Progresso dos testes do F‑35 é lento e prontidão abaixo do esperado – Pentágono

Militar da USAF executa inspeção pré-voo em um F-35
Um recente relatório do Pentágono destacou que o programa do caça F‑35 continua enfrentando dificuldades para cumprir os marcos dos testes e atingir os objetivos de prontidão para a missão, embora avanços estejam ocorrendo em ambas as frentes. Segundo o relatório, o teste do software e hardware Technology Refresh‑3 (TR‑3) do F‑35 ficou significativamente atrasado durante o ano fiscal de 2024. O Diretor Interino de Teste e Avaliação Operacional, Raymond D. O’Toole Jr., observou que o programa não apresentou melhoria nos prazos para desenvolvimento e testes de software que visam corrigir deficiências e adicionar novas capacidades.
O TR‑3, que serve como base para o upgrade do Block 4, permanece em fase de testes de desenvolvimento, mesmo com a entrega contínua de aeronaves. O escritório DOT&E prevê que os testes operacionais só possam começar por volta de 2026, dois anos após o início das entregas. O relatório ressalta que modificações na aeronave, aprimoramento de instrumentos de teste e software estável são necessários antes que os testes operacionais possam ser realizados nas aeronaves equipadas com o TR‑3. Contudo, caso as modificações e o desenvolvimento de software amadureçam mais rapidamente, essa fase de testes operacionais poderá ser antecipada.
O TR‑3 é fundamental para o upgrade do Block 4, e a Lockheed Martin iniciou a produção de aeronaves nessa configuração no verão de 2023. Embora o governo tenha demorado a aceitar os jets, as entregas foram retomadas um ano depois, após o diretor do Joint Program Office (JPO) afirmar que o software demonstrava estabilidade suficiente para operações de voo e exercícios. Atualmente, mais de 100 aeronaves equipadas com o TR‑3 foram entregues, elevando o total de caças operacionais para mais de 1.100, o que garante que os usuários tenham acesso a capacidades robustas de treinamento, embora o JPO continue a trabalhar para eliminar riscos conhecidos e aprimorar a capacidade de combate do TR‑3 em 2025.
Um porta-voz da Lockheed Martin afirmou que a empresa fez “progresso significativo” no TR‑3, com 98% das capacidades já testadas em voo – um avanço de 8% em relação ao relatório do outono passado. Atualizações de software serão contínuas, com marcos importantes previstos ao longo do tempo para incorporar as novas capacidades do Block 4. No que diz respeito à prontidão, o relatório do DOT&E observa que o F‑35 ainda não atinge os níveis de confiabilidade e manutenibilidade estabelecidos no documento original de desenvolvimento de capacidades. Embora melhorias tenham sido registradas com o aumento de peças de reposição a partir de 2019, a manutenção dos índices de disponibilidade continua sendo um desafio.
Os dados históricos indicam que, mesmo com iniciativas para melhorar a confiabilidade, sustentar esses avanços é difícil. O relatório sugere que a solução mais eficaz para aumentar a disponibilidade das aeronaves é expandir o estoque de sobressalentes, seja por meio da compra de mais peças ou pela ampliação da capacidade dos depósitos para o reparo e reintegração de componentes à reserva. Além disso, o relatório destaca deficiências cibernéticas e “escapes” de qualidade durante os processos de checkout e entrega, que frequentemente só são detectados quando as aeronaves já estão em unidades operacionais.
Para enfrentar essas questões, a migração do Autonomic Logistics Information System (ALIS) para o Operational Data Integrated Network (ODIN) está em curso, e o JPO tem intensificado esforços para aprimorar a segurança cibernética. Paralelamente, a Lockheed Martin anunciou um investimento de US$ 350 milhões nos próximos cinco anos para melhorar as capacidades e a eficiência em todo o programa F‑35, o que, segundo a empresa, contribuirá para deslocar a descoberta de defeitos para etapas iniciais do desenvolvimento.
O relatório enfatiza que o F‑35 já demonstrou alta prontidão para o combate e tem permitido a capacitação dos pilotos por meio de treinamentos robustos, mesmo que os desafios de confiabilidade e manutenção ainda persistam. Apesar dos problemas apontados, a Lockheed Martin defende que as informações contidas no relatório DOT&E estão desatualizadas e não refletem o estado atual do programa, ressaltando a excepcional segurança do F‑35, especialmente considerando a complexidade de um programa global que envolve 20 nações.
Como é que a Lockheed foi de projetos como o SR-71 ,F-117 e F22 para isto aí?
Uns 24 destes ” problemáticos” na FAB seriam excelentes.
Eu não iria reclamar nadica de nada.
para negativar seu comentáiro tem q ser muito bajulador
brasileiro tem q calar a boca pra vir falar de F-35
“para isto ai” – Israel acho que não concorda com essa tua pergunta em tom, digamos, sarcástico.
O Irã já sentiu um pouco do que é o F35 em ação.
Jagder
Imagine a complexidade deste avião! Na vdd, deve estar muitos e muitos anos a frente de qq oponente – o projeto é muito ambicioso – um faz tudo – os oponente e não passam de 4.5 geração se dizendo de 5 geração.
Como dito abaixo, os Israelenses não são nada bobos – se eles usam o avião – não tem como ser o que os especilialistas dizem.
Sim, não tiro os méritos do projeto. Mas por exemplo, o SR71 que eu citei também era algo muito complexo para época, e desenvolveram brilhantemente usando pranchetas e réguas de cálculo. Não tinha CAD, nem CAE, nem CFD… nem uma mísera HP48 para ajudar.
O SR-71 não tinha nada de extraordinário no quesito de eletrônica. Os desafios da aeronave eram, principalmente, em aerodinâmica, estruturas e materiais. Os problemas significativos do F-35 são em eletrônica, software, etc.
Pois é…. O que será que será que esse avião tem, pra ser tão complicado assim, em termos de software !
SR-71 não tem nenhum sistema tão complexo quanto o F-35, maioria acha que avião complexo e eficaz é ser bonito e voar rápido.
Bem, pelo menos acho que o SR71 não foi proibido de voar em velocidade supersônica depois de estar em operação, como aconteceu com um outro caça aí.
“Vão devagar com este bicho, alumínio na fuselagem não deu muito certo, estamos pensando em outra solução para mais nenhum SR71 derreter em voo.
Assinado Tio da Skunk Works”
Então se Israel usa automaticamente é bom? Kkkkkkkk e os outros são 4.5 geração baseados em que? É legal separar achismo de fatos concretos.
É. 😆
Israel é assim; Imagine se teu pai tem uma super loja de brinquedos, video games e eletrônicos muito bacana, e tudo o que você quiser você vai lá, pega e vai na caixa, aonde você paga com o dinheiro que papai de dá todos os dias para você ir lá pegar o que você quiser.
Ué, de vez em quando um video game ou brinquedos desaponta, mas tudo bem.
Essa é a relação Israel-USA explicada.
Abs
É, agora você não mentiu, os principais projetos de Israel tem investimento direto americano, como o Iron Dome, fora a ajuda financeira que dão.
Ué, por que nenhum governo, seja republicano ou democrata, não muda isso? Entra governo e sai governo, as coisas se mantém. E quanto ao Egito? Ou tu só te incomoda com Israel?
https://gauchazh.clicrbs.com.br/mundo/noticia/2024/09/eua-liberam-us-320-milhoes-em-ajuda-militar-para-egito-em-meio-a-guerra-em-gaza-cm0ykh37j001t01e4x0uplpfu.html
https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/reuters/2025/01/24/pausa-de-trump-vale-para-toda-ajuda-internacional-israel-e-egito-tem-isencao-diz-departamento-de-estado.htm
Me encomodo sim, com AIPAC, que há décadas só existe para subornar o US Congress. E Egito recebe para ser bonzinho com Israel. Acontece que milhōes de nós estamos vendo as coisa desmoronar economicamente, e gostariamos de ver a emorragia de dólares sem fim acabar. Sei que o Pentecostalismo ai no Brasil proibe não ser um escravo cego de Israel, mas enfim.
Abs
“ Sei que o Pentecostalismo ai no Brasil proibe não ser um escravo cego de Israel..”
Não me põe nesse balaio. Não tenho nada a ver com igrejas evangélicas, neopentecostais, etc. Só acho que Israel tem o direito de existir e defender seu território. Quanto ao auxílio que Israel recebe dos EUA, sinto te dizer, mas acho praticamente impossível ele terminar. Vais ter que te conformar.
Os créditos cedidos a Israel pra serem gastos na indústria dos EUA geram empregos e receita nos EUA. O dinheiro que é investido em R&D traz muito mais dinheiro em troca. Além de negócios. Mas ninguém é obrigado, os EUA sancionaram Israel até 67 e Israel ganhou uma guerra em 6 dias mesmo assim. O “neopentecostalismo no Brasil” na verdade segue o movimento seguido pelo protestantismo nos EUA, que é quem sustenta o apoio a Israel. Os pontos que você aponta são os exatos pontos levantados pela propaganda iraniana e russa (como o da AIPAC por ex.). Muito embora a… Read more »
Não muda pq o operações do Mossad como aquela do Epstein pegam políticos de ambos os lados, fora os negócios que bilionários israelenses tem no Texas e Nova York e com esse dinheiro doam milhões pra campanha de ambos.
A senior Israeli air force official stated, “the aircraft will be designated F-35I, as there will be unique Israeli features installed in them.” The United States initially refused to allow the integration of Israel’s own electronic warfare systems into the aircraft’s built-in electronic suite. However, Israel planned the introduction of a plug-and-play feature added to the main computer to allow for the use of Israeli electronics in an add-on fashion, and to fit its own external jamming pod.[16] The IAF dispatched two officers to the US where they discussed issues involving the integration of Israeli technology into the fighter with… Read more »
André, com todo o respeito, minha opinião é que isso não é um achismo ao acaso.
Israel exemplifica o que há de melhor em equipamentos militares e seu uso. Se não fosse assim, não estariam lá desde o dia 14/05/1948. Eles estão, e sempre estarão, cercados por inimigos!
Para tanto, devem sim usar equipamentos de ponta, chamados de “bom”, por ai.
André
Os resultados em ação de Israel falam por si só, não tem nada de “achismo” nisto – me refiro ao que os aviões de Israel fizeram – está tudo registrado – vc é quem está achando algo aqui – vide o desempenho nas guerras – dito isto, os Israelenses não entram em fria não.
Quanto aos outros projetos serem de 4,5 geração, ou algo assim, o tempo dirá – concordo que nisto é apenas a minha opinião, que é tão válida quanto a sua, ou de qq outro.
O Adir tem modificações especiais para a IAF. Alias sao os unicos integrados a mísseis israelenses graças a essas modificações. Até agora, nenhum outro F35 pode disparar missies nao americanos, eventualmente os F35 Britanicos e Italianos serão compatíveis com o Meteor e o Spice.
Com recheio eletrônico da Elbit até um Hawker Hunter…
Esse é o calcanhar de Aquiles de toda a indústria, atualmente os agricultores americanos e ou brasileiros têm as mesma reclamação do pentágono em relação aos tratores e colheitadeiras…
Tudo se resume a pressão de fazer mais com menos, menos custo, menos tempo, menos matérias…
E soma-se a isso uma frase bem conhecida atualmente: O JURÍDICO ENTENDE QUE!
Eu chutaria que a parte financeira está tomando conta. O programa F35 é um Club de Compras NATO.
Nato, Japão, Coreia do Sul, Áustrália e Singapura.
Corrupção.
Metas de prontidão muitas e muitas vezes ficam aquém do proposto…
Mas com 1.100 unidades produzidas, quase 2.800 pilotos formados, 972 mil horas de voo e quase 18 mil pessoas envolvidas na manutenção do avião, pode-se afirmar que o ‘projeto F-35’ já ”amadureceu”.
Por isso ja estao caindo,rsrsr
F-35 desejo de toda força aérea.
Me diga um, apenas um modelo na história da aviação militar que não teve ao menos um exemplar caido por N motivos que sejam. Não estou falando de abates.
Estou falando de problemas técnicos, erros de pilotos blá blá blá.
Normal.
Tudo como Dantes na terra de Abrantes.
Concordo contigo, não entendo esse alarde todo em relação aos acidentes envolvendo o F35
Quando olhamos para a relação: acidentes por horas de voo, o resultado é extraordinário, o resultado é um número extremamente baixo, o mesmo serve quando se compara o número de acidentes ao número de aeronaves já entregue.
A questão não é não cair ou ser perfeito, não teria como, a questão são os custos crescentes, vender o avião como um projeto pronto sendo que ainda é um protótipo, linha de fornecimento de peças problemática e por aí vai.
Pq diz que é um protótipo? Pq está sendo atualizado? Todo avião é atualizado, SU-57 só foi virar caça de quinta geração agora com novos motores, materiais compósitos, etc, ele sim era um protótipo.
Fora q o preço de um F-35 n é absurdo se for levar em conta oq ele faz, a produção em escala colossal tornou o custo unitário viável.
Pela quantidade enorme de problemas e falta de maturidade do projeto, como explicitado, pelos problemas na logística e custo rampante apesar da tal produção em escala já ter começado, pelos problemas no motor…
O o Su-57 é mais protótipo que o F-35.
Não pensei neste sentido, mas boa, não perdeu a oportunidade da piada… ;D
Boa!
kkkkkk
Se o negócio está desse jeito para a USAF, imagine a prioridade que os clientes vão ter na resolução dos problemas.
O negócio é ficar calado para não receber críticas em escolher o F-35 sobre os concorrentes.
Olha, acho que o problema dos clientes pode ser menor devido à quantidade bem menor de meios, logística mais centralizada já que não tem bases espalhadas mundo afora e por um território continental.
Isso todo mundo já sabe.
Estranho seria se fosse noticiado algo sobre progresso rápido e disponibilidade alta.
Mas aí estaríamos falando do KC-390 e não do F-35.
10 aviões fabricados em dez anos
15 na verdade
Embraer C-390 production list
Os exemplares da FAB, 2860 e 2861, que aparecem na lista, já estão prontos??
só pode estar de sacanagem com um comentário desses….
O quanto da USAF forçando pra ter um orçamento ilimitado pro NGAD não tem nestas informações?
Deixando o desenvolvimento do F-35 de lado pra gastar com tudo no next generation fighter?
Os caças novos chineses só adicionam mais pressão nisso.
Tudo são interesses, tudo é lobby…
Está semana promete mais novidades. As notícias bombásticas não param. Primeiro, os States reconhecem que a Ukrania nunca teve chances reais de chegar em Moscow, agora resulta que o F35 tem problemas técnicos a resolver e está com baixa disponibilidade. Fevereiro está cheio de surpresas. Virou o mês de noticiar o que todos já sabiam faz tempo ….
Mas a Ucrânia nunca nem se quer nos seus sonhos pensou em chegar em Moscou, na verdade a Rússia já era para ter invadido a Ucrânia a muito tempo e dominado o território, essa guerra não saiu como o Putin queria.
Bem se vê. Quem critica o F-35, são os que acham “aquela máquina” tudo que é Russo e Chinês.
Agora mais uma invenção de última hora, “a Ucrânia chegar em Moscovo” ????
Não era os Russos chegar em Kiev em 72h, como antes dessa invasão, era em Berlin?? Acho que era.
Kkkkkkkkkkkk eu cantei essa pedra ein, alguns colegas não gostaram muito, mas a verdade dói mesmo.
Isso aí é a pior geringonça da historia da indústria aerospacial dos Estados Unidos. Deus nos proteja se chegue o dia quando precisemos realmente colocar todos os meios aéreos no ar imediatamente. Aqui temos um termo, “throwing good money after bad”, que praticamente significa estar em um jogo de baralhos aonde você começa a perder, mas dobra todas as apostas para mudar o jogo e recuperar as perdas, até finalmente perder tudo.
Tenho um sobrinho que é oficial aviador na USAF, com o mesmo sobrenome que eu. Sei do que falo.
Abs
Ihh, João… Falar mal do F-35 aqui é pecado mortal! Ingresso VIP pro inferno…
Eu já disse e vou continuar dizendo que o avião tem problemas graves…muitos! Mas, não é, nem de perto, o desastre que a maioria tenta afirmar. É o caça dos EUA com o menor número de perdas dentro do primeiro milhão de horas voadas! Tem muito, mas muito menos perdas do que o F-16 e o F-15, por exemplo. Mas, a maioria que critica é como papagaio, só repete o que ouve, sem saber o que fala (e não estou dizendo isso pra ti).
primeiro a gnt tem q olhar pro “nosso” próprio umbigo antes de querer gozar com o problema dos outros
qem ainda vive de F-5 ainda não pode zoar o F-35
Será???
Desde que o geniozinho Sul-Africano disse mal do F-35, com a justificação de ser pilotado, todos agora sabem tudo sobre o F-35, os engenheiros e pilotos do F-35 dizem o contrário, mas devem ser estúpidos, só pode.
Por isso que digo: Bom caça oriundo de um “programa” desastroso. O que seria sucesso de um programa de desenvolvimento de um caça? sendo que por programa entendo todo o conjunto de especificação; projeto; desenvolvimento, certificação; construção; entrada em serviço e sustentação da frota (disponibilidade e custo operacional). Um programa de sucesso é aquele que entrega o caça próximo do prazo contratado, próximo ao custo orçado, caça que cumpre as missões especificadas e mantem a disponibilidade e custo operacional no esperado. O Programa F35 falhou miseravelmente em todos esses aspectos. Programa atrasado em vários anos com orçamento estourado em dezenas… Read more »
Os únicos que conseguem cumprir tudo isso, são os Russos e Chineses.
Não se ouve um problema, embora demorem a estar operacionais, vão mudando motores, aviónicos, radares durante toda a vida dos aviões, mas cumprem tudo, pois não se lê e ouve nenhum problema com os seus aviões.
Se calhar lá são os milionários que constroem os aviões, pois no ocidente eles sabem mais que os engenheiros aeronáuticos.
O problema não é não cumprir todos os pontos. O grande problema é falhar em todos!!
E em momento nenhum disse que os Russos e chineses são bons ou ruins, nem tenho informações para fazer essa avaliação.
Mesmo com o Pentágono colocando isso no papel, as ch3erleaders do F35 vão dizer que não e que o negócio é uma maravilha.
Sabem mais que o Pentágono rsrsrs
Traduzindo: Nos dê mais dinheiro, senhor Trump.
Continuo achando essa “maravilha” de caça multifuncional uma armadilha. Cai quem quer…e na FAB, Deus nos livre…quando cai o próximo?