Lockheed Martin modernizará o F-22 Raptor com sensores avançados de detecção de ameaças por infravermelho

F-22 Raptor - Lockheed Martin
ORLANDO, Flórida, 22 de janeiro de 2025 /PRNewswire/ – A Lockheed Martin (NYSE: LMT) recebeu um contrato de US$ 270 milhões da Força Aérea dos Estados Unidos para integrar um sistema de sensores defensivos de próxima geração baseados em infravermelho no caça F-22 Raptor.
O F-22 será equipado com um novo conjunto distribuído de sensores TacIRST incorporados, desenvolvidos pela Lockheed Martin para aumentar a sobrevivência e a letalidade da aeronave. O sistema, denominado Infrared Defensive System (IRDS), visa reforçar as capacidades defensivas do caça. Além da integração do IRDS no F-22, a empresa também apoiará sua implementação em outras plataformas.
“Entendemos a necessidade de sistemas infravermelhos avançados e versáteis como o IRDS, que tornarão as missões dos pilotos mais seguras e eficazes contra adversários atuais e futuros”, afirmou Hank Tucker, vice-presidente de Sistemas de Missão da Lockheed Martin. “Estamos comprometidos em apoiar a Força Aérea com inovação contínua, garantindo capacidades que dissuadam e derrotem ameaças em evolução.”
Justin Taylor, vice-presidente do programa F-22 na Lockheed Martin, acrescentou: “A Lockheed Martin tem orgulho de continuar a parceria com a Força Aérea nos esforços essenciais de modernização do Raptor, aproveitando nossa experiência em aeronaves de 5ª geração e sistemas de superioridade aérea para integrar capacidades que assegurem a supremacia aérea dos Estados Unidos hoje e no futuro.”
Sobre a Lockheed Martin
A Lockheed Martin é uma empresa global de tecnologia de defesa, impulsionando a inovação e o avanço da descoberta científica. Nossas soluções de missão em todos os domínios e a visão 21st Century Security® aceleram a entrega de tecnologias transformadoras para garantir que aqueles a quem servimos estejam sempre à frente. Mais informações em Lockheedmartin.com.
FONTE: Lockheed Martin Aeronautics
O F-22 é capaz de controlar drones como o SU-57?
A última vez que o SU-57 controlou não deu muito certo
Verdade kkkkkkkk
https://www.aereo.jor.br/2024/10/07/russia-perde-drone-de-ataque-stealth-s-70-okhotnik-na-ucrania/
A própria Rússia derrubou o drone
Destruiu porque perdeu o controle dele.
A causa desta perda de controle, se foi por pane em algum sistema ou por ação inimiga, não está clara…
Caso controlar como o Su-57 controla, é melhor não ter algo para controlar.
Controlar é uma palavra muito forte kkk
Não, não precisa de drone tá abater balão.
Se for por isso, o F-16 voa autonomamente em protótipo. Sem piloto. Nem por isso é melhor que o F-22 (ou o Su-57). Comparação sem pé nem cabeça, ainda mais com um teste que falhou. Os testes do F-16 deram certo, pelo menos. A “prova de fogo” do Su-57 vai ser quando o Irã receber. E aí vai existir um confronto direto entre ele e o Adir (com todo apoio da eletrônica de lá). Não vai acontecer confronto entre Rússia e EUA antes disso mesmo, nem entre qualquer força aérea da OTAN e Rússia. O resto é só brigar com… Read more »
“Controlar” não é bem a palavra.
https://www.twz.com/air/f-35-ai-enabled-drone-controller-capability-successfully-demonstrated
Superior ao russo. De acordo com o que foi encontrado nos destroços do drone russo, só havia conexão por rádio.
Aeronave ímpar no mundo, a mais bela, sem dúvida alguma!
Que ofensa ao F-14… Mirages também fizeram beicinho pra você…
Igual ao Tomcat nunca mais…
Concordo plenamente
Apertem os cintos, o piloto sumiu!!!!
Quero ver se vai ser uma gambiarra como aquele POD gigante
impressionante o projeto do F22. literalmente uns 30 anos à frente de seu tempo.
30 anos e ainda não há um projeto que chegue a altura. Nem europeu, russo ou chinês.
Vamos ver como serão os próximos 30 anos.
demais. acho que nunca um sistema de armas foi tão superior a qualquer outro concorrente
Só não pode abrir o compartimento de armas ou usar tanque externo para a função furtivo falhar
Tem alguma aeronave furtiva que mantenha sua furtividade plena com a baia de armas aberta ou usando cargas externas, como tanques ou armamento em pilones?
Só agora os novos aviões chineses podem (com muitas interrogações) ter superado o F-22.
Sequer chegaram no mesmo nível.
Superar aínda é algo distante.
Superar? Creio que nem no mesmo nível estão
E olha interrogação nisso… interrogação pra cacete… Avião furtivo chinês é igual a cabeca de bacalhau. Todo mundo sabe que existe, mas alguém aqui já viu uma?
Eles são furtivos de verdade, quem vai ver?
Ufanista a colocação, ele nunca sequer entrou em combate. Logo, não foi testado, principalmente em ambiente contestado, como na Ucrânia, que se tornou um verdadeiro moedor de mitos. O pouco e tudo o que se sabe dele vem do fabricante, e aqui não desmerecendo a aeronave, que é fantástica voando. Mas bastou um temporada voando na Síria para descascar o revestimento stealth em pleno voo.
Comparar aquilo que não se sabe com aquilo que se imagina sem ter dados para tal é puro chute. A vida real é diferente da bula do fabricante.
”Uma andorinha só não faz verão” Este velho ditado está mais atual do que nunca ↓ —- ”O caça furtivo Chengdu J-20 da China vem realizando testes sofisticados que alavancam enxames de drones para potencialmente superar o F-22 Raptor da Força Aérea dos EUA. Esses testes envolvem o uso de drones como ativos de reconhecimento e ataque, aumentando muito as capacidades de combate do J-20. Em dezembro passado [2024], o caça furtivo Chengdu J-20 passou por testes que agitaram o pote nos círculos de simulação de combate aéreo. De acordo com várias fontes, essas simulações intencionalmente reduziram as capacidades de… Read more »
realmente estava ( ainda está) na fronteira da tecnologia.
Sem dúvidas uma máquina que representa toda a história da indústria de pesquisa, desenvolvimento, testes e construção da indústria aeronáutica militar norte-americana.
É um clássico da era moderna, foi concebido, projetado, desenvolvido, desenvolvido e operacionalizado como uma plataforma extremamente capaz e com características únicas para há época em que voo.
O “bixo” é bonito. Ainda colocaram o nome de raptor rsrsrsrs. Tem um vídeo do Growling sidewinder que mostra ele voando um caça contra o f-22, e ele estava ali de boa interagindo e buscando no radar onde estaria o raptor; quando de repente o f-22 estava colado nele. Ele se assusta e sai rapidamente soltando chaffs e flares como louco tamanho o susto. Mas vc’s podem imaginar o fim inevitável dessa tentativa de fuga dele, não é ? Claro foi uma simulação; mas que as capacidades do raptor podem levar pilotos inimigos a encontros desesperadores como o descrito é… Read more »
Na vida real isso nunca aconteceria, o Raptor já teria lançado um missil BVR a muito tempo e ido embora…
“Ainda colocaram o nome de raptor rsrsrsrs”
Sera se o F22 (1996 – 2011)recebeu esse nome em referencia àquela classe de dinossauros famosa? Ou uma referencia aos filmes?
1. Jurassic Park – O Parque dos Dinossauros – (1993) – Steven Spielberg
2. O Mundo Perdido: Jurassic Park – (1997) – Steven Spielberg
É por que sabiam que seria extinto em poucos anos, só sobrando modelos estáticos em museus…
Já fazem 25 anos e tão aí na fronteira do conhecimento tecnológico ainda
Com a permissão dos editores, eis o link do youtube.
(sigam direto a 4:12 e assistam até 4:54, mas se preferirem assistam tudo).
https://www.youtube.com/watch?v=DnUTPwfuJHE&ab_channel=GrowlingSidewinder
Saudações.
e eu achando que o F-22 estaria fora de operação em 2030 , vão prolongar o tempo de serviço alem de 2030 para uma boa quantidade dos que estiverem em melhor condições.
https://www.aereo.jor.br/2022/03/30/forca-aerea-dos-eua-quer-enviar-33-cacas-f-22-raptor-para-o-cemiterio/
pelo que vejo nem tem substituto. acho que ele só sai de operação nos próximos 20 anos se for por fadiga de material mesmo ou se os adversários criarem alguma tecnologia que o supere
O substituto, teoricamente, será o NGAD + CCAs. Por mais que o programa esteja na geladeira, agora que os chineses voaram aqueles protótipos dificilmente o Congresso vai deixar a USAF cancelar o NGAD.
Não há atualmente substituto na USAF, será aposentado por fadiga material mesmo . Mas ao que tudo indica será subsituído pelo NGAD. Mas alguém tem notícias sobre a USNAVY? ao meu ver desde a aposentadoria do F-14, só downgrade ( claro que tecnologias novas surgiram) , mas não vejo mais a rivalidade com a USAF por melhores caças ( algo que tinha desde a segunda guerra, passando pela guerra fria), super hornet e o F-35 não se comparam ao f-15 e F-22. antes as duplas que concorriam High low: F-15/F-16 vs F-14/F-18, tinha até aquele jogo do super nintendo, Sonic… Read more »
O F/A-XX (da USN) está, ao menos em tese, mais garantido do que o NGAD
Aposto que não vão modernizar o Software da IBM que roda no sistema do F-22 que de tão eficiente e “antigo” é a prova de “hackers” nenhum Chinês sabe programar um software da década de 80;
Cada vez menos operacional. Agora virou plataforma de luxo de testes de integração de novos sistemas …e o Felon controla sim drones de combate e já os testa em pleno campo de batalha. A falha faz parte do processo de quem não tem medo de testar sob fogo inimigo…
Da última vez em que o su 57 controlou um drone não muito certo kkkkkkkkkkkkkkkjkkkkkkkkk
Obs: su 57 não é páreo para o f22!
Fico imaginando o Brasil controlando um drone . O Brasileiro não perde uma , no quesito críticas. No quesito prática, ficamos mudos .
Su-57 nem stealth de verdade é!