Por Valter Andrade

Em 27 de dezembro de 2024 em São José dos Campos a Embraer assinava um contrato com um cliente não revelado, para a venda de duas aeronaves multimissão KC-390 Millennium. Neste contrato está incluindo um grande pacote de treinamento e suporte, além do fornecimento de peças de reposição.

As aeronaves vão ser especialmente configuradas para atender aos requisitos deste cliente, que deseja um transporte tático de tropas e veículos, ajuda humanitária, gestão de desastres e evacuação aeromédica.

Desde que Bosco da Costa Junior, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança fez o anúncio, deste novo cliente que é a décima nação a selecionar o C-390, depois de Brasil, Portugal, Hungria, Coreia do Sul, Holanda, Áustria, República Tcheca, Suécia e Eslováquia. Foi gerado uma enorme curiosidade de quem seria este novo usuário.

Fazendo um trabalho de pesquisa em diversos canais de aviação encontramos indícios apontando para o futuro e misterioso usuário, que ainda não se manifestou oficialmente. Mas afinal quem poderia ser este cliente?

De acordo com alguns canais de notícias de aviação da República do Uzbequistão, aquele pais do centro oeste da Ásia seria o novo operador da aeronave brasileira. O governo de Tasquente, capital da nação, vem procurando modernizar sua pequena, mas jovem força aérea criada oficialmente em 1992.

O Uzbequistão manifestou interesse em adquirir a aeronave de transporte militar Embraer KC-390 Millenium e curiosamente, a empresa brasileira anunciou um contrato com um cliente não identificado para o fornecimento de dois KC-390.

A frota de aeronaves de transporte do Uzbequistão consiste principalmente em modelos de fabricação soviética, como o An-12, o An-26 e o Il-76. O país iniciou a atualização dessa frota com a compra de quatro Airbus C-295M, processo que deverá continuar com o KC-390 brasileiro.

Conhecido pela sua versatilidade em missões de transporte, evacuação médica, busca e salvamento e reabastecimento aéreo, o KC-390 fornecerá ao Uzbequistão capacidades semelhantes e superiores às do C-130 Hercules, mas com tecnologias modernas e custos de ciclo de vida potencialmente mais baixos.

Nenhum acordo final ou compra confirmada foi tornado público. Apesar do grande interesse do Uzbequistão como o décimo operador do KC-390, ficamos na expectativa da confirmação oficial.

FORÇAS AÉREAS E DE DEFESA AÉREA DO UZBEQUISTÃO

Aeronaves de Caças das Forças Aéreas e de Defesa Aérea do Uzbequistão:

  • Su-25 Frogfoot A – 16 unidades – aeronave de ataque
  • Su-25 Frogfoot UB – 4 unidades – aeronaves de treinamento e ataque
  • Mig-29 Fulcrum C – 33 unidades caça multimissão
  • Mig-29 Fulcrum UB – 6 unidades – treinador multimissão
  • Su-27P Flanker B – 18 unidades – caça multimissão
  • Su-27C Flanker UB –3 unidades – treinador multimissão

Total de 80 aeronaves de caça ataque e conversão operacional

Aeronaves de Transportes das Forças Aéreas e de Defesa Aérea do Uzbequistão:

  • Antonov An-26 Curl – 4 unidades – cargueiro leve
  • CASA C-295W – 4 unidades – cargueiro leve
  • Antonov An-12 Cub – 2 unidades – cargueiro médio
  • Ilyushin Il-76MD Candid – 4 unidades – cargueiro médio
  • Ilyushin Il-76TD Candid A – 1 unidade – cargueiro médio

Total de 15 aeronaves de transporte

Treinadores das Forças Aéreas e de Defesa Aérea do Uzbequistão:

  • Aero L-39C Albatros – 6 unidades – treinador avançado

Total de 6 aeronaves de treinamento avançado

Helicópteros das Forças Aéreas e de Defesa Aérea do Uzbequistão:

  • Mil Mi-24P Hind F – 21 unidades – helicóptero de ataque
  • Mil Mi-35M Hind E – 12 unidades – helicóptero de ataque
  • Aerospatiale H125M / AS 550C3 Fennec – 10 unidades – helicóptero de uso geral
  • Airbus H215M / AS 532AL Cougar – 8 unidades – helicóptero de transporte
  • Mil Mi–8T Hip–C / Mi–8MTV / Mi–171E Hip – 42 unidades – helicóptero de transporte

Total de 93 helicópteros

FONTES CONSULTADAS

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Matheus

Com certeza é o Uzbequistão, que já tinha o financiamento aprovado. Para esse ano, a onda de C-390 pela Europa deve aumentar. Além de potenciais acordos em mercados selecionados como a Ásia.

Filipe Prestes

Esperemos que saia também o primeiro cliente latino e potenciais venda na África, nomeadamente Marrocos e África do Sul

JOAO

Força aérea numericamente mais caaz do que a FAB.

Iran

Hoje eu estava vendo a lista de aeronaves da Força Aérea Angolana, se não fosse pelos nossos poucos gripens, seria seguro afirmar que eles tinham uma força aérea mais bem estruturada e tecnológica que a nossa… Complicado

Pra se ter ideia a força aérea angolana 6 SU-27, 12 SU-30, 23 MiG 21, 22 MiG 23, 12 SU-25 e mais 6 Super Tucano.

Last edited 24 dias atrás by Iran
JS666

Sempre tiveram amigo, nenhuma novidade.

Welington S.

Em termo quantitativo? Tá… beleza, mas você sabe que, o que realmente conta, é a operacionalidade em que se encontra os meios, né? De nada adianta ter 6 Su-27 se somente 3 (por exemplo), estão operacionais e o restante com problemas ou sendo canibalizados (por exemplo). É algo que precisa ser pesquisado.

Rafael Coimbra

até parece que nossa células de f-5 e a- estão todas operacionais… se eles tiverem 3 su-27 já daria trabalho

Iran

Fora os 12 SU-30

Samuel Asafe

Tu acha que nossos f5 e Amx tão como? Kkkkkkkkkkk

Iran

Concordo plenamente, mas temos menos de 10 AMX operacionais, e o jornalista Caiafa disse que tinha fontes dentro da FAB que lhe disseram que haviam pouquíssimos F-5 operacionais, consideravelmente menos que os 40-50 que geralmente são conjecturasdos. Então a disponibilidade das nossas aeronaves antigas tbm é baixa, a diferença é que temos aeronaves dos anos 60, já eles tem flankers do anos 90

Santamariense

Não precisa das fontes que o Caiafa diz ter dentro da FAB. A própria Força já divulgou, em 2022, o organograma de baixas do F-5M:

comment image

Portanto, há tempos que não existem esses “ 40-50” F-5M ativos na FAB.

Quanto aos A-1M, dos 11 modernizados, hoje existem 5 operativos e que voam somente no esquadrão Poker.

Chris

Meu amigo… Estamos mesmo nos comparando a Angola ? Uzbequistão ?

Rapaz… Que situação !

José de Souza

Travaram uma guerra contra a África do Sul!

José de Souza

Ex-república soviética…

FRITZ PILSEN

Cada país tem Forças Armadas de acordo com sua possibilidade e necessidade. No caso do Brasil, há várias décadas não temos nenhuma grande questão urgente que demonstre a necessidade de nos equiparmos muito além do que estamos fazemos. No caso do Uzbequistão e de Angola, tratam-se de países com conflitos em países vizinhos e/ou em seus próprios territórios. Portanto, pra eles, gastar em defesa é uma prioridade maior do que a nossa.

Chris

Não sei se você percebeu… Mas até o Trump esta ameaçando tomar terras… Maduro falando em pegar em armas junto com Cuba e Nicarágua.

Até 1 dia antes da invasão… A Ucrânia acreditava que os russos não iriam invadi-la… Porque era uma nação com fortes laços de amizade.

Lembrando que grande parte da paz de um pais… Vem exatamente do medo que as suas FA causam !

Last edited 23 dias atrás by Chris
EduardoSP

“Até 1 dia antes da invasão… A Ucrânia acreditava que os russos não iriam invadi-la… Porque era uma nação com fortes laços de amizade.’
Não foi assim. Desde 2014, após a invasão da Criméia pela Rússia, houve conflitos armados nas áreas separatistas. Não teve nada de “laços de amizade”.

Chris

Segundo os noticiários da época… Reforçados pela falta de patrulhamento nas fronteiras…

Os EUA vinham avisando da invasão e ninguém na Ucrânia acreditava.

George A.

Rapaz, o Biden até jogou isso na cara do Zelensky no “início” da atual guerra…

Luiz Antonio

Se você tivesse que colocar um cão de guarda na sua casa colocaria um poodle só porque os vizinhos são “gente boa” ou colocaria um pitbul para resguardar contra as interferências de engraçadinhos?

Marcelo

Com certeza será o futuro comprador do super tucano e dos outros produtos vendidos pela Embraer !!!!

Augusto José de Souza

Acredito que possa ser a Polônia ou algum país do leste europeu,ambos interessados no KC-390.

Alexandre Costa

Do jeito que a Polônia vem gastando acho difícil eles comprarem somente 2. Não creio que este cliente seja a Polônia.

Jadson S. Cabral

E a Polônia tem histórico de comprar equipamentos militares em segredo? E a Polônia compraria apenas duas unidades?
Tudo aponta para o Uzbequistão mesmo. E se não forem eles, é um país semelhante, com condições semelhantes. Isso tem tudo para ser Ásia ou África.

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

Penso que a Polonia não adquirá apenas 2, trata-se de uma força aérea em visível expansão.

Santamariense

Considerando apenas números (sem entrar no mérito de idade e operacionalidade), os meios “jatos de combate” e “helicópteros” tem frotas maiores que a FAB…

Jadson S. Cabral

Isso que notei

Iran

Se formos ver, muitos países que são considerados não muito relevantes tem forças aéreas com mais vetores que a FAB, e se não fosse pelos nossos poucos gripens, muitas dessas forças aéreas seriam tbm mais tecnológicas, um exemplo é a força aérea angolana, iraquiana, uzbeque, cazaque, azeri, etc

Ruas

Um dos problemas que eu vejo nas forças é que a “ponta de lança” deixa a desejar – MBTs, caças, fragatas, submarinos, defesa antiaérea – enquanto os equipamentos “secundários”, auxiliares, são relativamente bons e numerosos. A FAB é cheio de avião para transporte e patrulha, a MB tem mais de 20 patrulhas, tem mais navio oceanográfico que escoltas, o Exército tem milhares de blindados leves, caminhões, dragas e equipamentos logísticos, helicópteros.

Falta a ponta a lança para o Brasil e parecem que fazem de tudo para não possuir.

Last edited 24 dias atrás by Ruas
Iran

Bem observado

Jadson S. Cabral

É que a ponta de lança é justamente o mais caro. Um lecacy não se compara a um caça como o Gripen bem armado, do mesmo jeito que um M113 não se compara com um MBT moderno, ou um OPV (sobretudo os que a MB opera) não se compara com uma fragata ou um submarino modernos. Sobretudo na Marinha, que é a força mais cara em todo lugar. Meios navais são absurdamente caros. Uma grande fragata ou destróier bem armados tá saindo hoje por quase 1bi de dólares. Imagina montar uma força com 12 bichos desses pra quem mal consegue… Read more »

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

Eu ia comentar isso mesmo: o Uzbesquistão tem uma força aérea de respeito!

Willber Rodrigues

Caso seja o Usbequistão, será que não teria espaço pra ST pra eles?
Aposto que a Embrar mostrou o ST, com certeza eles ficarão impressionados.

Santamariense

Se a Embraer mostrou, eles ficarAM impressionados. Se a Embraer mostrar, eles ficarÃO impressionados.

Willber Rodrigues

Ok, escorregada minha, tem razão.

Santamariense

Valeu!👍👍

Fernando Vieira

Bom, houve uma venda de ST para um “cliente não identificado” também. Vai que foram eles.

Filipe Prestes

Esse cliente já foi revelado, são as Filipinas, que adquiriram um segundo lote

JuggerBR

Com o Trump fazendo beicinho pra Otan e essa discórdia na Groelândia, o FMS perde um pouco de força na Europa, mais oportunidades pra Embraer seguir avançando em suas vendas militares.

Magalhaes

E lá vai o 390 fazendo jus ao seu merecido sucesso. Que venham mais vendas!

Angus

Meio off.

Me arrisco a dizer que poucas Forças Aéreas tem uma aviação VIP do padrão da FAB.

Aviação de combate e transporte, aí é outra história.

RSmith

Quem sabem adiquirem tambem 6 Super Tucanos?

Alex Prado

Essa é a vantagem de uma empresa privada, se caso a Embraer fosse administrada pelo governo….seria uma fabriqueta de teco tecos.

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

Eu também sou favorável à privatização, como fui em relação à EMBRAER.

Porém, nos tempos em que era do governo, a EMBRAER produziu Xavantes, Tucanos, Bandeirantes, Brasílias, Xingus(primeiro avisão pressurizado de pequeno porte) e AMX, e só faz o sucesso que faz hoje, porque absorve tecnologia naquela época.

Enfim, não seria uma fabriqueta de teco-tecos, mesmo estatal.

Sidimar

Poderia a fáb vender os hélices russos para eles?