Arábia Saudita considera compra de mais de 100 Caças TAI Kaan em aliança estratégica com a Turquia

40

KAAN no primeiro voo

Segundo o site The Aviationist, a Arábia Saudita está considerando a aquisição de mais de 100 caças avançados TAI Kaan, desenvolvidos pela Indústria Aeroespacial Turca (TAI) no âmbito do programa TFX. A negociação foi supostamente discutida durante uma visita de uma delegação saudita liderada pelo vice-ministro da Defesa Khaled bin Hussein Al-Biyari e pelo comandante da Força Aérea Real Saudita, Turki bin Bandar Al Saud, que se reuniu com representantes da Roketsan, TAI e Aselsan. No entanto, não há confirmação oficial sobre o possível acordo por nenhuma das partes envolvidas.

Os caças Kaan, ainda em fase de protótipo, podem consolidar a já forte frota de caças da Força Aérea Real Saudita (RSAF) e marcar uma mudança na tradicional dependência da Arábia Saudita de equipamentos militares americanos e europeus. A potencial aquisição também está alinhada com a estratégia “Visão 2030” do reino, que busca fortalecer sua capacidade de produção de defesa doméstica enquanto forma parcerias internacionais robustas.

A colaboração militar entre Turquia e Arábia Saudita já inclui a compra de drones Bayraktar Akinci pela RSAF em 2023, considerado o maior contrato de exportação de defesa e aviação da história da Turquia. A aquisição do Kaan consolidaria ainda mais essa parceria, indicando uma intensificação dos laços militares entre os dois países.

O Kaan é projetado para substituir a frota turca de 240 caças F-16 até a década de 2030, apresentando semelhanças significativas com aeronaves de quinta geração como o F-22, F-35 e Su-57. Apesar de ter feito seu primeiro voo em fevereiro de 2024, o caça ainda está em desenvolvimento, com previsão de entrega das primeiras 20 unidades do modelo Block 10 para a Força Aérea Turca até 2028. Inicialmente, será equipado com motores General Electric F-110-GE129, mas planos futuros incluem motores nacionais para proporcionar capacidade de supercruzeiro.

Embora ainda não alcance o status completo de um caça de quinta geração sem os novos motores, o Kaan é classificado como “geração 4.75”, superior ao Eurofighter Typhoon e ao Rafale, mas abaixo do F-35. Críticos argumentam que a definição de “geração” não reflete necessariamente as capacidades reais de uma aeronave, sendo o Kaan projetado para integração com ativos avançados, incluindo o F-35, caso a Turquia seja readmitida no programa JSF.

O desenvolvimento do Kaan é um dos projetos mais ambiciosos da Turquia, destacando sua experiência em drones e fabricação licenciada de aeronaves. Se confirmado, o acordo com a Arábia Saudita poderia incluir transferência de tecnologia, fortalecendo a indústria de defesa saudita. A aquisição também serviria como uma mensagem a Washington, mostrando que Riade possui alternativas ao programa F-35, aumentando a pressão sobre os EUA.

A frota atual da RSAF inclui 231 caças F-15, 81 Tornado IDS e 71 Eurofighter Typhoons. Além disso, a Arábia Saudita está em negociações com a França para adquirir caças Rafale, mas nenhum acordo foi fechado até o momento. A possível aquisição do Kaan complementaria essa frota diversificada, aumentando as capacidades estratégicas e reforçando as alianças regionais e internacionais do reino.

Subscribe
Notify of
guest

40 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Clésio Luiz

Hum, onde foi que eu vi essa conversa antes?

comment image

JuggerBR

Não se pode negar que os Franceses sabem criar aviões bonitos…

Willber Rodrigues

Se existe avião francês feio, eu desconheço.

ramon

Quase todos… O Breguet Alizé era feio que doía.
comment image

Last edited 4 dias atrás by ramon
Guizmo

hahaha Eu sempre achei lindo o Alizé…. feio era o Leduc 022

Clésio Luiz

Você está associando avião francês com a Dassault. As outras empresas fizeram muita coisa bizarra até os anos 60.

comment image

Last edited 4 dias atrás by Clésio Luiz
TJ Lopes

Esse avião é lindo demais, uma mistura de F-15 com M-2000.

Welington S.

A frente dele me lembra muito o Su-57. Já existe o valor unitário aproximado? Interessante é que os caças de quinta e sexta geração desenvolvidos pelos países terão muitas semelhanças em linhas estéticas.

Emmanuel

Arábia Saudita querendo sair da sombra norte americana.
Esperando para ver o que Trump está guardando para esse país.
2025 promete fortes emoções.

Dagor Dagorath

Não deve estar a guardar nada. Se os sauditas retirarem seus investimentos dos EUA a economia americana sofrerá um baque gigantesco.

Emmanuel

Claro.
Você tem toda razão.
Quem quebra são os Estados Unidos com seu PIB de mais de 20 trilhões de dólares, e não a Arábia Saudita que tem nos Estados Unidos o seu segundo melhor cliente.
Faz um exercício de imaginação: imagina os árabes parando de fazer negócio com os americanos. Agora, imagina os americanos parando de fazer negócios com os árabes. Você realmente quer ter certeza que são os Estados Unidos que vão sofrer um baque gigantesco?
Sabe muito.

Emmanuel

Pois é.
Quem quebra são os sauditas, nós, África…
Esse pessoal não quebra nem que eles queiram.

LeoRezende

Isso já aconteceu antes.

Dagor Dagorath

Por que essa agressividade toda comigo? Calma calabreso.

Em primeiro eu disse que a economia americana sofreria um baque, o que é bem diferente de quebrar. Há algum tempo os sauditas eram responsáveis por cerca de 10% dos investimentos financeiros em solo americano. Qualquer economia, seja ela grande ou pequena sofreria um baque se sofresse uma perda dessa magnitude.

Em segundo lugar, os próprios sauditas já andam a diversificar seus investimentos e seu fundo soberano tem valor de quase US$ 1 trilhão. Ou mal ou bem, a Arábia Saudita é uma força econômica a ser considerada.

Emmanuel

Amigue….onde fui agressivo?
Só concordei com você. E discordei.
Numa quebra de braço entre sauditas e norte americanos, quem fica sem o braço são os sauditas.

#pas

Atirador

Se eles resolverem vender todas as reservas em dólar que possuem vão causar um grande baque nas bolsas americanas

Emmanuel

Os chineses compram na hora.

Roberto

Inocente não tem a menor ideia do tamanho da economia dos EUA. Duro seria se pararem de comprar petróleo saudita porque petróleo para se manterem eles tem de sobra.

rui mendes

As pessoas ainda levam a sério, declarações de um egomaníaco, que agora se juntou a outro.
Para já, todos lhe responderam á altura.
O problema vai ser, tarifas impostas, vão ter resposta com tarifas também e não se prevê, nada de bom, para a economia mundial, todos vão perder.

Emmanuel

“Para já, todos lhe responderam á altura.”
A questão é que todos não têm o cacife econômico do país do egomaníaco.
Essa é a diferença do quem pode para quem quer poder.
A França já foi uma que recuou. É aquela história. Manda quem pode, obedece quem tem juízo.

Kayron

O Reino da Arábia Saudita é muito pragmático. Claramente isso é uma estratégia de pressão para forçar os EUA a cederem o F-35 para a AS, com o Trump retornando para a Casa Branca, eles sabem que o Laranja vai fazer de tudo para exportar o caça e, uma vez que a AS compre o F-35, outros demais países da região seguirão a aquisição saudita. Outro caso é o GCAP, potencialmente pressionando o Japão a aceitar a inclusão saudita no projeto. Entretanto, a Turquia claramente sabe disso e deseja ter países árabes apoiando o projeto, aliviando o programa em termos… Read more »

Rodolfo

Apesar das boas relações com China e Russia, os sauditas nao devem comprar material belico desses dois países enquanto os EUA garantirem a segurança do reino. Já caça turco, europeu ou japonês estaria dentro da aliança americana.

Dagor Dagorath

Os Sauditas já operam um número não revelado de mísseis balísticos DF-3 e DF-21 adquiridos junto à China. E salvo engano também possuem sistemas TOS-1 russos.

Kayron

Os sauditas compraram o sistema de arma a laser chinês, Silent Hunter, usado para abater pequenos drones dos houthis.

Kayron

Sim. Entretanto, seria uma forma de exercer pressão, porque a AS tem alternativas viáveis aos americanos, esses dois seriam em último caso, porque seria uma grande afronta para Washington.

rui mendes

O Japão não manda sozinho no GCAP, aliás o principal sócio é o Reino-Unido, Itália e Japão entraram a convite do UK.

JuggerBR

Todo esse poder junto, será que um dia veremos a Arábia Saudita lutando contra o Irã?

ramon

Depois da intervenção frustrada no Iêmen, acho difícil a Arábia Saudita se meter diretamente em alguma coisa.

Iran

Os sauditas não conseguiram nem lidar com os houthis… Acho que os exércitos árabes (não só os sauditas) são os mais incompetentes que existem…

Wagner Figueiredo

E o pessoal ainda fala da India, referente a salada de equipamentos militares que a mesma possui..rsrsrs ( imagina a logística) ..ok eles tem grana pra isso!!!!

Gabriel BR

É uma parceria mais que natural .
Belíssimo avião e muito melhor que as gambiarras russas

Iran

Mais ou menos, Turquia e Arábia são rivais geopolíticos, e isso desde a época do Império Otomano

George A.

A questão toda de Riad é até onde vêem os americanos como parceiros confiáveis,por isso eles têm diversificado investimentos, parcerias (estão no BRICS, por ex) e agora fornecedores militares.
Eles têm grana pra isso e peso geopolítico.
Seguem sendo parceiros próximos dos EUA e a tendência é Trump tentar aprofundar essa relação, mas tão fugindo da dependência.

Carlos Campos

Olha isso muda muito o Oriente Médio, pois sao os dois paises sunitas mais importantes, a Arabia Saudita é vista como a mais influente do mundo Islamico, pelo dinheiro e pela religião, e pelo poder militar, Se os dois países se uniem, serão muito fortes juntos, ao invés de competirem.

EVERTON PEREIRA

que avião fei da peste kkkkkkkkkk

BVR

Ok, parabéns aos turcos que estão pavimentando sua posição de força na região e o questionamento que faço não visa menosprezar a aeronave deles, ok ?
Mas que classificação de 4.75 é essa
se ele nem faz supercruise como os dois caças europeus citados ??

Cassini

Se se concretizar, será o incentivo perfeito para o Irã adquirir o Su-57?

Iran

KAAN e o KF-21 são as melhores opções para um eventual caça de 5th no Brasil

Marcelo Soares

A Força Aérea Saudita possui 383 caças atualmente, é um número impressionante, e quem mais!

Plínio Jr

Caso esta venda aconteça ele deve substituir a frota de Tornados e alguns F-15s mais antigos …e acho esta possibilidade bem real de acontecer..