A Força Aérea dos EUA está conduzindo testes de voo com um modelo subescala de seu demonstrador Blended-Wing Body (BWB), coletando dados para revisar o software de controle e a configuração final do modelo em escala real, que deve realizar seu primeiro voo em 2027.

Em agosto de 2023, a startup JetZero foi contratada para construir o protótipo do BWB, com um modelo subescala apelidado de “Pathfinder”. Com envergadura de 23 pés e cerca de um oitavo do tamanho do modelo em escala real, o Pathfinder está explorando conceitos que podem reduzir o consumo de combustível em 30% em comparação com aeronaves de carga atuais.

Os testes do Pathfinder começaram após a aprovação da Administração Federal de Aviação (FAA) na primavera de 2024. Segundo a Força Aérea, os testes iniciais confirmaram semelhanças dinâmicas com o antigo programa X-48, encerrado em 2013, que também investigou conceitos de BWB com configurações de dois e três motores.

A JetZero lidera o programa com a Scaled Composites, uma divisão da Northrop Grumman, responsável pela fabricação do modelo em escala real. Este projeto, embora não oficialmente vinculado ao programa de reabastecimento aéreo da próxima geração (NGAS), deve influenciar análises para novos conceitos de mobilidade e transporte aéreo.

A Boeing desenvolveu um projeto de Blended-Wing Body para o programa X-48, que construiu e voou um demonstrador em pequena escala em 2007. Foto da NASA

Os testes subescala já estão fornecendo avanços significativos. A Força Aérea relata melhorias nas leis de controle de voo para o modelo em escala real e validação de modelos de Dinâmica de Fluidos Computacional (CFD), enquanto peças como asas já estão sendo fabricadas para testes estruturais.

A fabricação do modelo em escala real começará em 2026, com testes em solo planejados para abril de 2027 e o primeiro voo previsto para setembro do mesmo ano. A JetZero também está utilizando instalações de testes integrados para reduzir riscos e acelerar o desenvolvimento, estratégia já aplicada pela Gulfstream em projetos anteriores.

Além do potencial como aeronave de reabastecimento, o BWB poderá substituir plataformas de transporte aéreo da Força Aérea, como os modelos C-5, C-17 e C-130. Esses aviões enfrentam desafios de envelhecimento e disponibilidade, enquanto novas plataformas devem oferecer maior eficiência e capacidade de sobrevivência.

Com 60% do consumo de combustível concentrado em aeronaves de transporte, carga, tanque e bombardeio, o BWB pode reduzir significativamente o impacto logístico, especialmente no teatro Indo-Pacífico, onde a vasta extensão geográfica exige alcance e eficiência superiores para suportar operações dispersas.

Financiado por uma parceria público-privada, o programa BWB recebe US$ 230 milhões da Força Aérea, além de US$ 300 milhões em fundos privados já comprometidos. A tecnologia tem potencial para revolucionar a eficiência e a prontidão logística da Força Aérea, especialmente em cenários desafiadores como os do Indo-Pacífico.

FONTE: Air & Space Forces Magazine

Subscribe
Notify of
guest

18 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Charles

Um avião desse porte substituir o C-130? Hellou USAF, tenho uma dica, coisa boa pra vcs…C-390…e de quebra montamos ele aí no quintal, que acham? rss

Filipe Prestes

Detalhe é que para usar motores a jato convencionais (ao menos como está na ilustração), derivado dos civis hoje existentes, parece ser este um projeto caríssimo pra entregar o mesmo rendimento em velocidade. Se fosse stealth, algo que talvez faria diferença no teatro do Pacífico, aí quem sabe seria algo de fato novo. E para substituir o C-17 e o C-5 esse bicho tem que ser enorme.

EduardoSP

O objetivo principal não é obter aeronaves mais rápidas do que os justos atuais, embora algum ganho marginal seja sempre bem vindo. É obter aeronaves mais econômicas.
Se forem bem sucedidos poderão aplicar o desenho em aeronaves civis, rompendo os limites do atual modelo de “tubo com asas”. Isso poderia dar aos americanos uma vantagem importante em um setor que hoje está tecnologicamente muito equilibrado entre Europa e USA.

Rafael Ferreira

Amigo, existem os motores Gynx da GE que que são muito potentes, com mais de 100 mil libras de empuxo. Então há motores capazes sim. Até lá a Rolls Royce lança o seu Ultra Fan que irá rivalizar e promete ser mais potente que o homologo estadunidense.

Bruno Vinícius

Supostamente os BWB têm um RCS reduzido, que é requisito da USAF para o NGAS e provavelmente será também para o substituto do C-130. Por isso o C-390 não se enquadraria.

Willber Rodrigues

A boa notícia é que, até essa traquitana ver a luz do dia e ser implementada, o 390 ja terá comido muito mercado em potencial…

Flávio HMCO

Acho que é substituto do KC-130 e não do C-130 (não vi onde seria a rampa de carga)…

groosp

O modelo em escala tem janelinhas pintadas 🤣

Fernando Vieira

É para o pessoal que não entende nada de nada postar em rede social que esse é o avião do futuro.
(imagina a briga pelos poucos assentos na janela)

LucianoSR71

Conceitos como o Blended-Wing Body (BWB) ou asa voadora podem ser muito bons p/ aplicações militares e transporte de carga, mas é inviável p/ transporte de passageiros, pois em caso de necessidade de evacuação de emergência, não há saídas suficientes e bem localizadas p/ atender o limite de 90 segundos.

MMerlin

A KLM tem um projeto de aeronave de passageiros diferenciado também.

comment image

Last edited 6 dias atrás by MMerlin
adriano Madureira

Que troço horrível ! Se eu já não soubesse quem foi o país que projetou tal design, teria dito que foram os ingleses, eles tem tradição em desenhar algumas aeronaves feias

Last edited 6 dias atrás by adriano Madureira
SUTERMINATOR

Lembrou o bombardeiro PAK DA da Rússia.

adriano Madureira

Mas o PAK-DA ainda é bonito…

Só não sei se esse é o design definitivo…

comment image

Last edited 6 dias atrás by adriano Madureira
Jmgs

Se fosse chinês eu so leria elogios e até mesmo se o avião fosse quadrado.

José

Parece muito com o projeto da PAKDA da Rússia. Se não fosse tão idêntico diria que roubaram o projeto dos russos.

Bruno Vinícius Campestrini

Considerando que o design é bem parecido com o X-48, que voou no começo do século, a ordem da cópia/roubo seria inversa ao que você propõe…

Dito isso, à exceção de ambos serem do tipo BWB, não vejo tanta semelhança assim não.

Last edited 5 dias atrás by Bruno Vinícius Campestrini
Flávio HMCO

Asas voadora são o passado e o futuro!!!! Me parece que USAF que voltando para esses projetos que tava em stand by por causa das críticas que sofreu após o j36 e seu UCAV ala….