O processo de desenvolvimento do Complexo Aéreo Promissor da Aviação de Linha de Frente (PAK FA) envolveu uma série de etapas sequenciais, incluindo a criação de protótipos e o primeiro voo do protótipo. No início de 2009, a Associação de Produção de Aeronaves de Komsomolsk-no-Amur (KnAAPO) trabalhava na montagem das três primeiras unidades do novo caça. A fuselagem do chamado protótipo zero (T-50-0) foi transferida para o Bureau de Design Sukhoi para testes estáticos, uma parte essencial do programa de verificação da resistência estrutural. Além disso, a fábrica se preparava ativamente para montar mais dois protótipos.

A etapa seguinte foi a criação de um banco de testes abrangente em escala real (KNS), designado como T-50-KNS. Ele foi projetado para testes em solo dos principais sistemas de bordo, incluindo o sistema de controle integrado KSU-50 e a nova unidade de potência, conhecida como “Produto 117”. Esse banco de testes também avaliava os sistemas hidráulico, elétrico, de combustível e outros, permitindo uma análise completa dos componentes da aeronave. O design do T-50-KNS correspondia totalmente aos modelos de voo, mas o status “não voador” das unidades utilizadas excluía sua operação no ar, acelerando significativamente e reduzindo os custos de preparação para os testes de voo.

No outono de 2009, após a instalação do sistema de propulsão padrão, o T-50-KNS iniciou os testes na oficina e, posteriormente, no aeródromo. Em 23 de dezembro de 2009, foram realizados os primeiros testes de táxi e pista no aeródromo da KnAAPO, permitindo a avaliação de todos os sistemas da aeronave em condições reais. O piloto de testes Sergei Bogdan verificou a funcionalidade dos sistemas de bordo, incluindo a ativação dos paraquedas de frenagem ao final de um teste de táxi em alta velocidade.

A montagem do primeiro modelo de voo, o T-50-1, foi concluída com um pequeno atraso, cerca de um mês após o KNS. Imediatamente após isso, começaram os testes em solo dos sistemas da aeronave. Inicialmente, o primeiro voo estava planejado para o final de 2009, mas a extensa fase de testes e aprimoramentos necessários para o novo design da aeronave exigiu um adiamento para o início do ano seguinte. Especialistas da fábrica e do bureau de design trabalharam quase ininterruptamente para garantir a confiabilidade e segurança do primeiro voo.

Em janeiro, o T-50-1 foi levado ao aeródromo e, em 21 de janeiro de 2010, Sergei Bogdan realizou os primeiros testes de táxi e pista. De acordo com os regulamentos vigentes, a obtenção de permissão para o primeiro voo de uma nova aeronave com um novo motor exigia vários voos de um motor similar em um laboratório voador, que foram conduzidos no Su-27M nº 710. Ao mesmo tempo, em Komsomolsk-no-Amur, Sergei Bogdan continuava a série de testes de táxi e corridas em alta velocidade no T-50-1, incluindo aceleração até a velocidade de levantamento do trem de nariz e frenagem com paraquedas de desaceleração.

As semelhanças e diferenças entre o Su-35 e Su-57

Antes do primeiro voo do T-50, era necessário obter uma aprovação do conselho metodológico do Instituto de Pesquisa de Voo (LII), o que ocorreu em 25 de janeiro em Zhukovsky. O conselho analisou todos os materiais apresentados, incluindo os resultados dos testes em solo do T-50-KNS e do T-50-1, os testes de resistência do T-50-0, bem como os testes em banco e de voo do motor “Produto 117”. Na preparação para o programa de testes de voo, outras aeronaves, como o Su-27M nº 708 e o S-37 “Berkut”, também foram utilizadas como laboratórios voadores.

Após a avaliação de todos os resultados dos testes, o conselho metodológico concedeu permissão para os testes de voo do T-50. Para evitar atrasos associados ao transporte da aeronave para Zhukovsky, decidiu-se realizar o primeiro voo em Komsomolsk-no-Amur. Foram definidas duas possíveis datas: 28 ou 29 de janeiro, dependendo das condições climáticas no aeródromo de Dzyomgi e da prontidão da aeronave.

Em 29 de janeiro, o piloto de testes Sergei Bogdan foi designado para realizar o primeiro voo do PAK FA. Após a partida dos motores e a verificação de todos os sistemas, a aeronave de escolta, um Su-27UB pilotado pelo piloto de testes da KnAAPO Alexander Pulyenko, decolou. No cockpit traseiro estava o vice-comandante da base aérea, responsável pela gravação de vídeo e fotos. Muitos funcionários se reuniram no aeródromo para testemunhar o momento histórico.

Às 11h19, Sergei Bogdan ergueu o protótipo do PAK FA da pista. A aeronave rapidamente ganhou altitude e, acompanhada pelo Su-27UB, dirigiu-se para a zona de testes. O plano de voo incluía a verificação da funcionalidade dos principais sistemas, a realização do primeiro recolhimento e extensão do trem de pouso e a execução de algumas manobras. Simultaneamente, os parâmetros de desempenho da aeronave foram registrados.

O voo ocorreu conforme planejado e, após cerca de 45 minutos, o par de caças retornou ao aeródromo. Após uma passagem sobre a pista, o T-50-1 pousou suavemente às 12h06. O primeiro voo, com duração de 47 minutos, foi concluído com sucesso. O segundo voo do T-50-1, agora com o esquema de pintura camuflado da Força Aérea Russa, ocorreu em 12 de fevereiro de 2010.

FONTE: RuAviation

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Angus

15 anos do 1º voo.

Em que pese mais informações aqui e menos informações ali, aparentemente todos projetos de 5ª geração enfrentaram/enfrentam dificuldades naturais.

Salta aos olhos o quanto o F-22 estava a frente do seu tempo.

Nessa corrida entre EUA, Rússia e China, a quantidade de F-35 já fabricados é uma vantagem.

Aguardemos as cenas dos próximos capítulos.

Chris

Tamanha a semelhança estrutural… Muitos americanos consideram que o SU-57 é so mais uma evolução do SU-27 (Que tbem deu origem a SU-30, SU-35, etc).. Por isso, nem seria tão “stealth” como parte de seu design denuncia.

É certo que ele incorporou as melhores tecnologias russas à conhecida boa plataforma… Mas em tese, não haveria tanta complexidade… Creio que o problema para a Russia, são as sanções, o gasto com a guerra e o orçamento muito mais limitado em relação a americanos e chineses, que os impedem de uma produção em larga escala e de um desenvolvimento mais rápido.

Last edited 7 dias atrás by Chris
Hcosta

é mais do que isso… Isso já acontecia antes das sanções.
Mas têm dinheiro para o torpedo nuclear e o submarino para o lançar, navios nucleares que estavam parados há décadas, etc.

Chris

Dinheiro… Nós tbem temos ate para o Gripen, Meteor e KC-390… So não temos para muitos.

Questão relativa…

Last edited 7 dias atrás by Chris
Luís Henrique

Esses “muitos americanos” são ispecialistas de teclado, com i mesmo.
Americanos que entendem realmente do assunto sabem que não podem determinar a furtividade do caça russo apenas no olhometro e não subestimam a indústria aeronáutica russa. Mas na hora de vender seus caças também sabem falar mal dos concorrentes.

Rinaldo Nery

Noutra matéria teve um forista que cursou engenharia “olhonáutica”, e disse que o avião chinês não tinha furtividade, “olhando de lado”.

Leandro Costa

Detecção Olhar 43, assim, meio de lado… já saindo…

Luís Henrique

Hehehehehe essa foi ótima.

Mirade1969

São os especialistas devários nadas.

Victor

A guerra acelerou demais o desenvolvimento do Su-57 e tirou um pouco do atraso da industria russa nessa disputa relacionada ao desenvolvimento/produção de aviões de 5ª geração. realmente salta muito aos olhos o quanto o F-22 sempre esteve muito a frente de seu tempo. Mas ultimamente também tem saltado aos olhos o patamar que alcançou a industria chinesa. O J-20 ja ultrapassou a marca de uma centena de aviões fabricados, e o desenvolvimento dos J-31 e 35 ilustram bem esse cenário

Machado

A China já tem aproximadamente 300 unidades de J-20.

groosp

Principalmente no que se refere aos motores. Os motores definitivos já estavam prontos antes dos F-22 e os russo só agora vão receber os Su-57 com motores definitivos.

Leonardo Cardeal

Peço permissão ao amigo para dizer que posto tudo isso. Quase 20 anos de PAK e ainda não parece um avião finalizado. Quando comparado ao F22 então; o segundo está ainda décadas na frente, mesmo sendo mais velho.

Sergio Machado

Os russos afirmam que o SU57 foi elaborado em arquitetura aberta e modular. O fato de ele “não estar finalizado” pode ser uma vantagem, inclusive.
Significa que pode ser incorporado constantemente com novos upgrades sem comprometer o hardware anterior, o que pode ser muito útil e até econômico, visto que o projeto não é “amarrado”.
Pode ser dado um refinamento advindo da experiência de combate do conflito na Ucrânia, por exemplo.

Fábio CDC

Kkkkkkkkkkkkkk! Boa!

Macgaren

Ele é legal para colocar naquelas carretas, trazer a bandinha e fazer desfile.
Politico adora isso

Clésio Luiz

Você acredita que os EUA conseguiram unidades do MiG-28? Assim como outros MiGs mais antigos, eles foram adquiridos de países que eram alinhados com a URSS e agora eles voam em shows aéreos.

https://www.youtube.com/watch?v=rXizYn6oAfE

Rinaldo Nery

Um “elemento”, na Aviação de Caça, são dois aviões. Para conhecimento.

Clésio Luiz

E pensar que, quando ele surgiu, não teve falta de gente que achava que era apenas um “Flanker modificado” e portanto não era uma legítima aeronave “Stealth” de 5ª geração.
Aí aparecem filmagem de um deles abatendo um drone dentro do território ucraniano, num local sob pesada AAA que tinha abatido Su-35, Su-34 e até um A-50 AWACS, foi, disparou seu míssil, e retornou sem nenhuma reação do sistemas de defesa ucranianos.

É como o ditado popular diz: não julgue um livro pela capa. Aparências enganam. Afinal, F-15 e F-22 tem o mesmo leiaute, mas são aeronaves completamente diferentes estruturalmente.

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Hcosta

O A-50 foi abatido sob o mar de Azov. Como isso pode ser comparado com um abate de um drone russo perto da fronteira?
Se fosse assim como diz, já não haveria defesa AA Ucraniana…

Tem caças Ucranianos que operam em Kursk. São também stealth?

Sergio Machado

Creio que comparação não encontra paralelo. Não há informações de apoio aéreo aproximado sobre Kursk, e sim ataques com bombas planadoras partindo do território ucraniano. Mas sim, poderia haver sobrevoo sobre Kursk em área controlada por Kiev. De qualquer forma, é relatado que são voos em baixíssima altitude a fim de fugir das DA onde apenas na surtida de lançamento a aeronave ganha alguma altura a fim permitir alcance maior para as bombas. Há. inclusive, relatos de abates de aeronaves ucranianas justamente na última etapa de lançamento, onde ficam momentaneamente expostas. O caso do Okhotnik e o SU57 foi em… Read more »

JuggerBR

Mustang é bonito demais, de qualquer ângulo…

deadeye

E até hoje nenhum esquadrão totalmente operacional.

Antunes 1980

Acredito que esse projeto passou por tantas dificuldades que vai mais um 10 anos até estar totalmente operacional.

Luís Henrique

Entrou em serviço em dezembro de 2020.

groosp

MiG-28 equipados com mísseis Exocet.

Fabio Jeffer

Boa

Last edited 6 dias atrás by Fabio Jeffer
Lucas Nascimento Ortega

Que caça lindo

Bigliazzi

Depois de quase 15 anos podemos dizer que tem mais que 15 aviões voando???

Luís Henrique

A estimativa é de 52 Su-57 no final de 2024, sendo 10 protótipos e 42 aeronaves de produção.
Das aeronaves de produção provavelmente são 22 Su-57 e 20 Su-57M com os novos motores AL-51.

Previsão de + 24 Su-57M esse ano em 2025.
O contrato de 76 Su-57 até 2027 deverá ser cumprido antes do prazo.
Até lá a Rússia provavelmente terá mais de 120 Su-57.

Antunes 1980

Esse não é o primeiro projeto pós-URSS que não “decolou”. Além do SU-57, o tanque Armata também nunca alcançou plena operacionalidade. Nessas horas, fico impressionado com a capacidade produtiva e de entrega da URSS, mesmo com uma defasagem tecnológica em relação aos equipamentos ocidentais. Até hoje, cerca de 90% dos equipamentos militares russos em operação no mundo são projetos da época da União Soviética.

Leonardo Bastos

Aí conhece… rsrsrs

Luís Henrique

Idem para produtos americanos.

Alexandre Galante

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Fernando Vieira

A OTAN não tinha (ou tinha mesmo) um departamento 5th Grade quando deram o nome para o Mig-15…

Groosp

Fishbed é estranhíssimo tb.

Hamom

Fresco também, era um caça cheio de frescura…
oposto ao costume russo em suas máquinas.

Last edited 6 dias atrás by Hamom
Fabio Jeffer

Faltou o Mig-9

Fabio Jeffer

Todos lendas… com exceção do 28 claro

BraZil

kkkkk verdade. Tom Cruise que o diga…

Jagder

Vamos cantar os parabéns?

LucianoSR71

Com todo o respeito, mas o aniversário que nos interessa realmente é o de 10 anos do 1º voo do KC-390, realizado em 03/02/15.

Rinaldo Nery

Concordo.

JuggerBR

Tom Cruise é o único As da força aérea Iraniana pós guerra Irã-Iraque…

Fábio de Souza

Belíssima AÉRONAVE , e podemos dizer que é o único , testado em combate . Pois atua constantemente na UCRANIA .

Manus Ferrum

Já é incontroverso que o Su-57 está vendo combate na Ucrânia, e fazendo mais de um jato ou drone de Kiev virar bola de fogo no céu.

Marcos

O eterno protótipo

Fábio

Parabéns pelas 10 unidades feitas, Rússia e sua sucata dos anos 50.

BraZil

O Panavia lembra muito o FIshbed…