Segundo o site infodefensa.com, a Feria Aeronáutica y Espacial F-Air 2025, um dos principais eventos de aviação da América Latina, contará com a participação dos caças F-39 Gripen da Força Aérea Brasileira (FAB). A Saab, fabricante sueca da aeronave, levará dois exemplares do caça para compor a exposição estática do evento, que ocorrerá entre 9 e 13 de julho de 2025, na Colômbia.

A presença do Gripen na feira faz parte da estratégia da Saab para promover o caça na região, ressaltando suas capacidades e avançada tecnologia. Além dos aviões brasileiros, a exibição estática contará com aeronaves da Força Aeroespacial Colombiana (FAC), da Aviação do Exército, da Aviação Naval e da Aviação Policial Colombiana, além de outros países visitantes.

Na última edição, em 2023, a F-Air contou com 178 expositores, 80 aeronaves em exibição e cerca de 50.000 visitantes ao longo dos cinco dias de evento. A expectativa para 2025 é que a feira continue crescendo, consolidando-se como um importante palco para a indústria aeroespacial e de defesa na América Latina.

Subscribe
Notify of
guest

47 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Amaury

Só faltou: Com os reabastecimento em voo pelo KC-390

Leandro Costa

Quem me garante que não cheguem lá fazendo isso? Mas de qualquer forma, decolando de Manaus, acho que os F-39 chegam lá numa boa.

Fernando

KC ainda não está fazendo reabastecimento em voo. Tem a capacidade, mas aínda não foi homologada.

Santamariense

Quem ainda não faz REVO é o Gripen. Os KC-390 já fazem REVO com F-5M e A-1M.

FELIPE

Ele faz… só falta certificar…

Santamariense

Tem notícia de algum REVO feito no Brasil pelos Gripen da FAB?

brutus

por essa eu nao sabia tbm

Angelo

Um deve ser aquele protótipo para os visitantes da exposição entrarem no cockpit.

Leandro Costa

Aquilo não é um protótipo. Aquilo é um mockup, uma maquete em tamanho real.

Felipe

Gripen com boas chances na Colômbia e no Peru.

Adriano madureira

Acho que os peruanos irão fechar com os coreanos, eles estão criando muitos laços militares…

Iran

Quem sabe eles não escolham duas opções para substituir os dois caças… FA-50 e Gripen, duas aeronaves com custo de operação baixo e modernos

MMerlin

Não teria lógica.
Em algumas disputas, já foram concorrentes.
Se fosse na Índia, até tudo bem.
Mas nenhum desses países tem, nem de perto, orçamento similar reservado para Defesa.

Filipe Prestes

Duvido que o Peru tenha cacife pra bancar um caça como o Boramae se em 2025 estão tendo problemas com Mirage 2000 e MiG-29. Acredito que possam adqurir, esse sim, o FA-50.

brutus

boramae? aquele caça deles , pelo que sei eles parceria deles so com nações que tem bons créditos nos bolso

brutus

vejo que o orçamento peruano esta mais baixo que colombiano

Gilson

Vai entender a diplomacia nos bastidores. Amor e odio: parece que andam juntos. O presidente da Colômbia só faltou declarar guerra a Israel.

Gilson

Gostaria de saber qual o motivo da censura?

Gilson

Que jornalismo é esse? que censura é essa? estão com medo de algum juiz. Não ofendi ninguém e nem fiz declaração de ódio?

Gilson

Cara vc, que me negativou, só pra entender: escrevi assim no começo: vai entender diplomacia nos bastidores e depois fiz uma crítica ao presidente da Colômbia. Que absurdo essa censura desse blogue.

Filipe Prestes

Desde quando ser negativado é censura? KKKK

MMerlin

Que papo de maluco, rs.

Matheus

A matéria fala em dois aviões, e levados pela SAAB. será que vai ser os dois que vão entregues para a FAB?

Vitor Botafogo

imaginei o mesmo

Fábio CDC

Talvez a Saab tenha feito um simples acordo com a FAB, no qual paga o deslocamento dos aviões e pilotos até lá, coisa simples. Seria um mero voo de ida e volta, pagos pelos suecos. Bom, é o que suponho aqui.

Leandro Costa

É o que também penso.

Santamariense

É exatamente isso.

Santamariense

De que jeito?? Os 2 exemplares que vão vir em 2025 (vão vir, mesmo?) virão por via marítima, como todos os outros que vieram até agora. O que a SAAB vai fazer é levar dois exemplares da FAB, que já operam no GDA.

Rommelqe

Talvez, meu caro, o 4100, hoje vinculado à SAAB/EMBRAER, para desenvolvimento, mais um operacional da FAB

Santamariense

Pode ser também.

Fabio Araujo

Espero que o Gripen leve, mas com o clima ruim entre o Trump e o Petro não sei se os EUA liberariam o Gripen para a Colômbia, no atual clima acho que o F-16 esta quase fora da disputa. O Trump que vender produto americano é mais fácil de convencer ele a manter as propostas do F-16, mas Petro vai querer? Mas como o Petro assinou a renovação do contrato de manutenção com Israel para manter os Kfirs ele pode surpreender.

Felipe

Ainda que o Gripen tenha componentes americanos comercialmente traz muito mais retorno aos EUA vender o F-16. Por isso o potencial de vendas do Gripen E/F incomoda.

Filipe Prestes

Trump pode ser qualquer coisa menos idiota. Se o F-16 não levar, com mínimas chances agora que ele mesmo criou animosidade com Petro, deixar de vender as GE414 seria estupidez, ainda mais pra alguém que só fala em balança comercial, chantagem com taxação aos aliados e dívidas.

George A.

Bem, seria a solução perfeita pra ele e pro Petro, ele evitaria que a Colômbia compre caça sem componentes americanos, garantindo vendas pra indústria de defesa dele e o Petro anunciaria que optou por uma aeronave que não é fabricada pelos EUA.

FELIPE

Eles estão usando as armas que possuem para os interesses deles… quem come mosca é o Brasil.

Hélio Jr

Por que a proposta da Saab para a FAC dos Gripens não envolveram a FAB e Embraer? Alguém sabe?

Marcelo

Porque o avião é da Saab que tem o Governo Sueco como financiador de seus projetos e que automaticamente se ganhar o contrato da Colômbia o avião sera produzido na Suécia fortalecendo a base indústria Sueca e gerando centenas de empregos lá .

Hélio Jr

https://embraer.com/br/pt/noticias?slug=1207196-linha-de-producao-do-f-39-gripen-e-inaugurada-no-brasil

Na proposta para a fab, seria o brasil o ponto focal para América Latina. O que óbvio não está acontecendo…leia a declaração do presidente da saab ao inaugurar a linha de produção em GPX

“Aqui, produziremos 15 das 36 aeronaves atualmente contratadas pela Força Aérea Brasileira. O objetivo também é produzir aqui quaisquer pedidos futuros de Gripen para o Brasil, bem como de outros países. Queremos que o Brasil se torne um centro de exportação para a América Latina e, potencialmente, para outras regiões”, disse Micael Johansson, presidente e CEO da Saab.

Last edited 1 mês atrás by Hélio Jr
Santamariense

Qualquer Gripen E/F produzido, seja na Suécia ou no Brasil, recebe partes da fuselagem e outros componentes fabricados no Brasil. O que pode mudar é se os aviões vão ser montados na Suécia ou o Brasil. Mas, os componentes produzidos aqui, são produzidos somente aqui.

FELIPE

As empresas brasileiras entraram na cadeia de produção do Gripen, seja aqui ou lá , haverá componentes feitos no Brasil. O mais complexo é a monotela WAD da AEL.

Santamariense

Sim, foi o que eu disse.

Nunes-Neto

vou ser sincero, qualquer outra notícia do Gripem que não seja o recebimento de mais unidades ,me bate uma tristeza a FAB, assim como a MB, estão na penúria em relação aos meios de combate.

Brasil Soberano

A escolha De um novo Caça Para Colômbia vai levar mais um Depois que Foi confirmado o Contrato Para Manutenção do kfir.

O Gripen Tem Boas Chances De Vendas Tanto Na colômbia, Ou peru vide que orçamento que foi aprovado para o perú foi de 3 bilhões neste valor colocaria o Gripen e f16 e Não Kf 21 Boramae Ou Rafale Vamos Aguardar Para Ver.

Paulo

Além dos 2 gripens que virão da Suécia este ano, até onde se sabe será entregue também o primeiro gripen montado pela Embraer em Gavião Peixoto ,confere ?

FELIPE

Boa pergunta, li que foram reservados 406 milhões de reais no orçamento para o recebimento de 2 caças Gripen, ferramentas etc. Não sei se um deles serã brasileiro ou até os 2.

Santamariense

406 milhões de reais? Esse valor paga, no máximo, 1 (um) Gripen.

Fabio Araujo

OFF – Saiu no “X” do SA Defensa que os EUA vão vetar qualquer venda do motor General Electric F414-GE-39E para a Colômbia se isso acontecer a venda do Gripen E estará inviabilizada!