Turquia e Paquistão criarão fábrica conjunta para produção do caça KAAN

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A Turquia e o Paquistão estão prestes a estabelecer e operar uma fábrica conjunta para a produção do novo caça turco KAAN, marcando um passo significativo na cooperação entre os dois países.

Segundo diversos veículos de imprensa turcos e paquistaneses, representantes de 32 instituições participaram da 8ª Expo Industrial Paquistão-Turquia no início deste mês e finalizaram os planos para uma parceria entre Ancara e Islamabad na fabricação do caça KAAN. Durante as negociações, o Ministro da Defesa da Turquia, Yasar Guler, afirmou que um acordo oficial para a participação do Paquistão no projeto do caça está prestes a ser concluído, cerca de um ano e meio após o anúncio inicial sobre a cooperação entre os dois países.

A participação do Paquistão será por meio da construção de uma fábrica conjunta, que será operada pelos dois países para a produção do caça. O KAAN, um caça de quinta geração desenvolvido pela Turkish Aerospace Industries (TAI), foi projetado para substituir a frota desatualizada de F-16 da Turquia, fortalecendo a defesa aérea do país e mantendo sua competitividade diante de novas aeronaves avançadas. A necessidade desse desenvolvimento aumentou após os EUA removerem a Turquia do programa F-35 em 2019.

Os planos para a fábrica conjunta representam um marco na crescente cooperação militar e de defesa entre Turquia e Paquistão. A parceria permitirá que Ancara aumente a produção do KAAN a um custo reduzido e amplie suas exportações, ao mesmo tempo que Islamabad fortalece sua defesa aérea e impulsiona a engenharia em sua indústria nacional.

FONTE: Middle East Monitor

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JuggerBR

Paquistão com fabrica de aeronaves avançada!
Enquanto na Banânia… Um dia teremos linha de montagem de um caça 4G+ Supostamente…

Diego Tarses Cardoso

Mas com certeza temos uma casta de sexta geração lá em cima, ganhando perto de R$ 1 milhão de reais ao mês.

Matheus

Então quando o Pquistão faz é “fabrica 100% Paquistanesa”, mas quando fazemos algo é “Só apertar parafuso, Braziu lixo”.

Sério, vão embora logo. Vão lavar prato nos EUA ou seilá.

Zorann

Que comentário mais ri.diculo!

Aqui não pagamos nem os caças que compramos. A FAB não tem aeronaves de combate! Não tem do que se orgulhar neste ponto

V12aero

Que?

JuggerBR

Então vossa senhoria revogou meus direitos a ter opinião? Não estamos em Cuba, ou na Venezuela…

Rafael

Assim como ele tem o direto de ter a opinião dele.

Last edited 14 dias atrás by Rafael
JuggerBR

Sim, mas meu direito não permite tirar o dele, e vice versa.

Abymael2

Mas ele não lhe censurou. Ele só deu a sua opinião.

jairo

hahahahaha…fritar uns burgers…

Fabio Araujo

Exato os caças fabricados no Paquistão é o JF-17 de projeto chinês e vai ter o KAAN de projeto turco, aqui fazemos a mesma coisa em relação ao Gripen, como já fizemos no passado em relação ao AMX, e só não fazemos mais por falta de apoio e mesmo sem apoio hoje temos em produção de projeto nosso o A-29 e o KC-390.

João Fonseca

Já admirei muito a Embraer e no fundo ainda admiro, porque acho que tem gente honesta e idealista por lá. Mas hoje me parece vassala de algum senhorio que não quer que fabriquemos caças por aqui. Aquelas coisas de não ter turbina, não ter assento ejetável, não ter aviônicos próprios e depender da boa vontade dos outros pra montar alguns brinquedos em nosso quintal…

Victor

Em Gavião Peixoto é o Xavante que estão montando?

Wilson

Tão fazendo falta.

Rinaldo Nery

E a linha do F-39?

JuggerBR

Está funcionando, Coronel? Sem verbas fica difícil…

Fabio Araujo

Esta funcionando e a previsão de entrega do primeiro Gripen montando no estava prevista para esse ano!

BVR

Devemos aguardar que Índia siga rumo a um F-35 ou Checkmate SU-75 ? Do SU-57 os indianos pularam fora, da parceria, quando os russos mais precisavam de $$$ para concluir o desenvolvimento. Então seria impensável que eles viessem a desejar os SU-57; salvo se Putin pedisse as vísceras dos indianos e eles, mesmo assim, topassem. Não consigo enxergar que a Coreia do Sul consiga emplacar (não que o Borame KF-21 seja ruim) ainda mais durante o período Trump – américa first – , que não iria perder a oportunidade de vender seus F-35. Aliás, para as próximas licitações de caças… Read more »

Jacinto

A Índia está entre a cruz e a espada porque não tem nada equiparável com as capacidades dos caças de 5ª geração chineses. A aparição de um protótipo de 6ª geração chinês deixou os indianos com a possibilidade real de ter uma defasagem tecnológica de 2 gerações ou no mínimo 1,5.

BVR

Salve Jacinto !

Realmente uma situação complicada para os indianos.

Na minha opinião, a questão com o Paquistão é mais delicada do que com os chineses (apesar das rusgas entre as tropas chinesas e indianas na fronteira do Himalaia); pois paquistaneses e indianos entraram em disputas bélicas que quase levaram à guerra irrestrita entre eles; logo o avanço paquistanês rumo a uma aeronave de 5ª geração deve causas preocupações a defesa nacional indiana.

Iran

Os indianos e chineses conseguem manter a calma mesmo com os atritos, já com o Paquistão o buraco é realmente mais em baixo

BVR

Salve Iran !

Realmente com os paquistaneses a parada é bem tensa.

Rodolfo

A Índia comprou o S400 russo, motivo o qual levou a expulsão da Turquia do F35. Então talvez os indianos sejam obrigados a continuar de 4a geração mais uma decada. Parece que houve convite para entrar no CGAP com UK-Italia-Japao como foi noticiado nesse site, se nao aproveitarem essa oportunidade vai ficar dificil la pros anos 2040.
Que sirva de lição para o Brasil, querer ser independente de mais pode ter seu lado negativo. Ter sistemas russos e ocidentais ao mesmo tempo vai ser cada vez mais complicado visto a situação geopolítica atual.

BVR

Salve Rodolfo !

Sim, bem lembrado, quanto aos S400 e o F-35.
Já no que diz respeito a ser independente demais…acho que temos uma leve discordância aí.

SteelWing

A questão não é ser independente, a questão mesmo é ficar dependente de produtos norte-americanos, qualquer coisinha eles sancionam, vetam, fazem chantagens, expulsam de seus programas, há inúmeros e incontáveis casos. Não sei como algum país se submete a isto. Melhor mesmo compra de chineses, russos ou até paquistaneses. Antes que venham falar, não estou desmerecendo a qualidade de produtos norte-americanos, o problema mesmo é ficar refém das vontades deles, até pra manutenção.

Leandro Costa

Lamento desiludir, mas Russos, Chineses, Franceses, Ingleses… todos fazem exatamente a mesma coisa que os Americanos. Ninguém vai vender armamento e peças de reposição e tecnologias para países que podem se voltar contra seus interesses.

Joe Safo

O quanto de componentes britânico/americano esse caça tem embarcado? Motores, radar, avionica, assentos?

BVR

Salve Joe Safo !

Entendo, mas acredito que isso deve ter sido pesado (e em certa medida fornecedores consultados) por ambos os países antes desse acordo. Então devem ter chegado a conclusão que – ainda que surgisse algum possível obstáculo – valeria à pena tocar a parceria.

Afinal, são cifras milionárias e dependendo da quantidade de aviões chega-se às centenas de milhões e alguns bilhões, se pensar num pacote completo.

Padofull

Isso com certeza é uma questão importante. Mas lembre-se, a Turquia já consegue fazer muita coisa sozinha, e nisso já saíram um turboélice, um caça leve de treinamento avançado e ataque leve, e um caça de superioridade aérea. Isso sem falar nos desenvolvimentos para o exército e até marinha. Tem que se começar de algum lugar, o EUA e Europa e União Soviética desenvolveram quase tudo sozinhos. Os outro agora tem a vantagem de copiar, mas China agora já anda sozinha, a Turquia quer (e já passou da metade do caminho) também. Por isso não reclamava do Brasil fazer Gripen… Read more »

João Fonseca

Lembre-se também dos vants turcos ! Ou seja, a terra de Santos Dumont ficou pra trás…

Matheus

Pra quem achava que iriam de J-35(eu), quebrou a cara.

Iran

Eles vão de J-35 tbm, até onde eu me lembro

Padofull

O problema é que o plano do laranjão é fazer com que os compradores do F/A-35 aumentem muito os pedidos, ou desistam de vez do apoio americano. No caso da Turquia, além de tecnologia, eles querem grana e participar das grandes decisões.

Luís Henrique

Provavelmente o J-35 será uma venda direta sem produção no Paquistão e com a Turquia que é um player mais novo e precisa mais de exportações do que a China, o Paquistão conseguiu participação maior, mais TOT, linha de produção local, etc.

Então o Paquistão deve adquirir os dois, tanto o J-35 como o Kaan, mas no Kaan com uma parceria melhor para sua indústria.

Ozo

Se o Brasil viesse a escolher um caça para complementar o Gripen, Esse aí era pra ser o escolhido.

Heli

Projeto ainda incerto, tem muito chão pela frente. Acho que a escolha do J35 seria mais acertada.

Santamariense

Por que tu imagina que o J35 esteja mais maduro do que o Kaan?

Luís Henrique

Isso é óbvio. A China já tem o J-10, J-11, J-15, J-16 e J-20, todos operacionais e com várias versões, a China já tem motor próprio, etc. A Turquia é um player mais novo e o Kaan será o primeiro caça de alto desempenho da Turquia e ainda com motor estrangeiro. A China também tem um orçamento militar muito maior e a maior força aérea do mundo, ou seja, precisa muito menos de um parceiro para “ajudar nos custos” ou de um contrato de exportação para “ajudar a viabilizar”. Nestas condições é muito provável que a China aceite apenas vender… Read more »

Rodolfo

Na situação geopolítica atual e dentro do continente americano, melhor o Brasil continuar fazendo negocios com a China mas usar material militar ocidental, principalmente europeu, que já fornece caças, misseis ar-ar, fragatas, submarinos, torpedos pesados, blindados, etc…

Joanderson

Tanto o caça turco como o sul coreano tem muita tecnologia dos EUA no dia que o Trump louco resolver sancionar para favorecer sua indústria militar será fim de carreira para turcos e sul-coreanos.

BVR

Salve Joanderson !! Possivelmente os EUA estarão mais “agressivos” na possibilidade de vender seus caças; ainda que o concorrente seja um aliado de longa data. Então, para a Índia (caso ela faça opção adquirir – e não desenvolver – uma aeronave de 5ª geração) é muito provável que os EUA façam de tudo para emplacarem o F-35 lá. Já no caso que a matéria trata (Paquistão), pode ser que haja algum tipo de pressão sobre os turcos; mas de que tipo seriam fica difícil prever (muitos interesses envolvidos. Poderiam propor algo sobre a “nova” Síria; sobre a questão dos rebeldes… Read more »

Last edited 15 dias atrás by BVR
Apolinário

No caso do Paquistão, já li que pensam em usar uma versão com motor e equipamentos chineses, incluindo o sistema de ejeção do piloto

Last edited 14 dias atrás by Apolinário
Rodolfo

O KF21 teve transferência de tecnologia da Lockheed como contrapartida a aquisição do F35, mas boa parte é produzido na Coreia, até os motores da GE sob licença. AESA, IRST, jammers sao produzidos na Coreia. Alguns sistemas como ambiente, pressurização, freio, assento, ejetor, canopy e TF/FA sao produzidos por empresas americanas, europeias e israelense.

E como nao tem o mesmo nivel de stealth do F35, nao deve ser barrado, tanto que o acordo com Indonesia nao necessitou de aprovação do congresso americano. Provavelmente países que não sejam autorizados a comprar o F35 nao teriam barreiras para comprar o KF21.

Carlos Campos

IRST em parte é Leonardo, mesmo do Gripen, li que o sensor propriamente dito é leonardo, mas outras partes é do sistema é tudo coreano

felipe

Aí vão de J-35 (que Paquistão já vai produzir) e Su-75, etc. não tem fim de carreira nenhum

Iran

Agora fica complicado pro KAAN ser adquirido em grandes números pelo Paquistão porque eles já adquiriram o J-35 da China.

Carlos Campos

Eu achava que o Paquistão ia de J35

Carlos Campos

Índia tem um peso enorme nas costas

Rogério Loureiro Dhierio

Os caras terão uma miscelânea 5G entre J35 e KAAN além de outra miscelânea 4G entre o JF-17 e J-10.

Independente disso, no quesito 5G a Índia ficou para trás.

China e Paquistão ambos com duas versões de 5G.

O que a índia fará?

Não faço a mínima ideia.
Mas será interessante assistir o desenrolar dessa novela Indiana.

Vai para a Europa?
EUA?
Rússia? Essa eu duvido.
Japão?
Coréia do Sul?

Para botar mais um melodrama ou um toque de piada só falta a índia ir para o Irã com o programa galático do jatinho de controle remoto.

Last edited 14 dias atrás by Rogério Loureiro Dhierio
adriano Madureira

Parece que o paquistão aparentemente está bom das pernas, há pouco tempo estavam em vias de quebrar, agora está adquirindo caças…

Acho que estão futuramente querendo se verem livres dos caças americanos que usam “tornozeleira” e que só podem ser usados em paradas militares e datas como o 14 de agosto…

Pôis da última vez que os usaram,Washington exigiu saber se os falcons foram usados,depois ainda tem fanboy que quer ver esses caças aqui.

Cipinha

Das opções de caça de 5ª geração, esse é o que menos descontentamento geopolítico traria. Se escolhe F-35 fica dependente dos EUA, se algo chinês ou russo a situação é mais complicada ainda, mas turco não traz tantos problemas. Os Sul coreanos ainda não tem um KF-21 de 5ª geração

marcelo

Infelizmente aqui no Brasil, o pequeno investimento que temos, do governo federal, vai para pagar os altos salarios , dos 5%, dos altos cargos, das força. e manter altos, salários
dos previlegiados haja , dinheiro , para mantê-los .

Fabio Araujo

Acho que a Colômbia vai terminar com o KAAN ou oJ-10 ou o JF-17 pois não creio que o Trump vá seguir adiante nas propostas do F-16 e tão pouco libere algum caça ocidental com tecnologia americana para a Colômbia enquanto o Gustavo Petro estiver na presidência.

Walsh

Se é bom ou não, não sei, mas que é feinho esse bicho, ah isso é.

Alex Prado

Interessante se os componentes críticos como aviônicos,radar, motor são de origem turca sem vetos de empresas ocidentais o Paquistão fez um bom acordo. A índia não deve ter gostado disso…já não basta a China ter produzido um caça com eles agora os turcos….bom veremos o que vai acontecer esse caça lembra vagamente o Su-57.