Caça F-39 Gripen realiza ensaios com quatro mísseis Meteor em GPX

O canal Brazil Aviation Araraquara-SP filmou o F-39 Gripen FAB 4100 voando sobre Gavião Peixoto-SP (GPX) com quatro mísseis ar-ar Meteor sob as asas e dois IRIS-T nas pontas das asas.
O FAB 4100, segue em GPX vinculado ao GFCT (Gripen Flight Test Centre) e deverá realizar este ano campanha de armamento no 2º Semestre, parte dela ocorrendo em Natal-RN, CLBI e Estande de Maxaranguape.
Para o lançamento de mísseis de teste pelo Gripen no Brasil, existe um projeto de transferência de tecnologia com a MBDA. O evento será muito grande e inédito na FAB, para verificação da precisão míssil BVR.
Os caças Gripen da FAB, atualmente em fase de desenvolvimento, possuem a “Basic Capability” (BC), para emprego ar-ar e receberão em breve a Basic Capability Update (BCU). Futuramente será atingida a “Operational Capability” (OC), que vai incorporar funcionalidades ar-solo e no final, a “Full Capability” (FC), que vai incorporar a capacidade de reconhecimento.
VÍDEO: F-39 Gripen FAB 4100 com 4 mísseis Meteor
SAIBA MAIS:
Força Aérea Brasileira recebe lote do míssil Meteor e reforça capacidade de combate
Disparo real bem-sucedido de míssil Meteor pelo caça Saab Gripen E
Olá .. não sei se era o 4100, mas realmente passou um jatinho pequeno e barulhento aqui perto de casa… achei que era um executivo… rota estranha, perpendicular ao que os aviões da Latam fazem para a pista da oficina aqui em S.Carlos…
vai ver que era ele mesmo… quando vi que não era nenhum Kc390, perdi o interesse
Quando o Gripen atingir a “Full Capability” (FC), a FAB terá a incrível marca de 10 Gripens no inventário (já sendo otimista). Impressionante como a defesa nesse país é deixada de lado!
Bem.. olha pelo outro lado.. a Argentina tem um F16 de segunda mão que não voa.
Espera para ver quem vai ter todos os caças, de suas respectivas encomendas, primeiro. O Brasil assinou o contrato do Gripen há 10 anos…10 anos! E só recebeu 09 (nove) exemplares!! Não adianta tu querer justificar o injustificável.
Parabens por falar o numero correto, já está irritante ler 7 Gripen por aí. Neste ano deverão vir mais 2 Gripen, e já li que um segundo tipo de caça para substituir os AMX também deverá vier neste ano.
Pois é, percebi essa insistência no 7. Preguiça das pessoa em se informarem corretamente. Mas, se formos ficar recebendo de 2 em 2, ou 1 como da última vez, isso vai demoraaaaarrrr….nao tem o menor cabimento.
No cenário sombrio atual, o melhor caminho seria um arrendamento de Gripens C/D da Suecia
“um segundo tipo de caça para substituir os AMX”
Isso é um desatino. Podendo substituir por mais Gripen vão caçar outro…
“… Podendo substituir por mais Gripen ..”
Pode? Quando? Daqui 10 anos? Se a FAB optar por outro caça para complementar o Gripen, será algo de segunda mão, para ser entregue em um ou dois anos.
E a Argentina só deve receber todos os caças em 2032.
E tu apostaria em que, vai ter recebido todos seus caças primeiro? Eles ou nós?
em quem*
A culpa não é da Saab… a culpa é nossa , não pagamos, não recebemos.
Eu sei disso, com certeza. E não disse que era culpa da SAAB, em nenhum momento.
Não entendi a correspondência.
Só porque a Arg. não tem caças disponíveis, termos apenas 10 é bom?
Que visão mais distorcida da situação.
Vou explicar . Considere uma escala de quatro níveis..
Péssimo, ruim, bom e ótimo.
O ruim é melhor que o péssimo
O ruim é pior que o bom…
O ruim continua sendo ruim
O bom é melhor que o ruim
O bom é pior que o otimo
O fato de uma coisa ser melhor ou pior que outra não a torna melhor ou pior….
Uma coisa é um número relativo.
Outra coisa é m número absoluto.
Entendeu agora?
Pra que querer complicar algo simples? O outro comentarista colocou a opinião dele. Não precisa criar uma teoria acadêmica sobre isso…
Dilmou.
Ora.. se perguntou eu respondi… eu explico de novo se precisar..
agora, se concorda ou discorda é algo de foro intimo que não cabe discussão.
“O fato de uma coisa ser melhor ou pior que outra não a torna melhor ou pior….” – se isso não é dilmar, então não sei mais o que poderia ser.
Hehehe… boa!
então explico..
“o valor relativo não expressa seu valor absoluto”.
Entendeu agora?
Deixa eu tentar de outro jeito:
“Todos esses que aí estão
Atravancando meu caminho,
Eles passarão…
Eu passarinho!”
Quando eu leio as coisas do Mario Quintana fico com a sensação que escrever simples deverias ser fácil
A Argentina comprou 24 F-16 Block 15 que foram modernizados, devem estar no mesmo nivel dos 36 F-16AM/BM do Chile e revisados antes de entregues devem voar uns 15 anos sem problemas, peças não faltam no mercado. Um 25º F-16 deles não voa mesmo pois é para treinamentos do pessoal de manutenção. Querendo ou não eles deram um grande salto pois nem tinham mais caças supersonicos. E pelo que parece deverá vir 2 aviões reabastecedores e misseis AIM120 e AIM9 mais bombas guiadas.
Entao .. o Brasil comprou 36 Gripens para usar Meteoro e Iris-T..
Quando todos forem entregues…
Neste momento, a FAB tem um número de Gripens voando e a Argentina tem um F16 que não voa…
Simples como contar carnrinhos
E????
E “e”???
Acho que tu és o alter ego do “professor”… Como ele não me responde (hehehehe) tem tu para fazer isso. Hehehehe
Até o momento os argentinos só assinaram papel. Como o Brasil demonstra, há um abismo entre assinar o papel e os aviões voarem.
Cuidado com o que fala… Hoje temos o mesmo tipo de governo que os levou a essa ruína… heheh
E do jeito que estao indo agora (Dinheiro sobrando com as contas públicas enxutas, puderam ate zerar impostos sobre carros)… Bem capaz deles nos ultrapassarem militarmente em uns 10 anos !
AVISO DOS EDITORES: NÃO USE O ESPAÇO DE COMENTÁRIOS COMO PALANQUE POLÍTICO.
LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Os editores podiam criar um quarto espaço focado em politica…. Visualizações e comentários vai ter… Mais que os de tecnologia e sistemas militares. Nele vamos poder discutir Trump e suas esquisitices. Lula e suas incompetências Bolsonaro e seu servilismo Janja e sua breguiçe Ciro e sua valentia Macron e suas preferencias afetivas O mundo capitalista e os voos de águia O Brasil e os voos de galinha A ONU e sua Nova Ordem Mundial Os Brics e sua Nova Alternativa para o Mundo. Milei , o LIbertarianismo e o Anarcocaptalismo. O PSOL, o psolismo, os contos da carochinha e os… Read more »
No Forte tudo isso é discutido.
Mas será que é o espaço ideal? E sempre há aquele alerta que nao se deve usar o espaço para proselitismo politico.
Como simples defesa de um ponto de vista politico pode ser entendida como proselitismo por outros talvez essas discussões se beneficiassem de seu espaço próprio.
Não entro lá por conta disso.
O Brasil deixou o Brasil de lado. É salve-se quem puder!
“Deitado eternamente em berço esplêndido”
O eterno país do futuro carrega essa maldição no hino.
Quem ainda acredita no Brasil está perdendo tempo.
Pula da cadeira então.
Collor-Impeachment,FHC quebrou o Brasil 2 vezes em 8 anos,Lula preso,Dilma Impeachment, Temer preso,bolsonaro preso.
O Brasil não deu certo já faz tempo e você não percebeu.
O problema é o sistema politico como está organizado. Gostam de colocar a culpa na corrupção. Prefiro acreditar que a corrupção, em si, é consequência da organização do sistema politico e não a causa do sistema politico ser o que é. O problema começou antes. Em 15 de Novembro de 1889. A partir dessa fatídica data só retrocedemos. Republica velha ( Primeira Republica ) Revolução de 30 Estado Novo Quarta Republica Contra Revolução de 64 ( kkkk ) Nova Republica Tudo isso deriva do fato de sermos um país continental com incapacidade de aceitarmos uma federalização de fato. Temos a… Read more »
Discordo de “FHC quebrou o Brasil 2 vezes em 8 anos”, mas também discordo que “a confusão” começa no impeachment de Collor. O Brasil aboliu a escravidão e teve um golpe pra república pouco tempo depois. Daí pra frente foi uma sucessão de golpes, ditaduras, tentativas de revoluções, “autogolpes” (que é um termo ridículo, mas vamo lá), crise econômica atrás de crise econômica, mudança de moeda, hiperinflação, mudança de moeda e por aí vai. O Brasil sempre foi uma república ALTAMENTE INSTÁVEL. Tanto politicamente quanto economicamente (achei estranho você só citar Fernando Henrique ter “quebrado” quando a maior crise da… Read more »
Também discordo. Na verdade, foram 3x que ele quebrou. E discordo que a pior crise da história foi depois do FHC. De resto, concordo com tudo que disse
“Marolinha” não te lembra nada?
Bolsonaro, ainda, não foi preso.
Você está errado já que hoje temos 9 caças Gripen, 8 em Anapolis e o 4100 cedido para testes mas será repassado a FAB em alguns anos, não deixa de ser brasileiro.
São poucos, mas são bem armados…
Bem armados? Sem míssil de cruzeiro, sem missíl anti navio, sem míssil antiradiação.
São bem armados para combate ar-ar pois os 9 que temos hoje poderiam levar 6 misseis ar-ar modernos tranquilamente, até já temos bombas guiadas e inteligentes para eles, a FABcomprou 50 unidades ha uns poucos anos atrás, só pesquisar que tu acha até no G1.
Falta atualizar pra ar-terra e são só 50 kits. Na guerra entre Rússia e Ucrânia (já que eu citei Israel e Líbano da outra vez), a Rússia lançou 40 num único ataque numa única cidade.
A Rússia está em guerra. Para quê manter um enorme estoque de armas em um país sem ameaças iminentes enquanto esse dinheiro pode ser usado para financiar outros aspectos mais urgentes do desenvolvimento do país. Ninguém vai invadir o Brasil do dia para a noite. Concordo em ter um diverso leque de meios e armamentos para sustentação de competência das forças armadas, porém manter um estoque de guerra é burrice.
Olá Bernardo. Está é uma discussão interessante. Qual deve ser o estoque de armas e munições para um país que está em paz e sem ameaças prováveis a curto e médio praza? A aquisição e manutenção de um estoque de mísseis e armas é bastante caro, além de serem materiais que tem um determinado tempo de validade. Um míssil pode ficar inoperante porque seu combustível ou carga explosiva perdei validade, pode ser que seus sensores e dispositivos envelheçam ou até que chegue um momento que se tornem obsoletos em função das tecnologia de defesa e de contramedidas. Quando um país… Read more »
Agora se tivessemos todos os 36 aqui já, realmente 100 misseis Meteor e 100 misseis Iris-T (estimativa) seriam relativamente pouca coisa, mas se lembrarmos que tinhamos apenas 38 misseis Derby para 49 F-5M hoje pode-se dizer que estamos ótimos.
Devem estar testando as configurações de armas com os novos elevons, que o 4100 já tem instalado.
Uma dúvida, é possível um 5º e 6º mísseis, junto com o tanque externo central?
Nunca foi exibido este tipo de configuração com dois mísseis junto ao tanque externo central do Gripen E. Mas me lembro que uma época atrás existia uma configuração onde poderiam alocar dois mísseis Meteor no mesmo pilone (cabide) subalar. Deste modo o Gripen poderia levar 2 Iris-T + 4 Meteor + 3 tanques externos se quisesse.
Inclusive tem link aqui do próprio site com essa configuração de mais de um míssil no mesmo pilone. Não sei se ainda é possível essa configuração.
Gripen-NG-F-X2-recorte-imagem-FAB.jpg (969×482)
Minha curiosidade é como seria seu desempenho… Com essa carga toda !
Não. As três estações sob a parte central da fuselagem são projetadas para lançar o Meteor por ejeção, ao invés de trilhos como os instalados nos pilones sob as asas. o que impede o uso do tanque externo central quando essas estações de armas estiverem com mísseis. Creio que mesmo se o lançamento nessas estações sob a fuselagem fossem por trilhos, estaria muito perto do tanque central. Com esse tanque externo na estação central, a carga máxima de mísseis ar-ar é essa das imagens, 4 BVR + 2 WVR. Sem o tanque externo central, podem ser levados até sete mísseis… Read more »
Olá Nunao,
a capacidade de carga externa do JAS-39E suporta o peso desta configuração?
Com certeza, sim. Até porque é uma das configurações homologadas para a aeronave.
E mais uma questão, Nunao,
O Meteor é um míssil com propulsão bem específica e que tem uma curva de aceleração mais branda que os com propulsores foguete.
Seria interessante a adoção de um missil com motor foguete para combates a média distância em complemento ao Meteor?
O Gripen E/F é homologado para operar os mísseis BVR Derby e AMRAAM.
Torcendo muito para essa evolução!
Ok agora podem mandar 100 Gripens por favor!!!! Pra ontem!!!
Utopia.
Mas se for uma piada, ok..
Infelizmente a melhor perspectiva que temos são de 46 a 50 caças Gripen, 36 + o aditivo de 25% $$$ no contrato.
Quantos misseis IRIS-T a FAB adquiriu? Só foi divulgado a compra de 100 misseis Meteor entregues em 2 lotes. Só para equipar os 36 com plena capacidade seriam necessários 216 misseis… em tempos de paz pelo menos 4 misseis por caça eu creio ser razoável. Lembrando que estou falando do nosso TO regional.
Como temos menos de 10 Gripen, acho que 100 Meteor está ótimo.
Quando estivermos com uns 20 ou mais a FAB pode encomendar um segundo lote de Meteor.
OS 🔟 DE SPARTA:
São poucos, mas são terrívelmentes letais. 🚀🔥
Aqui é Spar.. só dá para completar o resto da frase depois que forem entregues os 36 caças comprados
O melhor Caça da AL!!!!!
A Venezuela que se cuide, dá para abater os seus Su-30 mesmo a 180 Km de distância… basta disparar 23 dos 100 Meteors da FAB, os 23 caças venezuelanos podem ser destruídos instantaneamente.
Com certeza nossos Gripen E são mais modernos e podem derrotar os Su-30 MK2 venezuelanos, mas na realidade de um conflito as coisas não funcionam nesta facilidade toda, vide a Ucrânia que com caças tecnologicamente defasados, tiveram muito mais perdas, mas ainda estão voando. E do outro lado não é uma força aérea com 9 caças modernos e sim com centenas de caças modernos.
Mas olhando para a Venezuela, na hipótese de um conflito, temos algo que eles não tem. Se ainda estiverem operacionais, os SU-30 deles tem um radar que enxerga mais longe que o Gripen. Mas nós temos o R-99, e eu acho que os Venezuelanos não possuem nenhuma capacidade AWACS.
Então, se os Gripen já conseguem “falar” com o R-99, mais o Meteor, aí só lamento pra eles.
E-99, não R-99. São dois aviões distintos.
Não acho que o radar do Su-30 deles tenha vantagem decisiva, ao contrário acho que nosso Gripen tem um radar melhor.
Sim, temos os E-99 de alerta antecipado (o R-99 é de sensoriamento remoto), mas os venezuelanos possuem uma rede de radares e sistemas antiaéreos de curto, médio e longo alcance e nós não temos nada parecido.
Eu acho que os F-5EM podem fazer frente aos Su-30. Obviamente dependeria mais de estratégias & táticas, da formação de grupos conjuntos de F-5EM e Gripen aliados aos R-99. Os pilotos da FAB estão bem doutrinados na célula, e querendo ou não, a maioria são bem mantidos pela FAB – apesar de um acidente recente. Em um hipotético confronto, a FAB teria a supremacia numérica no ar, mais que o dobro de vetores. Maior número faz diferença também, em uma analogia com a luta: por mais que você seja um bom lutador de MMA, se vier 3, 4 lutadores médios… Read more »
Cinco A-1 (AMX) é um bom número? É o que temos. E mais um confundindo E-99 com R-99.
Pois é…bom número de A-1…nem quero saber o que ele considera um mau número…
Não vejo essa vantagem toda. Eles possuem 22 ou 23 Su-30Mk2 e nós temos 8 Gripen E. Eles possuem cerca de 20 F-16 e nós temos cerca de 40 F-5. Não sei quantos estão operacionais. Nós temos 12 ou 14 A-1M, eles tem 23 JL-8. Novamente não sei quantos estão operacionais. Nossos F-5 ficam em grande desvantagem contra os Su-30, a capacidade dos radares e dos mísseis são muito discrepantes, sem falar no desempenho de voo, potência, velocidade, alcance, carga de armas, estamos falando de um caça pesado contra um treinador da década de 60 que foi transformado em caça… Read more »
Pontos que eu discordo de você: “…nós temos cerca de 40 F-5. Não sei quantos estão operacionais. Nós temos 12 ou 14 A-1M,..” A FAB tem, agora em 2025, pelo planejamento divulgado de desativação da frota de F-5M, 28 aeronaves. Já a frota de A-1M para 2025, seu derradeiro ano de operação, é de 5 aeronaves. Quanto às aeronaves venezuelanas: Os Su-30 são, nominalmente, 22 aeronaves; Os F-16 são ao redor de 18, com índices de disponibilidade desconhecidos; Os JL-8 ou K-8, foram recebidas 24 aeronaves. Foram perdidas pelo menos 3 unidades em acidentes (na Bolívia, que também opera o… Read more »
Lindo de mais! Estamos muito bem servidos com os Gripens. Parabéns fab pela escolha.
Natal-RN?1 Eita ! espero ter a chance de escutá-lo ou quem sabe vê-lo voando por aqui…
GPX é Gavião Peixoto onde tem a unidade da Embraer. É perto de Araraquara, interior de SP
“… e deverá realizar este ano campanha de armamento no 2º Semestre, parte dela ocorrendo em Natal-RN, CLBI e Estande de Maxaranguape.”
Opa.. você tem razão.. achei que o Adriano estivesse comentado que GPX também seria em Natal.. valeu pelo aviso.
😉
Verdadeiro Sukhoi killer, pode vir maduro com seus SU-30 e F16, o gripão da armado até os dentes. Só precisamos de mais unidades
É só fazer uma ou duas emendas parlamentares e teríamos mais Gripen. Mas a população prefere rodeio com shows caríssimos “de grátis”.
Puts se comparar com a Argentina e doido em!!! Olhem as dimensões e o potencial aí não dá né é melhor arrendar o Brasil
Quando os últimos Gripen chegarem, os primeiros já estarão em vias de aposentadoria. KKKK
O que significa “Independece”?