Força Aérea Brasileira e Polícia Federal impedem entrada de 500 kg de drogas no país

3

Após interceptação bem-sucedida, o Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) e a Polícia Federal (PF) impedem que a droga chegue ao destino nacional, com vigilância 24 horas via radares, satélites e tecnologia de ponta

A Força Aérea Brasileira (FAB), em mais uma operação interagências de sucesso com a Polícia Federal (PF), interceptou, neste domingo (02/02), no Amazonas, uma aeronave que entrou clandestinamente no espaço aéreo brasileiro vinda do Peru. A ação ocorreu sob a coordenação do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) e resultou na apreensão de aproximadamente 500 kg de drogas (maconha e haxixe).

A aeronave, modelo EMB-810 Seneca, matrícula PT-RFU, foi detectada pelos radares do Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro (SISDABRA) ao ingressar no espaço aéreo nacional. Imediatamente, a FAB acionou seus meios aéreos para interceptação. Para a ação, foram empregadas aeronaves A-29 Super Tucano, E-99 e H-60 Black Hawk, além do uso de plataformas orbitais (satélites) para obtenção de informações de inteligência.

A interceptação ocorreu por volta das 10h (horário de Brasília), seguindo os protocolos das Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo (MPEA). De forma progressiva, foram realizados os procedimentos previstos para averiguação e mudança de rota. Após ser ordenado o pouso obrigatório, a aeronave realizou um pouso forçado em uma pista de terra, a cerca de 80 quilômetros de Manaus (AM), colidindo com algumas árvores.

Logo após a aterrissagem, os pilotos incendiaram a aeronave e fugiram do local. A Polícia Federal avalia que aproximadamente 500 kg de drogas foram incinerados junto com os destroços do avião.

Essa ação faz parte da Operação Ostium, que integra o Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF), com o objetivo de sufocar atividades criminosas na fronteira. A operação ocorre em cooperação entre a FAB e órgãos de segurança pública (OSP), conforme estabelece o Decreto nº 5.144, de 16 de julho de 2004.

FONTE: Força Aérea Brasileira

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
BVR

Parabéns a FAB e a PF.

Dessa vez o prejuízo não foi completo para os traficas, pois ainda conseguiram empreender fuga.

Saudações.

Fernando Vieira

É complicado para pegar esses caras uma vez que o piloto da FAB não pode simplesmente abater a aeronave inimiga. Ele a danifica para que ela faça um pouso forçado. E mesmo empregando um helicóptero que acompanha com policiais para prender o piloto, é muito difícil adivinhar onde ele vai pousar e estar com o helicóptero próximo o suficiente pra isso.

Mas eu gostaria de ver essa tática evoluir para que os pilotos não consigam mais fugir. Senão hoje mesmo ele pode estar na fronteira com outro avião fazendo a mesma coisa.

Gabriel

Fica a dica ao pessoal da FAB+Siatt+Mac Jee+MBDA etc:
Desengavetar o MAA-1 Piranha e testar nesses aviões

Aproveita e desenvolve um mini Mansup pra jogar nos barquinhos do tráfico/garimpo
O problema não existe se você o explodir rs