VÍDEO: Sukhoi Su-25 ucraniano lança bombas guiadas francesas AASM ‘Hammer’
A Força Aérea da Ucrânia recentemente revelou imagens de aeronaves Su-25 Frogfoot utilizando bombas guiadas AASM “Hammer”, fornecidas pela França, contra alvos russos. Essas bombas foram introduzidas ao arsenal ucraniano em junho de 2024, como solução para a escassez de munições não guiadas da era soviética e alternativas ocidentais em queda. Equipadas com motores de foguete de combustível sólido, as AASM permitem ataques de longo alcance, de até 70 km, quando lançadas de grandes altitudes, e também são eficazes em baixas altitudes devido a manobras de loft.
O governo francês se comprometeu a entregar 600 kits AASM à Ucrânia ao longo de 2024, com 50 unidades por mês. A Safran, fabricante do sistema, aumentou sua produção para 90 kits mensais para atender à crescente demanda. Além de estarem integradas às aeronaves ucranianas Su-25, MiG-29 e Su-27, essas munições também são amplamente utilizadas por caças franceses e ocidentais, como o Rafale e o Mirage 2000, demonstrando sua versatilidade.
A adaptação do AASM a plataformas da era soviética destaca a flexibilidade do sistema. Autoridades francesas estão trabalhando para integrar essas munições aos F-16, que também serão entregues à Ucrânia. Essa iniciativa, somada ao envio futuro de caças Mirage 2000-5, anunciado pelo presidente Emmanuel Macron, pode ampliar significativamente a capacidade ucraniana de utilizar bombas guiadas em diversos cenários de combate.
VÍDEO: Su-25 ucraniano lança bombas AASM
Os Su-25 Frogfoot, equipados com câmeras de ação instaladas sob as asas, foram registrados realizando ataques de baixa altitude com bombas AASM de 250 kg. Essas operações demonstram a habilidade da Ucrânia em adaptar plataformas antigas para utilizar tecnologias modernas. De acordo com Serhii Holubtsov, chefe de aviação da Força Aérea ucraniana, o processo de modernização assegura a compatibilidade das aeronaves Su-25 com munições de precisão como o AASM, maximizando sua utilidade operacional.
Essa modernização reflete um esforço mais amplo para superar os desafios logísticos enfrentados pela Ucrânia, como a escassez de munições. O foguete Zuni de 5 polegadas, outra munição ocidental usada pelos Su-25 desde 2023, já teve seus estoques esgotados, destacando a necessidade de soluções alternativas. A introdução do AASM ilustra a capacidade da Ucrânia de integrar rapidamente munições de precisão em seu arsenal.
Com a continuidade dos esforços internacionais para apoiar a Ucrânia, o emprego de tecnologias como o AASM reforça sua capacidade de combate. A combinação de suporte logístico, modernização de aeronaves e o uso de armamentos guiados demonstra como o país está se adaptando rapidamente às demandas de um cenário de conflito dinâmico, mantendo sua resistência em um contexto de guerra prolongada.
Disseram que a FA da Ucrânia havia sido totalmente destruída.
Sim, a Rússia já destruí tudo e todos! Estamos vivendo em um mundo simulado!
Recentemente um SU-27 ucraniano foi abatido na região de Zaporizhia.
Não ouvi e nem li alguém dizendo, mas que a Rússia reduziu a um mínimo possível a Força Aérea Ucraniana isso sim. E essas bombas não vão mudar a situação da Ucrânia
Ora, meu caro…você não leu ninguém escrevendo que a Força Aérea Ucraniana estava destruída e não existia mais? Olha, só aqui no PA isso foi escrito muitas vezes pelos torcedores russos…e isso há mais de um ano atrás.
assim com os Himars, Blindados, F-16, etc. Nem sequer chegavam às linhas da frente… Eram destruídos assim que entrassem na Ucrânia!
Essa tática distrativa de menosprezar qualquer arma doada é absolutamente ingênua e ineficaz. Todas as guerras do Século 19 pra cá foram cobertas pela imprensa dando ênfase nas modernas armas colocadas em operação e essa não é diferente. De fato as únicas armas imparaveis e invencíveis ditas terem potencial de ganhar qualquer guerra e da qual os russos se orgulham de estar 10 anos na frente do Ocidente são as denominadas “hipersônicas” que até agora se mostraram um completo fiasco. Igualmente o poderosíssimo Su-57 não deu as caras apesar da Ucrânia e mesmo da OTAN não possuírem os tais radares… Read more »
Himars, Leopards, Abrams, Patriot, F-16: R.I.P.
Sim, sim … e os ucranianos estão lutando com o que? Ora, por favor…tenham um mínimo de apego à realidade.
Sequestrando jovens de 18 anos…??!
Não inventa…sai do telegram russo…mas, é os russos? Usando carne norte-coreana como bucha de canhão? Além de inventar, tu tergiversa. Com quais equipamentos os ucranianos estão lutando? E a rússia, já chegou onde queria? Ora, sai do sofá e para de torcer.
Chegamos ao nível “absurdo” de comentaristas aqui nesse site.
Chama o Xandão…
Kkkkkkkkkkkkk Fala Sério, cara.
Você sempre foi um dos que mais balançaram bandeirinha aqui.
E isso foi repetido ad nauseam. Ao menos sustentem as teses que vocês insistem em defender aqui. É o mínimo.
Que ambiente é esse?
É “ambiente de testes” ou de “produção”? Rs.
Brincadeiras a parte, se isso não for apenas um treinamento, realmente os céus ucranianos não estão nada contestados.
Agora vai!
A Ucrânia era um dos principais fabricantes de armas da URSS, eles tem muitos engenheiros especialistas nas armas soviéticas/russas e para eles não fica difícil fazer a integração das armas ocidentais com os meios de lançamentos da URSS. E não são só com aviões, os ucranianos tem vários sistemas antiaéreos BUK que estavam parados por falta de munições e eles adaptaram para lançar mísseis antiaéreos ocidentais.
Galera se esquece que a Ucrânia era o principal centro de tecnologia nuclear e naval da URSS.
É só ver o trabalho que a Rússia teve em manter seus Kirov e o Kusnetsov após se separar da Ucrânia.
Naval sim, nuclear não
Nuclear também, a Ucrânia fabricava as armas nucleares da URSS, ela tem o know, mas os meios de produção creio que abriram mão no acordo de Bucareste.
Tabom a Rosatom foi fundada na Ucrânia?
Tudo é entregue a conta gotas… Não sei se é de propósito ou porque não dá pra ser diferente. Mas essa guerra segue se arrastando porque os dois lados tem cada vez menos gente e equipamento pra ter avanços significativos.
Vamos aguardar o próximo dia 20. Espero que essa insanidade acabe. E, pra ajudar, a China querendo invadir Taywan.
Os 10 negativadores querem que a guerra continue, morra mais gente e comece uma 3a guerra. Só pode!
sao os garotogamers…..
São 13 agora.
Já chegou a 22.
Mas nunca percebi esta falta de empatia com o povo Ucraniano, ainda para mais nesta situação evidente de lutarem pela sua pátria. Ao contrário da Rússia que lutam para manter um ditador no poder. Mas devo ser eu que estou mal habituado por viver num país que já foi invadido várias vezes, por forças proporcionalmente muito maiores e sempre resistiu. E não venham com a propaganda de que os Ucranianos são forçados a lutar o que se for verdade ainda torna mais ridícula a incapacidade Russa em derrotar um país dividido… E se estivesse em 1942, defenderia o fim da… Read more »
Concordo H! Nunca tinha visto tanto apelo pela paz como nessa guerra na Ucrânia. Os ucranianos (e os palestinos) despertam um sentimento de solidariedade e empatia que iraquianos, afegãos, vietnamitas, etc. nem chegou a ser cogitado. O pessoal quer porque quer que a Ucrânia se permita ser amputada só para livrar o Putin da enrascada que ele se colocou com sua psicopatia. O problema é quem tem esse poder na Ucrânia? Quem pode falar por toda a Ucrânia e abrir mão de forma legítima do território invadido só por conta de que pessoas estão morrendo. *Aliás, morre-se por ano no… Read more »
A Ucrânia precisa de você…
Se estiver ajudando de alguma forma a resistência ucraniana contra a invasão do ditador vizinho fico mui satisfeito.
Felizmente não posso dizer o mesmo da “ajuda” que os apoiadores de ditadores têm dado ao Putin, que tem se mostrado completamente ineficiente apesar de décadas de desinformação e doutrinação .
Os serviço de inteligência, propaganda e guerra psicológica dos russos na prática se mostrou tão incompetente como as forças regulares.
Quanto aos iraquianos, até hoje instituições independentes investigam quantos iraquianos foram mortos nas guerras do Golfo, em especial a segunda, quando o Iraque foi invadido por causa de suas “armas de destruição em massa “; quanto aos afegãos, quando a URSS invadiu o Afeganistão, os EUA ficaram tão “comovidos ” com o sofrimento do povo afegão, que inundaram os talibans com armas de todo o tipo; por último, as denúncias nos EUA dos horrores da guerra do Vietnã, foram o componente político fundamental para o fim da guerra.
Sim.
*Essa mentira sobre as armas químicas do Saddan só é superada pela mentira do Putin acerca dos neonazistas ucranianos.
Quando um país poderoso quer invadir um outro se não tem um motivo legítimo eles inventam.
Lamentável!
Nisso concordamos.
Há um raciocínio raso de que os “russos invadiram a Ucrânia” (resumindo a motivação) e há muito mais do que isso. Temos que voltar ao século XIX. Há muitas motivações nesse conflito (bem complexo, por sinal), e o comediante tem sua parcela de culpa. Sim, o conflito precisa acabar. Confio que a assuncão do Trump vai acelerar esse final. A Ucrânia vai perder território? Infelizmente sim. Se os EUA nos invadir também vamos perder. Quem tem maior poder militar normalmente vence. Nem sempre, mas na maioria vence.
Raso?
Realidade agora mudou de nome?
O tal “comediante” não aceitou a “carona” e está segurando o rojão a mais de 1000 dias, contra o ‘segundo melhor exército do mundo”. Se você não consegue reconhecer isso como coragem e patriotismo, só tenho a lamentar por ti.
Seu falso pragmatismo é simples entreguismo, só isso.
O comediante tá ali porque está sendo mantido e não pq esta segurando o rojão, vc deveria saber
“Coragem e patriotismo”… Não sei se os milhares de mortos valeram a pena. E vão perder do mesmo jeito.
Cel, se os EUA nos invadissem, o senhor decolaria com seu E 99 ou acha que não valeria a pena correr o risco de ser abatido pois perderiamos do mesmo jeito?
Quem decide o conflito é o poder político. Nós, como buchas de canhão (eu e você), temos que cumprir a missão. Fizemos um juramento, e não foi da boca pra fora. Mas, se eu fosse oficial General, me oporia frontalmente a um conflito perdido.
Obrigado Cel. O senhor tem razão. Talvez o sacrifício fosse em vão, mas a nós só resta cumprir a missão. Talvez seja isso que ocorre na Ucrânia, de parte a parte.
Certamente. Na minha humilde opinião, o poder político ucraniano errou. Condenou o povo à morte.
Respondi, mas está sob análise.
Sim! Mantido por um negócio que vc parece não dar crédito, chamado de “democracia”.
Já o Putin está onde está mantido por uns negócios chamados de medo, assassinatos, censura, enganação, mentira, chantagem, doutrinação, corrupção…
Sim…este é o problema….querem negociar ou achar que sensibilizam alguem com espirito de T r a f i c a n t e, P s i c o p a t a, D i t a d o r , que sentido achar que haverá do laado russo bom senso ou sensibilização?
E se todos sabemos disto….porque o Governo Ucraniano achava e acha que pode ser diferente?
Acho que não temos um…temos 2….
Acorda, amigo! Isso td nunca foi sobre Democracia e sim expansão do Poder da OTAN. Até o Papa sabe…
Aí você escolhe o lado do Putin já que nunca foi sobre democracia?
*Muito sensato de sua parte. Já que tudo é “boxta” vamos nos cobrir até a testa e nadar de braçada.
Creio que ninguém está escolhendo lado nenhum. Não entenda críticas ao conflito com escolha de lado.
Cada um pensa o que quiser…
Lógicas de Putin e Zelenski e qualquer outro que torça por um ou outro…
Quando tu chama o presidente ucraniano de comediante, tenta reduzir sua capacidade ou ironizar seu passado. Ele tem demonstrado, mesmo cometendo vários erros, que é um bom líder de seu país em meio à uma guerra como essa. Quanto a invasão da Ucrânia, sendo real ou profunda, a realidade é essa. E, se o temor de putin era a OTAN chegar em suas fronteiras (com a Ucrânia como membro daquela aliança), com a invasão ele só deu mais motivos para a OTAN se fortalecer e acirrar as animosidades. O ditador russo apostou que o ocidente não iria dar tanto apoio… Read more »
Como eu chamo não faz diferença. É o mesmo que chamar Putin de ditador (que de fato é), ou qualquer outra coisa. Zelensky foi inábil. Fato. Foi na onda do velho senil e se ferrou.
infelizmente parece confirmar aquilo que já escrevi várias vezes. Quem defende a paz, não quer a paz, mas sim a vitória Russa. Da mesma forma os que se dizem neutros são apoiantes de Putin disfarçados. E quando vêm com essa da “complexidade” do conflito e da história Russa, lembro-me sempre da cena ridícula de Putin com o mapa do exército de Napoleão apresentado como “prova” de que a Ucrânia nunca existiu… Porque não refere a invasão da Geórgia? Não será algo muito semelhante ao que aconteceu na primeira fase da 2ª invasão da Ucrânia? Se defende a paz, enumere os… Read more »
Mestre HCosta…qual a chance da Russia perder??? Nunca vi G a n g s t e r ou D i t a d o r aposentado…..eles não se aposentam….e assim, arriscam todos em suas apostas….sabem que no dia que sairem do poder, vão pro caixote…preferem levar todo mundo junto…e neste contexto, porque alguem duvidar??? alguem acha que ele na hora H fica com dó e não fará o que promete fazer? É sabio duvidar disto? Não estou perguntando se é direito…pergunto se é sábio? aquelas pessoas estão vivendo melhor? até eleições estão suspensas….mas se estivessem livres para votar….o que as… Read more »
O que é a Rússia perder ou ganhar? E no seu último parágrafo não dá para inverter os lados? Os Russos estão a viver melhor? As eleições são livres? O que os Russos votariam sobre o final da guerra? Me parece que, no mínimo, os Ucranianos estão unidos contra um inimigo comum. Os Russos não me parece… Ou os países apoiam a Ucrânia ou a Ucrânia luta sozinha. O que muda é o número de mortos de cada lado. Lutando sozinha terá maiores baixas. Com o apoio dos outros países são os Russos a terem mais baixas. E pergunto: qual… Read more »
nnão…o PUTIN não irá perder….não haveria vida para ele depois disto então, ele irá apertar o botão….
e um monte de gente do hemisferio Norte chegará ao Brasil, Argentina, Africa do Sul, Australia, e de canoa…porque não haverá mais nada no hemisferio Norte….
Não discordo. Os dois erraram. Não tenho torcida. Estou do outro lado do Atlântico. Não quero que o Putin aperte o botão de lançamento de armas nucleares. Isso tem q acabar. Ucrânia vai perder território, sim. Zelensky não deveria ter trucado sem o zap. Fosse inteligente, e tentasse algum acordo, com apoio internacional. Quis ser macho, deu no que deu…
Exatamente isso. E se o Putin tiver que escalar essa guerra para um confronto nuclear direto contra a OTAN/EUA, ele vai fazer isso e todos vão perder. Rússia, Europa e ate os EUA vão sair devastados de uma guerra onde não haverá vencedores e pior, isso pode envolver outras potencias nucleares que não estão diretamente ligadas a esse conflito, no caso China, Korea do Norte, Iran, Paquistão e India. Os EUA vão atacar esses países de forma preventiva pq sabem que vão sofrer pesadas baixas contra a Russia num confronto nuclear. E os EUA jamais vão aceitar que outras potencias… Read more »
Mas o que Zelenskyy fez?
Não deveria ter diminuído a intensidade da guerra? Não respeitar o tratado de Minsk?
Seria muito difícil para a Ucrânia fazer em Donetsk o que os Russos posteriormente fizeram em Mariupol e muitas outras cidades Ucranianas?
O acordo já estava feito, o conflito estava congelado e limitado, e o único que desrespeitou acordos foi Putin.
O que se pode criticar Zelenskyy e os outros líderes foi de serem passivos perante as ameaças Russas.
Há um raciocínio raso de que os “russos invadiram a Ucrânia”
Isso não é um raciocínio, é um fato, irrefutável.
Ele explicou no contexto da motivação. Não a invasão em si.
Ele (Rinaldo Nery) não explicou. Ele citou que de acordo com a sua percepção a Ucrânia deveria ter se rendido desde o início para evitar a carnificina do seu próprio povo. Basicamente o comandante Nery cita causas humanitárias para o fim do conflito. Isso não é motivação do invasor. Se formos citar as motivações “justas” dos russos que os fizeram inventar estarem sendo “pressionados pela OTAN” e estarem “defendendo falantes de russo contra os neonazistas ucranianos” e formos ver a história recente e não tão recente, pela ótica russa, então muito mais justas e legítimas foram as motivações dos EUA… Read more »
A maioria quer que a guerra continue porque querem ver mais russos mortos, só que pra isso, consequentemente morrem a mesma quantidade de ucranianos ou talvez até mais. Nunca foi uma preocupação genuína com os ucranianos.
Exatamente. Muitos aqui estao pouco se importando com a Ukrayna e sim torcendo pelo colapso da Russia e isso é algo que nao vai acontecer. Se países como a Korea do Norte, Cuba, Iran e Venezuela nao colapsaram, imagine a Russia que é imensa e produz praticamente tudo o que precisa e o que nao tem compra da China, que por sua vez compra petroleo e gás mais barato da propria Russia. Vemos aqui uma torcida contra a Russia e nao uma preocupação legitima com a Ukrayna. E se nao fosse o apoio da Europa e dos EUA em dinheiro… Read more »
A Rússia já colapsou algumas vezes… E também com os exemplos que dá. A questão é se a liderança se mantém mas são muitos os exemplos de colapsos económicos nestes países que limitaram a suas capacidades de intervenção. Os países da OTAN impõe condições na utilização de armamento, tentam controlar o escalar da guerra, limitando a Ucrânia e para não antagonizar a Rússia. Com estas precauções todas para não se transformar numa guerra numa escala continental, os países da OTAN iriam fazer a jogada mais direta para que essa guerra aconteça, que é a entrada da Ucrânia na OTAN? Agora… Read more »
HCosta, sim, durante a historia, a Russia ja colapsou varias vezes e contudo sempre se manteve de pé. Vc sendo europeu sabe disso melhor do que eu. A Europa perdeu uma grande oportunidade de integrar a Rússia em parceria com a UE/OTAN em 1991, logo apos o colapso da URSS. Sabemos que o Iéltsin ja tinha ate assinado o protocolo de adesao que depois não foi ratificado justamente pelos EUA. Imagine como isso seria benefico para a comunidade internacional. Para alguns que “acham” que eu “defendo a Rússia”, quero dizer que tres dos países que eu mais admiro no mundo… Read more »
Acha que o regime Russo irá prosperar quando tiver de competir com economias liberais, com padrões de qualidade, transparência, etc.? e note que escrevo o regime Russo e não as empresas Russas… A Rússia não foi isolada, é o regime que se isola a si mesmo. E piora tudo quando usa os seus recursos económicos para ameaçar outros países. E cada dia que passa vejo mais pontos em comum com a Coreia do Norte do que nas democracias. Até em ficarem totalmente dependentes da China. E quanto tempo demoraria até a Rússia começar a ameaçar os países com cortes no… Read more »
Fim da UE? Que exagero…
Como descobri que ele é europeu nessa matéria, ele deve ter essa visão mesmo. A Ucrânia perder é o fim do mundo para eles. O real problema é que a Ucrânia nunca teve importância estratégica nem antes e nem depois da invasão para os EUA, ainda mais o resto do mundo, entretanto, para a Europa, a derrota da Ucrânia deve ser visto como o fim da Europa para eles.
Que visão míope.
Depende da sua definição da UE…
E juntando o Brexit, lideranças autoritárias que podem bloquear as grandes decisões, campanhas de guerra híbrida como o que aconteceu no Brexit, lideranças fracas, inação, nacionalismos, etc. existe um risco real de a UE acabar.
Por algum motivo Putin financia os movimentos autoritários e que defendem a saída dos seus países da UE…
A Rússia estava indo muito bem, tinha crescido muito economicamente, o que havia ocorrido nos anos 90 e 2000 já estava no passado, os russos aderiram a políticas de Direitos Humanos da UE para integrar a economia no continente (algo que ajudou muito todos), eram respeitados, tinham um softpower gigante, ajudaram o ocidente contra o ISIS (e foram protagonistas nisso), tudo caminhava pra um Rússia próspera e alinhada com os vizinhos, eles até toleraram a anexação da Criméia de certa forma, tivemos uma Copa lá etc, mas o Putin jogou tudo fora em 2022, culpa 100% deles essa situação.
Sim mas me parece que começou em 2008 com a invasão da Geórgia, a proibição de observadores estrangeiros nas eleições, mais ou menos nessa altura, etc.
Mestre Hcosta….paises continentais e ricos em recursos são quase impossiveis de colapsar…..
eles tem população, agua, terras cultivaveis, petroleo, gas….aço….carvão…podem ter crise….mas colapso é dificil….e a economia deles ja se acostumou a guerra…na realidade, estão meio dependentes dela…é complicado isto ai…
Venezuela, Coreia do Norte, etc. Países ricos em recursos naturais…
Mas é algo que depende da sua definição de colapso…
Por exemplo Cuba colapsou? Acho que podemos considerar que sim, deixou de ter recursos para intervir externamente e com grandes problemas internos, mesmo mantendo a mesma liderança.
O governo desses paises pode sim colapsar, Carvalho.
Ainda mais se forem ditaduras.
A Ukrayna se deixou seduzir pela conversa fiada da OTAN/EUA e serviu de bucha de canhao a ser usada contra a Russia. Nas antigas brincadeiras de criança sempre tinha um moleque (OTAN/EUA) que ficava instigando outros dois moleques (Russia e Ukrayna) a brigarem entre si. E infelizmente tanto a Ukrayna quanto a Rússia cairam nessa provocacao dos EUA/OTAN. Até o ano de 2022 e começo de 2023, ainda tinha esperanças para a Ucrânia, depois de suas duas maiores vitórias militares, a expulsão dos russos em Kharkiv e a retomada da margem ocidental de Kherson, havia realmente a tendência da Ucrânia… Read more »
E qual o problema de torcer contra uma ditadura criminosa com histórico imperialista e genocida que invade o país vizinho pobre com intenção de anexá-lo?
Você acha mais razoável torcer contra a vítima?
Bosco, vc entendeu bem meu ponto de vista e esta se fazendo de bobo. Vc tem todo o direito de “torcer” para quem vc quiser. O que eu escrevi foi sobre uma maioria hipocrita que esta fingindo preocupacao com Ukrayna quando na verdade para eles isso pouco importa. No seu caso vc sempre deixou claro a sua retorica contra a Russia e contra o Putin, igual o sumido do AntonioKings fazia na retorica dele contra os EUA. Agora, gente fingindo que esta “preocupada” com a Ukrayna? Nem vc acredita nisso Bosco. Porém, percebe-se que a Rússia te incomoda bastante. Vc… Read more »
São as torcidas.
O responsável pelo atual estado de coisas tem nome e é Putin e não Zelensky. O Zelensky fez o que era esperado de um líder fazer , já o Putin não fez. Não podemos criticar o Zelensky por se opor ao invasor mas é plenamente legítimo criticar a incompetência do invasor, motivada por diversos fatores, dentre eles o mais grave é a corrupção de um regime totálitario e mafioso. E nem precisamos julgar se legítimo ou não a “casus belli” oferecida pelo Putin já que o problema se resume ao fato de que a guerra e a carnificina se prolongam… Read more »
Os deslikes, refere-se ao respeito quanto as Terras Ucranianas (soberania) e não necessariamente querendo que a Guerra continue.
Você acredita que Trump vai acabar com a guerra? E ele vai querer isso, de fato? E ele tem poder para fazer isso sozinho? Eu penso que a resposta, para minhas próprias três perguntas, é … não! E não estou dizendo que a guerra tem que continuar, menos ainda que a Ucrânia tem que ser fatiada e ter parte de seu território roubado.
A minha resposta é sim, pras três questões. O tempo será o senhor da razão.
Eu não dou todo esse crédito para Trump. Apesar de certas habilidades e capacidades, ele é, antes de tudo, um falastrão.
Não há como analisar a Guerra da Ucrania dissociada da Crise dos Misseis de Cuba….
Todo mundo tem o direito e pode exercer sua Autodeterminação….
Mas existe uma diferença absurda entre o que voce “pode fazer” e o que voce “Deve Fazer”….
É isto o que o pessoal não entende….
Voce pode fazer o que quiser….a questão é se “deve fazer”…
Concordo plenamente.
“ Não há como analisar a Guerra da Ucrania dissociada da Crise dos Misseis de Cuba….”
Não há comparação entre uma situação e outra! A crise de 1962 foi muito mais grave. Além do contexto histórico da guerra fria, foi algo que se desenvolveu muito mais rápido e de forma muito mais aguda. Nunca o mundo esteve tão perto do fim do que naqueles dias. Hoje, putin late … não tem coragem de morder. Ele pode ser louco, mas não é burro.
A crise de 62 implicava na instalação de mísseis nucleares soviéticos ofensivos capazes de atingir todo os EUA seguindo um caráter basicamente ideológico do tipo “nós contra eles”.
A intenção da Ucrânia de entrar para a OTAN , organização de caráter puramente defensivo, se deu após ela ter parte de seu território surrupiado pelo Putin em 2014, portanto, totalmente justificável.
Se o Putin disse que não queria, deviam ter enrolado mais. Adiado a decisão. Negociado mais. A Ucrânia não tinha poder militar pra bater de frente. Falta de habilidade diplomática. Eslavos sendo eslavos.
Mestre Bosco…não força….americanos jamais permitiriam misseis em Cuba….e a Russia ja havia reclamado e avisado e tinha um tratado da OTAN não expandir para o Oriente…e depois da Ucrania…o outro lado do muro já é Russia….não tinha como OTAN expandir mais do que isto….se isto não era a risca vermelha…então nenhuma existe….
foi vacilada…americanos nunca permitiram nada similar e russia tambem….
Apostas irresponsaveis
Jugger,
Não tem como os países se despojaram de suas próprias armas para armar a Ucrânia.
Mesmo os EUA , que possui um imenso estoque, têm que limitar sua ajuda tendo em vista a ameaça da China e o OM.
Sem falar que se a ajuda fosse um pouquinho maior a Ucrânia já estaria em Moscou e ninguém quer isso tendo em vista o anão lunático que se autoproclama ser iluminado mor , senhor absoluto da plebe ignara e defensor eterno de todas as virtudes , daquele infeliz país
“Não tem como os países se despojaram de suas próprias armas…” Infelizmente, Mestre Bosco, há um equívoco nessa afirmação, pois os países ocidentais NÃO precisavam se despojar de TODAS as suas armas, apenas aquelas mais antigas, que já não usavam. Apenas o estoque de munição de artilharia, uma falha crônica da OTAN, seria insuficiente… mas sempre foi insuficiente. Na verdade, a guerra de alta intensidade provocada pela Rússia na Ucrânia demonstrou que a necessidade de munição de artilharia era MUITO maior que os cálculos modestamente otimistas dos militares ocidentais. (Menos dos americanos, que são operacionais.) . “… se a ajuda… Read more »
Ivan, Mas a doutrina da OTAN não prevê o uso da artilharia conforme vemos na guerra de trincheiras que virou a Guerra da Ucrânia por conta da inabilidade dos russos em implementar uma guerra de manobra e de conquista. A aviação da OTAN faria a diferença na linha de frente suprindo muito do apoio de fogo feita pela artilharia de tubo no caso de uma guerra contra a Rússia. Sem falar que no máximo em 10 anos toda a artilharia da OTAN terá migrado para o modo “guiado ” utilizando o kit atarraxável PGK. O consumo de munição para stingir… Read more »
Tá confundindo com Afeganistão e Iraque…
Falar sobre toda a OTAN é generalizar, porque não é uma situação padronizada, a maioria da OTAN é muito pior que até mesmo comparado a Rússia. É mais fácil falar dos principais militares, ou especificamente os EUA que vc gosta tanto. Embora a “OTAN”, leia-se EUA, enfatize o Poder Aéreo como uma peça central de sua estratégia, o Apoio Aéreo em si não é tão importante quanto imaginado para as operações terrestres, principalmente em torno do US Army, para não depender do Poder Aéreo, o manual FM 3-01 foi escrito. Esta abordagem, falando do Poder Aéreo, o USA nem treina… Read more »
Bosco, vc so esquece de uma coisa: numa guerra entre OTAN e Russia não vai haver apoio da aviação e nem apoio terrestre por nenhuma das partes, pois vai ser uma guerra nuclear total onde ate mesmo os EUA vão sofrer pesadas baixas. A diferença é, a Rússia/URSS, em todas as guerras nas quais se envolveu, sempre sofreu pesadas baixas e esta acostumada com isso. Já os EUA, no caso especifico: a opinião publica americana, não lida bem com muitas baixas de soldados, igual como aconteceu na Guerra do Vietnã. Imagine então se uma cidade americana de milhões de pessoas… Read more »
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Cctz!!!! Ficaram todos apavorados.
___
___
Quanto ao fornecimento,a própria Safran,segundo a matéria,aumentou recentemente a produção para 90 kit’s,mensais,de AASM,enquanto fornece 50 kit’s,tb mensais,para Kiev.
Ou seja,ao menos nesse caso em específico,mais da metade da produção vai pra Ucrânia.
COMENTÁRIO EDITADO.
LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Rs,que rigor exagerado,senhores editores. Só citei o Bosco.
Se a Judá à Ucrânia fosse maior, já teria tropas em Vladivostok. Rs
Essa narrativa é engraçada. Depois da retomada de Kherson e Kharkiv, ocorreu uma vultosa assistência e transferência de armamentos ocidentais, além de outros sistemas soviéticos legados, a demora desta ocorreu por causa do próprio plano da contraofensiva ter sido só revelado em dezembro de 2022, além disso, os soldados ucranianos teriam que ser treinados e adestrados em sistemas ocidentais, nunca eles conseguiriam fazer uma contraofensiva antes do verão de 2023 como eles supostamente estavam planejando, além disso, todo o plano da contraofensiva foi totalmente irrealista em todos os sentidos, eles acabaram estragando o planejamento com uma visão muito otimista da… Read more »
Sim claro Bosco, essa ajudinha a mais apenas desacelararia o avanço russo e mais nada
Avanço russo? Em 3 anos de guerra eles já tomaram Kiev…não, peraí … acho que a coisa não tá bem assim, não é?
Avanço? Avançar 300 metros por dia ao custo de vidas de ambos os lados, não está funcionando.
“Tudo é entregue a conta gotas…”
Sim!
Foi de propósito.
Não há nenhum vídeo dessa bomba acionando o motor foguete.
Estranho!
Off topic: Uzbequistão 》KC390
É o cliente “secreto”? Se for, muito bom.
Calma aí! De acordo com os “especialistas” do mundo multipolar (que, convenhamos, nunca existiu e provavelmente nunca existirá), a Rússia está simplesmente conduzindo uma guerra de desgaste. Está tudo sob controle. Já se passaram três anos sem perdas significativas de tropas ou território (exceto por Kursk). Isso, meus amigos, é o famoso xadrez 4D.
Em 2023 os EUA exportaram US$ 250 bilhões em armas e após as sanções, US$ 400 bilhões em óleo gás e derivados.
Alguém consegue ver o Trump ligando para o CEO da Lockheed Martin ou da ExxonMobil para dizer que a festa acabou?
A coisa está tão boa para os EUA que aquela consenso que a economia da China ultrapassaria os EUA esta perdendo adeptos dado que a diferença entre o PIB dos EUA e o da China está aumentando e não diminuindo.
Passou da hora da Rússia dar um basta na França . Rússia não é África!
Meu Deus … Heheheheh
A Rússia não tem a menor possibilidade de fazer qualquer coisa contra a França.
E a França não é a Ucrânia.
Pura Peça de PROPAGANDA…