A Força Aérea Real Tailandesa (RTAF) concluiu com sucesso seus primeiros testes operacionais envolvendo os caças Saab JAS-39C/D Gripen realizando pousos e decolagens em taxiways. Conduzido pelo 701º Esquadrão, o exercício visou avaliar a flexibilidade da aeronave em operações não convencionais, fornecendo insights valiosos sobre sua adaptabilidade em condições desafiadoras.

Durante os testes, os caças Gripen operaram em taxiways significativamente mais estreitos que as pistas convencionais, com apenas 22 metros de largura. Apesar do desafio, as aeronaves realizaram pousos em uma distância de 610 metros, demonstrando precisão operacional e adaptabilidade em ambientes restritos.

As equipes de solo também participaram, realizando reabastecimento e rearmamento das aeronaves em condições de campo, simulando cenários de implantação rápida. Este aspecto do exercício foi crucial para avaliar a prontidão operacional tanto das aeronaves quanto do pessoal de solo.

Esses testes estão alinhados com os esforços da RTAF para aprimorar as capacidades operacionais de sua frota, com implicações futuras para a estratégia de aquisição de caças da Tailândia. O governo tailandês está considerando a aquisição de até 16 aeronaves Gripen, seguindo uma recomendação da RTAF. Se aprovado, este movimento representaria um passo significativo na modernização da força aérea tailandesa, substituindo a envelhecida frota de Lockheed Martin F-16A/B Fighting Falcon Block 10/15.

Os resultados desses testes devem desempenhar um papel importante nas discussões de aquisição em andamento, com as entregas das novas aeronaves Gripen possivelmente começando nos próximos anos, sujeitas à aprovação governamental.

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Gabriel

Se a Embraer/FAB forem espertos (a primeira eu sei que é rs), já mandavam um e-mail convidando a RTAF pra ver o Gripen E ao vivo e quem sabe até fabricar aqui

De quebra já dão um passeio pelo Brasil; quem sabe uma visitinha na ICN “inspira” os oficiais a comprar uns Riachuelos novos ❔

BVR

Salve Gabriel !!
Rapaz, já pensou uma tacada desta para a Embraer e ICN ?

Jadson S. Cabral

E isso é papel da Embraer ou da SAAB? Gente, não é porque compramos o caça com transferência parcial de tecnologia e porque parte dele é fabricado aqui (aliás, o primeiro fabricado aqui nem saiu da linha de produção ainda) que a Embraer é dona do projeto e vai sair o vendendo por aí

Gabriel

EU entendo que isso é do interesse de todos os envolvidos no projeto.
Mais vendas = mais dinheiro = mais empregos = mais inovação = mais benefício a todos
Dado que o Itamaraty não serve pra nada (qual o último produto BR que vendemos graças a ele ❔) cabe às empresas, forças armadas e demais instituições fazer lobby (sim, lobby mesmo, igual os adultos fazem) pelos seus inventos e criações

Matheus R

Dizem que os portugueses tratam o KC 390 quase como se fosse um projeto deles. Mas se for ajudar a promover o avião, dexa eles pensarem isso rsrs.

Felipe

A SaaB incluiu a Embraer e outras empresas na cadeia de produção de componentes do Gripen, mas o projeto do caça é dela.

Jadson S. Cabral

Portanto, quem vende o caça é a SAAB, não a Embraer. A Embraer apenas ganha com isso, caso a venda seja concretizada

Matheus R

Sim, mas a EMBRAER pode ajudar a promover o caça, principalmente aqui na América Latina. Como os portugueses estão fazendo com o KC 390 na Europa. Exemplo: O Brasil participará da exposição aérea do México (FAMEX) esse ano como convidado principal, poderiam levar um Gripen também.

Last edited 2 dias atrás by Matheus R
Welington S.

Vão bater o martelo pela compra do Gripen.

BVR

Salve Welington S. !!
Ajudaria a consolidar em muito o Gripen E no mercado.
Melhor ainda se – como colocou o Gabriel – viessem negociar com a Embraer.

Jadson S. Cabral

Isso se o maddog la do norte não ameaçar com taxas

BVR

Só falta tu Fab colocar os F-39 em operação desmembrada em rodovias
Dou até uma sugestão, escolham a Via Lagos/RJ e já passem em S.P. da Aldeia para exercícios com o pessoal do VF-1. Rrsrrrsrsrrs…

Jadson S. Cabral

Nossos militares são conservadores demais e não sabem pensar fora da caixinha

BVR

Salve Jadson !!
Concordo em parte para determinadas situações; mas sobre operações aéreas utilizando rodovias, é só retomar a prática.

Leandro Costa

Tá maluuuuuco! Você acha que vão ter grana para aquele pedágio? Que usem a serrinha e preparem os amortecedores!

BVR

Kkkkkkkk !!!

Felipe

Devem comprar 12 Gripen E/F, o Gripen também tem chances boas no Peru (24) e na Colômbia (16).

Jadson S. Cabral

Se o Maddog lá do norte não ameaçar com taxas…

Diego Tarses Cardoso

Vai Gripen, entre na Tailândia e Canadá.

Fabio Araujo

Pistas curtas temos muitas pelo Brasil nos aeroportos de cidades pequenas e aeroclubes e a FAB pode fazer isso em exercícios, uma pergunta a FAB já fez esse tipo de treinamento com outros caças no passado? E pousando e decolando em rodovias?

BVR

Salve Fabiano Araújo!!
Num outro post aqui do PA relembramos que a FAB já utilizou rodovias para operações aéreas; mas só recordo dos bandeirantes.
Mas, se não falha a memória, algum comentarista citou o uso de caças também.

Rommelqe

Na matéria esta divulgado que a rodovia utilizada no exercicio em questão possui 22 m de largura. Contudo creio, que o Gripen possa operar em rodovias com tres faixas de rodagem mais dois acostamentos, perfazendo algo em torno de 16 m de largura. Em termos brasileiros isso faz muita diferença…

Jose Norberto

Tirando o Estado de São Paulo, qual outro estado oferece rodovias em boas condições para pousos e decolagens?

Rommelqe

Bom, certamente há muito mais locais passíveis para operação do KC390 do que para o GRIPEN…