De MiG-21 a Rafale: Força Aérea da Croácia moderniza capacidades de combate
Em dezembro, a Força Aérea da Croácia passou a contar com oito caças Dassault Rafale, marcando um importante passo na modernização de suas capacidades defensivas e ofensivas. A iniciativa alinha a força aérea croata aos padrões da OTAN, fortalecendo o papel do país dentro da aliança.
O programa Rafale substitui o MiG-21, que ocupa um lugar significativo na história da Força Aérea da Croácia. Durante a Guerra de Independência da Croácia (1991–1995), o MiG-21 desempenhou um papel vital na criação da nova força aérea do país. Sem uma força aérea oficial no início do conflito, a Croácia adquiriu diversos MiG-21 ao longo da guerra, que se tornaram símbolos de determinação e resiliência nacional. Pilotos como Rudolf Perešin, que desertou da Força Aérea Iugoslava em 1991 com seu MiG-21R, ajudaram a elevar o status icônico da aeronave na memória coletiva croata.
Embora os MiG-21 tenham sido modernizados nos anos 2000 para prolongar sua vida útil e atender aos padrões de interoperabilidade da OTAN após a adesão da Croácia em 2009, suas limitações se tornaram evidentes com o passar do tempo. Reconhecendo a necessidade de atualização, o governo croata decidiu aposentar os MiG-21 até o final de 2024, encerrando uma era, mas mantendo o legado de resiliência e engenhosidade que a aeronave simboliza na história militar do país.
Em 2022, a Croácia finalizou um acordo para a compra de 12 caças Rafale da França. Equipados com avançados sistemas de aviônicos, armamentos e interoperabilidade com a OTAN, os Rafale representam um salto significativo nas capacidades militares do país. Os primeiros caças chegaram em abril de 2024, com a frota completa prevista para estar operacional em 2025. Durante o período de transição, a proteção do espaço aéreo croata será garantida pelas forças aéreas da Itália e Hungria, sob acordos da OTAN. Essa parceria temporária permitirá que a Força Aérea da Croácia concentre-se no treinamento de seus pilotos para a operação da nova frota Rafale, consolidando sua modernização e fortalecendo sua posição na aliança.
FONTE: OTAN
é mais ou menos igual ao nosso salto de F-5E para Gripen E
Mesmo número que será entregue à Sérvia.
A Servia não faz parte da OTAN
Os da Sérvia, assim como os do Egito, não terão Meteors pq precisam de autorização dos EUA.
Pouco a pouco, aeronaves ícones da guerra fria, vão indo para o repouso eterno de nossas memórias, deixando atrás de si um legado relevante na história humana. Particularmente o MIG21 (especialmente a versão BIS biplace) está em minha longa lista de aeronaves de combate com o designer lindo. NOTA: Lamento demais, o fato de nossa FAB não ter interesse em montar um MUSAL realmente atrativo ao público amante da aviação de combate…ter o MIG21 no acervo do MUSAL seria um sonho, sairia de SP e iria de bicicleta ao RJ só para vê-lo de perto. Minha aposta está no PAMA-SP… Read more »
Claudio, só uma correção, o MiG-21Bis não é biplace. Adoraria ver um no MUSAL.
Porém tinha um no Museu da TAM que pelo andar estará no Museu em Campo de Marte e era um 21Bis da Polonia
Estranho. Porque os MiG-21 biplaces da Polônia eram os MiG-21U/MiG-21US/MiG-21UM.
O ‘equivalente’ biplace do MiG-21Bis Polonês era o MiG-21UM. Todas as variantes biplace do MiG-21 começam com a letra ‘U’ que é a inicial para a palavra ‘treinamento’ em cirílico.
Desconheço qualquer MiG-21bis biplace.
Camarada Emerson boa tarde de domingo a ti também e aos seus!
Mano do céu, se vier mesmo um MIG21 aqui para o PAMASP vou lá tirar umas fotos.
Sgt Moreno
Salve camarada LCosta, um bom domingo pra ti e sua família.
Muitíssimo obrigado pela correção e me atualizar. Por alguma razão cria que o BIS tinha a versão biplace…
Sgt Moreno
Moreno, relaxa. Também erro isso com certa facilidade. Estamos tão acostumados com as designações Ocidentais de versões de caça que em relação aos aparelhos Soviéticos a gente acaba se confundindo.
No mais importante você acertou. É uma linda aeronave e também vou gostar muito de vê-la de perto um dia.
Bom domingo para você e os seus.
Há um modelo, ex Polônia, no Museu Asas de Um Sonho que agora está em Itu.
https://museuasasdeumsonho.com/
Interessante que no site cometeram um erro parecido com o site da FAB envolvendo a mesma aeronave hehehehe
Se acessar o link acima e clicar em ‘Acervo’ e acessar ‘Aeronaves Militares,’ lá no final da página verá o F4U Corsair… só que na foto aparece um SNJ, a versão da US Navy do T-6 Texan.
No site da FAB alguns anos atrás (espero que já tenham mudado), aonde eles falam de aeronaves passadas, na foto em que deveria ter o Vought V66 Corsair que a Aviação Militar usou, um biplano, está uma foto do F4U Corsair hehehehe
Parabéns aos croatas, fecharam o acordo em 22 para até o final de 25 terem recebido todos. Os caças franceses são novos?
O contrato da Croácia foram 12 Rafale Usados por 999 mi de euros.
Cerca de 83 mi de euros cada na conta de padaria, incluindo sistemas de armas, peças sobressalentes, suporte logistico e treinamento.
Mig-21 é uma aeronave muito bonita
“Em dezembro, a Força Aérea da Croácia recebeu seus primeiros caças Dassault Rafale…’
“Os primeiros caças chegaram em abril de 2024, com a frota completa prevista para estar operacional em 2025…”
O texto está dúbio. Os primeiros Rafale chegaram em abril ou em dezembro de 2024?
Corrigimos… a Croácia tem agora 8 caças e deve receber os últimos em abril de 2025. Valeu!
Abraço, Galante.
Os croatas fizeram uma acordo em 2022 e já possuem 8 caças rafale, fizemos um acordo em 2013 se não me engano e temos 7 gripens (caso eu esteja errado alguém me corrija). É inacreditável.
MiG 21 é uma lenda, agora vai ter seu merecido descanso. Parabéns aos croatas que adquiriram um dos melhores caças de 4° ++, estarão bem servidos por anos!
A FAB escolheu um caça em desenvolvimento para o Brasil e a BID ter maior acesso às tecnologias e maior participação na produção, incluindo uma linha de montagem final que produzira 15 unidades das 36 contratadas. Uma encomenda direta com produção nas instalações da empresa seria mais rápido, um caça que já estivesse totalmente desenvolvido como o Super Hornet ou Rafale seria mais rápido ainda e um caça Usado como fez a Croácia, mais rápido ainda. Então não tem como comparar, a Croácia adquirir 12 Rafale F3R usados, diretamente da força aérea francesa. A Força Aérea francesa encomendou 12 Rafale… Read more »
Não que mude algo, mas são 8 Gripen em Anápolis e mais 1 em Gavião Peixoto.