Colômbia assina novo acordo com Israel para manutenção dos caças Kfir

Kfir da FAC no Red Flag em 2012
O governo colombiano firmou um contrato de US$ 7,2 milhões com a Israel Aerospace Industries (IAI) para a manutenção de sua frota de caças Kfir. Assinado em 27 de dezembro de 2024, o acordo abrange a manutenção programada dos armamentos, aviônicos, fuselagem, motores e outros componentes dessas aeronaves, essenciais para a defesa aérea do país.
Este contrato marca uma reaproximação entre a Colômbia e Israel, após tensões diplomáticas em março de 2024, quando declarações do presidente Gustavo Petro sobre o conflito israelo-palestino levaram à suspensão da compra de material militar israelense. A falta de suporte técnico e peças de reposição ameaçava a operacionalidade dos Kfir, com risco de desativação até o final de 2024.
Atualmente, a Força Aeroespacial Colombiana (FAC) possui 11 caças Kfir em operação, sendo nove em voo e dois em manutenção. Este contrato visa garantir a continuidade operacional dessas aeronaves até que uma substituição definitiva seja implementada. Entre as opções consideradas para substituição estão o Dassault Rafale, o Eurofighter Typhoon, o F-16 Fighting Falcon e o Saab Gripen.
Estou ansioso para ver o fim da novela dos caças colombianos.
Boa chance de escolherem o Gripen…
Mais próximo da realidade financeira deles e…. Sendo a primeira vez que a Colombia é governada pela esquerda… Com direito a atritos com os EUA..
Provavelmente o F-16 perde… Aumentando as chances do Gripen !
É uma boa análise
Existe grande chance para o Gripen, porém acho que o F-16 é substituto natural.
Eu também.
Pois é. Antes o presidente colombiano não queria saber de nada que viesse de Israel. Viu a bisonhice que foi um chefe de estado fazer declarações negativas contra um dos maiores fornecedores de equipamento militar da Colômbia. Agora volta atrás e faz o que um chefe de estado deve fazer, deixar a ideologia de lado e pensar nos interesses da nação.
Resta agora fazer a mesma coisa e resolver o problema dos Blackhawks com os EUA.
Bisonhice é não se posicionar diante de um dos maiores genocídios da atualidade, com direito ao governante de Israel tendo mandado de prisão expedido.
O mesmo processo tem um mandado de prisão pra um morto. Expedido depois que ele morreu (aliás, bem depois).
E para o putin, não tem mandado de prisão? Por que ele não pode ir em reuniões como G20, por exemplo? Pau que bate em Chico …
Perfeito! E tantas negativas só demonstram como esse portal é frequentado por vira-latas.
Interessante. A Colômbia cortou relações diplomáticas com Israel.
Mas parece que não cortou relações comerciais.
Pragmatismo, e Israel é uma nação pequena, não pode se dar ao luxo de perder contratos… ainda mais gastando como tem gasto com a guerra contra o Hamas…
A IAI (uma única empresa) tem um backlog de 25 bilhões USD, esses 7 milhões vão fazer uma enorme diferença pra economia israelense. E das três grandes a IAI é a menor. Primeiro vem a Elbit, depois a Rafael. 7 milhões é um dinheiro que startup (que lá tem muito) capta em rodada de investimento. aliás, pra não parecer que eu tou viajando: https://internationalfireandsafetyjournal.com/firedome-launches-wildfire-perimeter-defence-system/ essa foi uma das rodadas (tiveram outras) de uma startup q eu ouvi falar muito recentemente eu não acho que você sabe muito bem como anda a economia israelense não. ou talvez seja uma visão que… Read more »
Bernardo, realmente não sei a quantas anda a economia israelense.
Meu comentário não apontou este tema.
Por incrível que pareça até Israel e o Irã mantém relações comerciais
Com Israel 🇮🇱 é dinheiro na mão, alcinha no chão.
Melhor definição possível.
Vai entender o mundo da diplomacia nos bastidores?. Amor e odio: eu acho que andam juntos. O presidente da Colômbia só faltou declarar guerra a Israel.
9 Kfir em operação.
Acho que nem a Venezuela está com tão poucos aviões.
Pra vc ver como a américa latina é fraca de força aérea. A Colombia ta ali brigando pela 4ª posição com o Peru entre as forças aereas mais poderosas
Apesar da situação na América Latina ser tenebrosa acho que a FAP é superior a FAC
É uma disputa acirrada, na minha humilde opinião, os Kfir colombianos são superiores as versões antigas dos Mirage 2000 e Mig-29 Peruanos. Mas o que pesa na disputa é saber quantos vetores da FAP ainda estão voando. Pelo que parece são bem poucos também.
O MIG-29 do Peru foi modernizada para o padrão SMT. Não está aquém dos Kfir…
Sim. você tem razão.
O Brasil tem 8 Gripen em Anápolis …
Essa é a realidade das forças aéreas sul-americanas. Com exceção do Chile que vive uma realidade um pouco diferente do resto do sul do continente.
A FAB, como exemplo, sugou o F-5 até quando pode e ele ainda está lá cumprindo sua missão.
Daqui 50 anos, quem estiver vivo estará vendo essa agonia como se fosse hoje. Talvez sejamos nós que estejamos esticando a corda do Gripen como estão fazendo os colombianos com os Kfir.
Deus queira que não.
Provavelmente o mundo estará entrando na 8°G e o o Brasil ainda na 4.5G, com talvez outra novela chamada FX- qualquer coisa, se arrastando há uns 15 anos..
Não duvido que daqui 50 anos o abismo tecnológico da FAB seja ainda maior do que hoje (em relação ao F-5).
Se em 525 anos o Brasil ainda não se ajeitou como país, não acredito que nos próximos 50 isso vá mudar, infelizmente.
É muito provável que eu não esteja mais nesse plano (estaria com 97 anos) então boa sorte para quem ficar.
O Estado brasileiro tem “apenas” 203 anos na realidade
Espero que os colombianos arranjem uma aeronave decente e não sejam estúpidos de comprar caças americanos ..
O palhaço laranja do salão oval não é muito confiável.
Que grande oportunidade para o Brasil
A relação entre Israel e Colômbia (nações) é ótima e não mudou em nada. Já a relação entre os Estados… Se o governo não bloquear até a diplomacia ser reestabelecida, é fraco. Ao contrário da relação comercial entre meros entes particulares (que não deve ser afetada por isso), equipamentos de defesa são um outro processo, é equipamento “sensível” (por mais inócuo que seja nessa geração) indo pra quem não tem relações diplomáticas com o país. O valor do contrato é irrisório pra IAI que ano passado teve um dos períodos mais lucrativos em muito tempo (que já vinha de um… Read more »
Igual Brasil e França.
brasileiros e franceses costumam se dar bem apesar da politica.