Chengdu J-36: uma interpretação chinesa da guerra aérea do futuro
Um resumo sobre novo caça furtivo da China, com base em análises de diversos observadores
O Chengdu J-36, a nova aeronave de combate recentemente revelada pela China, marca um salto significativo na guerra aérea. Oficialmente apresentado em 26 de dezembro, o J-36 atraiu ampla atenção por seu design diferenciado e capacidades avançadas. A configuração de asa delta grande e o layout de três motores distinguem a aeronave dos designs tradicionais de caças. Com foco em velocidade, alcance e furtividade, o J-36 exemplifica a ambição da China de redefinir os parâmetros do combate aéreo moderno.
No centro de seu conceito, o J-36 representa uma “interpretação chinesa” da guerra aérea do futuro, priorizando alcance e autonomia em detrimento das capacidades tradicionais de combate aéreo aproximado. Projetado para missões de longo alcance, o J-36 será capaz de penetrar em espaços aéreos fortemente defendidos, tornando-o uma plataforma ideal para operações de negação de acesso e área (A2/AD). Ele está equipado com um conjunto abrangente de sensores que aumentam a consciência situacional e permitem que funcione tanto como uma plataforma de ataque quanto como um interceptador.
Uma das características de destaque do J-36 é sua capacidade de voar em supercruzeiro, ou seja, em velocidade supersônica sem o uso de pós-combustores. Isso permite que ele realize missões de forma mais rápida e eficiente do que seus predecessores, aumentando tanto sua capacidade de sobrevivência quanto suas taxas de surtidas. Suas características de furtividade, combinadas com um design de baixa assinatura radar em todos os aspectos, permitirão que evite a detecção inimiga enquanto realiza ataques de precisão em território inimigo.
Os compartimentos de armas da aeronave foram projetados para acomodar uma ampla gama de armamentos, desde mísseis ar-superfície até mísseis ar-ar de longo alcance como o PL-17. Essas capacidades permitem ao J-36 atacar ativos críticos, como bases aéreas, porta-aviões, aviões-tanque e aeronaves de vigilância. Sua capacidade de lançar grandes bombas planadoras e outras armas de longo alcance ampliará ainda mais seu potencial ofensivo, permitindo que engaje alvos a distâncias consideráveis.
Estrategicamente, o J-36 é posicionado como um pilar da dominância regional da China, especialmente no contexto de um possível conflito envolvendo Taiwan. Ao integrar tecnologias avançadas de comunicação e sensores, o J-36 não é apenas uma plataforma isolada, mas um nó essencial em um ecossistema interligado. Ele pode retransmitir dados de alvos para outros ativos, comandar enxames de drones e até mesmo servir como um centro de comando aéreo.
O surgimento do J-36 levanta questões sobre sua classificação. Embora alguns tenham se apressado em chamá-lo de um “caça de sexta geração”, essas definições geracionais podem ser enganosas. O tamanho da aeronave, sua funcionalidade multifuncional e a integração avançada de sensores colocam-na em uma categoria única, talvez melhor descrita como um “cruzador aéreo”. Isso reflete sua capacidade de dominar tanto os domínios aéreo quanto terrestre, desafiando os conceitos tradicionais ocidentais de design de caças.
As comparações com plataformas ocidentais destacam o potencial do J-36 de afetar o equilíbrio de poder no Pacífico. Diferentemente do F-35, que enfatiza capacidades multifuncionais, ou do J-20, que se destaca em furtividade e velocidade, o J-36 combina esses atributos enquanto supera as limitações de seus predecessores. Suas capacidades de longo alcance podem forçar os adversários a repensarem suas estratégias de implantação, particularmente na segunda cadeia de ilhas.
O desenvolvimento da aeronave também destaca uma mudança na postura estratégica da China. Ao revelar o J-36, a China envia uma mensagem clara: não está mais satisfeita em apenas alcançar o Ocidente. Em vez disso, está traçando seu próprio caminho na aviação militar, aproveitando inovações autóctones para redefinir as regras de engajamento.
Críticos notaram que a revelação do J-36 pela China é tanto uma declaração política quanto uma conquista tecnológica. A aeronave simboliza a crescente confiança da China e sua disposição de desafiar a dominância dos EUA na região.
No mínimo exótica…
Vamos ver como evoluirá o projeto e as novas versões…
Aparentemente tem potencial, mas colocar isso tudo na vida real é um pouco mais complicado, vide o F-35 mesmo…
“…colocar isso tudo na vida real é um pouco mais complicado…”
.
Ele já voa, meu caro…
Obviamente ele deve voar, afinal é uma AERONAVE. Agora sobre outros princípios e características que determinaram a eficácia do projeto, não poderão ser apresentadas por simples demonstrações visuais de vôo.
Sim, voa! Mas, e o resto?
Voar o próprio F-35, desde o início do programa Joint Strike Fighter, já voava… O problema é integrar sensores, desenhar e produzir peças robustas para aguentar o dia a dia operacional.
Isso sim é o ponto em questão
Sei nao,isso ta com cara de fuselagem de sexta geração com avionica (recheio eletronico) de quarta geração ++ (4++).
Nao duvido dos chineses em nada .
Explique as motivações em torno desse argumento.
Meu caro, não subestime os chineses. A China do século XX, não se identifica em nada com a do século XXI.
Não mudou nada continua enganando
É no mínimo um design com inovações… como os três motores e os ”retalhos”/flaps localizados na cauda da asa triangular, [que aparecem claramente na fotos que ilustram esta matéria]. Uma tecnologia de ponta que o americano B-21 bombardeiro stealth não tem. A aplicação desta inovadora tecnologia pode substituir o papel da cauda vertical da asa para controlar o leme de superfície. A divisão de ”retalhos”, pode fornecer o controle de guinada em diferentes ângulos de abertura ao manobrar, e também pode ser usado como uma placa de desaceleração quando desdobradas. Especula-se que o comprimento do principais compartimento de bombas do… Read more »
Olhando as imagens e pelo grande tamanho da baia de armamentos, a baixa corda das asas, a disposição dia motores, suas entradas de ar, inclusive a dorsal, me perguntou onde cabe o combustível para possibilitar esses enormes alcance e autonomia. “…o J-36 atraiu ampla atenção por seu design diferenciado e capacidades avançadas.” Quais capacidades avançadas? A própria fabricante se pronunciou sobre capacidades da aeronave? “Ele está equipado com um conjunto abrangente de sensores que aumentam a consciência situacional e permitem que funcione tanto como uma plataforma de ataque quanto como um interceptador.” Quais sensores? Qual o radar? Qual a suíte… Read more »
Avaliação inócua e ingênua. Meu caro, não subestime os chineses…A China do século XXI em nada se assemelha a do século XX.
Não respondeu nenhum dos meus questionamentos sobre a aeronave.
Os EUA já tinham tal tecnologia assim mesmo a mais de 20 anos. Só agora que os chinas estão mostrando seu avanço.
Onde sem dúvida os chineses vão tá à frente será em relação a motores ramjet e de alta velocidade onde os americanos vão ter lutar para igualar os chineses.
Os chineses ainda precisam comer muito feijão para se igualar à tecnologia stealth.
Um imperador chinês antigo, com seu palácio e muralhas sendo invadidos pelos mongóis, disse: “- em mil anos todos serão chineses..”.
Estaremos virando chineses???
olha ficaria feliz em virar chinês, assim nunca mais vou ouvir funk pq alguém quer
A música pop deles é tão ruim quanto a de qualquer lugar…
Sim é ruim , mas não pode ser pior que funk 😆
Se brincar em 100 anos teremos virado … chinesas.
O foco em alcance, furtividade , capacidade de carga e velocidade é o mesmo anunciado para o programa americano NGAD.
*Espero que este “caça” chinês seja “invisível ” àquele radar de bolinhas quânticas fotônicas quarkiônicas anunciadas aqui no Aereo há uns 10 anos, com toda a pompa, acompanhado dos gritos histéricos dos apoiadores dos ditadores, e que jogaria a tecnologia stealth ao esquecimento.
Quem fez o veneno deve ter feito o antídoto.
Rsss
Mas não era o avião Stelth que tinha acabado, que PA não serve de nada, pq um míssil, do deserto de Gobi atingiria ele facil kkkkkkkkk
Os chineses estão vendo que não podem depositar sua confiança em mísseis de longo alcance , principslnente utilizados de forma isolada, e tratam de desenvolver uma aviação com capacidade de penetrar espaço aéreo altamente contestado de modo a realmente ter condições de implementar um volume de fogo substancial e que faça a diferença.
O seguro morreu de velho.
a tática velha valia antes, quando não tinha uma industria aeronpautica de ponta, , mas como vc disse não podem só confiar em mísseis de longo alcance
Do jeito que estão progredindo, os States terão que construir seu próprio “radar de bolinhas quânticas fotônicas quarkiônicas“.
A laser takiônico… de preferência
EUA nunca confiou em radar de bolinhas quanticas
Exatamente.
Eles apostam no radar AESA de GaN
Todo mundo aposta nisso.
E pelo visto nem a China, considerando as notícias recentes.
Isso é um caça, no sentido tradicional do termo, ou é um avião de ataque a longas distâncias?
É mono ou biplace?
Sei lá, me lembrei do SU-34.
Como a própria matéria e imagem falam, a função do J-36 será de flanquear e atacar alvos de alto valor, como bombardeiros, AWACS e revo. Deve manter a capacidade de ataque ao solo, mas está mais para um MIG-31 do que SU-34.
Hipoteticamente ….
Interessante a Imagem, um ataque americano vindo do Japão, como eu espero que aconteça em caso de guerra, mas acredito que esse caça possa ir mais fundo no Pacífico para tentar atacar Guam, e também ataque Diego Garcia que monitora o indico
Para isso tem se os misseis intercontinentais ou de médio alcance, pelo menos para inviabilizar os aeroportos e bases aéreas.
Japão tem PAC 3 e AEGIS, maior parte vai ser abatido, lançar um míssil de avião é como dar um tiro a queima roupa, ainda mais se for um hipersônico
3 motores é estranho… provavelmente não conseguiram ainda desenvolver motores com as mesmas capacidades dos russos e americanos…
Ou a aeronave é tão grande e pesada, que para alcançar a velocidade esperada e ainda manter o diâmetro do motor no máximo possível para caber dentro de uma aeronave que se propõe ser furtiva, precisaram utilizar três.
Ou o terceiro motor pode ser, quem sabe, alguém tipo de scramjet, para velocidades supersônicas
Já agora, Europeus.
Em projetos complexos como de aeronaves é prudente ser conservador do ponto de engenharia. Modernizar e dar novas capacidades a projetos consolidados pode ser muito mais eficaz e de menor risco a investir bilhões em reengenharia de conceitos de projetos não consolidados. Tenho sérias restrições aos projetos ditos como “6a geração” com muita área alar e pouca superfície de controle, contrariando o básico da mecânica de fluidos. Entendo que uma boa repaginada mecânica e eletrônica num F22 seria muito mais atraente que um dito “6a geração”, por exemplo. Como é fato que dificilmente um F15EX será uma aeronave com problemas… Read more »
O F-22 pura e simplesmente não pode ser modernizado, para ter as capacidades de um 6a geração.
Isso do F-15 EX não ter os problemas de projecto do F-35, é normal, pois o F-15EX não traz nada de novo, a não ser melhorar as suas capacidades, já o F-35 não tem nenhum problema de projecto, tem é funções completamente novas, por isso surgem erros que precisam ser corrigidos, claro que hoje em dia, isso custa muito dinheiro, assim como os caças de 6G vão ter funções nunca usadas até agora, e outras muito melhoradas, por isso também terá custos astronómicos.
Uma aeronave que perde um combate a curta distancia para um F16 de 50 anos a curta distância – que é uma modalidade de combate, sim- tem sérios erros de projeto, fora outros parâmetros bem questionáveis como limitação de alcance, custos exorbitantes e alta dependência de pessoal terra. Se questiona em situações de conflito de alta intensidade de onde operaria um F35 sem base e pessoal em solo disponível visto os problemas de F16 na Ucrânia pelo mesmo motivo, um bom questionamento. Quanto ao F22, qual detalhe técnico o impede de uma repaginada mecânica e eletrônica tal qual o F15EX… Read more »
Praticamente o que todo mundo já sabia e especulava.
E continuam especulando. Não há nada de oficial sobre essa aeronave. Quais os motores? Qual o radar? Quais os sensores de EW/ECM? Quantos tripulantes? Qual o alcance? Qual a capacidade de combustível? Qual a capacidade de carga bélica? Quais as dimensões ? Qual o peso máximo de decolagem? Qual uma infinidade de itens …
Por enquanto, es-pe-cu-la-ção!!
Há muita coisa de oficial sobre essa aeronave. Para isso foi lançado recentemente um artigo do designer-chefe do CAC.
Basta procurar. Existe o Google como ótima ferramenta de pesquisa. A “especulação” é apenas da sua parte e daqueles desinformados, considerando sua Guerra Santa contra a aeronave que parece ter mexido muito com você.
A aeronave é o de menos. O que eu combato é a facilidade com que os indivíduos, nesses tempos de redes “sociais” e internet fácil, acreditam em qualquer coisa publicada como sendo verdade. Quanto a mexer comigo, isso não tem a mínima possibilidade de conseguir isso, pelo simples fato de eu não acreditar em contos de fadas…boa torcida pra ti. Eu paro aqui, antes que os editores me puxem a orelha.
A aeronave está longe de ser um conto de fadas, o simples fato de vc falar isso já demonstra o que tu tá fazendo aqui, o papel a qual eu já lhe atribuí.
Recomendação pra ti que duvida tanto:
Baixa o artigo. Traduz e leia com cuidado e com muita interpretação de texto.
Abç meu camarada
No dia que essa aeronave estiver operacional e com um mínimo das capacidades atribuídas à ela em funcionamento, aí conversamos. E falando em papel, eu expliquei o que penso. Agora, pergunto qual é o teu papel??
Essa aeronave estará em produção inicial para fins de 2031 e produção em massa para 2033/34, então ainda o tempo lhe favorece de alguns anos para descontar sua frustração contra a aeronave. Quase 10 aninhos passa muito rápido que vc nem percebe.
Já o meu papel é informar aos desinformados, por enquanto, pela quantidade de resposta a ti, vc está largando na frente dos demais comentaristas, até tivemos que ser chamados para a sala da diretoria e levar um esporro.
Já que vc ainda tem quase 10 aninhos, faça o que lhe recomendei, baixa o artigo e leia.
Eu já disse o que farei…quando ela estiver operacional e com um mínimo das capacidades atribuídas à ela em funcionamento, daí conversamos. Quanto ao artigo, vindo do próprio fabricante, de um país em que apenas os acertos são mostrados e os erros são escondidos, não pode ser considerando nada além de propaganda. Assim, voltamos ao ponto da aeronave estar operacional e com capacidades funcionais. Quanto ao tempo, tu tens 10 anos de emprego. Aliás, como foi que tu me perguntou esses dias…se eu queria saber o número do teu “cartão social”, não foi? Talvez tu não saiba, mas aqui no… Read more »
Muito provavelmente essa aeronave é só para prova de conceito. Se voou mesmo foi apenas para testar a aerodinâmica.
Está oca!
Até ficar operacional (se ficar um dia) o Elon Musk já colonizou Marte.
Só os adoradores de seres iluminados dos países que têm CPF e “cartão social” (SSN) rsss , é que acreditam que tudo que os chineses anunciam já está operacional num passe de mágica, enquanto o Ocidente leva 10 a 15 anos para fazê-lo.
Exatamente!! E quando se questiona o óbvio, a gente é taxado de torcedor. Mas, eu não desisto e vou combater a desinformação e a mentira sempre que puder.
Tamo junto!
Calma.. Eles vão colocar todos os dados do avião (inclusive do radar) no Instagram para matar sua curiosidade.
Ah, santa interpretação de texto!! Onde eu pedi isso??? Todo mundo tá careca de saber quais os radares, aviônicos e todo tipo de sistemas de caças ocidentais, incluindo os de 5ª geração. Eu falei QUAIS!! Não falei nada sobre desempenho e capacidades dos mesmos!! Falando em 5ª geração, sabemos de todos os problemas do F-35. E tu, já ouviu falar de algum problema no J-20? Ou o avião chinês foi projetado, desenvolvido e colocado em serviço sem nenhuma dificuldade ou percalço? Ora, por favor. E se os chineses colocassem no Instagram, aí que eu não veria, mesmo. Tenho aversão à… Read more »
“interpretação de texto”
Sua argumentação é sempre essa.. Muito original e inteligente.. ahahaha
É como diz aquela máxima “De onde menos se espera é de onde não sai nada mesmo..”
Feliz ano novo.
Mas, no teu caso, é exatamente isso! Tu leu meu comentário e não entendeu o que eu escrevi. E além disso, escreveu um comentário com base numa interpretação errada do meu comentário. Então, não tem como ser diferente, sso é falta de capacidade interpretativa de uma oração ou texto. Mas, como eu tenho paciência, vamos de novo: Eu escrevi: “Santamariense Visitante Reply to Kayron 16 horas atrás E continuam especulando. Não há nada de oficial sobre essa aeronave. Quais os motores? Qual o radar?” Percebeu ali a palavra”qual”? Você escreveu: “Renato Visitante Reply to Santamariense 13 horas atrás Calma.. Eles… Read more »
Parece que na rede chinesa saiu outro video do caça da Shenyang e outro talvez do H20.
https://youtu.be/-r2n6Am7aC4
https://youtu.be/uwvCz6HlbsI
Há 25 anos atrás esses kras tinham uma industria aeroespacial menor que a brasileira. Agora estão fabricando esses aviões saidos de Star Wars. Não importa se esses aviões são melhores ou piores que os F35. O que importa é a trajetória exponencial desses kras. É um negocio assustador e sem paralelo na historia humana.
Não adianta ficar de mimimi, se vc entende o básico de matemática você sabe que a China é um negócio maluco.
O que é kras??
Linguagem coloquial. Você estava em coma nos últimos 20 anos e não pegou a expansão da internet?
Desculpa esfarrapada. Você economizou dois caracteres. Antigamente havia um motivo para abreviações, seja para uso de ‘chat’ em BBS’ ou mesmo internet em tempo real, tudo via discada, às vezes num ‘ma-ra-vi-lho-so’ modem de 2400bps. E mesmo assim, em ‘posts’ não se costumava abreviar. Apenas quando era conversa em tempo real ou em campos com número de caracteres limitados.
Hoje em dia as pessoas usam a internet como desculpa para escrever de qualquer maneira e, infelizmente, passa batido e se repete das mais variadas maneiras, e não, ninguém tem obrigação de entender.
Amigo, vai lavar uma louça ou carpir uma roça. Eu escrevo do jeito que eu quiser. A função da linguagem é comunicação. Se você está interessado nas minhas habilidades de escrita eu posso te mandar aqui minha tese de doutorado pra você avaliar se eu sou plenamente capaz de seguir a norma culta da lingua.
Uiii….tese de doutorado…hehehehe…e mal-educado assim. Hehehe
Ui. Deve ter doído ser chamado a atenção por um cara que nem mestrado teve interesse em fazer. Vai falar em ‘leet’ agora? Heheheheheh
Pelo menos você deu um excelente exemplo do quão óbvio é o fato de que o título não faz a pessoa.
E se eu posso escrever de qualquer forma, posso te chamar de Doutor 1337 H4X0R? 😛
Doutor escrevendo carpir ou invés de capinar ?
De acordo.
Hoje vemos jovens digitando parágrafos enormes, sem vírgula ou qualquer tipo de pontuação.
Por sinal, “ponto final” no WhatsApp virou falta de educação.
Está difícil ver onde será o fundo do poço.
Hehehe….”educado” e arrogante como sempre. Isso que tu escreveu tem um nome: preguiça.
Ah me faça o favor, vai! Você vem encher meu saco me dando pito pq eu escrevi “kra” e eu sou o arrogante? Coisa mais tosca que existe é gente querendo dar uma de professor Pasquale na internet. Agora eu só segui sua premissa de ser um mala e subi o sarrafo. Eu sou doutor sim, manda aqui sua tese de doutorado se você quer ficar dando carteirada em mim.
Se tu é doutor, eu não sei. E, mesmo se for, e daí??? Grande coisa!!! E quem te disse que eu também não sou doutor??? E o que isso muda alguma coisa?? Tu quer coisa mais tosca do que alguém querendo aparecer dizendo ser doutor? Coisa mais provinciana! Ora, desce do pedestal que tu mesmo te colocou.
Eu não me coloquei em pedestal nenhum. Você se colocou aqui nesse blog querendo pagar de gênio da indústria aeronáutica e materiais compostos tentando desqualificar um avião que você jamais teria capacidade técnica de projetar um parafuso. Você é só mais um daqueles que morre de amores pelo Império do norte, em demonstração de verdadeiro provincianismo pueril. Veio pegar ar com meu comentário inofensivo pq tem algum tipo de implicância sem sentido por quem tem algum tipo de admiração pela trajetória de um país que saiu da pobreza extrema para o status de super potência. Eu tenho mesmo admiração pela… Read more »
Entendido, moderação. Já disse o que penso sobre esse cidadão. De minha parte, paro aqui.
Doutor em que ????
Não a 25 anos atrás eles já tinham uma indústria considerável e altamente capaz, no setor militar, o J-10 é de 20 e poucos anos atrás, em 2002 ele começou a voar.
Pra ter uma ideia no anos 80 a quase quarenta anos a FAB chegou a considerar os J-7 que os chineses já produziam (e é bom lembrar que eles já produziam versões dele J-7 desde os anos 60), ou seja a indústria aeroespacial já era bem consolidada e gigante nos anos 2000.
Não esqueça que o J10 é um Lavi com turbina russa
O Estado lá domina com mão pesada o fluxo da grana – que é muita – e o foco do projeto.
Aqui estrangeiros acenam com alguns dólares e levam com apoio tupiniquim nossas empresas estratégicas. E ai de quem for contra, já ganha uma pecha.
Ou será que em algum universo paralelo seria possível a Boeing ir à China, Rússia ,França, India ou Japão e levar de boas suas empresas aeronáuticas ou uma Avibrás da vida? Nunca.
Enquanto agirmos com mentalidade colonial, seremos nada.
Exatamente isso. A China antiga ficava na sombra da URSS, e a China de hoje já desponta como uma superpotência econômica caminhando para ser também uma superpotência militar. Vale ressaltar que até hoje, somente os EUA alcançaram o titulo de superpotência econômica e militar. A URSS/CCCP foi uma superpotência militar mais nunca foi sequer uma potencia econômica e digo mais, poucos aqui vão se lembrar mas a China já foi chamada de República Soviética da China nos períodos de 1931-1937, e continuaria assim não fosse um briga entre os 2 partidos comunistas de país. Atualmente a China saiu de uma… Read more »
Excelente texto, que organizou, pelo menos para os que, como eu, não são especialistas e nem mesmo “amadores eruditos”, os diversos tópicos que podem ser levantados relativamente ao tema. Gostaria de sublinhar três que achei interessantes. Em primeiro, a questão da “sexta geração”. Achei curioso que algumas plataformas de divulgação tecnológica tenham adotado esse conceito. Em língua inglesa localizei pelo menos umas vinte entradas que o referem (ver p exo artigo em “The Diplomat”, o melhor que encontrei, e um também razoável em The Warzone). Parece-me exagerado, visto que a “quinta geração” está ainda entrando na maturidade, e aeronaves assim… Read more »
De modo geral se não tem empenagem vertical então chamando de 6° G.
Verdade.
Ao meu ver sexta geração deveria ser uma evolução maior em relação a quinta geração , pelo menos ser hipersonico ou ter arma de energia direcionada.
Léo, Acho que o hipersônico vai ficar para a “sétima”. rsss Mas em termos gerais o que se espera de um caça de 6ª G é ter furtividade “banda larga” , inclusive aos radares de baixa frequência. Outro item diz respeito à ser opcionalmente tripulado. Pode ser que sequer tenha um canopy transparente e quando tripulado o piloto utilizará apenas visão sintética. A velocidade e o alcance deverão ser incrementados pela utilização de motores avançados mas não creio que se buscará a velocidade hipersônica. O foco deve ser no supercruzeiro. *Uma arma de energia direta pode estar integrada à fuselagem… Read more »
Longe de ser realidade isso.
De prototipo a avião operacional leva muito tempo, essa aeronave ainda poderá sofrer muitas alterações, logo ainda é cedo para dizer se é um projecto totalmente completo de 6ª Geração. Parece que a China já testou o Bombardeio H-20.
Analisem a violenta Guerra da Ucrânia e vão ver quais são as mais recentes tecnologias belicas nos campos de batalha… a Rússia ja usa o Su-57 em combate, Israel já usa o F-35 em combate, a China esta mostrando vários prototipos, o Iran faz o mesmo, a India também sonha desenvolver um caça de 5ªGeração… EUA têm quase todos os seus aviões prontos para combate nos teatros do médio oriente/Europa/Pacifico.
Irã fez o mesmo? Tá de sacanagem? Kkkkkk no mais concordo contigo.
Só uma guerra pode definir o quão boa é uma arma, mas eu duvido que essa daí seja ruim. A china consegue produzir coisas boas em alta qualidade segundo o comandante Robson do exército brasileiro
Vulcan ingles
Estamos assistindo um momento histórico o fim do curto período dos EUA como potência dominante que durou menos 40 anos e a ascensão de uma nova potência.
Não sei dizer se achei bonito, feio ou só esquisito kk
Eu quero muito ver a ficha técnica desse caça, deve ser algo de outro mundo
Já existem algumas informações
“Então… vamos por esse avião pra voar e ai quando os americanos e europeus começarem a apressar o desenvolvimento dos aviões deles a gente cópia e diz que foi ideia nossa.”
Raciocínio genial. Absolutamente intrigante.
Gostei do conceito. São 3 motores na cauda, stealth, e como uma “nave mãe” para drones assassinos.
Também gostei do nome “Cruzador aéreo”.
Eu acho que eu o chamaria de “Caça pesado”. Um legítimo sucessor dos BF-110, Mosquito e P-38, que parecia ter sido deixado no passado, a não ser pelo F-15 e Su-27 (e derivados).
E se não fosse o Horten Ho-229…?
Os chineses não estão brincando, eles também querem ir para o playground brincar e levando brinquedos novos para competir com os outros garotos do condomínio. Certamente,em breve eles irão concluir os testes com seu submarino Type 095/096, cuja a introdução do Tipo 095 e do Tipo 096 teria profundas implicações para a segurança submarina dos EUA. Em 2022, uma equipe de pesquisa em Xangai disse que desenvolveu um novo sistema de propulsão pump-jet que pode dar aos submarinos um empuxo maior, reduzindo as vibrações barulhentas em mais de 90%. A matéria está aqui,caso não tenham lido… China está prestes a… Read more »
Que avião lindo !!
E se e bonito, voa bem.!!!!!!
Uma ameaça aos Porta Aviões Americanos atuando próximos de Taiwan. Os EUA em breve terão um adversário formidável… e talvez escolham não enfrentar a China quando esta decidir invadir a chamada ilha rebelde.
De fato uma aeronave linda! Só não sei se é só aparência e teoria ou de fato tudo isso mesmo…
Tem tanto comentário de IA aqui que fica difícil argumentar entre humanos 🤦♂️
Os chineses sempre estiveram muito à frente do ocidente até que um imperador resolveu não expandir o império e se contentar com o mercado interno. Vieram os ocidentais, conheceram sua cultura, ciência e tecnologia e se apropriaram dela, tornando-se o que um dia foram os chineses. Séculos depois,a China começa a retomar seu lugar na hierarquia do planeta.
Independente de ser de geração 4++ , 5° ou 6° o fato é que os xing ling causaram um frisson no mundo aeronáutico, ninguém esperava que 2 aeronaves de design tão peculiar iriam voar sem aviso prévio.
Sexta geração com mísseis do lado de fora da aeronave, uma piada