Quando caçam submarinos do ar, essas aeronaves percorrem longas distâncias: a partir de agosto de 2025, a primeira aeronave de patrulha marítima P-8A Poseidon será entregue às Forças Armadas Alemãs. Elas serão operadas pelo esquadrão de aviação naval em Nordholz, Baixa Saxônia. A primeira aeronave de reconhecimento já foi pintada nos Estados Unidos – um projeto de aquisição acelerado.

Aquisição em andamento – em velocidade recorde

A Bundeswehr receberá um total de oito aeronaves deste tipo. Em junho de 2021, a Alemanha assinou um contrato inicial para adquirir cinco P-8A Poseidon da fabricante americana Boeing, após aprovação do Comitê de Orçamento do Bundestag. Em novembro de 2023, foram aprovados investimentos em três aeronaves adicionais, adquiridas pelo Escritório Federal de Equipamentos, Tecnologia da Informação e Suporte em Serviço da Bundeswehr (BAAINBw), com sede em Koblenz.

A aquisição das aeronaves de patrulha marítima e caçadoras de submarinos está sendo feita por meio do programa Foreign Military Sales (FMS), um sistema dos Estados Unidos que permite a venda de equipamentos militares a nações aliadas. Em apenas quatro anos após a assinatura do primeiro contrato, as aeronaves já estarão sendo entregues – um prazo curto para uma aquisição dessa magnitude.

De aeronave civil a aeronave militar

Em Seattle, EUA, a primeira aeronave P-8A alemã já recebeu sua pintura oficial da Bundeswehr, incluindo as insígnias nacionais alemãs. Agora, serão realizados testes funcionais de todos os sistemas, como motores e hidráulica. Em seguida, a aeronave será transferida para a equipe da Boeing Defense, Space & Security, onde será realizada a última etapa do processo, incluindo o voo de translado.

Antes da instalação final de todos os sistemas militares, representantes do governo dos EUA e equipes de garantia de qualidade das Forças Armadas Alemãs acompanharão os testes. Somente após essa fase a aeronave civil, baseada no Boeing 737, se tornará oficialmente um Poseidon militar.

Sistema de armas com equipamentos de última geração

Mais de 160 dessas aeronaves de patrulha marítima já estão em operação mundialmente. Além dos EUA, países como Austrália, Índia, Coreia do Sul, Nova Zelândia, Noruega e Reino Unido também utilizam o P-8A Poseidon. Na Alemanha, ele substituirá a antiga frota de P-3C Orion, que até agora era usada pela Marinha Alemã para patrulha marítima e guerra antissubmarina.

A Bundeswehr está adquirindo a versão mais moderna do sistema, que inclui um sistema de autoproteção capaz de neutralizar mísseis guiados por sensores infravermelhos – tecnologia que também é instalada em algumas aeronaves governamentais da Força Aérea do Ministério da Defesa Alemão.

O P-8A pode distribuir informações em tempo quase real para os centros de comando da Bundeswehr, por meio de comunicação direta de dados. Além disso, conta com sistemas de comunicação modernos para operações de combate.

“Com sua capacidade totalmente integrada de comando em rede, o P-8A desempenha um papel especial no combate entre forças combinadas, abrindo caminho para uma nova era de interoperabilidade entre todas as forças armadas”, enfatiza o gerente do projeto no BAAINBw, Capitão de Fragata Björn M.

Além disso, a aeronave de patrulha marítima desempenha um papel crucial em operações de busca e resgate. Graças à sua tecnologia avançada de sensores e ao seu longo alcance, que pode ser ampliado com reabastecimento aéreo, o P-8A Poseidon é capaz de patrulhar vastas áreas marítimas e terrestres em diferentes altitudes, localizando pessoas em perigo e coordenando operações de resgate aéreo.

O nome Poseidon, inspirado no deus grego dos mares, reflete o papel essencial dessa aeronave na segurança marítima global.

FONTE: Bundeswehr

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TJLopes

Enquanto a França valoriza a Airbus a Alemanha faz de conta que ela não existe.

rui mendes

2 Airbus A-350/900, 10 A-330MRTT em associação c países da Nato, 38 certos e possívelmente mais 12 Novos Typhoon, 82 H-145M p exército e várias dezenas H-145 para a Bundespolizei, não diria que faz de conta.

Last edited 1 mês atrás by rui mendes
Hcosta

é algo que já devia ter sido iniciado há muito tempo.
MPA, ASW, AWACS, guerra eletrónica, etc. tudo na mesma plataforma.

Projeto ideal para ser feito ao nível da União Europeia e não a França.

Bigliazzi

Compram apenas o melhor.

Heli

A Airbus dormiu demais no ponto. Só lançou seu concorrente do P8 recentemente, então perdeu vários possíveis contratos, não só com a Alemanha, mas com a Inglaterra, Polônia….

J R

Acho que a Alemanha quis fugir de altos custos do desenvolvimento de um versão MPA da Airbus.

Rommelqe

Alem do quê – talvez seja este o principal fator – não teria o tempo necessario para conseguir colocar em operação um totalmente novo da Airbus

BlackRiver

Ninguém entendeu por que razões a Alemanha optou pelo B737 e não entrou no projeto do A321XLR

Bigliazzi

Um está pronto e aplicável imediatamente, o outro é um ótimo projeto que não carrega a certeza de ser melhor do o Boeing, que já mostrou ótimos serviços na guerra da Ucrânia… Basta ver a frota russa que foi a pique.

Rommelqe

Exatamente. Concordo.

Fábio Mayer

Custo X Beneficio