Força Aérea dos EUA reavalia o NGAD e suas prioridades
A Força Aérea dos EUA está revisando o projeto do Next-Generation Air Dominance (NGAD), o caça de próxima geração projetado para garantir superioridade aérea no futuro. O secretário da Força Aérea, Frank Kendall, pausou o programa em 2024, citando a necessidade de reavaliar se o conceito atual atende às rápidas mudanças das ameaças globais, custos elevados e avanços tecnológicos, como o uso de aeronaves autônomas. O NGAD, com custos estimados em US$ 300 milhões por unidade, enfrenta um momento crítico de decisão.
Kendall montou um painel de especialistas, incluindo antigos chefes da Força Aérea, para revisar as opções antes de dezembro de 2024, prazo para integrar a decisão ao orçamento fiscal de 2026. Apesar de especulações sobre o abandono do programa tripulado, Kendall assegurou que a missão de superioridade aérea continua essencial, mas que os requisitos do NGAD, definidos há anos, podem estar desatualizados.
O programa enfrenta desafios financeiros devido ao teto de gastos imposto pelo Fiscal Responsibility Act de 2023 e ao aumento dos custos de outros projetos prioritários, como o bombardeiro B-21 e o míssil intercontinental Sentinel. A Força Aérea precisa equilibrar capacidades e custos, como exemplificado pelo dilema entre um NGAD a US$ 200 milhões ou múltiplas aeronaves F-35 e CCAs (autonomous Collaborative Combat Aircraft).
Kendall defendeu a redução de custos do NGAD, idealmente abaixo do preço de um F-35 (US$ 80 milhões), por meio de opções como diminuir o tamanho da aeronave, reduzir sua carga útil ou delegar funções a plataformas autônomas. Entretanto, esses ajustes podem gerar novos desafios, como a necessidade de tanques aéreos furtivos para aumentar o alcance da aeronave.
Os CCAs, que compartilham o orçamento do NGAD, podem desempenhar papéis críticos, como suporte eletrônico e transporte de armas. Isso permite que o NGAD se concentre em missões de alta prioridade. No entanto, com custos de aproximadamente US$ 27 milhões por CCA e a necessidade de vários deles em cada missão, os custos totais ainda permanecem altos.
A possibilidade de substituir o caça tripulado por uma versão autônoma é uma ideia viável graças aos avanços tecnológicos. Embora não fosse prática quando o programa começou, agora pode oferecer um modelo mais eficiente e menos caro, especialmente em cenários de alta intensidade e longo alcance.
O painel de especialistas está avaliando a capacidade do NGAD de se integrar a uma estratégia mais ampla, considerando também o NGAS (Next Generation Air-refueling System) e os CCAs como prioridades. Kendall destacou que a decisão final deve equilibrar custo, eficácia operacional e quantidade necessária para conflitos de grande escala.
A Força Aérea já gastou US$ 4 bilhões no programa desde 2023, com planos de investir mais US$ 19,6 bilhões até o final da década. Apesar de esforços para reduzir custos, os elementos furtivos e integrados do sistema, como sensores e tanques aéreos, aumentam a complexidade e os custos de sustentação.
O vice-chefe de Estado-Maior, Gen. James C. Slife, destacou que os avanços permitem dividir funções entre diferentes plataformas, como radares em uma aeronave e munições em outra. Essa abordagem pode oferecer uma vantagem competitiva, mas exige uma reavaliação do design tradicional de caças.
A decisão sobre o futuro do NGAD está programada para os próximos meses, com implicações significativas para o orçamento e a estratégia da Força Aérea. Kendall deixou claro que, independentemente do modelo escolhido, o custo elevado continuará sendo o maior desafio, exigindo decisões difíceis sobre prioridades e alocação de recursos.
É importante lembrar as lições de 1945. Os alemães tinham o Me262, os Tigers e Panthers. E os americanos combatiam com P51 e P47 e Shermans. Os custos inferiores e a capacidade de produzir mais foram determinantes na vitória final. A guerra na Ucrânia também mostra indícios de que meios mais baratos, como os drones, podem ter um impacto grande no campo de batalha moderno.
Acho que a diferença de uma aeronave stealth como multiplicador de força é muito maior que a que você citou, fora que vão ser integradas com drones auxiliares num futuro próximo…
Sim, mas aí o debate é sobre uma stelth de 60 milhões (F35) ou uma de 300. Sem prejuízo de drones ainda mais baratos, também stealth.
Mas a pressão pra responder aos novos projetos chineses será grande dentro do congresso, apesar de eu achar que esses projetos já eram de conhecimento dos serviços de inteligência e da USAF (o Kendall ja havia dito que os chineses tinham um programa de 6a geração bem avançado). Por isso, acredito que o congresso americano e o lobby das empresas de defesa empurrem o NGAD em frente apesar da conta salgada de 300 milhoes de dolares/unidade. O protótipo da Lockheed vem sendo testado desde 2020 e a GE já teria concluído a X100 ciclo adaptativo. A USAF vai ter que… Read more »
Me faz lembrar o MiG-25.
Nas vozes, era o Caça mais esplêndido construído.
F-15 foi diretamente influenciado em sua concepção pelo o q se esperava desse inimigo.
Ai… veio a realidade.
Meios aparecerem criam muito rebuliço, mas são bons?
Lembrem do F-117, q revolucionou por ser furtivo e … só.
Na minha opinião aeronaves stealth são super estimadas, não nego sua utilidade, para um primeiro ataque ou supressão de defesas supondo que elas tenham as capacidades que os fabricantes alegam que elas tem, mas o preço de manutenção torna inviável uma esquadrilha só de caças stealth, até os americanos já perceberam isso, e deram uma modernizada no bom e velho F-15.
Os EUA vão ter mais de um milhar de caças stealth F-35A, só a força aérea, e com muitos mais a caminho de outras forças, como Marinha e fuzileiros.
Mas o F-15 vai continuar ativo, a US Navy reduziu o pedido de F-35, e comprou mais F-18 SuoerHornet, o avião foi criado para substituir todos os modelos em serviço e não vai mais fazer isso, sinal que algo mudou.
O F-35 não foi criado para substituir todos os modelos em operação na US Navy.
A USN reduziu o ritmo de pedidos do F-35C, porém, o número final (273 + 70) permanece inalterado. Vale lembrar que o planejamento sempre foi de que o Lightining substituiria cerca de metade da frota de SH no serviço, com o restante sendo substituído no futuro por uma combinação de F/A-XX e drones.
Não acredito que são superestimadas, é que não se publica tudo.
Essas aeronaves são de Forças que tem suas capacidades muito integradas, Guerra Eletrônica, Guerra Cibernética, Op Esp etc
Com isso, aí suas possibilidades são exponencialmente aproveitadas.
Simplesmente, ter a Anv furtiva não faz milagre.
E sem dúvida, as não furtivas ainda são necessárias.
O F-15EX é mais caro de adquirir e tem custo de operação semelhante ao F-35. A realidade é que a USAF teve esse caça empurrado um pouco “goela abaixo” pelo lobby da Boeing no congresso americano. Tanto o é que desde o planejamento inicial tem apenas reduzido o número esperado de encomendas e os Eagle II correm o risco de começar e terminar sua carreira relegados às Air National Guards, fazendo a proteção dos EUA continental, mas sem ver combate na linha de frente. O fato é que ser visto por um radar inimigo a uma distância 10 vezes menor… Read more »
O MiG -25 foi mal avaliado pela CIA e USAF. Imaginaram que seria um caça de superioridade aérea super manobrável, na verdade era um interceptador especializado. E era O interceptador!
Tirando o exercito vermelho dessa equação fica fácil. Parece que quem machou em Berlim foi EUA
marchou
Teriam marchado também, não fosse um acordo com os Soviéticos.
O acordo foi que a Alemanha e sua capital seriam divididas, independente de quem tomasse Berlim primeiro.
Os soviéticos estavam a 50 km de Berlim no momento da conferência de Yalta, os americanos estavam 10 vezes mais longe, se recuperando da contraofensiva nas Ardenas e nem haviam atravessado o Reno ainda.
Quem marchou em Berlim foi o exército vermelho, porém, como o próprio Stalin reconheceu:
“The United States … is a country of machines. Without the use of those machines through Lend-Lease, we would lose this war.”
E o Kruschev, em suas memórias, reiterou que o Stalin tinha a convicção de que sem o lend-lease a URSS teria perdido a guerra para a Alemanha.
Tens razão, mas nesse momento quem têm tem 700 milhões de trabalhadores é a China, é a maior e mais complexa força laboral que a humanidade já viu.
É que se a inovação é norte-ameticana, eles já dizem que revolucionária, que é “fora da caixa”, “disruptiva”, sexta geração e etc.
Mas como foi a China quem saiu na frente, pronto, aí não vale, aí é um festival de contorcionismo argumentativo pra desmerecer… veja como o discurso muda, já tem gente dizendo que “ser stealth nem é tudo isso” e que “nem tem como algo ser de sexta geração” e bla bla bla…
Anualmente a China forma 2 milhões de engenheiros… O sistema de eduação chinesa é demolidor, muitos destes chineses são atraidos para EUA, Canada, Austrália, Nova Zelandia, Singapura, Malasia, em busca de melhores salarios, mas muitos ficam na China, o mercado interno Chinês já consegue absorver todos esses cerebros… O segredo da inovação tecnologica esta em atrair esses cerebros.
A china não absorve esses cientistas com grandes salários. Os retém sob ameaça de morte para ele e toda a familia. Se qualquer um deles encontrar uma chance de sair, sai correndo sem olhar pra trás.
A China não saiu na frente por ter adaptado tecnologias americanas de ponta. Assim como com os misseis hipersônicos. Todos esses projetos são americanos e foram jogados de lado por não ser o momento. Hoje todos os paises do eixo do mal se vangloriam de ter armas modernas, mas não dizem que são fruto de espionagem da guerra fria. Imagina quantas informações as lindas espiãs russas não arrancaram dos cientistas nerds virgens americanos? Acordem! Os gringos ainda podem dar um sapeca iaiá em qualquer pais do mundo. Os chineses, os russos, o Irã… Só unindo forcas para enfrentar os americanos.… Read more »
Quanta balela
Verdade. A China só cresceu por que o globalismo que Europa m comunismo mais destrutivo transferiu empresas em peso para o solo chinês.
O globalismo queria que a China abrisse as pernas para o worke, mas a china disse não. E a china não teria que fazer engenharia reversa em tecnologia americana. Mas deu no que deu, né.
Impressionante terem já gastos US$ 4 bilhões de dólares e não há, pelo menos até onde se sabe, um protótipo sequer voando! Incrível como os sistemas de defesa americano são um sorvedouro de dinheiro!
O programa do ICBM Sentinel teve uma revisão de custos em 2024 de quase 90% acima das estimativas iniciais, chegando a US$ 150 bilhões!!! Os novos SSBNs da classe Columbia devem chegar a quase US$ 10 bilhões por submarino! Aja dinheiro pra tudo isso!
Já está voando desde a administração Trump anterior, foi ate fotografado por satelite na area 51, a diferença é que os americanos permanecem calados enquanto os chineses fazem propaganda para assustar seus adversários. Programas anteriores da USAF como o F117 e o B2 só foram reconhecidos quando já estavam ativos na USAF. Aeronaves experimentais entao como Tacit Blue e Bird of Prey só sao reconhecidas depois que seus programas foram terminados e as aeronaves aposentadas. Se o programa NGAD nao tivesse sido pausado no verao americano em 2024 para revisao de custos, a expectativa seria que o vencedor (Boeing ou… Read more »
O ngad ainda é protótipo/utopia pro lado dos EUA … Da China, já é realidade
E tudo indica , o ngad ficará parado bom tempo por falta das verdinhas
“…Da China, já é realidade…”
Sério? Realidade? Aquelas fotos que apareceram esses dias já é uma aeronave de produção? Ora, por favor … talvez, quem sabe, seja um protótipo. Talvez, seja apenas uma prova de conceito.
É dar soco em pedra discutir. A evolução tecnológica da China é impressionante. Isso é inegável. Mas pessoal esquece que o primeiro voo do F-35 já fazem 20 anos e o F-22 uns 25 anos. Provavelmente o NGAD, como projeto (não protótipo) já esteja bem adiantado. É tanta tecnologia embarcada no primeiro, com tantos requisitos e funções, que os riscos de problemas aumentam proporcionalmente. Não à toa, a aplicação do uso pleno da aeronave, a maturidade do projeto, tem se mostrado mais longo que o necessário. Tem gente que acha um desperdício de dinheiro, tem gente que acha o programa… Read more »
Os avioes chineses sao prototipos, nem a China voa com aviões prontos desde o começo. O J20 apareceu em 2011 mas não se tornou operacional em 2017. Esses novos avioes chineses so vao entrar em serviço em 2030.
Suposições sem fundamento. O prototipo da China ainda não voa, tem 3 motores e é pesadão. Além de tudo. É feio!! Armas modernas que funcionam bem, são fruto de designers de avionica muito avançados. O prototipo chinês foi feito a foice e martelo… É muito feio.
Aquilo na foto seria o que, então?
Concordo com seu comentário, com exceção na parte da propaganda. Ambos os EUA e China são voláteis com propagandas. As vezes fazem as vezes não. E no geral os EUA fazem mais. Lembro que era uma dificuldade enorme para achar alguma foto do J-20 há alguns anos atrás. Tudo altamente restrito. Por isso o povo se chocou tanto com a aparição dos novos caças chineses, lembrando que estes já estavam prontos há um bom tempo também e só agora foram vistos.
Acho que quanto ao J20 também foi usado no começo como propaganda. O seu anuncio foi feito em Jan 2011 durante a visita oficial do entao secretario de defesa americano Robert Gates em Pequim.
E é bom lembrar que ninguém nunca viu sequer uma foto que seja do ‘Silent Hawk’ usado no raid para capturar/matar Bin Laden. Só sabemos da existência deles porque um se acidentou.
Concordo! Os americanos possuem muitas armas sigilosas. Eles possuem rifles de assalto com balas direcionadas. Apontam e o projetil com propulsão caça o alvo. Alguém sabia disso? Qual tecnologia os caras usam pra isso? Drones do tamanho de um mosquito que carregam um projetil explosivo… Alguém sabe essas coisas? Como seria em uma guerra onde fossem liberados 5 milhões desses “mosquitos” no territorio inimigo?
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Cara, não força ..sai do mundo dos filmes. Tu já parou para pensar em um drone do tamanho de um mosquito? Até da para ser feito. Mas, agora imagina esse explosivo que ele carrega. Qual a potência desse explosivo, capaz de ser transportado por uma máquina minúscula? Qual a utilidade disso??
Talvez atrapalhar o sono do inimigo, ou entrar no olho e causar uma conjuntivite!
” Se o programa NGAD nao tivesse sido pausado no verao americano em 2024 para revisao de custos, a expectativa seria que o vencedor (Boeing ou Lockheed) teria sido anunciado até Dezembro. A Boeing ja vinha até levantando a fabrica onde seu modelo seria produzido.” Correto mas, até resolver os problemas de produção e aumentos de custos secundários, teriam um segundo (o terceiro) programa caríssimo que entraria em colapso se produzir o produto de defesa pretendido. Alguém deve pagar a conta e a USAF está deixando claro que 300 nhemnhemnhem. O club de compras formado para pagamento do F35 está… Read more »
Mas são outra qualidade…
Tem capacidades que são normais serem ultrapassadas anos e anos depois, quando são.
Tem custos nesse nível porque até um parafuso de centavos de dólar tem sobrepreço, o lobby, aliado a corrupção são enormes.
A explicação é muito simples:
O complexo industrial-militar dos EUA é um cartel privado que visa lucro corporativo, não defesa nacional.
Essa é a diferença abissal comparado a China e Rússia.
Centauro 89 é antigo. Anos 80.
Disse tudo…
Sim, acredito que o sistema americano é mais eficiente para pesquisa e desenvolvimento e o chinês é mais eficiente em produção, mas até pra copiar, eles são ruins. Insisto que o prototipo chinês é propaganda feia.
Você está um pouco desatualizado, a notícia do primeiro voo de um protótipo do NGAD já saiu em 2020. O que ainda não houve (e provavelmente não veremos tão cedo) é uma aparição pública.
Quanto ao Sentinel, o problema não está sendo com o missil em si (que supostamente está com o desenvolvimento dentro do orçamento), mas sim com a infraestrutura de lançamento e comando e controle (os EUA tem um problema grave e crônico de custos estratosfericos para construir infraestrutura de todo tipo)
Dinheiro os caras tem de sobra. Só que o congresso atrapalha as decisões militares, mas lembrem-se que durante uma guerra, as decisões são do presidente e seus conselhos de guerra. Então um presidente americano como m poder de decisão de 100% muda todo esse cenário.
voltar a produzir f-22 e atualizá-los seria bem mais barato e talvez até mais eficiente, mas o lobby pra torrar o dinheiro em um novo projeto do zero é maior.
Isso já foi estudado e sairia quase tao caro, o pessoal da Lockheed que trabalhou no F22 nos anos 90 ou se aposentou ou foi pro F35, a turbina da PW também nao é mais produzida, reativar a linha custaria quase o mesmo.
Tudo que a Lockheed Martin faz é caro, eles mestres em superfaturar coisas, pelo menos o F-22 ao que tudo indica é muito.
O F-35 tem custos de aquisição e operação semelhantes ao de caças pesados de 4.5 geração (que via de regra são menos capazes). Não dá para dizer que tudo que sai da LM é superfaturado.
Sera?
Acho q não.
Em 2016 reabrir a linha custaria 50 bilhões de dolares e cada aeronave sairia por 200 milhões de dólares… acrescente a inflação nesse periodo e o custo do F22 fica muito caro comparado com o NGAD que seria “cutting edge”.
Existia o interesse dentro do Pentagono de conseguir apoio do Japao para reabrir a linha o que baixaria o custo, mas no fim reverter a proibição à exportação impediria qualquer acordo.
O F22 sofre também de um outro problema no teatro do Pacifico que é limited operation range, o NGAD tambem resolveria isso principalmente com novas turbinas mais economicas em cruzeiro.
De que maneira um caça de 5º G com mais de 20 anos nas costas poderia ser mais eficiente do que um caça de 6º G novo e top de linha?
Simples: na hora de começar a guerra, os chineses ligam para os americanos e dizem: “espelem mais 15 anos pala telminalmos nosso aviões de 6° gelação, mas sem galantia.
Algum chinês_________________________, só pode….quanto ressentimento!
EDITADO
Sem provocações, por favor!
Quem diria que outra nação poderia saír na frente e colocar essa pressão toda nos Estados Unidos. A China já ganhou essa só por fazer isso
Uma coisa que não entendi, investiram $4Bi no NGAD, não tem um protótipo voando e ainda o programa está pausado? Nossa
Será q está na frente?
Lembrem-se do F-117 q apareceu 10
Anos depois de voando.
Ou os Silent Hall q só apareceu, pq caiu um na missão do Bin Laden, se não, até hj, ninguém saberia.
O Silent Hall aparentemente nunca foi produzido em escala. Sempre foi um protótipo de nicho.
Não está. A diferença e a importância dessa aeronave é que a lacuna tecnológica foi reduzida de uma década para 4-5 anos, no máximo.
Era para ter aparecido antes, mas os CoComs não sabiam da existência da aeronave e suas devidas capacidades.
Se Night Hawk fosse tão bom assim não cairia na primeira missão. Kkkkk
Ferrari não quebrava, trem não descarrilhava e avião não caia. Que argumento de jardim de infancia hein?
Não posso afirmar que haja um protótipo voando, mas há anos houve um zumzumzum bem forte sobre isso, até com ditas imagens de satélites de uma aeronave em solo.
Tinha sido noticiado ainda na adm Trump anterior que um dos prototipos ja tinha voado em Setembro de 2020.
O que diferencia os EUA da china, nesse ponto, é que nos EUA é muito mais caro projetar, desenvolver e produzir itens de altíssima tecnologia, pela grande diferença de modelo econômico, tributário e trabalhista. É muito mais barato produzir na china…e se for para consumo próprio, mais barato ainda. Quanto custa (somando-se tudo, literalmente tudo) para produzir um F-35 nos EUA? E para produzir um J-20 na china? Na época da URSS, também havia esse desequilíbrio, em que era muito mais barato produzir lá do que nos EUA. Mas, a economia soviética não tinha nem perto da capacidade da economia… Read more »
Fora os tico-tico que os chineses ignoram.
Se há 0,1% do produto ser cancerígeno, em quem mexer por décadas com ele, o ocidente não o utiliza.
Os chineses ignoram isso.
Sim, direitos trabalhistas são algo completamente inexistente na china, coréia do norte, etc. Imagina então medicina do trabalho, EPI’s, etc.
Sim, os cigarros, a gasolina, os motores a combustão interna, usinas termoelétrica a carvão e diesel…
Os EUA não possuem força interna (apoio popular) para mudar seu sistema trabalhista. O país já está dividido e esperando a gota d’água para entornar o copo. Já teve uma comoção enorme a favor do cara que matou o CEO da UnitedHealthCare, o que demonstra repulsa contra a elite econômica do país e contra a desigualdade social. Aí tu imagina frouxar mais as leis trabalhistas… Seria o caos. E os EUA jamais deixariam outro país, que não os aliados mais próximos da OTAN fabricarem suas peças, ou seja, países europeus ou Canadá/Austrália. Estes países possuem capacidade fabril tão ou mais… Read more »
É exatamente isso que os chineses querem.
O NGAD voa desde 2021
https://www.aereo.jor.br/2021/03/01/general-da-usaf-coloque-em-operacao-este-caca-da-proxima-geracao-a-tempo-de-derrotar-a-china/
Essa história de NGAD voando me lembra uma outra, de 2 irmãos que desenvolveram e voaram antes, mas ninguém viu… Wright?
“ao aumento dos custos de outros projetos prioritários, como o bombardeiro B-21”
O Projeto do B-21 não estava ficando abaixo dos custos? a ultima noticia que eu vi é que ele ficou a baixo do orçamento planejado.
Os americanos possuem a obrigação de reavaliar totalmente o NGAD após a aparição dos dois novos caças de 6ª geração chineses. Mesmo eles possuindo a vanguarda, os chineses são muito mais rápidos, e podem ultrapassá-los a qualquer momento. Os americanos precisam ter certeza se os requisitos do NGAD já não estão ultrapassados. Todos sabemos que qualquer novo projeto bélico americano tem que ser projetado para uma possível guerra contra a China ou para um grande conflito no Pacífico Ocidental. Tem muito dinheiro envolvido e, mesmo que o dinheiro não seja um problema, tem a questão do timing. Entendam, de nada… Read more »
Eu acho que eles querem conter os gastos além de tornar o NGAD ainda mais eficiente, visto que a China está evoluindo rápido, os Europeus vão colocar 2 caças mais avançados que o F35, Japão Incluso, se eles não colocarem algo que fique além desses caças, podem ser superados
Rapaz, a USAF tem um black budget de 50 bilhões de dolares /ano em todo tipo de tecnologia. Os chineses têm tirado o gap, mas achar que os americanos estão pra ser superados é exagero. Eu olho o programa ATF nos anos 90 e vejo o YF23 que já está ultrapassado e imagino que os americanos ja voaram coisas mais avançadas e ninguém sabe. O grande erro no fim foi o programa F35 que saiu numa conta extremamente salgada e a plataforma nunca vai chegar ao seu potencial maximo como bem sabe a Lockheed Martin (graças ao thermal management limitado)…… Read more »
Éhhh, a agua bateu lá atrás… agora os Eua correm pra apresentar aeronaves modernas.
Bilhões de dólares em projetos que nunca voaram. A fórmula continua a mesma e estão ficando para trás. Os “China” voaram 2 em 1 dia e ainda zombaram dos russos. A defesa dos EUA está se tornando um ralo de dinheiro com projetos caríssimos e com previsão para muitos anos. Em cenário de guerra isso só pioraria.
Essa foi a maior besteira que já postaram aqui. Vocês_____________________ , devem rezar muito para essa guerra não ocorrer antes do ano de 2100. Em cenário de guerra atual, a industria americana deixa de atender demandas internas e passam a produzir armas. Acredito que cada soldado americano terá seu cão robô servindo de carregador de armas e escudo, levando também itens de sobrevivência. Esqueça soldados americanos com mochila nas costas. Se a guerra ocorrer nos proximos 5 anos… O mundo vai ficar assombrado com os aviões chineses caindo sozinhos,rifles travando e granadas falhando por não terem “GALANTIA”. Quando os gringos… Read more »
Deixariam de alimentar a população para alimentar os militares. Já aconteceu e, se necessário, acontecerá novamente. A China tem mais de 2 anos de estoque de alimento, fora as fazendas em territórios estrangeiro.