Caça Gripen brasileiro no Programa Domingo Espetacular
Pela primeira vez, uma equipe de televisão recebeu sinal verde para conhecer o local da produção do caça Gripen brasileiro.
O Domingo Espetacular conseguiu uma autorização especial para entrar em um hangar totalmente isolado do mundo, onde está sendo fabricado o caça Gripen.
Essa máquina impressionante não só alcança o dobro da velocidade do som, mas também combina tecnologia de ponta e altíssimo poder de destruição. Conheça os bastidores do futuro da aviação militar brasileira.
Boa e oportuna matéria,
quem sabe estimula os políticos a liberarem verbas para pagamento dos caças já contratados. Afinal quanto mais destaque
público, mais votos pode render…
Estimular os políticos a liberar mais verbas? O correto seria a FAB cortar gastos com pessoal, fazer diversas reformas e reforma da previdência militar. Daí, a FAB terá mais orçamento para investir em defesa.
Só a FAB têm mais militares que as forças áreas da Inglaterra e França juntas. Olha que eu estou citando países com projeções globais. Então a desculpa de ” olha o tamanho do território cai por terra’.
https://youtu.be/7FNnFDRMry8?si=l7Kz6WmBsCh0TksZ
Matéria interessante 🤔
Sou um crítico da estrutura militar no Brasil, principalmente do tamanho dos efetivos. Contudo, no caso da FAB, é preciso sempre lembrar que cerca de 25 deles servem no DECEA, que faz o controle do tráfego aéreo e a defesa aérea. Então, será preciso sempre pensar no efetivo da FAB sem considerar o pessoal do DECEA. A FAB tem cerca de 70 mil efetivos.. então a discussão deve ser feita sobre os 45 mil… Creio que o efetivo da RAF são 35 mil… então a comparação é entre 45 mil da FAB e 35 mil da RAF… Ainda assim, a… Read more »
Votos? Só 26 dos 513 deputados foram eleitos pelo voto direto. Sabia?
Olá Rinaldo…. existem os mandatos majoritários e os proporcionais.. Presidente, governadores, prefeitos e senadores são eleitos pelo voto majoritário. Deputados federais, estaduais e vereadores são eleitos pelo voto proporcioanl O voto proporcional permite que o parlamento represente a preferência partidária. Ao contrário do que parece, o voto proporcional é mais representativo que o voto majoritário para o parlamento. Ainda que o sistema proporcional tenha problema relacionados com a organização partidária, ele é mais democrático e representativo que o voto distrital. No livro “Como salvar a democracia”, há uma boa discussão sobre os problemas do voto distrital nos EUA e como… Read more »
Camargo, não precisa lecionar. Quis mostrar pro forista que o deputado nem sempre é eleito pelo voto direto. Deputado eleito pelo proporcional (maioria) não está nem aí pra eleitorado, voto, País. Nós brasileiros somos muito ingênuos. Deputados, na maioria, não prestam conta de nada a ninguém.
Outra: não compare partidos norte americanos, Republicanos e Democratas, com o Brasil. Não chegam nem perto! Lá pensam nos EUA. Aqui pensam no fundo partidário.
O pior politico “canhoto americano” ainda é mais patriota, liberal e capitalista que o melhor politico “destro brasileiro”
Boa tarde!
Por isso, eles não estão nem aí para a população!
E sempre será assim. E chamam isso de democracia. Tolinhos….
Então seria……?
Olá Saldanha… ainda esticando a corda do assunto…. o problema da representatividade do parlamento brasileiro está relacionada principalmente aos problemas da estrutura partidária. Veja, desde Vargas até Jango, o país tinha quatro grandes partidos. UDN, PTB, PSD e PCB. Eles cobriam mais ou menos bem o espectro político. UDN á direita. PCB á esquerda, PTB e PSD de centro-esquerda e centro-direita. Talvez faltasse um partido trabalhista, mas o PTB fazia o papel do partido mais popular, enquanto a UDN e o PSD eram mais elitista. O PCB era o preferido da intelectualidade. O golpe de 64 destruiu esta organizando que… Read more »
E aí a inversão acontece, no Brasil o voto majoritário para Presidente não representa os democratas brasileiro, mas o voto o voto indireto, do colegiado, representa a democracia do EUA
Ainda sim o deputado tem sim que se importar com o voto para si. O eleito pelo proporcional que você citou não é eleito (ainda) por lista fechada. Leva a vaga aquele que obtiver, individualmente, mais votos dentro da sua legenda ou coligação. Tanto que deputado em campanha nunca pede voto para a “legenda”, mas sempre no número dele. Para efeito de proporcionalização, o efeito é o mesmo. Mas se ele individualmente terminar com pouco voto, um correligionário qualquer dele entra e ele fica fora. Ademais, o Senado, que também discute, aprova e interfere no orçamento (além de também receber… Read more »
Olá GFC. Pois é… farei um exemplo simples que pode ser ilustrativo. Suponha três distritos disputados por dois partidos. Em cada um, o candidato do partido A ganha com 55% dos votos. Assim, este partido terá 3 cadeiras. Contudo, na soma de votos, o partido B que ficou sem representação parlamentar teve a preferência de 45% do eleitorado.. em um sistema proporcional, como o brasileiro, o partido A teria duas cadeiras e o partido B 1, algo mais próximo da representação de cada partido apurada na eleição. O problema, como escrevi antes, é a estrutura partidária. O fundo partidário permite… Read more »
“Camargo, não precisa lecionar.”
Exatamente! Toda vez é isso…coisa mais chata e prepotente…quer dar aula sobre tudo e para todos…barbaridade…
Ah, entendi, só vocês podem “lecionar”, ao seu bel-prazer! Mais humildade, leitura e informação não fazem mal a ninguém. Não gosta, pula.
Hehehe…eu NUNCA tive a postura de querer posar de sabedor de todo e qualquer assunto, como outro comentarista.
“ Não gosta, pula.”…digo o mesmo para você. Hehehe
Rsrs quem pulo tomou tomou a pílula vermelha rsrsr
O Coronel lecionou primeiramente o Camargo, ipsis literis: “Votos? Só 26 dos 513 deputados foram eleitos pelo voto direto. Sabia?” Somente vocês podem lecionar os outros? Tá certo…
Isso é uma colocação. Já quem posa de sabedor de todo e qualquer assunto não sou eu nem o Rinaldo.
Capacitação
Não te entendi, meu caro.
sei lá… o cachimbo. Sempre ele.
Uma nova tese, o deputado eleito pelo voto majoritário tem melhor na sua representação, pois prestam contas aos seus eleitores.
Verdade. Rsrs
Repara que quando sugeri assistir “Eurotrip” que é uma comédia adolescente, vocẽ reclama que é “inutil” e de “mau gosto para as artes”…
agora reclama que um livro de ciência política é chato de ler…
Eita nós.
Não consigo imaginar a cara ao ler “A paixão segundo G.H.”
Zuckerberg. Novo modelo, os próprios usuários serão responsáveis por verificar a veracidade das informações,
“Vamos trabalhar com o presidente Trump para resistir a governos ao redor do mundo, que vão contra empresas dos Estados Unidos…”
A teoria da mentira, a ilusão da verdade, no mundo globalizado da internet e dos algoritmos, racionalidade humana enganosa rsrsrs.
Conversa mole. Os eleitos, seja em que esfera for, tem que ser aqueles que receberam mais votos e ponto final. Ah, e democracia, hoje, no Brasil ,é algo longe de ser plena.
Já foi pior…há poucos anos atrás
Entre 1964 e 1984? Sim. Depois de lá, até 2022, não foi como agora. Nenhum dos poderes queria ter para si o “dom sagrado” de salvador e mantenedor da liberdade e democracia, mesmo que para isso passe por cima da Constituição, como vemos hoje.
Infelizmente essa verdade não tende a mudar, o voto distrital seria uma forma de começar a melhorar o país.
Então… discordo do voto distrital pelos motivos que expus ao Rinaldo.
E vamos continuar dando soco em ponta de faca?
Já está provado que o atual sistema não funciona.
Então… o sistema de voto distrital é pior que o sistema de voto proporcional (como já expliquei antes), ainda que seja (como qualquer sistema eleitoral ou sistema de governo imperfeito). O problema no Brasil é a estrutura partidária. O que é preciso é extinguir o sistema de financiamento público (fundo partidário). Creio que já será um avanço. O financiamento dos partidos deve ser por meio da contribuição de seus filiados e da contribuição voluntária daqueles que simpatizam com a proposta partidária. Isso já seria suficiente para extinguir os partidos sem representatividade. Junto com o fim do fundo partidário será preciso… Read more »
No voto distrital… Os estados que possuem maior renda e população… Possuem mais peso no resultado.
Não ha como ser mais justo…
Não há relação entre o voto distrital e o número de deputados por estado. Estados mais populosos teriam distritos mais populosos. Só isso.
Certamente.
Mesmo com este ”para-raio diluidor do impacto do voto do eleitor”, os votos continuam sendo uma necessidade para deputados e senadores… Como explicou em seu comentário o forista → GFC_RJ
Mas eles precisam ganhar internamente (ficar entre os mais votados dentro do partido ou da coligação). Então eles se importam com os votos populares sim.
Se importam nada. Acorda.
Show, esse programa sempre mostra reportagens sobre as FFAA. Isso a Globo não mostra! Uma estrutura dessas e ainda tem gente que acredita que a FAB vai comprar outro caça!
Por que eles nunca mostram o WAD? O que pode ter de tão sigiloso?
As cores… kkkk
Segue o link com imagens do painel num simulador da força aérea sueca.
https://www.youtube.com/watch?v=4QVIMD3DA7I
Muito bom. Acabou o mistério.
A FAB tem excesso de sigilo, até mesmo em coisas bem mais antigas. Forças Aéreas muito mais capazes e com equipamentos muito mais modernos não tem todo esse sigilo. Penso ser algo cultural, arraigado na Força.
Não concordo.
poxa, agora o Maduro sabe os segredos do Gripen, acabou com Game changer
Ergonomicamente ter essa fileira de botões, como o WAD possui acima dele, oferta um esforço mental grande e oferta um possibilidade de erro grande ao usuário.
.
Fiquei intrigado que um problema ergonômico desse tenha entrado em produção.
Nos Portões Abertos mais de 20 mil pessoas visitam a Base…. Todo ano.
Recomendo o filme “Eurotrip” para entender a razão de ser proibido visitar o quarto do Papa.
Que isso.. .é uma comédia adolescente de sessão da tarde.. algumas delas se tornam clássicos, como “Apertem os cintos”, “Top secret” e “Top Gang”… Eurotrip parece esquecido pelos mais velhos e ignorado pelos mais novos que preferem “Todo mundo em pânico” ou “As branquelas”.
agora. se eu sugerir “Terra em transe”, “O pagador de promessas” ou “Ainda estou aqui” vai me chamar de “presunçoso” e “elitista”… ou que prefere ignorar filmes dirigidos por comunistas…
Vixe… era fã de Spectroman… também gostava da “Princesa e o Cavaleiro”.
Pouca gente viu, mas também tinha “Vovô viu a uva”
“Scotty doesn’t know that Fiona and me, did it in my van every Sunday…”
Não entendi o tipo de visita a que se referiu. Nos 7 anos que lá servi muitos amigos da cidade a visitaram. Beberam na sala de estar dos oficiais do 1° GDA e do 2°/6°.
Legal ! 3 Células Na linha de Produção!
Precisamos que escalem o especialista detalhista Gulherme Poggio para ir a Fabrica do Gripem em Gavião Peixoto e nos atulizar dos avanços
Quantos Gripen serão entregues neste ano??
Também penso que serão entregues, em 2025, 1 ou 2 aeronaves … nada além disso.
A princípio serão 2, mas o contrato está sendo renegociado.
Está previsto no orçamento deste ano a entrega de 2 Gripen E, mas tenho esperança que a renegociação do contrato possibilite ao menos 4 aviões por ano, assim todos 36 seriam entregues até 2030.
Bem lembrado 🙂
Os biplaces serão construídos na Suécia.
Aproveitando o tema em foco, até que ponto essa situação de “confronto diplomático” entre o Brasil e Israel pode prejudicar o programa Gripen?
Em.nada.
Tenho receio de assistir isso, já que é descrito que os Gripen Brasileiros são construídos em um hangar isolado e tal. Dá a impressão de ser um galpão no meio do nada com um bando de gente juntando kits de caixotes de madeira. Se isso é a descrição deles de uma das, senão a fábrica mais tecnológicamente avançada no país, não é uma boa descrição.
Hehehe…também não falta a citação “computador com asas”. Quando ouvi isso, lembrei instantaneamente do que falavam na época da entrada em serviço do A-1, quando falavam, literalmente, a mesma expressão.
É verdade que o Esq. Centauro 3°/10° não opera mais o A-1? E que só o Poker ficara operando os restantes.
E é verdade, mesmo. O A-1 deixou de operar no Centauro em dezembro passado. Por enquanto, a Unidade não será desativada, aguardando a decisão sobre uma das 3 opções abaixo: – desativação da Unidade; – reequipamento futuro com outro avião (A-29, Gripen, caça usado, …) – reequipamento com com ARP/UAV armado. Mais sobre o assunto: https://forcaaerea.com.br/a-1m-se-despede-do-3o-10o-gav-esquadrao-centauro/ Assim, hoje a FAB não possui uma Unidade Aérea sequer, equipada com jatos de combate, dedicada a realizar ataque ar-superfície. O Grupo de Caça e o Pampa tem o ataque como missão secundária, tanto que não operam bombas inteligentes e nem pods designadores. O… Read more »
Infelizmente a FAB, está perdendo meios operacionais. Espero que não vire a Força Aérea de uma base aérea, um esquadrão de caça, um esquadrão de patrulha, um disso, um daquilo. Cabe a classe política e a todos os brasileiros, entenderem que com Defesa e soberania não se brincam, poderá ser tarde no futuro, em um mundo em constante mudança.
Exatamente!
Pois é…nada está tão ruim que não possa piorar.