Cliente não revelado se tornará o sexto operador do A-29 Super Tucano no continente africano

São José dos Campos, 31 de dezembro de 2024 – A Embraer (NYSE: ERJ; B3: EMBR3) assinou hoje um contrato para a venda de quatro aeronaves de ataque leve e treinamento avançado A-29 Super Tucano para um cliente não revelado na África. Essas aeronaves realizarão uma ampla gama de missões, como vigilância de fronteiras, inteligência, vigilância e reconhecimento (ISR), apoio aéreo tático (CAS), contrainsurgência e treinamento de voo avançado.

“O A-29 Super Tucano é uma aeronave extremamente versátil, capaz de realizar as missões mais exigentes nas condições mais desafiadoras. O A-29 é líder mundial em sua categoria, pois combina um histórico comprovado de combate com tecnologia avançada”, afirma Bosco da Costa Junior, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.

O A-29 Super Tucano é uma aeronave multimissão que oferece grande versatilidade para atuar em reconhecimento, apoio aéreo tático (CAS), ataque leve e treinamento avançado de pilotos, tudo isso em uma única plataforma, o que aumenta exponencialmente a disponibilidade e a flexibilidade operacional da aeronave. Sua fuselagem robusta é capaz de operar em pistas não pavimentadas e em ambientes austeros. O A-29 Super Tucano é o líder global em sua categoria, com mais de 290 encomendas, ultrapassando 570.000 horas de voo, sendo 60.000 delas em combate. Em 2024, a Embraer anunciou novas vendas do Super Tucano para a Força Aérea Portuguesa (A-29N), a Força Aérea Uruguaia e a Força Aérea Paraguaia.

O A-29 Super Tucano é projetado para forças aéreas que buscam uma solução comprovada, abrangente, eficiente, confiável e econômica em uma única plataforma, aliada a uma grande flexibilidade operacional. A aeronave atua em uma ampla gama de missões, como apoio aéreo tático (CAS), patrulha aérea, operações especiais, interdição aérea, treinamento JTAC, controlador aéreo avançado (FAC), coordenador aéreo e tático (TAC), ISR armado, vigilância de fronteiras, reconhecimento, escolta aérea, treinamento básico, operacional e avançado de Pilotos, transição para caças de superioridade aérea, treinamento JTAC/LIFT e FAC.

O A-29 Super Tucano é a aeronave multimissão mais eficaz em sua categoria, equipada com tecnologia de ponta para identificação precisa de alvos, sistemas de armas e um conjunto abrangente de comunicações. Sua capacidade é aprimorada por sistemas aviônicos com avançada interface homem-máquina (HMI) e sistema de aviônicos integrados a uma estrutura robusta, capaz de operar em pistas não pavimentadas, em ambientes austeros e com pouca infraestrutura. Além disso, a aeronave tem requisitos de manutenção reduzidos, oferece altos níveis de confiabilidade, disponibilidade e integridade estrutural, com baixos custos operacionais.

Sobre a Embraer

Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer atua nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A Companhia projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer Serviços & Suporte a clientes no pós-venda.

Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 9 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos, uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 150 milhões de passageiros.

A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.

DIVULGAÇÃO: Embraer

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marku

acredito que o comprador já seja operador e está aumentando a frota

Marcos

Cliente não revelado se tornará o sexto operador do A-29 Super Tucano no continente africano

marku

realmente comi bola isso que da comentar já tendo iniciado os trabalhos etílicos

LucianoSR71

“Embraer vende quatro aeronaves A-29 Super Tucano para um novo cliente na África”

Phablo

Bom dia a todos , excelente notícia , foi um ótimo ano para a Embraer defesa e segurança , que em 2025 venha ser conquistados novos mercados e clientes , desejo um excelente ano novo e boas festas a todos os colegas do fórum e a toda a equipe da Trilogia forças de defesa.

Willber Rodrigues

Pessoal do departamento de vendas da Embraer tá vender até o último segundo do ano.
Que 2025 seja ainda melhor, e que aquela venda do 390 pra Índia se concretize.
Amém.

Matheus

Para quem estava se perguntando quem é o cliente “não revelado” que foi anunciado ontem, é a Força Aérea das Filipinas.
Conforme reportado via X: https://x.com/BoriLacandile/status/1873884744666276303?t=ZXR3XJ5N2wSoFfWrw07BAQ&s=19

No futuro a PAF irá operar um total de 12 aeronaves A-29 Super Tucano.

Marcos R

Essa informação contradiz a notícia que informa se tratar de um cliente na África.

LucianoSR71

Esse é referente ao anuncio de 6 und feito ontem, não desses 4.

Padofull

Também tem alguma informação sobre o comprador dos KC390?

LucianoSR71

O João Paulo Moralez da Tecnologia & Defesa fez uma matéria lembrando de uma notícia divulgada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços em abril sobre financiamento de exportação da Embraer p/ o Uzbesquistão – assim seria um forte candidato.

juggerbr

Vende mais que pão quentinho…

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

Que belo ano da Embraer Defesa! Que 2025 seja ainda melhor!

737-800RJ

EMBRAER é orgulho nacional!

E anotem aí: o KC-390 vai brilhar ainda mais ano que vem, principalmente no mercado asiático!

Marcos

Abriu a porteira.

Davi Souza

Excelente notícia!

Provavelmente é para Gana, a Embraer apresentou o super tucano lá em fevereiro.

https://www.airway.com.br/embraer-demonstra-o-a-29-super-tucano-para-a-forca-aerea-de-gana/

https://youtu.be/wupkzrmr7h0?si=i7DwXl3XsKFw-abT

GFC_RJ

O comercial tá fazendo a felicidade lá do pessoal na ED&S !
Garantindo a meta de 2024 no finalzinho e a PLR da galera.

Renato

Prevejo no futuro a EMBRAER se tornando a empresa número 1 do mundo. Exagero? Quem viver verá..

Luiz Antonio

Quando for fornecedora da USAf ou da NAVY até poderá ter chances.
Ou então se tornar uma empresa norte-americana. Sem pedidos governamentais do porte dos EUA é difícil. Veja as concorrentes. Entendo seu ufanismo mas vamos tratar de realidades.

Last edited 12 dias atrás by Luiz Antonio
LucianoSR71

Imaginando a cena:
– O gerente ficou maluco, leve seu Super Tucano por preço especial, mas só essa semana!
– Nação bonita não paga, mas também não leva!
– No APP Embraer Defense & Security vc tem desconto e pode descobrir quantas parcelas cabem no bico do seu Super Tucano!
E parodiando uma propaganda bem antiga de Baygon: 
– Guerrilheiros e terroristas dizem: Super Tucano … é covardia!

LucianoSR71

Correção: não era Baygon, era Rodox.

Santamariense

Isso. A frase era: “Rodox?! Rodox, não! É covardia!”

Fernando Vieira

Mas pra não deixar a Bayer de fora:
Se é Embraer, é bom.

LucianoSR71
Camargoer.

Lembrei f uma propaganda da BIC na qual usavam uma çneta gigante como aríete… “vamos à carga”

LucianoSR71

Dessa eu não lembro.

Tutu

– Super Tucano!!, aprovado por 99,99% das forças aéreas

– Amigo, onde eu acho um avião que faz treinamento avançado, CAS e cabe no meu orçamento?

Pergunta lá na Embraer!!

Marcos R

O povo como eu que lembra dessas propagandas está entregando que passou do meio século…

LucianoSR71

Tô com 57 me aproximando dos 58 e assim como tem pré-adolescente eu digo que sou um pré-idoso, rs.

Marcelo Baptista

Lapiseira Compact, hehehe

Last edited 12 dias atrás by Marcelo Baptista
Camargoer.

Achei… É só apontar.. apontar..apontar…apontar…

https://youtu.be/CZSMAIt0GCo?si=92Sao4e-xBce5e6g

Fabio

Esse avião para os países africanos que tem problemas de guerrilhas é uma mão na roda!

FernandoEMB

Burkina Faso, Mauritânia, Angola, Mali e Nigéria são os 5 operadores atuais do Super Tucano na África.

Em breve saberemos do sexto.

Rinaldo Nery

Bem inteligentes os caras que pensaram esse avião em 1992… kkkkk

FABIO MAX MARSCHNER MAYER

Provavelmente você foi um deles, não? Se foi, parabéns!

Rosi

Parabéns, deveriam ser homenageados com todas honras devidas , e em vida os qui ainda estiverem entre nós, e dos que partiram um família!!
Sugiro criarem uma estátua com os 4 A 5 principais (engenheiros projetista, piloto) junto a um super tucano e colocar no museu Asas de um sonho

Last edited 12 dias atrás by Rosi
Rinaldo Nery

Ninguém morreu, ainda! Espero que demore.

Santamariense

Vocês, que eram da FAB, estavam fazendo seu trabalho, muito bem feito, pelo que se observa com todo esse sucesso do produto. Mas, poderiam ganhar uma fatiazinha, pequenininha que fosse, dessas vendas, não é?

Rinaldo Nery

Não ganhei nem “muito obrigado”. À época o cmt da AFA nos indicou pra receber a medalha Mérito Santos Dumont, mas o GABAER disse que “não era medalha pra Tenente”. Mas não me importo com isso não. Ciúmes de homem é pior que de mulher.

Santamariense

“… mas o GABAER disse que “não era medalha pra Tenente”. ”

Que imbecilidade…mente pequena e pensamento tacanha.

“ Ciúmes de homem é pior que de mulher.”

Hehehehehe

Feliz 2025, Rinaldo!

Rinaldo Nery

Grato! Idem.

Rosi

Poxa! Fiquei triste
O Poder Aéreo que tem grande audiência poderia prestar uma Homenagem para estes Heróis , criar uma medalha 🏅 , gerar o Pix , eu terei a grata satisfação em contribuir

Rogério Loureiro Dhierio

Excelente idéia.
Eu tô dentro.

Rinaldo Nery

Meu pix é meu CPF… kkkkk

Camargoer.

Parabéns Rinaldo…. Acho que já comentei, a primeira vez que ouvi seu nome foi em.um artigo na revista Força erra (ou Asas, não lembro)… Acho que você tinha um bigode enorme…

Ainda tem?

Feliz 25

Rinaldo Nery

Estou barbado agora. Revista Força Aérea.

Last edited 12 dias atrás by Rinaldo Nery
Matheus

É você que participou do Podcast do Fox3 Kill?

Rinaldo Nery

Sim. Três vezes. Sou amigo do João. Ajudei-o nos livros sobre o EMB-312 e o EMB-314.

Last edited 12 dias atrás by Rinaldo Nery
Matheus

Poxa que bacana, volte lá mais vezes para falar sobre o E-99/R-99. Feliz ano novo!

Pablo

So por curiosidade, alguem sabe o numero atualizado paises operadores ?

Last edited 12 dias atrás by Pablo
Santamariense

Brasil e mais 22 países, incluindo esse africano que ainda não sabemos qual é.

Kornet

Acho que são uns 20 ( 21 se contar os do Afeganistão).

Santamariense

Pode ser. Eu tirei a informação da Wikipédia, que nem sempre tem informações exatas. Lá, tem esses países:
Afeganistão, Angola, Brasil, Burquina Fasso, Chile, Colômbia, Equador, Filipinas, EUA, Gana, Honduras, Indonésia, Líbano, Mali, Mauritânia, Nigéria, Paraguai, Portugal, República Dominicana, Senegal, Turcomenistão, Uruguai. Adiciona esse país africano divulgado hoje e temos 23 países. Mas, parece que Gana ainda não fechou negócio. Talvez, Gana seja esse país, daí o total de operadores seria de 22.

Last edited 12 dias atrás by Santamariense
Fernando EMB

Gana, Honduras e nem o Senegal operam o Super Tucano.

Santamariense

Pois é. Procurei e achei algumas matérias, até aqui no PAm em que teriam sido vendidas 6 unidades do A-29 para Guatemala e 3 para o Senegal.

https://www.aereo.jor.br/2013/04/09/super-tucano-tres-para-o-senegal-e-seis-para-a-guatemala/

E até matéria no site da CVM (Comissão de valores Mobiliários) do governo federal deu a notícia como contrato assinado.

Ambas matérias são de 2013. Mas, procurando por imagens de Super Tucanos dessas duas Forças Aéreas, não se acha nada.
Prefiro confiar na sua informação. Obrigado.

FernandoEMB

Sim foram divulgados interesses, MoU, acordos e etc… mas o negócio nunca se concretizou. Temos até o momento: 99 para a FAB; 25 para o Afeganistão (montados nos EUA); 03 para Burkina Fasso; 22 para o Chile; 25 para a Colômbia; 16 para a Indonésia; 04 para a Mauritánia; 12 para a Nigéria (montados nos EUA); 06 para as Filipinas; 06 para Angola; 04 para o Mali; 05 para o Turcomenistão; 08 para a República Dominicana; 18 para o Equador; 06 para o Líbano (montados nos EUA); 01 da Sierra Nevada (EUA); 03 da USAF (montados nos EUA); 03 da… Read more »

Santamariense

Valeu! Obrigado.

Rosi

Com estes pedidos a linha do Super Tucano vai rodar bonita: Portugal , Paraguai, Uruguai , Mister M da África , Filipinas !! E que venham mais pedidos;

2025 terao voos de teste saindo de linha de produção: KC390 F-39 e A-29
Vai se tornar rotina
Top D++

Last edited 12 dias atrás by Rosi
Marcelo

Pelo menos 2 ou 3 anos garantidos de produção fora que com certeza vai aparecer mais clientes interessados em conhecer o avião e comprar.

Rosi

Aí terão o trabalho de modernização dos Super Tucanos da FAB acho que60 unidades que serão modernizadas, por isto EMBRAER está contratando, pegando a laço kko

Last edited 12 dias atrás by Rosi
Rinaldo Nery

68 unidades

Rosi

Maravilha!!
Parabéns Coronel Rinaldo Nery por suas contribuiçãoes neste produto sucesso!
Feliz 2025 para vc e para todos aqueles que vc ama e te acolhe.

Last edited 12 dias atrás by Rosi
Rinaldo Nery

Obrigado. Desejo o mesmo.

LucianoSR71

Aproveitando os embalos de últimas horas de 2024, gostaria de pedir ao artista carvalho2008 – que por sinal não está comentando este post – que fizesse um A-58 ou seja um Twin Super Tucano, no estilo do North American F-82 Twin Mustang, acho que ficaria legal, concordam?

Carvalho2008

Vixe….o Felipes Salles pediu-me isto…estou devendo até hoje….vou fazer….logo aparece….rzrzrzrz

LucianoSR71

Ontem teve aquela conversa sobre desgaste de voo por horas no ST, depois eu me lembrei do P(F)-82 que surgiu pra aumentar a autonomia ainda mais do P-51 e permitir a troca de comando durante o voo p/ descanso. Só pra deixar claro antes que me crucifiquem, não estou sugerindo uma versão twin real do ST, é pra curtir o visual, apesar que na seção de asa central ia poder levar um belo radar ou canhões de 30mm ou mísseis de cruzeiro/antinavio ou torpedos ou … rs.

Gabriel BR

Top

Felipe Mendes

E tem gente que defendia/defende que a Embraer fosse/seja vendida para a Boing.. A Embraer é uma das poucas coisas que nos dá orgulho nacional! Seja Americano, chinês, russo, indiano, europeu, ou qualquer outra nacionalidade, a Embraer jamais pode passar para a mão do mercado estrangeiro. Estatizá-la? Jamais! Que o Estado Brasileiro e os seus governos sempre tenham a visão que essa empresa é estratégica para a nação. Sendo assim, que cristalize o seu goldenshare e mantenha através de compras pra as FFAA um fluxo estável de capital. Todos ganhamos dessa forma: A nação com uma empresa forte do exterior,… Read more »

Sagaz

“Os principais acionistas individuais da Embraer são: 

  • Brandes, com 14,4% das ações
  • Mondrian, com 10,1% das ações
  • Blackrock, com 5% das ações
  • BNDESpar, com 5,4% das ações”

Dos maiores acionistas, apenas o BNDESpar é nacional.

Camargoer.

Caro.. o Brasil tem um déficit na balança de pagamentos em parte porque a matriz deitada empresas é no exterior…

Até a AmBev tem sua matriz no exterior..

Quando o Cadê aprovou a fusão da Brahma com a Antártica, o argumento era criar uma empresa forte com sede no Brasil.. passou algum tempo, Lehmann e os dois amigos dele levaram a sede da Ambev para a Europa..

FernandoEMB

E daí? Não existe um acionista controlador. A sede é no Brasil, as decisões são tomadas aqui. Os cabeças da empresa são brasileiros, o conselho consultivo também…

Vila Nova

Bom seria se o Brasil tivesse total soberania na produção e venda do A- 29 Super Tucano!

Pra vender 1 tem que pedir autorização para os EUA etc!

Rinaldo Nery

Quem disse?

Camargoer.

Olá Rinaldo…. Mais ou menos… Os EUA vetaram a vanda de AMX e A29 para Venezuela que usassem componentes fabricados lá…. Então existe uma restrição que pode ser eventualmente aplicada… A Alemanha também vetou o uso de caixas de transmissão usadas no Guarani que seriam exportados… Depois liberou.

Quando a GE estava controlando a divisão de turbinas de vapor da Alstom, os EUA vetaram a venda delas para a MB usar no submarino… Só foi liberado agora que os franceses recuperaram o controle

Então tem que avaliar com cuidado o significado deste comentário..

Santamariense

Hehehehe…de onde tu tirou isso?

LucianoSR71

O que existe é que qualquer país detentor de uma tecnologia que considere estratégica (e não apenas no campo militar) pode restringir sua cessão p/ outro quando achar que isso de alguma forma pode lhe prejudicar, é normal, é lícito e quem pode age dessa maneira, já quem é apenas consumidor de tecnologia tem que aceitar esse fato.

Rinaldo Nery

Concordo. Mas, como você bem postou, o A-29 não é uma “tecnologia estratégica”. Nem desequilibra nenhuma balança militar.

LucianoSR71

Claro, mas só pra ser justo isso nem sempre se refere a uma aeronave como um todo, pode ser aplicado a algum sistema ou componente usado nesta. Outra coisa, esse ‘estratégico’ também pode englobar aspectos geopolíticos como o famoso caso da proibição dos ingleses de fornecer suporte p/ os assentos ejetores Martin-Baker dos Super Etendard argentinos. Quem pode, dita as regras.

Camargoer.

O problema é que o A29 usa alguns componentes fabricados nos EUA.

Creio que muitos componentes podem ser trocados por outros similares fabricados em outros países.. acho que está estratégia foi usada na modernização dia F5.

Eu não lembro agora se os motores são feitos nos EUA ou Canadá. Sei lá porque estou com o Canadá na memória….

Rinaldo Nery

A P&W é canadense, mas tem fábricas nos EUA.

Camargoer.

Certo.. valeu.

Por isso “Canadá” ficava piscando quando eu pensava no motor do A29

Vila Nova

Sim, entendo mas a EMBRAER na verdade é apenas uma montadora, pois não domina tudo.
Se o fabricante de alguma peça vetar acabou as vendas.
Não pode vender pra quem quiser!

Rinaldo Nery

Chamar uma empresa “que projeta e desenvolve” de montadora é meio injusto… É um insulto ao corpo de engenheiros.

Leandro Costa

O mesmo vale para a Boeing, Airbus e COMAC.

LucianoSR71

Além do que já disseram Rinaldo e Leandro, chamar de ‘apenas montadora’ reduz muito toda a competência necessária p/ se projetar e fabricar uma aeronave, especialmente no caso da Embraer que cria seus próprios Fly-By-Wire’s, tem sua própria fábrica de trens de pouso (Eleb) – coisa que nem as poderosas Airbus e Boeing possuem, tem uma reconhecida competência na certificação de suas aeronaves (lembro que a Mitsubishi do avançado Japão não foi capaz de fazer em seu projeto de aeronave regional) e de desenvolver novos projetos e conclui-los dentro dos custos e prazos estipulados – algo muito difícil de se… Read more »

Fernando EMB

Luciano, Comentário perfeito, irretocável, obrigado.

LucianoSR71

Custumo dizer que a grande maioria da população atual só consegue ver as coisas em 2D, só enxergam a fachada das coisas, não percebem sua profundidade, daí os pensamentos e opiniões rasas. Não é uma crítica direcionada a ninguém, é apenas o que eu vejo, especialmente na internet.

LeoRezende

Senso crítico de muitos é risível.

Bueno

Exatamente , é uma demonstração clara da falta de conhecimento da área fabril e muito menos noção de produto e projetos. a EMBRAER é proprietária dos seus projetos e produtos e a única Fabricante de aeronaves no Hemisfério Sul! Não tem uma Fabrica Igual na América Central, nem na África, e esta surgindo na Ásia… É simplesmente uma da 3 maiores fabricantes de avioes comerciais do Mundo, consolidada ni mercado mundial, uma fabricante que nem a Rússia com toda sua capacidade na área aeronáutica tem! A Helibras é uma montadora CKD e mesmo assim não é tão simplório montar em… Read more »

Last edited 10 dias atrás by Bueno
Akhinos

Nenhuma empresa no capitalismo moderno domina toda a linha da produção. Isso se chama modularidade. Empresas modernas são integradoras de sistemas. Isso é uma questão que já foi amplamente estudada na área de economia industrial. Essa mentalidade de empresa que produz tudo foi o mesmo desastre que produziu o capitalismo de substituição de importações brasileiro que nunca conseguiu se inserir nas cadeias de valor e por isso condenou o pais ao atraso e sobrevive até hoje de subsídios. A Embraer é um sucesso retumbante pq foi uma das pouquissimas empresas brasileiras que soube se inserir nas cadeias globais de valor… Read more »

Camargoer.

Nem é uma questão técnica mas também financeira.. muitas peças do Ford T eram entregues em caixas de madeira padronizadas no tamanho para serem usadas no piso do carro. Assim a Ford usava até as caixas de componentes como peças na fabricação do Ford T.

JT8D

Colega, na boa e com todo o respeito, não passa vergonha. Analisa bem o que você vai postar e não deixe suas preferências pessoais prejudicarem sua racionalidade. Pelo seu conceito, TODAS as indústrias aeronáuticas do mundo são “montadoras”. A Boeing, a Airbus, a Dassault e a Saab não fabricam motores e nem componentes eletrônicos. Nem a Mig ou a Sukhoi fazem isso. Então menos, bem menos

Leo

Duas sílabas : Ga na

Rosi

Me enGana kk

Jorgemateus77

lá vem eles de novo… olha só que absurdo

Carvalho2008

Diante tantas vendas do A29….e neste data em especial, apenas tenho a dizer….

Feliz Ano Novo!!!! Forista Carlos!!!!

Sucesso a você e a toda família usaria de Super Tucanos!!!!

Parabéns!!!

Rzrzrzrz

Jose Norberto

A FAB adquiriu 99 A29 ST e deste lote serão modernizados 68 aeronaves.
O que houve com os outros 31 A29?
Foram perdidos?

https://www.edrotacultural.com.br/fab-intercepta-439-aeronaves-em-um-ano-e-avanca-na-modernizacao-do-super-tucano/

Fernando EMB

Tem os do EDA, que não devem ser modernizados, e as perdas operacionais.

Akhinos

A Embraer logo logo vai entrar no mercado de caças lift ou caças leves.E o destino dela. Eu consigo ver facilmente ela fabricando um sucessor pro AMX e mesmo um caça leve que pode equipar forças de paises africanos do Oriente Medio e alguns do sudeste asiático.

Padofull

Já disse antes e digo novamente. Com todos esses clientes militares, a Embraer deveria desenvolver um jato de treinamento avançado e multifuncional. Concorrente dos Kai T-50 e futuro Hurjet. Todos esses clientes do Super Tucano, se quiserem subir um degrau, já seriam um mercado de bom número, e se colocar ainda todos os operadores de caças antigos (a FAB por exemplo) também são um mercado muito bom.

Matheus

Em 1987 a Embraer fez esboços de um treinador avançado supersônico, a pedido da FAB. denominado AT-X. Seria bem parecido ao FA-50. Como sempre, faltou $$$.

carvalho2008

Sou contra LIFts por Lifts…..pois são relativamente caros se comparados a caças de 1a linha de usados….e portanto, no minimo no minimo, um LIFY teria de ter ao menos uma caracteristica excepcional para tentar descolar num comparativo com caças usados superiores então deveria tear ao menos uma das caracteristicas abaixo: Ou ter alcance/tempo de voo incrivelmente superiorOu ter carga de combate muito relevanteOu ter custo operacional absurdamente baixoOu ter caracteristicas de disponibilidade, rusticidade operacional e decolagens/Pousos XSTOL (Não STOVL)Sem isto ai….ao menos uma caracteristica relevante…não consegue concorrer com F18, F16, Mig29, usados…. Sinceramente, para mim o nicho seria mais um… Read more »

Last edited 10 dias atrás by carvalho2008
carvalho2008

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carvalho2008

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carvalho2008

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carvalho2008

XF5U

O original de 1945 tinha velocidade estimada de 750km/h

Decolagem em 200 metros com ZERO vento relativo….estimava-se que embarcado, decolaria quase na vertical com o navio a 30 knots…

carvalho2008

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carvalho2008

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Camargoer.

Parece um carrapato estrela. .riso

carvalho2008

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carvalho2008

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carvalho2008

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