CENIPA recebe gravadores de voo para análise de acidente do Embraer 190 no Cazaquistão
A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), órgão brasileiro responsável pela investigação de acidentes aeronáuticos e representante acreditado do país de projeto e fabricação das aeronaves produzidas pela EMBRAER, informa que, nesta terça-feira (31/12), chegarão ao Brasil os gravadores de voo, Cockpit Voice and Flight Data Recorder (CVFDR), da aeronave Embraer 190 de matrícula 4K-AZ65, envolvida em acidente no último dia 25 de dezembro, na cidade de Aktau, no Cazaquistão. Os gravadores serão recebidos no Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo (LABDATA) do CENIPA, em Brasília (DF).
Em conformidade com o Anexo 13 à Convenção sobre Aviação Civil Internacional e atendendo à solicitação da Autoridade de Investigação de Acidentes Aeronáuticos do Cazaquistão, o CENIPA receberá três de seus investigadores, além de investigadores convidados por aquele país, sendo três do Azerbaijão e três da Rússia. Todos acompanharão o processo de degravação dos dados, contando com o apoio técnico e especializado dos investigadores do CENIPA, bem como com toda a infraestrutura e tecnologia disponível no LABDATA.
Sendo referência em atividades de investigação de acidentes aeronáuticos, com 100% de conformidade com os protocolos da ICAO (International Civil Aviation Organization), e por possuir um respeitado laboratório com técnicos e capacidade reconhecida internacionalmente, o CENIPA exerce um importante papel nas atividades de extração, leitura e análise de dados de gravadores de voo. Dessa forma, o domínio de tecnologias de animação em realidade virtual em três dimensões (3D), com visualização completa do voo, permite aos investigadores compreender com maior acuracidade vários parâmetros como a trajetória da aeronave, velocidade, altitude, funcionamento de sistemas e da atuação dos comandos de voo.
Esse trabalho cooperativo, em conjunto com a Aviation Accident and Incident Investigation – Department of the Ministry of Transport of the Republic of Kazakhstan, reforça o compromisso do Governo Brasileiro, por intermédio do Ministério da Defesa e da Força Aérea Brasileira, com a segurança na aviação e a colaboração entre os países signatários da Convenção.
Etapas seguintes:
Ao término dos trabalhos, os dados extraídos serão entregues à Autoridade de Investigação de Acidentes Aeronáuticos do Cazaquistão, agência responsável pela análise e investigação do acidente em pauta, conforme os protocolos internacionais de investigação de acidentes aeronáuticos.
DIVULGAÇÃO: Força Aérea Brasileira
Excelente notícia, da outra vez os russos não deixaram fazer a perícia no e-jet com o prigozin , só falou da detonação de uma granada.
Achei interessante que ao que parece esse líder do Cazaquistão não abaixa a cabeça pro Putin, a ponto dele ter ligado pra pedir desculpa.
As ex Repúblicas Soviéticas se conhecem…
O Atual presidente de lá é mais neutro em relação à Rússia, e o Azerbaijão é mais próximo atualmente do ocidente do que da Rússia
Não baixa a cabeça para o Putin ?
Que salvou o Tokayev da revolução colorida de 2022 foi o Putin que envio milhares de militares para acabar com as manifestação.
. As manifestações foram brutalmente reprimidas pelo governo com apoio da Rússia — que ativou pela primeira vez em três décadas de existência a Organização do Tratado de Segurança Coletiva (OTSC), a versão russa da Otan .
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Protestos_no_Cazaquist%C3%A3o_em_2022
Não era E-Jet. Era um Legacy 600.
Realmente eu errei, desculpe.
Parabéns à FAB por criar e manter o CENIPA em um alto padrão de atuação. É daqueles serviços coisas que ninguém presta atenção até a hora que precisa.
A apresentação do relatório preliminar do acidente com o avião da Voepass mostrou o alto nível do trabalho que desenvolvem.
OFF TOPIC
China continua mostrando novidades ao mundo
https://x.com/the_raven28/status/1873681193990021581
O Aurora chinês…