IMAGENS: Caça Saab Gripen E com bombas Mk82

Suécia compra bombas aéreas Mk82 para o Caça Jas 39 Gripen
A Administração Sueca de Material de Defesa (FMV) assinou um contrato com a empresa Rheinmetall para a aquisição de bombas Mk82, com o objetivo de aprimorar a capacidade do Força Aérea Sueca em ataques contra alvos terrestres. As bombas serão compatíveis com as versões Jas 39 Gripen C/D e E.
A Mk82 é uma bomba aerodinâmica clássica, equipada com ponta e aletas. Sua estrutura pode ser utilizada tanto em sua versão não guiada quanto com a adição de componentes que a transformam em uma bomba guiada de precisão.
“A aquisição dessas bombas reforça ainda mais a capacidade operacional da aviação de combate sueca dentro da OTAN”, afirmou Martin Anderberg, chefe do sistema de aeronaves de combate da FMV.
As entregas das novas bombas Mk82 estão previstas para a primavera de 2025, com um valor total superior a 100 milhões de coroas suecas.
FONTE: FMV
Nas imagens as bombas menores parecem ser Mk.82 e as maiores Mk.83. algo interessante na série Mark 80 de bombas, é que a bomba é si é apenas 2/3 do total. O terço final é uma peça aerodinâmica que pode ser substituída, originalmente com aletas defletoras de retardamento ou um “balão quadrado”. Nos anos 60, foi feito um estudo para transporte conformal de bombas Mk.82 no F-4, com a parte traseira removida e as bombas sendo transportadas invertidas. Essa redução de 30% no comprimento permitiu o aumento do número delas quer poderiam ser transportadas de forma longitudinal, e o formato… Read more »
O Gripen E já tem a capacidade ar solo homologada ?
Está sendo homologado.
Será possível equipa-lo com kit para transporte de 2 bombas por cabide, totalizando 8 bombas, 2 mísseis e um tanque ventral?
sim
Muito países tem tem bombas com esta designação, MK 82,83, 84 e outras.
Existem diferenças ente elas de acordo com a procedência ou é uma classificação geral adotada para estes modelos ?
Até onde sei todas as MKs são americanas . A diferença entre elas são o tamanho e peso . Acho que o Bosco pode explicar melhor .
Creio ser uma classificação geral ocidental. Em função do peso.
Mk 81 = 250 libras ou 113kg Mk82 = 500 libras ou 226kg Mk83 = 1000 libras ou 453kg Mk84 = 2000 libras ou 907kg Todos esses pesos são nominais, podendo variar, principalmente devido ao tipo de espoleta ou cauda (Low drag ou high drag) ou ainda se for equipada com um kit de guiamento (ex. Paveway ou JDAM) apesar disso todas elas tem o mesmo desenho aerodinâmico e construção. As fabricadas pelos EUA tem um design e materiais específicos, já outros países podem ter pequenas variações. Aqui no Brasil a FAB usa as BAFG que são cópias da série… Read more »
O Brasil fabrica sob licença versões desta bomba
É ótimo que o Gripen possa realizar estas missões, só acho que é desperdício utilizar nossa aeronave mais avançada pra carregar peso. O A-1 precisa de um substituto com custo menos que o Gripen E, seja o Gripen C, seja outra plataforma.
Qualquer armamento e pesado . Seja levar uma carga de e 8 MKs 82 ou um par de mísseis de cruzeiro . Para isso e que existem as tais homologações como citadas no texto . E tem o tipo de missão que a aeronave vai desempenhar também . Numa missão CAS por exemplo normalmente são levadas bombas e foguetes não guiados . Já para alvos mais específicos e protegidos são usados mísseis de cruzeiro de longo alcance . Tudo depende de que tipo de missão será realizada .
Um Gripen C “bombado:”
Sim, “bombado” literalmente.
O gripen foi adquirido pra substituir os A-1, ele vai ter que fazer essas missões. O gripen é um caça multifunção, ele foi feito pra fazer missões ar-ar e ar-solo também.
Olha a obviedade, já temos os substitutos dos A-1.
Só falta encomendar novo lote e pagar o lote já encomendado.
#fim
OFF
Departamento de Defesa dos EUA concede US$ 7 bilhões para desenvolvimento do motor para o NGAD
Segundo mentes brilhantes, a indústria tem que desenvolver a tecnologia e oferecer para o único comprador possível….