Marignane – A Airbus Helicopters entregou dois helicópteros H225M à Diretoria Geral de Armamento (DGA) da França. Essas aeronaves são as primeiras de um lote de oito unidades encomendadas em 2021 e serão operadas pela Força Aérea e Espacial Francesa, substituindo os antigos Puma em serviço em bases no Exterior, como na Guiana Francesa, Djibuti e Nova Caledônia. Os novos helicópteros serão utilizados em missões operacionais, busca e resgate, além de transporte utilitário.

“A entrega desses dois novos H225M à Força Aérea e Espacial Francesa é muito simbólica, pois a França foi o primeiro operador desse modelo. O Caracal provou, em diversas ocasiões, sua eficiência em missões de combate, busca e resgate, gerenciamento de desastres e evacuação médica”, declarou Bruno Even, CEO da Airbus Helicopters. “Estamos muito orgulhosos de que a Força Aérea e Espacial Francesa tenha renovado sua confiança no Caracal”, acrescentou.

Assim como todos os H225M recém-produzidos, as oito unidades encomendadas pela França estão equipadas com avançados sistemas de aviônicos. Entre os novos recursos, os Caracal franceses contam com o sistema eletro-óptico Safran Euroflir 410, o sistema de navegação inercial Sigma, além de novos equipamentos, como o rádio VUHF Thales TRA6034 e o transponder de identificação IFF TSC4000.

O H225M já demonstrou sua confiabilidade e resistência em operações de combate e zonas de crise ao redor do mundo. Atualmente, há mais de 350 unidades H225 e H225M em operação, somando um total de mais de 880.000 horas de voo. Entre os países que utilizam esse modelo estão França, Brasil, Malásia, Indonésia, Iraque, Tailândia, Singapura, México, Holanda, Kuwait e Hungria.

FONTE: Airbus

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Underground

Esses são iguais aos nossos?

Miguel Felicio

……pois é aqui no país poderoso, é tido como “Kombi”…….

Guacamole

?

Fabio Araujo

Infelizmente não costumamos valorizar o que fabricamos, esse é um excelente helicóptero e graças a ele somos um dos poucos países com helicópteros com capacidade de reabastecimento aéreo, creio que os UH-60 pode ter essa capacidade mas não sei se os que temos são equipados para reabastecimento.

Camargoer.

O equipamento é bom.. as críticas são apenas uma disputa política para criticar quem estava na presidência.

Se fossem compradas geladeiras d Electrolux estariam criticando até agora porque não escolheram Brastemp..

Michel Lineker

Se era por questão política, por que agora o exército quer comprar o concorrente dele sem Transferência de Tecnologia e no mesmo Governo que escolheu o próprio H225 lá atrás?

Camargoer.

Talvez porque o M225 o UI+H60 sejam equipamentos de diferentes classes… talvez porque a Sikorsky não aceitou um acordo com a Helibras para montar os seus aparelhos aqui, como a Saab fez com a Embraer.. talvez a Embraer não tenha aceito montar os helicópteros aqui como a Helibras fez com a Airbus… talvez a AIrbus não tenha um modelo equivalente ao UH60 que pudesse ser oferecido para o EB.. talvez porquea mesma pessoa que escolheu o UH60 era quem tinha escolhido os Sherpa e agora foi quem escolheu comprar pontes desmontáveis nos EUA.,.. só que nada disso tem relação com… Read more »

Samuel Asafe

não duvido da capacidade dos blackhawks, mas me espanta o fato de não procurar uma compra que atendesse o complexo industrial ja instalado em território nacional. É o mesmo que nós, agora, com um estaleiro em consórcio com os alemães, optássemos por do nada, comprar fragatas chinesas.
E tem mais. Os helicópteros comprados vem só com o kit básico; nada de reabastecimento em voo e nem disparo de mísseis. Triste.

Santamariense

A disputa política causou o erro grave nas MGB? Erro grave que causou a queda de aeronaves do tipo? Erro esse que, para ser consertado de maneira não-definitiva, a Airbus cobrou para consertar? E a ToT prometida com nacionalização crescente que não foi alcançada? Vendas do modelo a partir das Helibras, cadê? A própria compra foi uma decisão política, e só política, pois as Forças não foram consultadas se precisavam de um helicóptero desse tipo e tamanho e nem mesmo nas quantidades adquiridas. E tu diz que as “críticas são apenas uma disputa política para criticar quem estava na presidência.”??… Read more »

Rommelqe

Totalmente de acordo, caro Santamariense.

Santamariense

Obrigado, Rommelqe. As pessoas replicam inverdades de forma sistemática, com razões nem sempre transparentes. Precisamos mostrar os pontos para tentar abrir os olhos da maioria.

Rommelqe

Não e bem assim profexo. Vc sabe que foram problemas tecnicos extensos causaado ate mortes….

Dagor Dagorath

O Black Hawk não é concorrente direto do H225M, pois são de categorias diferentes. O H225M transporta mais do dobro de passageiros e suporta uma tonelada a mais de carga que UH-60.

Rommelqe

Sim, mas representou para o Brasil um pessimo negocio. Nao recebemos praticamente nada de ToT, nao exportamos nem um parafuso e uma chave de boca que pudesse apertar na parafuso-bras

Rommelqe

Foram trocadas as MGB das ubidades brasileiras e a qual preço! E quem pagou!
Essas unidades francesas ja saem de fabrica apos reprojeto das MGB. Qual era a autonomia maxia em termpos de tempo de voo!

EduardoSP

Houve duas quedas de versões civis devido a falha de projeto da transmissão principal. As maiores operadoras de transporte offshore proibiram voos com a aeronave por muito tempo, até a Airbus reprojetar e trocar a transmissão.

As aeronaves que não trocaram a transmissão operam sob rígidas restrições e necessitam revisões em furtos períodos.

Não se sabe se as aeronaves brasileiras tiveram a transmissão trocada ou se operam com as mencionadas restrições.

Rinaldo Nery

Operam com as restrições, até aonde sei.

MMerlin

É isso o que divulgam meios não oficiais mas confiáveis.
O complicado é ver um mais um investimento em ToT, em infra, em treinamento de técnicos e engenheiros, em doutrina e logística, tudo isso sendo descartado, num médio prazo.

Carlos Campos

Kombi sempre vai ser Kombi

Cristiano ciclope

Nenhum crítica a Kombi, veículo robusto, econômico, de manutenção fácil e cumpre a missão até hoje!

Santamariense

Chamar o helicóptero da Airbus de Kombi é uma ofensa…à perua da Volkswagen…

Carlos Campos

Não foi por isso não, pq pelo preço na época daria para ter comprado Chinook, no final foi um acordo ruim, pq esse mesmo heli veio com problemas no rotor que demorou a ser corrigido, daí o nome Kombi, no final a Helibras nao usou ToT pra PN, Helibras é uma apertadora de parafusos, que hj tá de volta na mão dos Europeus, isso fruto da Saudadora da Mandioca, a Grande Estocadora de Vento, a Dona da Maior Crise Finaceira da História Recente do País, mas para pessoas que gostam de defender os erros dos seus poli.ticos de estimação a… Read more »

Cristiano ciclope

A helibras nunca saiu das mãos dos franceses, e ela não apenas aperta parafusos como você diz, aqui se fábrica a caranegam e algumas pás de hélices dos helicópteros, ou seja quase a mesma coisa que a Embraer.
O quê me espanta, e o Brasil der o segundo maior mercado de helicópteros do mundo e só termos uma fábrica francesa aqui.
Era para ter uma fábrica americana, uma russa, uma chinesa e uma italiana, más …….

Santamariense

“…ou seja quase a mesma coisa que a Embraer…”

Cara, que absurdo tu escrever isso!! A Embraer projeta, desenvolve e constrói dezenas de aeronaves comerciais, executivas, militares, agrícolas, etc. Ao passo que a Helibras projeta, desenvolve e constrói o que, mesmo???

Carlos Campos

Pegar projeto no exterior é fácil, a EMBRAER como vc disse, cria do zero e faz a integração dos aviônicos e certifica.

Rommelqe

Dor de rotorvelo….

Santamariense

Heheheheh…boa!

FELIPE

Desculpe meu caro, mas equipamentos franceses possuem manutenção mais cara em geral. Outro ponto é que 8 helicopteros deste modelo pra cada força já atenderia suas necessidades, ou seja, metade do que foi contratado (24 + 2 GTE), 50 unidades de um helicóptero deste porte foi um exagero (47 no fim). Precisávamos de mais helicopteros manobraveis de assalto e até ataque , como o Black Hawk e o Cobra.

MMerlin

Sou suspeito para falar do Cobra.
A logística e reposição de peças tem valor fundamental, principalmente no meio militar.
A família AH-1 compartilha mais de 80% dos componentes com a família UH-1. Se as FA vissem utilidade e adquirissem o segundo, seria um pulo, sem muito impacto de manutenção, para a compra do segundo.
Mas a tempos não são utilizadas pelas FA. Salvo engano, o último operador foi o EB.

Last edited 18 dias atrás by MMerlin
MMerlin

Corrigindo: para a compra do primeiro.

Santamariense

O EB nunca operou nenhum modelo da família UH-1. Só a FAB operou UH-1D/SH-1D/H-1H. A MB opera outro modelo da Bell, o Jet Ranger.

MMerlin

Então é isso. Lembrava que já havia sido usado no BR. Não lembrava por qual ramo.

FELIPE

Outro ponto, o contrato abrangia um helicóptero leve 100% nacional para substituir os esquilo, e cadê????

Carlos Campos

Cadê a ToT de nós pra nós mesmos?

Jonas

Quem não te conhece que te compre
Os desavisados ainda caem nesse teu papo
Deve haver centenas de posts sobre o tema e comentários abertos da época pra quem realmente quer saber

Camargoer.

Não sou tema da matéria… o dia em que a Trilogoa publicar minha biografia, ai sim vamos discutir sobre mim..

para quem for curioso, busca meu lattes…

entendeu???

Santamariense

Bla bla bla…”busca meu Lattes”…ora, por favor…vai querer posar de bonzão, só porque diz ter doutorado ou sei lá o que? Coisa pequena e mesquinha.
Isso fala muito da atual situação da academia brasileira…e explica muito a situação do país.

José de Souza

Posta teu Lattes aí pra gente ver a “situação”…

Santamariense

Outro papagaio? Onde que Lattes e o escambau torna alguém melhor que os outros? Ora, tome tendência, sujeito. O dia que título for garantia de que alguém e melhor que os outros por conta disso, voltamos a conversar.

Rinaldo Nery

Não são.

Johan

O helicóptero em si não é ruim, mas o alto custo de operação aliado aos problemas que até pouco tempo atrás tinha com a MGB e a sensibilidade da eletrônica embarcada com o clima da Amazônia complicou a vida dele aqui.
Por falar na MGB, estava sendo testado em Itajubá, um exemplar com a “nova” MGB visando sanar os problemas de fadiga das engrenagens. Não vi nenhuma mídia especializada falando a respeito.

Carlos Campos

Kombi sendo Kombi

Santamariense

Já resolveram, definitivamente, todos os problemas das MGB desses aparelhos?? Eles não precisam mais verificar, a cada 10 horas de vôo, a presença de limalha no filtro do óleo das caixas de transmissão principais?

Manuel Flavio Vieira

Pessoal, a aquisição do Black hawk pela AvEx foi fruto de avaliações iniciadas no fim da década passada. Além do BH, avaliaram o UH-1Y e o AW139. Notem que são helicópteros de capacidades semelhantes (transportam, em media, 12 soldados sentados). O H225M é de outra classe, tem muito capacidade (transporta o dobro de soldados) e também tem um custo de operação maior. Não faria sentido algum adquirirem um H225M só porque tem uma parcela de componentes nacionais.

Last edited 19 dias atrás by Manuel Flávio
Abymael2

Sucesso no mundo. Evolução de uma máquina com várias gerações de aperfeiçoamento por décadas. Mas, aqui no Brasil, foi decretado que é uma porcaria. Entre outros, pelos mesmos que mandaram desativar o Mil Mi-35 porque era ruim e “impossível de operar, o pós-venda é péssimo, bla bla bla”.
De fato. Se trata de uma máquina muito complexa e dispendiosa para um país como o nosso, só pode ser operado por verdeiras potências mundiais, tais como Angola, Burkina Faso, Djibuti, Eritreia, Mali, Ruanda, entre muitos outros.

Santamariense

O Puma e o Super Puma são ótimas aeronaves. No H225M a Airbus errou, fez um Frankenstein e até hoje não resolveu de forma definitiva o problema mecânico e de projeto das MGB.

Dexter

É um bonito Heli, imponente, forte e moderno…
Mas esse design é muito anos 70/80.

Bruno Vinícius Campestrini

O Caracal é uma evolução do Cougar; que por sua vez é uma evolução do Puma, um helicóptero projetado na década de 60. Por isso do design um tanto quanto retrô da Kombi (essa deveria ser a designação oficial do H225M no Brasil, BTW)

Last edited 18 dias atrás by Bruno Vinícius Campestrini
Dexter

Vintage…

Carlos Campos

Helicoptero forte que tem medo de voo

Dexter

O Heli é forte, só tem tem um probleminha de tendinite no joelho/ gearbox.
Abraço.

Heinz

Melhor helicóptero dos “pesos médios” do mundo e sem mais.

Santamariense

Hehehe…O AW101 é muito superior, mas bota muito nisso!!!

Carlos Campos

Tão bom que os EUA compraram até para levar o presidente deles, diferente de um Héli problemático aí, que dizem que só vende com propina

Santamariense

Pois é!