Embraer comemora 10 anos do primeiro voo do KC-390 Millennium

Com tecnologia de ponta, excepcional alcance e versatilidade, o KC-390 Millennium comprovou sua posição como um divisor de águas, expandindo as capacidades operacionais de seus clientes
São José dos Campos, 03 de fevereiro de 2025 – A Embraer (NYSE: ERJ/B3: EMBR3), comemora hoje 10 anos do primeiro voo do KC-390 Millennium, aeronave de transporte tático multimissão de última geração. O voo inaugural, realizado em Gavião Peixoto em 3 de fevereiro de 2015, teve duração de 1 hora e 25 minutos e proporcionou à tripulação uma avaliação das características de voo e do impressionante desempenho do KC-390 Millennium.
Desde então, a aeronave equipada com fly-by-wire redefiniu os padrões de transporte aéreo militar, realizando uma ampla gama de missões nas condições mais exigentes e obtendo sucesso incomparável nos mercados globais de defesa.
Em outubro de 2018, o KC-390 Millennium alcançou dois marcos significativos adicionais: o primeiro voo da primeira aeronave produzida em série e o recebimento do Certificado de Tipo da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Esta segunda ratificação representou um marco crítico para a obtenção da certificação militar e demonstrou o nível tecnológico avançado da aeronave.
“Em apenas uma década, o KC-390 provou ser uma combinação imbatível de versatilidade, robustez e flexibilidade, conquistando constantemente seu lugar no mercado e tornando-se a escolha ideal para países que buscam um transporte militar tático multimissão. Esta aeronave combina o melhor da tecnologia aeroespacial com o espírito da Embraer, dedicado à excelência e ao desempenho, permitindo que nossos clientes executem suas missões a qualquer hora e em qualquer lugar”, afirma Bosco da Costa Junior, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.
Entre agosto e setembro de 2019, a assinatura do contrato com Portugal para a aquisição de cinco aeronaves multimissão KC-390 e a entrega da primeira unidade à Força Aérea Brasileira marcaram mais um importante capítulo na história de sucesso do KC-390 Millennium.
Em 2020, uma das mais prestigiadas revistas de aviação, Aviation Week, concedeu ao KC-390 Millennium o Grand Laureate na categoria Defesa e o Laureate Awards de “Melhor Novo Produto” na categoria Defesa. Alguns dias depois, a Hungria se juntou à lista de países que escolheram o KC-390 Millennium para aprimorar suas capacidades de defesa com a aeronave de última geração da Embraer.
“A aquisição do KC-390 por Portugal e Hungria, dois importantes membros da OTAN, permitiu ao KC-390 Millennium dar passos significativos na Europa, demonstrando a excelente flexibilidade, eficiência operacional e baixos custos operacionais”, ressalta Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.
Em 2022, a Holanda anunciou sua escolha para o KC-390 Millennium. Em 2023, a Áustria, a República Tcheca e a República da Coreia também escolheram o KC-390, confirmando o sucesso dessa plataforma revolucionária. Em 2024, a Suécia, a Eslováquia e um cliente não revelado também optaram pelo KC-390.
Desde a entrada em operação com a Força Aérea Brasileira em 2019, com a Força Aérea Portuguesa em 2023 e, mais recentemente, com a Força Aérea Húngara em 2024, o KC-390 comprovou sua capacidade, confiabilidade e desempenho. A atual frota de 10 aeronaves operacionais – sete com a Força Aérea Brasileira, duas com a Força Aérea Portuguesa e uma com a Força Aérea Húngara – acumula mais de 16.300 horas de voo, com uma taxa de capacidade de missão de 93% e taxas de conclusão de missão acima de 99%, demonstrando produtividade excepcional na categoria.
O KC-390 pode transportar mais carga útil (26 toneladas) em comparação com outras aeronaves de transporte militar de médio porte e voa mais rápido (470 nós) e mais longe, sendo capaz de realizar uma ampla gama de missões, como transporte e lançamento de cargas e tropas, evacuação aeromédica, busca e salvamento, reabastecimento aéreo, tanto como reabastecedor como receptor, combate a incêndios e missões humanitárias, operando em pistas temporárias ou não pavimentadas, como terra batida, solo e cascalho.
Sobre a Embraer
Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer atua nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A Companhia projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer Serviços & Suporte a clientes no pós-venda.
Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 9 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos, uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 150 milhões de passageiros.
A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.
DIVULGAÇÃO: Embraer
Um marco para a engenharia nacional!
Parabéns a todos os envolvidos no projeto começando pelo sonho, seguindo pelas ideias 💡 detalhando o projeto, continuando pelo trabalho árduo em transformar o sonho e as ideias em realidade e assim seguirá criando versões especializadas e aprimoramentos…
Para o alto e avante.
Embraer fortalecendo sua posição no mercado com produtos no quilate do Millenium.
Parabéns.
Nossa, 10 anos já. Como o Milênio voa…
Parabéns a FAB que criou os requisitos técnicos e ao estado Brasileiro que investiu neste projeto, se não tivesse a mão dos estado não teria este produto de alto valor agregado.
Parabéns a cada engenheiro e operador da EMBRAER que sabe tirar do papel e fazer um produto de ponta como o KC390 comprovando seu alto padrão profissional!
Que bom que não foi comprada pela Boeing e conseguiu se manter relevante no mercado!
Pena que nem tudo é flores na BID do Brasil
Data Histórica para um avião que já faz e ainda vai fazer muita história, Parabéns a todos envolvidos no projeto !! Vale a lembrança de que países inicialmente envolvidos no projeto como a Argentina e Chile ainda não adquiram nenhuma unidade.
Durante um dos voos de teste um desses quase caiu perto da minha casa.
Excelente!!!
Quantos Gripen E e F a FAB já possui?