64 (Apache), CH-47, P8, Reaper, etc…

Heli

Sim, claro, porem nenhum desses tem a tecnologia tão sensível quanto o F35 que é stealth

No One

Meu nobre , não coloque a Índia no nosso patamar, os EUA já abriram várias exceções para está nação considerando a importância da mesma… Existem regras e existem exceções, a Índia faz parte das últimas .

Mauro Oliveira

Essa aeronave é o Sukhoi T-50-4, quarto protótipo de voo (fez seu primeiro voo em 12 de dezembro de 2012); ou seja, não é um dos Su-57 de série recebidos pela Força Aérea Russa.

Nunes-Neto

Agora dá para cada 1pegar dados do rival ,kkkk….já devem ter a muito tempo.

Fábio CDC

Ambos tem tudo um do outro, obtido até por meios que desconhecemos, que vão desde de militares de ambos os lados, funcionários ou ex-funcionários de empresas desenvolvedoras, fornecedores, o diabo a 4. Pode acreditar, ambos sabem muito mais sobre o outro do que sequer supomos.

danieljr

Concordo. Radares russos devem ter observado F-16,-15 e F-35 Israelis na Síria, bem como na Ucrânia (dados sobre mísseis e outros equipamentos).

Também na Ucrânia, equipamentos ocidentais devem estar captando para arquivos em bibliotecas os dados das munições e veículos russos.

Iran

Diferente do F-35 o SU-57 não apresenta um refletor de radar na fuselagem, então só os dados do SU-57 serão “roubados” kkkk
Mas falando sério, provavelmente isso ocorra por ser aquela aeronave protótipo, mas se na versão final não tiver tbm significa que o SU-57 não é tão stealth assim msm.

Renato

Lente de Luneburg.
Parece que o F-35 também estava sem (pelo menos não dá para ver na foto).

Last edited 1 mês atrás by Renato
Iran

Não faria muito sentido, vi senão me engano no Bulgarian Military ou algum outro site de notícias militares que o F-35 e o J-20 usam a lente em exposições, já o SU-57 nunca usou

Willber Rodrigues

Geral falando ( com razão ) do F-35 e SU-57, mas olha lá o 390 na última foto.

PS: continuo achando o SU-57 o 5° geração mais bonito.

Fábio CDC

PS: continuo achando o SU-57 o 5° geração mais bonito.” = Verdade, o mais lindo caça da atualidade sem dúvidas!

Mauro S

Também tem um EMB-145 AEW&C na mesma foto.

Marcelo M

Não só o KC390, mas também EMB 145-I indiano.

Iran

Não me entra na cabeça alguém não achar o F-22 o mais bonito, isso que acho o Felon lindíssimo.

Marcelo Tatsch

O F-35 nesta feira só têm um propósito:
Evitar que os indianos se empolguem demais com o SU-57.
Quanto a uma futura venda de F-35 para a Índia: Isso non ecziste!!!

Last edited 1 mês atrás by Marcelo Tatsch
Joanderson

Rapaz nada é impossível, agora com essa história de BRIC e o Trump doido querendo acabar com isso não duvido nada ele ir com tudo para tirar a Índia desse bloco, oposição ali só china Rússia, Índia ainda tem boas chances de se aliar com o ocidente devido as richas com china e Paquistão, a china já com quase 300 j-20 e o Paquistão comprando J-31 fora caça de sexta geração da china deixa a Índia em uma desvantagem gigante.
Não duvido nada junta o útil a o agradável e a Índia comprar o F-35.

Rodrigo Luciano da Silveira

Desculpa não posso concordar dessa vez com sua opinião, EUA claramente não estão em condições de ajudar ninguém financeiramente, no momento estão ” América em primeiro lugar”, o país que mais investe dinheiro na Índia é a China o que mais transferi tecnologia é a Rússia além de ser o mais confiável fornecedor de gás, carvão e petróleo para a Índia, veja o caso da Ucrânia teve um apoio de 35 países fornecendo tecnologia, treinamento e muito muito dinheiro e armamento e no que deu ? Vai perder até 25 % do território economia arrasada, centenas de milhares mortos e… Read more »

Victor Hugo

Marechal do Ar Indiano aposentado destaca forte argumento para a aquisição do Su57.
10/02/2025

https://militarywatchmagazine.com/article/indian-air-marshal-strong-argument-su57-procurements

Carlos

Pô, além do KC-390, a EMBRAER poderia ter levado os Super Tucanos e aviões de alerta também.

Thor

O avião AEW na foto é EMBRAER, pertencente à Força Aérea da Índia. ERJ145 NETRA.

Last edited 1 mês atrás by Thor
Victor Filipe

Pergunta do dia, quem tem o maior RCS? o Su-57 ou o hangar azul ali no fundo?

sergio 02

Sacanagem victor kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Todo mundo sabe que e o 57 kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Jackson Junges Bomfim

kkkkkk, se for assim, seguindo sua lógica…Imagina o “Le Jaca voadora” (F35) despencando do céu.

Jacinto

O histórico de segurança do Su-57 é infinitamente pior do que o do F-35, que também é melhor do que todos os caças da série teen dos EUA,

Alexandre

Explique

Santamariense

Não tem como explicar, pois dos F-35 sabemos de todas as quedas, já do Su-57, bem como J-20, J-35 e qualquer outro desses países, nada se sabe, pelo simples fato de rússia e china não divulgarem nada sobre isso.

Jacinto

É bem sabido que já foram destruídos 2 Su-57 por acidentes – de 31 construídos. Ainda que tenham outros que não sabemos, este número (2/31) já o coloca como muito menos seguro do que o F-35.

Santamariense

Eu sei, Jacinto. Eu só tentei ser irônico com o outro comentarista. Os números de acidentes por hora de voo do F-35 são muito melhores que qualquer outro caça em atividade nos EUA.

Jacinto

É so ver o histórico de acidentes. Os russos construíram 31 Su-57, e já ocorreram 2 acidentes com perda total da aeronave. Por seu turno, os EUA já construíram mais de 1000 F-35 e eu não tenho de cabeça em quantos houve a perda total da aeronave, mas acho que foram 30 casos. Aí é uma questão matemática. Proporcionalmente, o numero de acidentes do F-35 é o menor da aviação de caça dos EUA e menor do que o do Su-57

Santamariense

Não foram 30, foram 12 F-35 perdidos em acidentes.

Victor Hugo

Quais foram os acidentes que deram perda total com Su57 de serie?, não me venha com acidentes de protótipos, os acidentes do F35 são com aeronaves de series.
Quais foram os Su57 de serie que tiveram perda total por acidente?

Leonardo Bastos

E se der relâmpago no céu…?? Kkkkk

Santamariense

O F-35 é o avião de caça dos EUA, entre os que estão em operação, comenos perdas durante o primeiro milhão de horas voadas. Saiam da repetição sem fundamento repetida na internet.

Santamariense

Os que negativaram devem crer que a terra é plana, pois são negacionistas, visto que fatos não são discutíveis. Fatos são fatos…devem ser aceitos, não aceitam discussão. Mas, não me admira esse comportamento por aqui … hehehehehe

sergio 02

Mas seria uma jaca bem pequena se comparado ao 57 kkkkkkkkkk

Fábio CDC

Mais 1 pergunta do dia: Quem tem maior RCS, o Gripen NG com todos aquelas interfaces subalares para sustentar os mísseis Meteor e + 2 Iris nas pontas das asas ou o Su-57 que transporta tudo a mesma quantidade de mísseis internamente?
.
Hmm, agora ficou difícil…

Santamariense

O Gripen nunca pretendeu ser 5G ou furtivo.

sergio 02

Mais esta ai um bom desenvolvimento para o Gripen, a algum tempo vi aqui mesmo na trologia, uma materia que estavam desenvolvendo um tipo de casulo com linhas furtivas para acomodar os misses dentro dele, estava sendo desenvolvido para os F-18 eu acho, mais ta ai um casulo desses com 3 meteor na estação central de armas e o restante pelado, acho que seria uma boa evolução para as capacidades do caça,que ja tem um baixo RCS, nativo.

Santamariense

Se isso for desenvolvido e se mostrar efetivo, seria uma boa solução, com certeza.

Luís Henrique

Difícil? Apenas um hater dos equipamentos russos vai ter dificuldade em responder.

O Su-57 é um caça projetado para ser furtivo 5G, o Gripen E não. Mesmo que a maioria ache que o Su-57 é bem menos furtivo que o F-35, mesmo não tendo a mínima ideia do quão furtivo o Su-57 é, acredito que os sérios acreditarão que o Su-57 possui RCS bem menor do que qualquer 4G.

silvom

mas o Hangar voa?

Leonardo Bastos

O F-15 Eagle…??

Santamariense

Esse tem a pretensão de ser 5G, como o avião russo?

Leonardo

Pergunta pra Ucrânia…

Santamariense

Não tergiversa…tu que falou que o F-15 tem RCS grande. E falou uma obviedade, além de querer comparar o RCS dele, que nunca foi pensado para ser furtivo, com um que foi pensado para, e que se espera que o seja.

Last edited 1 mês atrás by Santamariense
Leonardo Bastos

Bla… bla… bla…

Santamariense

Continua tergiversando…típico….hehehe

JuggerBR

Claro que jamais seria autorizado pelos superiores, mas garanto que os pilotos dos dois caças queriam ter a oportunidade de fazer um dogfight simulado ali…

Luís Henrique

Acho que esta totalmente enganado. O F-35 não foi projetado para ser altamente eficiente em dogfight, ele pode se sair bem contra um F-16, mas contra o Su-57 não. O Su-57 possui todas as vantagens neste tipo de combate, muito mais potente, muito mais rápido, muito mais manobrável.

Fabio Araujo

Com certeza vários olhos de especialistas de vários países analisando e comparando os dois caças, mas não deixa de ser uma oportunidade única de ver esses dois caças juntos num mesmo aeroporto!

Davi Pinheiro

Os americanos liberariam F-35 pra Índia? Difícil de acreditar…

Joanderson

Difícil nada com o Trump louco para acabar com essa história de BRIC não tem oportunidade melhor de se aproximar dos indianos como essa,a Índia tá no desespero com a china com quase 300 j-20 o Paquistão com j-31 e fora os novos 6G chinês,não tem chance melhor para os EUA esvaziar o bloco como agora.

danieljr

Joanderson, concordo em partes. Os BRICS são um bloco mais ou menos econômico, nada muito mais que isso, tanto é que os novos países que estão entrando são os que possuem sanções, que precisam de empréstimos novos ou que estão com o nome do SERASA do FMI, não tem muita aliança militar ou política. Acho que o TRUMP não vai vender para a Índia por causa de machucar o BRICS, vai vender porque a índia é um excelente comprador, que tem dinheiro para gastar. Se eles têm dinheiro para gastar, podem comprar 100 SU-57 (ou o checkmate), e isso seria… Read more »

Rodolfo

Eu concordo que seria factível a venda. O problema maior nao é geopolítico, mas sim a presença do S400 russo, motivo que levou a expulsão da Turquia do programa. Imaginado que houvesse interesse da FA indiana em adquirir o F35, eles precisariam repassar essas baterias para terceiros. Outros aliados como EAU também já estiveram proximos de comprar mas tiveram a venda vetada por outros motivos. No caso do EAU, mesmo com autorização de Israel, a presença de 5G Chines (Huwaei) no país gerou um veto. No caso da Alemanha, o 5G chinês será eliminado do país antes dos F35 chegarem… Read more »

danieljr

Acredito que o efeito S400 vai acabar em alguns anos. Inevitavelmente o F-35 vai ser escaneado pelo S400, no oriente médio, Ucrânia, algum lugar. Aí não vai mais ter sentido ficar protegendo. O F35 é um aparelho que foi e vai ser muito vendido, é difícil manter todo mundo na linha o tempo todo, protegendo os segredos. Diferente do F22, esse sim dá para manter mais facilmente o desempenho de furtividade. Os vetos da HUWAEI fazem mais sentido, pois é mais fácil mandar algum país abandonar um determinado fabricante de aparelhos de seu território, aparelhos grandes e fáceis de serem… Read more »

Rodolfo

Quanto ao S400, os russos tinham alguns na Siria. A lenda dita em alguns sites de defesa era que todo aviao da IAF que decolava de Israel era monitorado pelos russos, tanto que a IAF usa defetores nas asas para mascarar o RCS.

Adiposo do Bitcoin

Os BRICS são uma xinforinfola.

Groosp

Não duvido, os EUA estão tentando puxar a Índia para o lado deles. Além disso, com a oferta de Su-57, Su-75, KF-21 e J-31 para clientes estrangeiros, os EUA vão ter que colocar a venda um caça stealth, nem que seja uma versão degradada do F-35 para não perderem mercado.

Jadson S. Cabral

Será quem com as duas aeronaves tão perto, o piloto de ambas não poderia ligar o radar só de curiosidade pra ver o que acontecer?

Rinaldo Nery

Vai torrar o saco de quem estiver próximo…

danieljr

Fazer pipoca de microondas

Sergio Machado

No aero India, o Su57 fez um take off em 250m em pouco mais de 10s.
Boa capacidade de operar em pista improvisada, visto que num eventual conflito com a OTAN, bases serão alvos primários.

Leandro Costa

E ele fez essa decolagem com combustível e armamentos completos?

Santamariense

Hehehehe…não acaba com a ilusão, Leandro!

Sergio Machado

Muito provavelmente não.
Mas é um referencial, lembrando que é um caça pesado.
Não lembro de caças leves vazios conseguirem esta marca.

Mauro Oliveira

Lembrando que é o protótipo T-50-4 (quarto de voo); a Força Aérea Russa está recebendo os primeiros lotes da primeira encomenda de série.

Mas são aeronaves intermediárias como motores AL-41F1.

O Su-57 definitivo terá motores izdeliye30 com vetoração 2D.

Sergio Machado

Não acaba com a ilusão.

Mauro Oliveira

Nenhuma.

Os russos continuam seguindo a filosofia soviética dos primeiros lotes de um novo caça ter sistemas intermediários mas plenamente desenvolvidos até que a variante definitiva esteja madura o suficiente para entrar em operação.

Já a USAF pediu autorização do Congresso para retirar de serviço os F-22 Block 20 porque são obsoletos e inadequados até mesmo para treinar pilotos de F-22; atualizá-los para os padrões do Block 30/35 teria um custo proibitivo.

E o F-35 até hoje tem problemas sérios de desenvolvimento…

Bernardo

Apesar do que o pessoal estar falando de “autorização”, vão os dois pra concorrência dos jatos indianos. O 57 com a vantagem do preço (quase um terço do outro) e o 35 com…. quase todas as outras (1100 unidades entregues etc). Isso não vai excluir a necessidade de outros caças de 4.5 geração pra Índia, a Força Aérea deles tem um potencial de aumento com dois adversários (paquistao e india) com bastante avião. Principalmente considerando que fora da Marinha não deve sobrar nada dos caças russos que voam hoje (o que não quer dizer que sejam substituitos pelo 57 num… Read more »

Mauro Oliveira

O Su-57 e F-35 não são aeronaves da mesma classe.

O J-35 está mais para um “McDonnell Douglas F-4 Phantom II” furtivo.
Sua manobrabilidade e otimização para combate aéreo é risível perto do Su-57 que é um caça de longo alcance por excelência.

Santamariense

“O J-35 está mais para um “McDonnell Douglas F-4 Phantom II” furtivo.”

O J-35? Ah, não duvido mesmo … hehehe

Iran

Os indianos disseram que irão operar o SU-30MKI que nessas alturas é praticamente um Super Flanker até 2055, não só isso como disseram que pretendem usar a fuselagem dele pra criar uma versão sem piloto que será usado como ala leal, querem implantar tecnologias do caça de 5th que estão criando nele tbm.

LUIZ CARLOS - PARÁ DE MINAS - MG

quem está na mira de quem…. kkkkkk

Aqui o dedo coçou:

comment image

Marcelo Soares

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Alexandre Galante

Heheheh

Marcelo Soares

KC 390 neles!

Rommelqe

Será que o russo entende inglês?

José de Souza

O (que fala) inglês também não entende russo…

RRN

Será que repintaram o SU-57? 🤣

Last edited 1 mês atrás by RRN
Victor Hugo

Marechal do Ar Indiano aposentado mostra preferencia pelo Su57.
Data da noticia 10/02/2025

https://militarywatchmagazine.com/article/indian-air-marshal-strong-argument-su57-procurements

Iran

Na verdade ele diz que é a única opção, já q segundo ele próprio no artigo o F-35 não foi oferecido, o J-35 e J-20 estão obviamente fora de questão, e o projeto do caça indiano só vai sair lá entre 2035 e 2040. Então o SU-57 é a única opção viável

Santamariense

Post repetido no mesmo tópico? Que ansiedade …

Fábio

Esse caça russo é uma vergonha, tá mais pra Sukata-57

Leonardo Bastos

Pergunta pra os ucranianos….

Santamariense

Bla bla bla …