A versão atualizada da aeronave de treinamento Hürkuş, da Turquia, completou com sucesso seu primeiro voo no dia 30 de dezembro.

O voo, realizado na base aérea de Mürted, na capital Ancara, seguiu os testes em solo. Durante a jornada de 20 minutos, a aeronave atingiu uma altitude de 6.500 pés e uma velocidade de 140 nós, informou a Turkish Aerospace Industries (TUSAŞ) em um comunicado na plataforma X.

O desenvolvimento do Hürkuş atualizado começou em 3 de maio de 2021, como parte dos esforços para aumentar a nacionalização da indústria de defesa da Turquia. A TUSAŞ destacou que a nova versão da aeronave apresenta peso estrutural reduzido e melhorias aerodinâmicas, além de componentes produzidos localmente, como canopis, sistemas de refrigeração, bombas hidráulicas, rádios e sistemas de Identificação Amigo ou Inimigo (IFF).

Durante o voo, a aeronave exibiu um desenho feito pela filha de Zahide Güçlü Ekici, uma funcionária da TUSAŞ que estava entre os cinco mortos em um ataque terrorista ocorrido na sede da empresa em outubro. O ataque foi reivindicado pelo PKK.

As entregas da nova versão do Hürkuş começarão no próximo ano, com as primeiras 15 unidades destinadas às Forças Armadas Turcas. As 40 unidades restantes serão entregues até 2027.

“Ver nossos sonhos se tornarem realidade, um a um, mostra o quão perto estamos de nossos objetivos futuros”, afirmou o gerente geral da TUSAŞ, Mehmet Demiroğlu, em uma publicação na plataforma X. “Gostaria de agradecer a todos os meus colegas que contribuíram para este voo.”

VÍDEO: Nova versão do Hürkuş em voo inaugural

 

LEIA TAMBÉM:

Turquia inicia corte de aço para porta-aviões, destróier e submarino de projeto nacional

Subscribe
Notify of
guest

17 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Carlos Campos

Interessante, sei que eles que eles venderam Hurjet para a Espanha

Tallguiese

Mais uma cópia do Pilatus PC-9? T-6 texans ll, KT-1 entre outros estão fazendo treinadores muito parecido com o avião suíço!

Bruno Vinícius

Para ser justo, há um número finito de maneiras para projetar um treinador monomotor turbohélice de alto desempenho. A aerodinâmica é igual em todos os cantos do planeta, afinal.

Camargoer.

O conceito é aquele do T27 Tucano.., dá para ver que todos os treinadores turboélice foram foram inspirados no Tucano… por outro lado, vocẽ tem razão que a aerodinâmica é a mesma seja onde for.. assim, o resultado final de aviões da mesma classe serão semelhantes. O que vai mudar muito são soluções de engenharia para o trem de pouso, aspectos estruturais internos, uso de materiais compósitos, controles etc..

é como comparar tubarão com golfinho

Matheus

Não é esse que tambem tem envolvimento da Akaer?

Carlos Campos

tô sabendo de nada sobre esse aí, sem de um que vai servir de base para AEW e Patrulha Marítima

Chris

Akaer é uma das principais fornecedoras de um caça que alegam ja ser de 5a geração.

Carlos Campos

Só se for o KAAN

fewoz

Não, o avião que tem envolvimento da Akaer é o Hürjet.

Gabriel

A industria aeroespacial turca está a todo vapor !

Rommelqe
Matheus

Comparar qualquer uma dessas aeronaves com o A-29, é a mesma coisa que comparar um treinador a jato com um A-10.

Um é feito pra treimanento primeiramente, o outro é feito pra combate ao solo.

Padofull

Já comentei várias vezes que a Embraer deveria desenvolver um jato de treinamento avançado e ataque leve, concorrente do Hurjet. Os turcos estão quase terminando esse concorrente do Super Tucano. Por que nós não podemos concorrer nessa categoria também.

Rinaldo Nery

Esse é concorrente do T-27, não do A-29.

Maurício

Acho que a Embraer não entra pois justamente este segmento tem fortes concorrentes, precisaria de investimento pesado da FAB pra fechar a conta.

Marcelo M

Com tantos pedidos de KC 390 e com uma estrutura limitada e recursos limitados, tem mais é que investir na expansão da produção daquilo que está vendendo para conseguir aumentar os pedidos. Não faz sentido nenhum desenvolver um avião novo para um mercado restrito no qual já existe um concorrente excelente.