Certificação da EASA vem após aprovação da FAA e ANAC em 2024

São José dos Campos, Brasil, 10 de fevereiro de 2025 – O E-Freighter E190F, jato cargueiro da Embraer (NYSE: ERJ/B3: EMBR3), está totalmente certificado pela Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) e, portanto, certificado para operações globais. As certificações completas da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA, na sigla em inglês) e da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) foram obtidas em 2024.

O programa E190F foi lançado em maio de 2022 e projetado para atender às operações e demandas dinâmicas do e-commerce, que exigem entregas mais ágeis e descentralizadas. O E-Freighter realizou o seu voo inaugural em abril de 2024 e sua primeira exibição pública ocorreu em julho de 2024, durante o Farnborough Airshow, no Reino Unido.

“A certificação da EASA é um marco importante em nosso programa de conversão de jatos de passageiros para cargueiros e estamos entusiasmados com este mercado. Desenvolvemos a aeronave perfeita para preencher as demandas de mercado, atendendo à necessidade global por entregas mais rápidas, não apenas para áreas metropolitanas, mas para todas as regiões. Os E-Jets são um sucesso global com grande presença em todo o mundo. Estamos prontos para oferecer uma solução de excelência para os nossos clientes em todo o mundo”, afirma Martyn Holmes, Diretor Comercial da Embraer Aviação Comercial.

Os E-Jets cargueiros terão capacidade 40% maior de volume e três vezes mais alcance quando comparados a turboélices de carga de maior porte, além de custos operacionais até 30% menores do que aeronaves narrowbodies. Combinando os compartimentos de carga inferior e superior, a carga útil estrutural máxima do E190F é de 13.150 kg.

Sobre a Embraer

A Embraer é uma empresa aeroespacial global com sede no Brasil. Fabrica aeronaves para a aviação comercial e executiva, defesa e segurança e clientes agrícolas. A empresa também fornece serviços e suporte pós-venda por meio de uma rede mundial de entidades próprias e agentes autorizados.

Desde a sua fundação em 1969, a Embraer já entregou mais de 9.000 aeronaves. Em média, a cada 10 segundos, um avião fabricado pela Embraer decola de algum lugar no mundo, transportando mais de 150 milhões de passageiros por ano.

A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e é a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviços e de distribuição de peças nas Américas, África, Ásia e Europa.

DIVULGAÇÃO: Embraer

Subscribe
Notify of
guest

7 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rinaldo Nery

Gostaria de saber quais modificações a EMBRAER fez no Smoke and Fire Protection System dessa versão.

JCuritiba

Essa pergunta denota que o sistema tinha algum detalhe, quer compartilhar?

Rinaldo Nery

O sistema que atendia a versão de passageiros não atende cargas perigosas. Na versão passageiros não há sistema de combate ao fogo na cabine. Sensor de fumaça só nos banheiros.

JCuritiba

Obrigado!

Neto

Não faço idéia da flexibilidade de manuseio de carga que a aeronave tem em relação à 737’s cargo ou mesmo os antigos 727. Mas o potencial de menor despesa por hora me parece tornar a aeronave bastante promissora.
.
Na torcida por mais essa carta em nossa balança comercial.

JuggerBR

Potencial gigante de aposentar MD-11, 707, 727 e muitas plataformas antigas ainda voando hoje

Hélio Jr

Alguém sabe o que deu o estudo da Embraer e Correios para utilização do 190F e C390?