A Força Aérea Real da Tailândia (RTAF) realizará uma avaliação crítica do caça Saab Gripen, focando em sua capacidade de operar a partir de pistas improvisadas em rodovias públicas, segundo informações do jornal The Nation. O teste, agendado para fevereiro de 2025, será um marco na avaliação do Gripen E como um possível substituto para a envelhecida frota de F-16 da RTAF.

O Gripen, conhecido por suas capacidades de decolagem e pouso curtos (STOL), foi projetado para operações dispersas. Esse conceito foi desenvolvido durante a Guerra Fria pela Força Aérea Sueca (SwAF) como parte do sistema “Bas 90”, que distribuía os caças pelo território para dificultar ataques-surpresa. Como resultado, o Gripen foi projetado para operar a partir de bases aéreas dispersas e até mesmo estradas comuns.

A Saab afirma que o Gripen pode decolar de uma pista de 500 metros e pousar em 600 metros, em estradas com apenas 16 metros de largura. O design do caça, incluindo os canards, aumenta o ângulo de ataque e fornece mais sustentação em baixas velocidades, auxiliando no pouso. Junto com os elevons das asas, cria uma força aerodinâmica descendente que melhora a frenagem. Além das capacidades STOL, o Gripen foi projetado para reabastecimento e rearmamento rápidos, permitindo que pequenas equipes de conscritos realizem manutenção ágil. O caça também pode se mover autonomamente para áreas de manutenção e até mesmo realizar uma manobra de retorno na estrada. Outros recursos facilitam a manutenção, como reabastecimento a quente, rápida substituição de Unidades Substituíveis em Linha (LRUs) e sensores internos que alertam o piloto sobre peças que precisam ser trocadas.

Esse será o primeiro teste da RTAF de decolagem e pouso do Gripen em uma rodovia. O objetivo é validar a afirmação da Saab de que a aeronave pode operar a partir de rodovias com menos de 800 metros de extensão, caso uma base militar seja destruída. A Força Aérea Sueca já demonstrou essa capacidade, com pousos em 500 metros e decolagens em 400 metros. Para a RTAF, essa capacidade será crucial na decisão de substituir os F-16 pelo Gripen E.

A possível aquisição do Gripen já recebeu aprovação preliminar do Ministro da Defesa, Phumtham Wechayachai. Atualmente, a RTAF e a Saab estão discutindo possíveis benefícios adicionais, como transferência de tecnologia. A decisão final sobre a compra está prevista para 2025, e há possibilidade de que a RTAF adquira um esquadrão Gripen, fortalecendo sua capacidade operacional.

SAIBA MAIS:

Saab Press Trip 2024: Caças Gripen da Força Aérea Sueca em operação de dispersão em rodovia

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Willber Rodrigues

A FAB pensa em fazer o mesmo, ou já fez isso, em alguma rodovia?

Caminhante

hehe é uma piada né? aqui n existe uma que n tenha um buraco.

Welington S.

Pode parecer que não, mas existem estradas boas pelo Brasil.

Rinaldo Nery

Já dirigiu na Bandeirantes? Dom Pedro?

Felipe M.

Não vê que o “Caminhante” só caminha?

Rinaldo Nery

Johnny Walker

FELIPE

em Brasília há vias largas no plano piloto e no setor militar urbano que um aviao pode pusar e decolar de boas

Felipe M.

Xará, do DF para Goiânia, também tem umas estradas bem boas.
O piloto pode estacionar seu Gripen no Jerivá, comer um bom empadão, e seguir sua viagem rumo a Goiânia. Ou vice versa.

comenteiro

Hhahahah. Parece cena de filme!

Rinaldo Nery

Pamonha. Sempre parava lá.

Welington S.

Com certeza pensa e em algum momento vai ocorrer.

J R

Pela quantidade de pistas de pouso por esse país afora nem precisa de rodovia, ainda mais se ele precisa só de 400 metros para decolar.

Renato Pereira

Pensei exatamente nisso!
Só aqui no RJ são +ou- 20 pistas contando BASC/BAGL/BAAF, BAeNSPA e os aeroportos civis…
Mas seria interessante para desdobrar forças, tem estados com quantidade bem menor de pistas…

Rinaldo Nery

A FAB já operou em”n” rodovias. Eu mesmo operei na 364, em 1998.

Renato

Precisaria ter Gripen primeiro.
Quantos temos, 7… Indo para dois anos sem nenhuma entrega?!?!
País da piada pronta..

Heinz

já era para está finalizando as entregas e o segundo lote em produção já, mas aqui é o país do retrocesso em todas as esferas.

EduardoSP

Sim, retrocesso há muitos e muitos anos.

FELIPE

Se vc se informasse saberia que já temos 9 Gripen E/F , 8 em Anápolis e 1 reservado para testes que será repassado a FAB. Sem nenhuma entrega? Vive em que planeta? 2 anos nada, 2 unidades vieram ano passado. Assim, antes de criticar pelo menos se informe.

Rodolfo

Eu acho que esse tipo de capacidade é importante para países menores como Singapura e também faz parte da doutrina sueca. Pra um país grande como o Brasil cheio de floresta no norte, tem que operar de pista de aeroporto ou base aérea mesmo.

Leandro Costa

Eu enxergo como uma boa capacidade de se ter, até devido às distâncias envolvidas. Uma ‘base mais próxima’ do local da ação pode significar mais tempo sobre o alvo ou mesmo um local de onde não se espera que certas aeronaves poderiam aparecer. Acho válido. Ainda mais nos dias atuais com mísseis de cruzeiro com alcances cada vez maaiores.

Bem… mal não faz 😛

Felipe M.

Sim. No entanto, seria um bom plus. Se os ucranianos, em um território do tamanho de MG, conseguiram e conseguem manter seus caças escondidos, imagine o que dá para fazer no Brasil. Com bastante treinamento e capacidade logística, essa é uma capacidade extremamente valiosa, especialmente para uma força aérea que tem uma frota reduzida. Com uma capacidade dessas e a quantidade de estruturas já existentes, o Brasil um dia chegando a 72 a 108 caças, que são os números normalmente chutados, é algo bem relevante em termos defensivos. Ucranianos com um punhado de caças conseguem dar uma dor de cabeça… Read more »

Maurício Veiga

Sim, essa capacidade também existe na FAB e nossos pilotos tem plenas condições para isso!!! Já teve pouso de emergência de F5 na década de “80” em rodovia no Brasil…

Last edited 22 dias atrás by Maurício Veiga
BlackRiver

Operar em rodovias é sem dúvida uma capacidade e tanto para uma Força Aérea, mas o fato é que no Brasil onde tem rodovias em condições para operar um caça também tem pistas em número e tamanhos suficientes, logo não compensa o risco…
E em regiões onde não tem pistas também não tem rodovias 🛣

Logo se operar em rodovias, fosse algo realmente importante, e que fizesse diferença, grandes potências militares como: 🇺🇸 🇫🇷 🇩🇪 🇨🇳 🇷🇺 🇮🇹 🇪🇸 🏴󠁧󠁢󠁥󠁮󠁧󠁿
Também teriam doutrinas e treinamentos para esse tipo de operação.

Welington S.

Embora tenhamos o resultado somente no final do ano, eu acredito muito que eles irão bater o martelo pela escolha definitiva do Gripen NG.

Kleber Peters

Acho que já podemos abandonar a nomenclatura NG. E/F já está consolidada.

Dr. Mundico

A FAB pode fazer o mesmo em rodovias brasileiras.
As pedagiadas, bem entendido.

J R

se não me engano a FAB já andou testando rodovias no MS, mas foram utilizados os Tucanos.

Rinaldo Nery

A FAB já operou em “n” rodovias, até na 364.

Fernando Vieira

Problema que tem rodovia que periga ele bater nas cabines de pedágio que estão tão próximas umas das outras que nem deve dar a distância de decolagem.

Mas se o piloto conseguir, ele pode trocar o caça por uma coxinha e uma coca cola no Graal.

comenteiro

E completar o valor…

Carvalho2008

Na década de 80, a USAF realizou ensaios sérios e práticos implementando uma skijump desmontável para implementar em pistas rodoviárias ou bases aéreas, caso trechos da pista fossem interditados por bombardeio inimigo. Vários aviões foram homologados para uma inclinacao de até 9o graus. A4, F8, F16….foram de boa…o F4 Phanton foi reprovado…pois tinha uma atitude muito violenta de tendência a dar uma cambalhota e elevar demais o bico…exigindo extrema perícia do piloto…F18 também participou e foi contatado que podia decolar em configuração de defesa aérea em 40% da distância. Mas porque escrevo isto? Escrevo porque as gerações anteriores não tinham… Read more »

Rinaldo Nery

Sugiro não usar o termo “bico”. Quem tem bico é galinha. Nariz é o termo correto.

Nunes-Neto

Quem têm Nariz é ser humano,kkk, Radome é o correto… brincando , mas Bico, nariz ,fuça ,frente ,tanto faz numa conversa de blog, dá para entender.

Kleber Peters

Ainda mais considerando que são pássaros, e pássaros tem bico. hehehe

Carlos Campos

kkkkkk

Rinaldo Nery

Sim, dá pra entender. Mas, nariz é o termo correto. Carvalho nos brinda com excelentes imagens de projetos, e postar “bico” não é legal.

Alexandre Galante

Rinaldo, bem lembrado. E paraquedista salta, quem pula é sapo 🙂

Carlos Campos

eu acho errado, pra mim eles se jogam

Rinaldo Nery

Exato. Meu primo é páraquedista (serviu na Brigada Pqdt), e odeia que falem “pula”.

Carlos Campos

imagina ele decolando com 400 mtrs armado

BVR

Brasil poderia voltar a realizar operações em rodovias, como já lembraram alguns foristas.
Eu lembro da notícia de uma operação assim, em rodovia, se não falha a memória não era com os caças (bom, ao menos essa que lembro).
O gripen já tendo sido pensado com essa capacidade fica muito mais fácil.

Kleber Peters

F-5 já pousou em Fusca (foi em emergência, mas vale a flauta).

Já fiquei parado pra Bandeirante pousar (foi em SP, não me lembro a rodovia).

Várias vezes a FAB já fez operação de rodopista. Tanto esquadrões de transporte quanto de combate.

BVR

Salve Kleber Peters !
A operação que eu recordo não foi com o pessoal da caça.
mas o importante é retomar essa capacidade. Aliás, se a Embraer estiver pensando num substituto para o bandeirante, que ela construa já pensando nessa capacidade.

Rinaldo Nery

Foi na Anhanguera, próximo à divisa com MG. Manobra do 4° ETA. O cmt do Esquadrão era o Joseli, hoje ministro do STM.

Perigoso

Off Topic: Eu li que a China ofereceu um lote de caças J-10 de graça para o Brasil em troca de ter acesso a base de Alcântara.

Vocês sabem se isso é verdade ?

Matheus R

Coloca aí onde você leu essa notícia.

brutus

so pesquisar no google tem ate alguns site jornais

Kleber Peters

A oferta ocorreu. Quem primeiro noticiou acho que foi a Veja. Mas a informação de Alcântara apareceu apenas em dois lugares.

Carlos Campos

Eu acho que é fake cara, especulação da especulação

Perigoso

É possível que seja especulação, porque seria muito estranho a FAB não aceitar uma oferta dessas se fosse verdade.

santiago

Rapaz , com a eleição do Trump , se aceitar um acordo desse , no dia seguinte teria ele esbravejando no x

Perigoso

Sim, ele ia ficar furioso e xingar muito no twitter kkkkk, se for verdade essa proposta ela seria bem vantajosa para o Brasil mas ia despertar a ira de políticos ultra radicais extremistas.

Eu acho que o Trump não ficaria só nos xingamentos se o Brasil aceitasse uma proposta dessa da China. (O curioso é que se o Trump quisesse ele poderia até fazer uma oferta de parceria melhor que essa da China mas ele nunca fará isso)

Last edited 21 dias atrás by Perigoso
FELIPE

Além da Tailândia a Colombia provavelmente escolherá o Gripen E/F.

Rommelqe

Aprofundando mais este ponto, entendo que estabelecer possiveis locais para puramente realizar dispersoes defensivas, ou seja, esconder as aeronaves de eventuais ataques inimigos, e relativamente simples. Agora, realizar uma operaçao com estaçoes dispérsas, com possibilidade de reabastecimento de combustivel, recarga de armamentos, pequenas operaçoes de reparo, comunicações taticas e estrategicas ja e outro mundo. So de disponibilizar unidades em terra dotadas, digamos, de meteors e iris-t, para rearmamento, ja representa um esforço economico e tecnico extremamente critico. Isso sem esquecer que a dispersão de combate requer a disponibilizasão de equipes super especializadas. Bases dispersas de um ponto de vista apenas… Read more »