Embraer anuncia pedido firme de seis A-29 Super Tucanos para um cliente não revelado
São José dos Campos, 30 de dezembro de 2024 – A Embraer anunciou um pedido firme de um cliente não revelado para seis aeronaves de ataque leve e treinamento avançado A-29 Super Tucano. Esse pedido será incluído na carteira de encomendas do 4T24 e as entregas devem ocorrer em 2026.
As aeronaves serão equipadas com capacidades aprimoradas para realizar missões como interdição aérea, apoio aéreo tático, patrulha marítima, ataque marítimo e outras operações de defesa territorial.
“É com grande satisfação que anuciamos novas vendas do A-29 Super Tucano, pois consideramos que essa aeronave é ideal para muitos países no mundo todo”, disse Bosco da Costa Junior, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. “O A-29 é líder mundial em sua categoria porque é uma aeronave extremamente avançada, confiável e com experiência comprovada”.
A aeronave multimissão A-29 Super Tucano oferece às forças aéreas versatilidade para missões como reconhecimento armado, apoio aéreo tático, ataque leve e missões de treinamento avançado em uma única plataforma, o que aumenta exponencialmente a disponibilidade e a flexibilidade operacional da aeronave. Sua robusta estrutura permite que a aeronave opere em pistas não pavimentadas em ambientes austeros.
O A-29 Super Tucano é líder global em sua categoria, com mais de 290 unidades encomendadas, acumulando mais de 570.000 horas de voo, sendo 60.000 delas em combate. Em 2024, a Embraer anunciou novas vendas do Super Tucano para a Força Aérea Portuguesa (A-29N), Força Aérea Uruguaia e Força Aérea Paraguaia.
Sobre a Embraer
A Embraer é uma empresa aeroespacial global com sede no Brasil. Fabrica aeronaves para a aviação comercial e executiva, defesa e segurança e clientes agrícolas. A empresa também fornece serviços e suporte pós-venda por meio de uma rede mundial de entidades próprias e agentes autorizados.
Desde a sua fundação em 1969, a Embraer já entregou mais de 9.000 aeronaves. Em média, a cada 10 segundos, um avião fabricado pela Embraer decola de algum lugar no mundo, transportando mais de 150 milhões de passageiros por ano.
A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e é a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviços e de distribuição de peças nas Américas, África, Ásia e Europa. A sede da Embraer na Ásia Pacífico é em Singapura, e a sede na China é em Pequim.
ED&S tá bombando, hein!
Filipinas
Novamente p/ um cliente não revelado, seria o mesmo dos 2 KC-390? Se for o caso me parece mais provável ser de um país africano ou asiático. Agora se forem dois clientes diferentes, fica a questão: por que não divulgar logo? Seria uma estratégia p/ agilizar a produção, reduzindo prazo de entrega enquanto se concluem os trâmites legais/burocráticos? Ou simplesmente o vendedor que precisa mostrar pro chefe que cumpriu a meta de vendas do ano e não pode esperar chegar 2025, rs?
Normalmente porque o cliente pediu por alguma razão
É obvio que isso não partiu da Embraer, isso se dá normalmente quando nem tudo está 100% concluído no processo de aquisição, até porque em algum momento o cliente terá que ser revelado.
Pelo que vejo em outros contratos, isso é relativamente comum. Normalmente já é um contrato completamente definido, mas que por alguma razão política local o comprador não quer declarar. Como você falou lá atrás, particularmente comum na África e Ásia
Normalmente é para nao sofrer pressão política de outros países.
Por causa dos altíssimos custos que a avaliação tem, qualquer venda é uma vitória, principalmente em cima da concorrência. Por isso para a Embraer, toda venda é uma ótima propaganda. Então esse anúncio com restrição ao nome do comprador deve ser 100% motivado per ele.
Acho que é para não ter uma corrida armamentista na região. Se o país A encomenda algumas aeronaves, normalmente o país rival B tende a igualar a compra, tendo uma corrida armamentista. Mas dá para ter uma noção dos países. Eu diria que essas aeronaves farão muita diferença no arsenal do país, senão não haveria motivos para manter em segredo a compra. Então, eu descartaria os países sul americanos, europeus, China, India, etc.. “patrulha marítima, ataque marítimo” É um país com costeiro. Eu chutaria algum país da America Central ou algum país da África. Ou talvez um país do sudeste… Read more »
Vc pode até não avisar seu vizinho que comprou um carro novo, mas ele vai descobrir quando vc for estacionar na garagem.
Quanto às capacidades do A-29, sugiro a todos o material da Embraer c/ 48 páginas, a nº 22 dá destaque p/:
PATRULHA MARÍTIMA E ANTIPIRATARIA
https://defense.embraer.com/wp-content/uploads/2024/06/Super-Tucano-Portugues.pdf
Sei não hein. Olha ai o conflito envolvendo o Azerbaijão e a Armênia em Nagorno-Karabakh.
O vizinho só descobriu a enxurrada de drones quando já era tarde demais.
Restringiu bem as opções… Rsss
Mas restringiu mesmo. Todos os países da America do Sul, America do Norte, Europa, Oriente Médio e o restante da Ásia que eu citei. Os países que não possuem mar na África. Mais os países que possuem algum tipo de embargo dos EUA. 12 (America do Sul) + 3 (America do Norte) + 49 (Europa) + 15 (Oriente Médio) + ~40 (Asia) + ~16 (Africa que não possuem mar). = aprox 135 paises Se temos 193 países menos os 135 = 58 Acrescenta os países que tem algum tipo de embargo ou estão em guerra, por exemplo Líbia, Somália, Afeganistão,… Read more »
É, não estava longe. Filipinas. Mas a notícia de hoje (31/12) é que um país africano irá adquirir 4 ST. Chutei bem. Sudeste asiático ou África.
https://x.com/BoriLacandile/status/1873884744666276303?t=ZXR3XJ5N2wSoFfWrw07BAQ&s=19
Não divulga porquê geralmente é alguma ditadura.
Talvez esteja na hora da Embraer partir para o projeto de um caça, nessa altura pelo menos de quinta geração, aproveitando e expandindo a experiência adquirida com o A1 e o Gripen, e se associando a uma dessas iniciativas em andamento por aí, mesmo sem apoio do governo ou das nossas forças armadas…
Não estaria na hora de uma empresa privatizada assumir algum risco?
O risco financeiro deste tipo de iniciativa quebra completamente uma empresa, mesmo como a EMBRAER. Estamos falando de investimentos na faixa de centenas de milhões de dólares/euros.
Como empresa privada ela precisa colocar seu dinheiro onde terá maior probabilidade de retorno. Não se entra neste tipo de projeto de aeronave militar sem antes ter o apoio do governo local.
A Embraer vai em breve desenvolver novas aeronaves, mas apenas aquelas que julgar ser interessantes do ponto de vista do negócio.
Esse é o meu ponto, e um dos problemas do Brasil…
Tenho um amigo que tem uma empresa, sempre sugiro a ele que desenvolva um produto, acredite e invista nele, coloque no mercado e o nantenha atualizado e em evolução, mas a postura dele é “não correr riscos”, e “correr atrás de oportunidades”, ainda assim só se o envolvido na “oportunidade” investir e pagar todo ou parte do investimento…
Inovação e criatividade zero, em nome da “segurança” e de não correr riscos…
Por isso que esse seu amigo ainda mantém a empresa aberta. Em Um planejamento estratégico de uma empresa os riscos jamais podem ser maiores do que o negócio que mantém a empresa funcionando. Até para ter perdas é necessário planejamento.
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COMENTÁRIO APAGADO.
PELA MILÉSIMA VEZ: NÃO USEM O ESPAÇO DE COMENTÁRIOS COMO PALANQUE.
É VERGONHOSO QUE MESMO APÓS MILHARES DE AVISOS MUITOS COMENTARISTAS AINDA IGNOREM E DESRESPEITEM AS REGRAS.
LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Me diz uma empresa aeronáutica que produza caças por iniciativa própria? A demanda tem que surgir de algum cliente, seja ele nacional ou estrangeiro. Projetar, desenvolver e produzir um caça demanda bilhões de dólares! Quem vai investir isso tudo sem nenhuma garantia de compra??
Já pensou em fazer bolo e vender para a vizinhança? Vai ser super legal. Vamos empreender. É possível inovar e fazer ótimos sabores.
Acredito que o novo projeto da Embraer na área militar seja o de um Avião para Patrulha Naval a partir do KC390 e/ou EMB190… Outra possibilidade de inovação na área militar seria a de um Caça de 5°Geração mas aí em conjunto com outro país como Suécia, Coréia do Sul/Turquia, Índia… Quem sabe o que o futuro reserva a está grande empresa brasileira após o sucesso do KC-390 e a maturidade dos Super Tucano como referência na sua classe? Mais do que nunca o céu é o limite!
Ou talvez pensar em desenvolver uma aeronave remotamente pilotada a partir da plataforma do Super Tucano voltado para missões ISR, ataque, dentre outras. É uma plataforma madura e, talvez, apresente menos riscos de desenvolvimento.
Jamais uma empresa vai iniciar uma empreitada dessas sem apoio governamental. Completamente fora de questão.
Exato. Quem compra caças? Apenas forças aéreas ou marinha. Não é um produto que vende no mercado privado.
Com vários países e empresas dominando o mercado, a Embraer só entraria na briga com forte apoio do Brasil e da força aérea brasileira.
Acredito que a chance da Embraer seria propor alguma coisa para substituir os A-1 com a possibilidade de uma versão naval. Algo em torno de 40 caças 28 p/FAB +12 p/MB. Talvez alguma coisa em conjunto com outros países. Como um caça para o Mercosul… Com uma participação ainda que minoritária de países como Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia… Pensar talvez num desenvolvimento a partir do projeto do AMX (ou outro disponível como aquele projeto da AKAER para os turcos ou mesmo do Tejas indiano sob licença) Mas tudo isso com um forte apoio político e econômico do nosso governo…… Read more »
Caça para o Mercosul? Você não pode estar falando sério. Quem é o Mercosul? Paraguai, Uruguai, Argenina. Os dois primeiros ainda nos compram Super Tucanos. O último, nem isso.
Sem o Estado não há viabilidade para isso.
Concordo plenamente. Acho que um jato para treinador avançado e multifuncional leve seria ideal. Tipo Kai T-50, Hurjet e até Red Tail e M346. A Força Aérea precisa de um substituto para os Tiger e AMX mesmo (apesar que nesse caso precisava pra ontem). E tem mais, a Embraer já vendeu Super Tucano pra muitos países, um avião a jato pouco maior é o próximo passo, e os concorrentes acima citados são bem caros. Vejo sim um bom potencial comercial.
O Senhor tem alguma ideia de quantas dezenas de bilhões de dólares são necessários para desenvolver 1 projeto de caça de 5º partindo do 0 e com 0 experiência no desenvolvimento de caças de alto desempenho, sem nada além de boa vontade?
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Com o devido Respeito a Vossa Pessoa mas considero que seria mais lógico, vantajoso e viável financeiramente construir uma ponte lingando Natal a Fernando de Noronha e com a sobra, asfaltar a ponte aérea Rio-São Paulo.
Boa. O espumante em e excesso no réveillon faz a mente viajar….
30.12.24 – segunda-feira btarde. CMTE, é sabido que a FAB recebe um percentual em cada A-29 e KC-390: então pergunto: é de conhecimento de quanto é esse percentual??? E, estes valores são repassados para a FAB (direto), ou para a União e depois repassado. É uma curiosidade que tenho.
É sabido e vai para o tesouro nacional. Não vai para o Fundo Aeronáutico. Creio, salvo melhor juízo, que é 8%.
Já li em vários locais que esse valor dos royalties são de 2%. E esses valores vão, sim, para o caixa único do GF…depois que caem lá, tchau…adeus…nunca mais são vistos. Não retornam nunca para a própria Força. Tipo os royalties do petróleo, que já tiveram várias versões e várias alíquotas, mas que nunca chegaram para a MB. O sorvedouro da máquina do Estado é enorme e faminto…não deixa sequer algumas migalhas caírem.
30.12.24- segunda-feira, bnoite. Obrigado.
Fica entre 1% e 3%.
Grato. Não tinha certeza do valor.
Um caça de caracteristicas de ultima geração exige investimento governamental, e inclusive, opção de compra antecipada por este mesmo governo. Empresa alguma investirá em algo assim, o risco é muito grande.
E já aconteceu com a propria Embraer: o governo brasileiro investiu e financiou, além de comprar, o SUper Tucano, o KC-390, o Bandeirantes, o Tucano, etc… a empresa em si, jamais assume o risco sozinha.
O programa KF 21 Boramae da Coreia do sul foi orçado a fase de desenvolvimento em aproximadamente 8,8 Trilhoes de Wons ( cerca de 6 bilhoes de dolares americanos ).
Depois disso vem a aquisição dos caças em si que inicialmente previram a 67 milhoes de dolares a unidade.
E aí vem os custos adicionais.
Esse é pra fechar o ano com chave de Ouro. Quantos novos pedidos o Super-tucano teve em 2024 ? quem lembra?
A matéria falou em Portugal (acho que 12), Paraguai e Uruguai (acho que 6 cada, mas não boto minha mão no fogo pelos números), mais esses 6 do País Fulano da Silva. Li em algum canto sobre um contrato de modernização dos da FAB, mas realmente não faço ideia se foi para a frente ou não
Se eu não errei as contas, 30 aviões em quatro pedidos. 12 para Portugal, e 6 cada para Paraguai, Uruguai e desconhecido
Ops… dupliquei a resposta. Desculpas
Paraguai
Se vc reler a matéria, lá tem informações que já eliminam o Paraguai.
Já sei. A Embraer assinou um MOU com alguma “Bet” pra alimentar o segmento de apostas de Defesa. Dizem as más línguas que as FAs e as empresas do BID farão o mesmo. FAB vai ter uma sobre se terá ou não novo lote de Gripen, se terá outro vetor de caça. MB vai ter sobre quando será lançado o Álvaro Alberto, se terá um novo lote de Tamandares, se compra ou não novos navios de oportunidade. EB vai ser sobre se compra ou não o Atmos, se vai pegar a propriedade intelectual dos projetos que estão na Avibras e… Read more »
kkkkkk…
O pior de tudo é que com o que essas “bets” estão rendendo daria mesmo para financiar muitos desses projetos…
AVISO DOS EDITORES A TODOS: FOQUEM NO TEMA DA MATÉRIA.
LEIAM AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Tá com toda pinta de ser para o Uruguai. O namoro já vem de tempos, e era para 6 unidades mesmo.
https://www.aereo.jor.br/2024/08/26/embraer-anuncia-venda-do-a-29-super-tucano-para-a-forca-aerea-uruguaia/
Marrocos, México?
Super Tucano para patrulha e ataque naval…..????!!!!
Não…..diga……nada como o tempo……
será que haverá algum penduricalho a mais?
carvalho2008, seus esboços de um A-26Naval já fazem algum tempo. Foi visionário. Parabéns meu camarada.
Nem foi meu, mestre Marcos, mas sim do Fabio Castro do Site Sistemas de Armas
Quem fez essa arte? O que é aquele casulo atrás do FLIR? Ou é um tanque conformal?
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Patrulha naval com os pilotos amarrados aos assentos por horas a fio? Boa sorte aos coitados…
requisitos do avião…..as mesmas 2hr, 4hr ou 6 horas sobre uma mar de selva verde….são as mesmas 2hr, 4hr ou 6 horas sobre um mar azul…..
as veja que este aqui podia ficar 5,5 horas de patrulha…o Breguet Alizé….
O Fairey Gannet operou de montão anos e anos…as centenas…assim tambem…amarrados ao banco…
Curiosamente, o Fairey Gannet é na verdade um bimotor, o Armstrong Siddeley Double Mamba era uma combinação de dois motores e cada um girava uma hélice, podendo até voar monomotor c/ uma delas embandeirada. Uma pitada de História Aeronáutica Brasileira: quando o engº alemão Henrich Focke chefiava o projeto do Convertiplano no CTA nos anos 50 ele queria usar um motor turboélice Mamba (simples, não o duplo), mas os ingleses se recusaram a vender p/ o Brasil, assim acabou utilizando um motor radial Wright R-3350 que era usado no Constellation e DC-7, por exemplo, totalmente inadequado – se c/ o… Read more »
Coitados dos pilotos…minha observação se aplica aos tripulantes de qualquer aeronave com assento ejetável que tenha que ficar amarado por tantas horas todas as vezes que voam (ou voavam, no caso do Gannet e do Alizé).
cumpriram uma função….longe de mim fazer descaso cm o conforto…mas a infantaria passa coisas piores….pé preto, PQD, tanquista….
Foco na função…alem de que no caso do A29, obvio é uma oportunidade, nem tem sentido comparar com P-3 da vida ou coisa parecida….é outro nicho possivel de exploração…e nicho, nunca é absurdo de grande ou superlativo na missão…ele apenas e capaz de fazer….no sentido de….
Eu não estou comparando com P-3…pode ser um P-95M ou mesmo um DA42…qualquer um pode fazer o mesmo e de forma muito mais confortável para a tripulação e com capacidade de levar mais sensores.
Essa missão para um A-29 é apenas para casos extremos em que não há nenhum outro vetor disponível.
Amarrado*
Tem algum esquadrão da FAB que faça patrulhas de 4 ou 6 horas sobre a amazônia? Que eu saiba, às aeronaves decolam quando são acionadas pelo sistema de defesa aérea para interceptar aeronaves do tráfico e/ou sem plano de voo. E, mesmo que esporadicamente, ou em alguma Operação, façam missões com esse tempo de duração, não é algo rotineiro, ao contrário de esquadrões voltados a missões de patrulha marítima, onde os voos diários são sempre longos. Imagina, todas as vezes que está escalado para missão, voar amarrado num assento ejetável por 6 horas seguidas? O avião pode fazer? Pode. Mas,… Read more »
Na época da Copa do Mundo, um A-29 ficava patrulhando o espaço aqui sobre CGB por 3 horas, pelo menos. Só pra registro.
Realmente, passar este tempo todo num acento ejetável não deve ser nada agradável.
É isso aí. Como eu falei, missões de mais de 2 horas sô em casos específicos, como essa operação na Copa de 2014. Colocar isso como rotina não cabe para esse tipo de aeronave.
E quando pensamos que na 2ªGM os P-51 faziam escolta de bombardeiros de 6 até 8h de duração sem pressurização, sem piloto automático, só na mão e no pé, hoje isso parece algo inconcebível.
pois é…..
Pois é… Isso acontecia 80 anos atrás!! Hoje, isso é maluquice!
porque o elemento humano mudou de funcionamento? de novo…ele 2, 4 a 6 horas no mar de floresta….são as mesmas horas no mar azul…longe de mim dizer que é confortavel…mas não tem sentido negar o que já é feito e o que ja foi feito….as centenas de vezes…ou milhares de vezes….não é exceção…em muitas situações, uma regra…
Abaixo coloquei o que penso sobre essa sandice.
Nada que uma garrafinha não resolva na hora do aperto.
Pois é…mas eles tem uma espécie de kit sanitário para missões prolongadas….
No dia que uma Força usar o A-29, diariamente, tendo como missão principal a patrulha marítima, submetendo suas tripulações a voos de 4, 5, 6 horas rotineiramente, aí conversamos. Até alguém cometer essa sandice, vou continuar criticando.
F-5 e Mirage III não tinham PA. O F-5 ainda não tem.
aposto Indonesia…
Seriam estes para interceptação de drones em áreas quentes do momento? Talvez justifique o “segredo” caso seja a Ucrânia ou mesmo para Israel. Talvez. O que acham?
Embora como leigo uma versão anti-drone faça todo o sentido do mundo (preferencialmente com mais armas de cano e munição para elas) a matéria fala também em uso naval, mas não fala em nenhum radar, que seria útil contra drones. Um dos problemas maiores que vejo na defesa contra drones é que a munição (e hora-vôo) é muito mais cara do que o drone (embora muito mais barata que o dano que eles podem causar). Uma hora de vôo do ST é comparativamente barata e munição de .50 ou 20 mm derruba um drone destes muito bem obrigado, com baixo… Read more »
Ele não precisa ser versionado para atuação anti drone. Basta comprar o armamento certo e que já está integrado a ele. Pode localizar drones com o Flir, ou ainda receber as informações de outra aeronave. Se não desejar o Flir Starfire que já é nativo dele, pode usar um casulo de designação…existem diversos. Pode usar suas .50 Pode usar misseis ar-ar Pode usar o ideal ja integrado a ele, os foguetes guiados a laser APKWS…2 pods conferem no minimo 14 foguetes com precisão e alcance de 2km a 8km…. Sim, ninguem ainda fez, mas podem montar um casulo especifico de… Read more »
Se dá para colocar cabide subalar com mais de um AAM da classe do sidewinder, tenho certeza que dá para fazer com pelo menos três de uma classe tipo manpad que já teria um aumento grande no alcance por não estar saindo do nível do solo. Se não me engano o ST tem quatro cabides subalares, então já dava para 12 dessa classe.
Eu estava pensando em termos de aumentar o número de .50 ou a munição para cada uma por exemplo, basicamente nos cenários de ataque de saturação que têm acontecido na Ucrânia
.50 sempre será uma opção na missão, mas ela precisa que voce chegue perto, faça mira, e dispare algumas vezes…funciona e é barato, mas é trabalhoso e força a voce enguadrar e tratar de cada um por vezes…e o tempo é precioso….pode não haver tempo. Daí, as soluções ja testadas em F16 com o APKWS com sucesso…tanto em terra ar ou ar-ar, o foguete de 70 mm guiado a laser mostrou-se fatal e eficiente/barato.
Montar MANPADS tambem é alternativa facil e relativamente barata de implementar…são leves e sobre os foguetes guiados tem a vantagem de ser um dispare e esqueça…
Não dá pra instalar mais metralhadoras nem aumentar o cofre de munição.
sim, metralhadora acho que seria um ultimo recurso….deve ser dificil pacas acertar…perderia muito tempo tentando ajustar na mira…
O Líbano pode ser uma possibilidade, já que, em meados deste ano, foi divulgado por algumas mídias que o país tinha interesse em aumentar sua frota de A-29 Super Tucano a fim de formar um segundo esquadrão.
minha aposta numero 1
Mais um demonstrativo, de que se o Brasil / Embraer desenvolver um caça nacional, haverá mercado para exportar.
Afinal o próprio ALX é um “caça” moderno, porém turbohélice.
Só migrar as tecnologias do A-29 para uma plataforma supersônico a turbinas.
Diga-se de passagem, que agora, até as turbinas (mesmo que em pequena escala), fabricamos.
Seria ótimo ver a EMBRAER desenvolvendo um caça? Óbvio que seria e quem negaria? Não há dúvidas de que temos capacidade intelectual para isto. Se tivemos um vasto conhecimento no desenvolvimento do AMX BR, imagine hoje com o Gripen… estão absorvendo tudo e com força! Entretanto, falta caixa até mesmo para a EMBRAER, que é uma empresa privada e que não temos sequer um incentivo governamental para tal — o que é triste. Você pode pegar, por exemplo, aquele conceito de drone, lançado pela EMBRAER/FAB — cancelado no fim pela FAB em favor da compra de mais Gripens que estamos… Read more »
pode-se pensar num novo avião militar? Pode…..mas não acho que tem de mirar na Nata…teria de se algo de nicho como foi o Super Tucano…e nicho é uma palavra até inadequada, pois a soma dos diversos nichos revelou um mercado que não estava sendo atendido pelas aeronaves americanas e europeias….este é o verdadeiro vies do sucesso….mesmo que em sua origem, não estivesse mirando ….muitas nações tinham e tem necessidades similares as nossas, extra OTAN, Extra USA, Extra Russia…. Eu acho que falta no mercado um Jipe Voador….um avião EXTOL….de uns 800 a 900 km/h…decole em uns 100-200 metros, com 3… Read more »
Líbano!
minha aposta
Descobri…o cliente misterioso, tanto destes 06 A-29 quanto dos 02 KC-390, é a Marinha do Brasil.
Esqueceu do PA nuclear…
Essas aeronaves são para manter a doutrina da MB enquanto ela não compra o PA nuclear…
Boa! Hehehehehe
Eu aqui achando que eram os Incas Venusianos 😛
A MB está procurando uma Millenium Falcon em bom estado…
Esse ano o setor de defesa da Embraer foi um sucesso!
O João Paulo Moralez da Tecnologia & Defesa lembrou de uma noticia divulgada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços em abril sobre financiamento de exportação da Embraer p/ o Usbesquistão.
Isso aí se refere a seguro de crédito para o financiamento da exportação de 2 KC-390 para o Uzbequistão! Provavelmente o cliente não revelado!
Uma mídia estrangeira publicou que a Força Aérea das Filipinas (PAF) adquirirá 6 novos A-29 Super Tucano. O comandante da 15ª Ala de Ataque da PAF, brigadeiro-general Juliano Llarenas disse que um contrato foi assinado para 6 unidades adicionais em 27 de dezembro.
Filipinas
Acertou!!!!!
Sim, já noticiaram que é um 2o. Lote para as Filipinas….gostaram do bichano…
Foi para a Rússia?
O pais que provavelmente comprou os 6 super tucanos foi Filipinas.
Em agosto de 2024, na primeira visita de um Ministros de Relações Exteriores do Brasil a Filipinas foi declarado pelo Ministro Mauro Vieira o apoio do Brasil pela venda de seis super tucanos.
Pode ser visto no ultimo parágrafo dessa noticia abaixo.
https://remate.ph/ph-brazil-pumirma-ng-3-kasunduan-sa-pagbisita-ng-brazilian-foreign-minister/
Saiu noticia hoje de que um Brigadeiro de Filipinas anuncio que a Filipinas comprou mais 6 ST.
https://newsinfo.inquirer.net/2020074/paf-to-get-6-new-light-attack-planes-after-retiring-old-broncos-choppers
mais 4 unidades, dessa vez para a África
https://www.cavok.com.br/embraer-vende-quatro-aeronaves-a-29-super-tucano-para-um-novo-cliente-na-africa
Embraer anunciou a assinatura de um contrato de venda de 4 unidades do ST para um país da África.
Bom dia a todos os colegas do fórum de defesa , esse ano foi excelente para a Embraer defesa e segurança , foram muitas conquistas de mercado para o C-390/KC-390 e para o super – tucano , isso só comprova a qualidade técnica e intelectual da equipe de engenharia técnica da Embraer em projetar e produzir produtos de qualidade , que 2025 seja um ano de muitas conquistas para Embraer , um excelente ano a todos os colegas do fórum e a toda a equipe da Trilogia forças de defesa.
Acabou o mistério a Indonésia acabou de anunciar que comprou mais 6 A-29!
Filipinas
Filipinas, em conjunto com seis helicópteros turcos.A razão é a china!
Uma nação ex soviética.
E Guiana pediu informações sobre o ST.