Por Alexandre Galante*

Conheci os aviões militares suecos ainda na adolescência, através dos livros que ganhei. Logo me apaixonei pelo Saab J32 Lansen, Saab J35 Draken e Saab 37 Viggen.

Anos depois, quando estava servindo à Marinha do Brasil, acompanhei as notícias do primeiro voo do Saab JAS 39 Gripen pelas revistas, em 1988. O Gripen me fascinou desde o primeiro momento por ser mais leve que o Viggen, adotando a mesma configuração de asas em delta com canards, tecnologicamente mais avançado e verdadeiramente multifunção, substituindo várias versões do seu antecessor.

Naquela época, eu sonhava ver um dia o Gripen na Força Aérea Brasileira (FAB), mas sabia que seria um sonho muito difícil de realizar. Com o fim da Guerra Fria e a diminuição dos gastos de defesa, os planos de reequipamento foram adiados e o sonho ficou mais distante ainda.

Caças da Saab: 37 Viggen, J 35 Draken e JAS 39 Gripen

No início do ano 2000, já trabalhando no jornal O Globo, acompanhei entusiasmado a concorrência F-X para um novo caça da FAB, na qual o Gripen era um dos favoritos.

O F-X acabou cancelado em 2005 e mais uma vez meu sonho de ver o Gripen na FAB foi adiado. No final da primeira década de 2000, com a nova concorrência F-X2, o sonho renasceu. Em 2008, já fora do jornal, criei o site Poder Aéreo e passamos a cobrir a concorrência diligentemente.

JAS 39C Gripen e Mirage IIIEBR em Anápolis em 1998

Em 2010, para minha felicidade e surpresa, recebi um convite da Saab para visitar sua fábrica em Linköping na Suécia.

Tive a oportunidade de assistir à reinauguração do Museu da Força Aérea Sueca e jantar numa base subterrânea, onde ficava a fábrica da Saab na época da Guerra Fria. Praticamente um cenário de filme de James Bond, uma experiência inesquecível.

Para completar, ainda assistimos a um show aéreo na Base Aérea de Malmen, com as aeronaves clássicas suecas e exibições do Gripen NG Demo e Gripen C/D, dentre outras.

Na Suécia, em 2010, com o J 32 Lansen e J 29 Tunnan ao fundo

Na volta ao Brasil, tivemos que cobrir e aguardar mais quatro anos de notícias sobre a concorrência, até que finalmente o governo brasileiro decidiu pela proposta da Saab no final de 2013, escolhendo o Gripen NG como vencedor do Programa F-X2. Foi um dia de festa, devidamente comemorado pela equipe editorial do Poder Aéreo.

Nestes últimos 10 anos, continuamos acompanhando e divulgando com esmero e entusiasmo cada etapa do desenvolvimento do Gripen E/F, seu primeiro voo, o treinamento dos pilotos da FAB, a inauguração da fábrica da Saab em São Bernardo do Campo (SP), do GDDN (Gripen Design and Development Network) em Gavião Peixoto (SP), a chegada do primeiro F-39 Gripen ao Brasil, a inauguração da linha de montagem na Embraer, a chegada dos demais aviões e a entrada em operação na FAB.

Em agosto de 2022, visitei a Suécia pela segunda vez a convite da Saab, para atualização de informações em Estocolmo. A visita também incluiu o show aéreo na Ala F16 em Uppsala, onde voamos o simulador do Gripen e fizemos um walkaround no novo caça.

Em maio de 2024, participei novamente de mais uma Press Trip da Saab, desta vez retornando a Linköping, depois de 14 anos, para visitar a linha de montagem do Gripen, onde estavam os primeiros Gripen F, modelo biposto da FAB. Foi emocionante ver a nova versão tomando forma.

No dia 21 daquele mês, fomos até a Ala F7 da Força Aérea Sueca em Såtenäs, para acompanhar um exercício de dispersão em rodovia.

“Vimos os caças Gripen operando bem de perto, quase ao alcance da mão.”

Na operação, vimos os caças Gripen operando bem de perto, quase ao alcance da mão, relembrando os dias da Guerra Fria, quando a Força Aérea Sueca adotou o sistema BAS de dispersão, no qual as unidades eram desdobradas pelas rodovias usadas como pistas de pouso e decolagem e ocultando os sistemas de comando e controle e depósitos de combustível e armamento nas florestas.

Foi uma experiência incrível assistir o Gripen pousar e decolar em rodovia, e poder registrar o evento em imagens.

O Gripen faz jus à criatura mitológica que lhe deu nome: domina tanto a terra quanto o ar, deixando uma impressão de agilidade e poder.


*Alexandre Galante é jornalista especializado em assuntos militares, editor-chefe da trilogia brasileira de sites Poder Naval (naval.com.br), Poder Aéreo (aereo.jor.br) e Forças Terrestres (forte.jor.br). Serviu anteriormente na Marinha do Brasil no final da Guerra Fria, incluindo a bordo da fragata Niterói (F40). Após deixar o serviço naval, escreveu para várias revistas de defesa, também trabalhando para o jornal O Globo por 12 anos. De 2011 a 2015, editou e publicou a revista impressa Forças de Defesa.

FONTE: Revista Saab em Foco 2 – 2024

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Pet

Parabéns Galante, sou um entusiasta da aviação de caça também, um grande abraço e um excelente 2025. 👍

Carlos Campos

Parabéns Galante, seu amor por caças chegou na gente que ama também

Last edited 12 dias atrás by Carlos Campos
Willber Rodrigues

Parabens ao Galante e a todos os editorees da Trilogia.

PS: fico imaginando vocês, editores, acompanhando todas as décadas de “via-crucis” do FX + FX-2, até finalmente ser escolhido o Gripen, e finalmente ver o 1° Gripen BR decolando…

Alguém de vocês tinha apostado no Gripen durante esse tempo, ou ele foi o “azarão”?

Dexter

F 20. The Legend!

Andiere

Como você , Galante, há muitos anos o JAS-39A chamou-me a atenção. Ao estudar suas formas percebi que superaria o meu então preferido F-16 em combate aéreo a curta distância em uma época em que os mísseis BVR não eram tão capazes e os de curto alcance eram de 3○ geração.
De fato nesses anos em que acompanho, os JAS-39C/D tem feito mais do que eu esperava.

Ano novo de paz, projetos realizados e saúde para ti.

Daniel Rueda

Desde México!
Saludos

Excelente página. Pues como periodista buscas objetividad y no sensacionalismo ni calumnias

Eres de las pocas páginas web en América latina que diario tienen algo relevante

Bueno

Top ! Parabens Galante !

Quando Voltarão na EMBRAER para nos atualizar da produção ?

BVR

Boa pergunta Bueno.

Welington S.

O Galante tem galantia. Parabéns Galante!

Rogério Loureiro Dhierio

Grande VF-1.

Parabéns pelo seu histórico.

Votos de sucesso pra ti.

Rodrigo Maçolla

Parabéns galante pela brilhante saga. e a propósito ver de perto o J-35 DRAKEN deve ser emocionante? este caça poderia facilmente ter saído da prancheta do George Lucas para Star Wars.
comment image

Heinz

parece até um caça de 6° geração no design

Burgos

Foto do Galante em 2010 quando tinha Cabelo 🤣
Brincadeiras a parte, Parabéns pelo acompanhamento e o desenvolvimento de todas as matérias a respeito do assunto “BZ” 👍💪🇧🇷

Tomcat4,6

Show, Galante, parabéns pelo empenho e profissionalismo, além de ser um camarada simples e acessível. Deus possa continuar te abençoando e te levando cada vez mais longe !!!

Rodrigo Maçolla

Caramba não Tomcat4,6 como podem negativar este seu comentário, O pessoal recalcado.

Pragmatismo

Parabéns, Galante!

Luiz

Parabéns !!! Sucesso e vida longa ao Poder Aereo !

José Carlos Messias

Parabéns ao repórter Alexandre Galante, pela trajetória e pelas matérias que nos brindam com pautas muito boas e fotos sensacionais.

Renato Pereira

Parabéns Galante e toda equipe!
Não posto muito, sou bem reservado, mas acompanho a Trilogia diariamente desde 2011! Mas sou mais assíduo no Forte já que sou infante assim como 90% dos militares da família!
Acho as linhas dos caças suecos lindas! Já achava o Viggen lindíssimo e se superaram quando lançaram o Gripen!

curisco

Desde 1997 acompanho o seu trabalho, lá no tempo da lista de discussão.

quase 30 anos. Nunca te vi pessoalmente mas meu respeito vem desde lá!

Deus te abençoe e aos seus!

Dexter

Parabéns Galante!!!
Excelente trabalho, sou assinante da revista desde o primórdios e tenho todos os exemplares devidamente guardados com carinho.
Parabéns pela trilogia ter se tornado referência em todo hemisfério sul, boa parte do norte.
Belo trabalho seu e de todos os editores que passaram por aqui.
Bora pra frente!!!