A320 com o nariz do Eurofighter decola pela primeira vez

Engenheiros da Airbus estão utilizando uma aeronave A320 modificada para testar e aprimorar um novo radar para os caças Eurofighter
O que está voando lá em cima? Objetos voadores incomuns sempre causaram alvoroço. E provavelmente esse também foi o caso em Braunschweig, na Alemanha, em 21 de janeiro de 2025. Foi então que observadores atentos puderam ver um avião muito especial em ação pela primeira vez sobre o aeródromo do Centro Aeroespacial Alemão (DLR): o A320 ATRA modificado do DLR, que acabou de completar seu primeiro voo. A sigla ATRA significa “Advanced Technology Research Aircraft” (Aeronave de Pesquisa em Tecnologia Avançada).
O que torna essa aeronave de pesquisa tão extraordinária é o seu “nariz”, que não é o mesmo que se vê em um A320 comercial comum da Airbus. O A320 ATRA está equipado com o nariz de um caça Eurofighter que os engenheiros da Airbus, em Manching, desenvolveram e montaram especificamente para a aeronave de teste.
Avião “bancada de testes” para o novo radar do Eurofighter
Mas por que o A320 ATRA precisa de um novo nariz, afinal, e por que um nariz de caça? “Estamos operando a aeronave em estreita colaboração com o DLR e as Forças Armadas Alemãs para testar um novo radar para o Eurofighter e aprimorá-lo,” explica Thomas Hirsch, gerente de projeto do radar E-Scan da Airbus. E, para isso, a aeronave de teste precisa ter uma seção frontal correspondente para abrigar o chamado radar AESA-MK1 (Active Electronically Scanned Array).
Para garantir que o A320 ATRA possa acomodar seu novo nariz sem problemas e voar com segurança, engenheiros e mecânicos da Airbus Defence and Space e da Commercial Aircraft projetaram uma seção frontal completamente nova e reforçaram a estrutura do A320. Todas as modificações foram realizadas de acordo com os procedimentos adequados do titular da certificação de tipo, a Airbus Commercial Aircraft, em Toulouse. Além de integrar o novo nariz, as equipes, em uma próxima etapa, também instalarão equipamentos de teste extensivos na cabine do A320 ATRA, incluindo um simulador de aviônicos do Eurofighter personalizado e infraestrutura de refrigeração e energia de apoio.
Mais tempo de teste em condições reais
Agora que o primeiro voo foi concluído com sucesso, os testes podem começar ainda este ano. Mas por que o novo radar não está sendo testado diretamente em um Eurofighter? “O A320 ATRA tem um processo de liberação significativamente mais curto e pode permanecer no ar por mais tempo do que um Eurofighter,” diz Hirsch, gerente do projeto do radar E-Scan. Isso significa que o “tempo de teste” em um ambiente real, ou seja, no ar, ocorre de forma consideravelmente mais precoce, mais rápida e com maior duração em um A320. Esses aspectos aceleram significativamente o processo de desenvolvimento do radar.
Após a conclusão do desenvolvimento, o radar AESA-MK1 será integrado e utilizado na mais nova geração dos Eurofighters espanhóis “Halcón I” e alemães “Quadriga” – tornando o caça ainda melhor do que já é. O radar aprimorará as capacidades do Eurofighter em operações ar-ar e ar-solo, além de equipá-lo com funções de guerra eletrônica.
FONTE: Airbus
A experiência do Gripen NG está criando uma linha de pesquisa e desenvolvimento, que andava bem devagar,, para vender o menos e depois oferecer o desenvolvimento, bem mercantil
Ahn?
Ah ta ! No começo eu não estava entendendo, mas….. No final entendi menos ainda !
Eu queria saber as Diferenças do Mk1 da Alemanha Espanha, e o MK2 que do UK Itália, sendo que dizem que o Mk2 é melhor, pois está recebendo tecnologia do Tempest
Não acho que estejam recebendo tecnologias do Tempest em si, até porque nem sei se os requisitos finais do Tempest já foram definidos, mas certamente pode estar recebendo tecnologias que farão parte do Tempest no futuro. Não sei totalmente as diferenças entre as versões, mas acho que uma pesquisada rápida resolve isso. Uma maneira de pelo menos perceber as diferenças entre as versões, pelo menos válida até bem pouco tempo atrás, é que os Eurofighters da Luftwaffe não tinham IRST, enquanto que os da RAF e outras forças Européis já os tinham. A Alemanha já tem planos de incorporação do… Read more »